Lição 1 A relevância da Palavra de Deus para edificação doutrinária da Igreja (Editora Betel)

LIÇÃO 2 BETEL 

TEXTO ÁUREO

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” Apocalipse 3.8


VERDADE APLICADA

A Palavra de Deus é o alicerce da Igreja. Ela é o fundamento de todos os princípios que norteiam a vida cristã.


OBJETIVOS DA LIÇÃO

1. Enfatizar a importância de priorizar a Palavra de Deus.

2. Evidenciar a relevância da Palavra de Deus.

3. Mostrar o resultado da aplicação da Palavra.



TEXTOS DE REFERÊNCIA

SALMOS 119

97- Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.

98- Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo.

99- Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

100- Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.

101- Desviei os meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.

102- Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste.

103- Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca.


LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA | 1 Sm 15.22 – Obedecer é melhor do que sacrificar.

TERÇA | SI 1.2 – Bem-aventurado o que medita na Palavra.

QUARTA | Sl 119.1 – Bem-aventurado o que anda na lei do Senhor.

QUINTA | Jr 23.29 – A Palavra de Deus é como fogo.

SEXTA | Jo 17.17 – A Tua Palavra é a verdade.

SÁBADO | At 6.4 – Perseverar na oração e na Palavra.


HINOS SUGERIDOS: 306, 505, 506


A MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que a Palavra de Deus seja cada vez mais valorizada.


ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução

1- A relevância do aprendizado da Palavra

2- A importância de priorizar a Palavra

3- O resultado da aplicação da Palavra

Conclusão


INTRODUÇÃO

Nesta lição, refletiremos sobre a relevância da Palavra de Deus para a Igreja. Portanto, apresentaremos alguns princípios que evidenciam essa relevância crucial para a vida cristã.


1. A relevância do aprendizado da Palavra

Além de estudar, é preciso que haja um aprendizado efetivo. Aprender é uma tarefa de excelência tanto para o discípulo, quando alcança esse objetivo, como também para o mestre, que vê um resultado positivo do seu trabalho, pois: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” [Ap 1.3]. Portanto, o ensino está intrinsecamente ligado a ouvir, guardar e praticar o que está sendo ministrado.


1.1. O aprendizado nos torna sábios para a salvação. 

O elemento essencial que nos conscientiza da salvação vem pelo aprendizado da Palavra, porquanto a fé advém de ouvi-la [Rm 10.17]. O apóstolo Paulo afirmou para Timóteo, seu filho na fé, que ele havia chegado a essa conclusão pelo conhecimento da Palavra de Deus: “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” [2Tm 3.15]. Os mestres da lei, estudiosos diligentes das Escrituras, a examinavam na certeza de encontrar a vida eterna [Jo 5.39], porém ignoravam o fato de que as mesmas testificam de Jesus, o único caminho para a salvação.


Lawrence Richards (Comentário Bíblico do Professor Editora Vida, 2004, p. 1122 e 1124) enfatiza que 1 e 2Timóteo e Tito é um “Chamado para o Ensino”: “Ensinar e aprender é um dos temas principais nessas cartas referentes às “últimas palavras” do apóstolo Paulo. (…) A evidência do aprendizado cristão não se encontra em nosso saber, mas no amor, na fé e na santidade de vida do crente. Paulo encorajou Timóteo e Tito a se envolver no tipo de ensino que conecta a verdade à vida; o tipo de ensino o qual produz pessoas amorosas, confiáveis e santas. Paulo certamente diria que o caráter, não o conhecimento, é o melhor indicador de um cristão bem preparado.”


1.2. O aprendizado nos torna sábios para a vida. 

O aprendizado da Palavra de Deus proporciona ao crente essa sabedoria celestial que se sobrepõe à sabedoria humana e terrena. De nada vale o conhecimento sem reconhecer a Palavra de Deus como base de toda a ciência. O salmista admite que o aprendizado da Palavra de Deus o fazia superar até seus mestres, incluindo pessoas mais velhas e experientes do que ele: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.” [SI 119.99-100].


Sarah Cavalcanti (Livro “Uma escola para todos” – Editora Betel, 2015): “É através do ensino da Bíblia que crescemos no conhecimento da Palavra de Deus e no relacionamento com o Deus da Palavra. É no estudo da Bíblia que se aprende os rudimentos da fé cristã. Se quisermos avançar como Igreja vitoriosa e relevante no século XXI, precisamos investir arduamente no ensino da Bíblia, afinal é a sua mensagem que transforma e liberta o pecador.”


1.3. O aprendizado nos faz discernir o falso ensino. 

Jesus disse que o erro dos saduceus, líderes em Israel, derivava do fato de não conhecerem as Escrituras, ou seja, a principal qualidade de quem ensina a Palavra é conhecê-la: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” [Mt 22.29]. Ainda de acordo com o texto de Oséias, o povo pereceu porque lhes faltou o conhecimento de Deus [Os 4.6). Existe ainda o fragoroso perigo de se estar ensinando doutrinas heréticas, visto que há uma linha muito tênue entre o ensino genuíno da Palavra e um ensinamento deturpado.


Pr. Joabes Rodrigues do Rosário (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2019, p. 6) “A refutação e os últimos dias”: “A Palavra de Deus revela que os últimos dias da Igreja na terra seriam caracterizados, também, pelo surgimento de falsos profetas (Mt 24.11], espíritos enganadores e doutrinas de demônios [1Tm 4.1], falsos doutores e heresias [2Pe 2.1]. Evidentemente, muitos destes erros não são facilmente identificados. É preciso, pois, como Igreja, estarmos firmados e convictos quanto ao conteúdo da fé bíblica e buscarmos a indispensável ação do Espírito Santo no discernimento e na capacitação necessária para refutamos os enganos que vão surgindo, além da proclamação do Evangelho.”


EU ENSINEI QUE:

O ensino está intrinsecamente ligado a ouvir, guardar e praticar o que está sendo ministrado


2. A importância de priorizar a Palavra

A prioridade da Palavra de Deus perpassa por uma atitude firme da Igreja, justamente quando as lideranças entendem que o estudo sistemático da Palavra é fundamental em todas as funções eclesiásticas.


2.1. A importância da Palavra no Antigo Testamento. 

O sacerdote e escriba Esdras é um exemplo muito importante para apresentarmos o ensino da Palavra no Antigo Testamento: “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos.” [Ed 7.10]. O povo se reunia para ler e meditar na lei do Senhor. Essa atitude de Esdras produziu um dos maiores avivamentos na história de Israel.


Sarah Cavalcanti (Livro “Uma escola para todos” – Editora Betel, 2018): “O ato de ensinar o povo acontece desde os tempos do Antigo Testamento. O texto de Deuteronômio 31.12 revela que a ideia era reunir o povo para ensinar a Palavra de Deus. Todos deveriam estar presentes (“homens, mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros”) à ministração e ao ensino das leis de Deus.”


2.2. A importância da Palavra no Novo Testamento. 

Os apóstolos deixaram um legado muito importante para a Igreja dos nossos dias: “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” [At 6.4]. A atitude apostólica de priorizar o binômio oração e Palavra é infalível e deve ser imitada por todas as Igrejas, se quiserem ter uma vida espiritual e um crescimento saudável. A Igreja apostólica crescia mediante o trabalho do ministério [At 2.42], pois perseverava em todas as atividades que realizava. Era uma ação contínua, sendo parte constante da vida da Igreja. Vemos Paulo exoгtando a Timóteo, seu filho na fé, para que pregasse a palavra em todo o tempo [2Tm 4.2].


Eurico Bergsten (Lições Bíblicas, 3° trimestre de 1978) ao comentar sobre o crescimento e desenvolvimento da igreja em Jerusalém: “Em tudo a Igreja se apoiava na Palavra de Deus. No dia de Pentecostes, quando as críticas contra as bênçãos recebidas apareceram, eles se defendiam com a Bíblia. “Isto é o que foi dito pelo profeta Joel” (At 2.16). Quando o povo estava atônito pela cura do coxo, citavam a Palavra de Deus para explicar o fato [At 3.13- 16). Quando foram proibidos de falar em nome de Jesus, baseavam a sua defesa na Palavra de Deus [At 4.11], o que lhes deu muita ousadia [At 4.25- 27]. Quando apareceu o grave problema criado pelos fariseus que queriam obrigar os crentes a se circuncidarem, então com base na Palavra de Deus conseguiram dissipar aquela ameaça à paz At 15.15-16, 28-30]. Aleluia! Aqui estão alguns exemplos. A Bíblia diz: “Permaneceram na doutrina dos apóstolos” [At 2.42]”


2.3. A Palavra nutre a vida espiritual. 

Nossa saúde espiritual está intimamente ligada à nossa busca pelo conhecimento da Palavra de Deus. O apóstolo Pedro escreveu: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.” [1Pe 2.2]. Assim como o leite materno não possui substituto à altura, de igual modo na vida cristã, nada pode substituir a Palavra de Deus. De acordo com este texto bíblico, a Palavra é o principal elemento no “cardápio alimentar” da vida espiritual. Ela deve ser prioritária em nossa vida.


Pr. Jairo Fontes Ferreira (Revista Betel Dominical, 3º Trimestre de 1993, p. 26) comentou sobre a Bíblia e seu valor como alimento: “Assim como o corpo físico, templo do Espírito Santo, precisa do alimento material, nosso espírito e alma necessitam do alimento espiritual [Dt 8.3]. Este é o princípio estabelecido por Deus, para o Seu povo valorizar Sua palavra como alimento. O próprio Senhor Jesus autenticou a palavra do Pai diante de Satanás (Mt 4.4). “Nem só de pão…” disse Jesus, mostrando-nos a necessidade do pão espiritual, a Palavra de Deus, para cada dia de nossas vidas. 

A Palavra de Deus, como alimento espiritual, é comparada a:

a) mel (Sl 119.103];

b) leite [Hb 5.13];

c) alimento sólido [Hb 5.14]”


EU ENSINEI QUE:

O estudo sistemático da Palavra é fundamental em todas as funções eclesiásticas.


3. O resultado da aplicação da Palavra

A aplicação da Palavra de Deus se constitui no elemento fundamental para o cristão sob todos os aspectos. Ela tem o poder de transformar a vida do ser humano.


3.1. Fortalece a vida cristã. 

A maturidade cristã será alcançada através de uma vida alicerçada na Palavra de Deus. Só assim o cristão poderá vencer todos os embates da vida com equilíbrio e resiliência: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” [Mt 7.24- 25]. Rios, chuvas, ventos e tempestades são situações que podem atingir a vida cristã e somente quem está alicerçado na Palavra de Deus poderá vencer.


Sarah Cavalcanti (Livro “Uma escola para todos” – Editora Betel, 2018): “Ensinar a Bíblia é fundamental para uma vida cristã bem-sucedida e, também, para uma Igreja saudável. Além disso, em diferentes momentos da vida, a Palavra se renova, se ressignifica e sempre traz um novo aprendizado.”


3.2. Produz santificação. 

A vontade de Deus para o Seu povo é a santificação [1Ts 4.3], e um dos elementos importantes para a santificação é a Palavra de Deus, conforme ressaltou Jesus na oração sacerdotal, ao revelar o poder santificador da mesma: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” [Jo 17.17]. De acordo com o apóstolo Tiago, para que haja uma mudança de vida efetiva, a Palavra precisa ser enxertada em nossas vidas [Tg 1.21].


Além de João 17.17, vemos também a Palavra de Deus como agente de santificação em João 15.3. Podemos dizer que o Espírito Santo usa a Palavra de Deus para exercer o efeito santificador sobre os discípulos de Cristo. Todos que acolhem a Palavra de Deus são limpos. Vemos em João 13.10 que o Senhor Jesus revelou que nem todos estavam limpos. Portanto, não se trata de automatismo na santificação. É preciso acolher a Palavra. Conservar no coração. Foi o que faltou a Judas. Para manter pura a conduta é preciso viver de acordo com a Palavra de Deus [Sl 119.9].


3.3. Agrada a Deus. 

A obediência é um dos mais importantes princípios da vida cristã, de maneira que qualquer sacrifício não tem nenhum valor sem a obediência. Isso fica claro nas palavras do profeta Samuel ao advertir o rei Saul: “Porém, Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar (…).” [1 Sm 15.22].


Pr. Marcos Sant’Anna da Silva (Livro “Aperfeiçoamento cristão” – Editora Betel, 2018): “Se declaramos e cremos que a Palavra de Deus é a verdade e a revelação da vontade de Deus para nós, então a disposição em praticá-la deve preceder o conhecimento da mesma. Ou seja, o discípulo de Cristo precisa ir à Palavra com fé e disposição de obedecê-la.”


EU ENSINEI QUE:

A aplicação da Palavra de Deus se constitui no elemento fundamental para o cristão sob todos os aspectos. Ela tem o poder de transformar a vida do ser humano.


CONCLUSÃO

Após a morte de Moisés, Deus fala com Josué e lhe faz promessas e garante que estaria com ele, mas o advertiu que não deixasse de observar a Palavra de Deus em todo o tempo. Assim também deve ser com cada geração da Igreja enquanto estiver na terra: os tempos mudam, mas a Palavra de Deus permanece. Os princípios bíblicos são os mesmos. A última exortação bíblica se refere a como estamos lidando com a Palavra de Deus [Ap 22.18-19]. Que o Espírito Santo nos ajude em todo o tempo a guardarmos a Palavra de Deus [Ap 3.8, 10].


Revista Editora Betel | 3° Trimestre De 2024 | TEMA: A RELEVÂNCIA DA IGREJA, SUA ESSÊNCIA E MISSÃO – Reafirmando os fundamentos, a importância do compromisso com a Palavra de Deus, a Adoração sincera e o serviço autêntico, segundo os preceitos de Jesus Cristo | Subsídios Dominical 



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LIÇÃO 1 APOCALIPSE: O FINAL DA HISTÓRIA (Classe: Juvenis)

 “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. (Ap 1.3)


LEITURA DIÁRIA

SEG. Ap 1.1 A revelação de Jesus Cristo à Igreja

TER. Ap 1.5 Jesus Cristo é a fiel testemunha

QUA. Ap 1.13 Cristo manifestado em glória

QUI. Ap 1.19 Revelando o fim da história

SEX. Ap 22.18 Alerta contra acréscimos ao livro bíblico

SÁB. Ap 22.20 Jesus Cristo vem em breve!


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 1.1-8 


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1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, 

2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. 

3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 

4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; 

5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 

6 e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! 

7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 

8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.


CONECTADO COM DEUS 

Falar do Apocalipse assusta você? Neste trimestre, estudaremos as revelações divinas sobre o fim. Vamos nos debruçar sobre as páginas deste inquietante livro. Muito mais do que ler uma coletânea de juízos, visões e símbolos, estudar o Apocalipse nos edifica e inspira a viver em crescente santidade e intimidade com Cristo, nosso Salvador. Ao conhecer o fim da história deste mundo, mantemo-nos cientes de que o mal não triunfará. E nós, que somos a Noiva e Igreja de Cristo, reinaremos para sempre com Ele. Você está preparado(a) para tão poderoso estudo? Então, reflita em cada lição e permaneça fiel ao Senhor, haja o que houver, pois logo virá o Grande Dia, no qual todos obterão a recompensa devida, segundo as suas obras (Ap 22.12). Maranata, ora vem Senhor Jesus!


OBJETIVOS 

PRESENTAR as características gerais do livro de Apocalipse; MOSTRAR o seu tema, divisões e objetivos; 

DESCREVER os três atos do Apocalipse; 

FRISAR que este é um livro profético de advertências, mas também de consolações.


ANTES DA AULA 

Querido (a) professor (a), neste trimestre você têm uma missão desafiadora, porém muito especial: Ensinar aos seus alunos o livro do Apocalipse. Aprenderemos mais sobre a revelação de Jesus Cristo; as sete cartas às igrejas da Ásia; as visões do apóstolo João; os símbolos e personagens que fazem parte do conteúdo da profecia. Prepare-os para mergulhar nessa poderosa mensagem de Deus para a Igreja, Israel e demais nações da Terra! Sugerimos que, nessa primeira aula, através de um breve bate-papo, você faça um levantamento sobre o conhecimento prévio de sua classe em relação ao Apocalipse. Conheça quais emoções e pensamentos seus alunos manifestam a respeito desse livro. Liste-as no quadro e destaque que Apocalipse é um livro de advertências, mas também de consolo e esperança. Pergunte aos alunos, se estão preparados para a vinda do Senhor.


1. Características do livro 

Estudar o Apocalipse não é uma tarefa fácil, pois requer muita atenção, dedicação e auxílio do Espírito Santo! Este livro nos mostra que apesar de o mundo ir em direção ao caos, haverá um fim glorioso para a Igreja (Ap 3.21). Cristo triunfará e diante dEle cairão o diabo; o anticristo; a besta; o falso profeta e todos que praticam a iniquidade (Ap 20.10). Ele é o Todo-Poderoso e tem o controle da história da humanidade na palma de suas mãos (Ap 1.8). 


1.1. O nome do livro 

O nome "Apocalipse" tem sua origem no termo grego apokálypsis, que significa: tirar o véu; descobrir, revelar o que está oculto ou simplesmente, "revelação". A revelação fascinante e maravilhosa de Jesus Cristo, revestido de Glória, com as chaves da morte e do Inferno (Ap 1.13-18), bem como das últimas coisas que hão de acontecer, ou seja, o fi nal da história (Ap 1.1,19). 


1.2. Seu autor 

A autoria é atribuída ao apóstolo João (Ap 1.1,4), o discípulo amado (Jo 21.20). Este era filho de Zebedeu e trabalhava como pescador junto ao pai quando foi vocacionado por Cristo (Mt 4.21). O amor e a devoção ao Senhor, bem como a inspiração do Espírito Santo o fizeram escrever o Evangelho (Jo 21.24) que mais reconhece a divindade de Jesus.


João também é o autor de três epístolas universais, sendo elas que antecedem o livro de Apocalipse. 


1.3. Data 

O livro foi escrito entre os anos 90 d.C. e 96 d.C., logo após o imperador romano Domiciano ter se autoproclamado “senhor” e “deus”, perseguindo fortemente os cristãos. A Igreja foi perseguida, torturada e João banido para Patmos. Embora prisioneiro, seguiu obediente à ordem do Senhor ao escrever o Apocalipse às sete igrejas que se encontram na Ásia (Ap 1.11). 


1.4. Local 

O apóstolo João escreveu o Apocalipse em uma pequena ilha grega chamada Patmos (Ap 1.9), que possui cerca de 34 quilômetros quadrados. Esta é uma ilha vulcânica banhada pelo Mar Egeu, a 55 quilômetros de distância da Turquia. O nome Patmos significa “mortal”. Tratava-se de uma colônia penal criada pelo Império Romano para manter criminosos, e todos que, de alguma forma, representassem ameaça à Roma, por isso, eram condenados ao exílio nessa ilha.



INTERAÇÃO

Por essa geração não ter familiaridade com “cartas” como meio de comunicação, conduza-os a essa compreensão. Peça que imaginem a alegria em receber uma mensagem de alguém muito querido, embora distante fisicamente. Em seguida, entregue para até três alunos um envelope contendo uma mensagem em códigos, peça-os para lerem o conteúdo e pergunte se compreenderam a mensagem. 


Após as respostas, explique, que o livro de Apocalipse não é como tal mensagem indecifrável. Antes, tudo foi cuidadosamente descrito e preservado, através dos séculos, por amor a nós, para que sua mensagem chegasse aos nossos corações. Enfatize que Jesus nunca enviaria uma mensagem que a Igreja não pudesse entender. Motive-os, assim, a empenharem-se no estudo do Apocalipse, pois significa conhecer os planos de Deus para a Igreja, que é cada um de nós.


2. Significados do Apocalipse 

2.1. Um livro profético 

Um dos significados de Apocalipse é revelar o que está oculto. As revelações citam símbolos; imagens; visões; números; cores; objetos e uma mensagem impactante sobre o fim da história deste mundo como o conhecemos. Isso se dá por meio de profecias que nos predizem fatos que hão de acontecer (Ap 1.1; 22.6). Neste sentido, o Apocalipse é o único livro profético do Novo Testamento (Ap 1.3; 22.7,10).


2.2. Um livro de advertências 

O Apocalipse traz uma série de conselhos que chamam a nossa atenção: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas [...]” (Ap 2.7,11,17, 29). Somos incentivados a nos arrepender dos pecados cometidos (Ap 3.19) e a viver em constante santificação (Ap 22.11). Sua mensagem nos adverte ainda a batalhar contra o relativismo e o pecado, perseverando até o fim, pois apenas ao que vencer será concedido assentar-se com Cristo em seu trono (Ap 3.21). Esta é a nossa esperança, a vitória final! 


2.3. Um livro de consolações 

Ao ler o livro das revelações de forma atenta e cuidadosa, encontramos palavras de consolo em meio aos juízos e sentenças. Pois, apesar das advertências, houve também uma palavra de esperança às setes igrejas da Ásia (Ap 2; 3). O Senhor conforta os seus santos, prometendo habitar com eles e enxugar de seus olhos toda lágrima (Ap 21.3-7). Ele virá e trará consigo o nosso galardão (Ap 22.12)! 


3. O livro profético do Novo Testamento 

3.1. Seu tema 

O apóstolo João já inicia o livro mostrando o seu tema principal, que é a revelação de Jesus Cristo, da sua glória e incomparável majestade, bem como dos fatos e coisas que hão de acontecer (Ap 1.1). 


3.2. Sua divisão 

O Apocalipse possui 22 capítulos; 404 versículos; 12.000 palavras e 9 perguntas. Para uma melhor compreensão, podemos dividir o livro em partes. 


Veja: 

a) As sete cartas enviadas às igrejas da Ásia (Ap 1—3); 

b) A visão da Majestade divina e dos sete selos (Ap 4—8.1); 

c) A visão das sete trombetas (Ap 8.2—11); 

d) As visões da mulher e do dragão, da besta, do Cordeiro, dos três anjos e do Filho do Homem (Ap 12— 14); 

e) As sete taças e suas pragas (Ap 15—16); 

f) A queda da Babilônia, dos ímpios, da besta, do falso profeta e a prisão de Satanás (Ap 17—20); 

g) A visão do novo céu, da nova terra e da nova Jerusalém (Ap 21—22.5); 

h) Conselhos e promessas finais (Ap 22.6-21). 


3.3. Seus objetivos 

Tudo o que o Senhor faz e ordena tem bom propósito. Com um livro tão importante quanto o Apocalipse não seria diferente. Reflitamos sobre alguns de seus principais objetivos: 

a) Advertir e corrigir quanto à prática de pecados e a aceitação de distorções doutrinárias entre as igrejas na Ásia Menor; 

b) Trazer aos cristãos mensagens de conforto diante da implacável perseguição do Império Romano; 

c) Revelar as coisas que virão e que logo haverá o triunfo final de Cristo e sua Igreja; 

d) Preparar-nos em santidade e fidelidade para a vinda do Senhor.


4. Os três atos de Apocalipse 

Ao receber e anunciar o Apocalipse, João demonstrou que seu conteúdo é atual e necessário para a Igreja e aos crentes de todas as épocas, pois a mensagem revelada diz respeito ao passado, presente e futuro. 


4.1. As coisas vistas 

Antes de ter a visão de Jesus Cristo em todo seu esplendor e glória, João viu a Igreja: “[...] vi sete castiçais de ouro” (1.12). A Igreja resplandece, ela brilha nas densas trevas deste mundo, jazido no Maligno (Fp 2.15; 1 Jo 5.19). Em seguida, o apóstolo vê o Senhor cheio de Glória e Esplendor! “Um semelhante ao Filho do Homem [...]” (1.13). Nesta visão, João percebe que as vestes, a cabeça, os olhos, os pés, a voz, a mão, a boca e o rosto de Jesus, refletem a insondável grandeza e majestade do Filho de Deus (Ap 1.13-18). 


4.2. As coisas que são 

Jesus conhece a sua Igreja (Ap 2.2, 9, 13, 19; Ap 3.1, 8, 15), assim como as obras de cada um de nós, intimamente! Ele sonda as profundezas de tudo o que se passa em sua Igreja; potencialidades e fraquezas; boas e más obras; inclusive, as motivações por trás delas. Ele vê o fervor espiritual, a fidelidade, o amor e as lutas de seus santos, mas, também nota o esfriamento; o relativismo, as heresias e o pecado oculto em seu seio. E é por amor que o Senhor ordena a João: “O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas” (1.11). 


4.3. As coisas que virão 

João escreve sobre coisas futuras, relatadas do capítulo quatro ao vinte e um, tais como: o derramar da ira de Deus, por meio dos horrores da Grande Tribulação; a aparição do Anticristo; a volta pessoal de Cristo em Glória; o Reino Milenar; o Juízo Final; a Nova Jerusalém e enfim, o perfeito estado eterno das coisas. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1).


SUBSÍDIO 1 

“A leitura e audição do Apocalipse são, em si mesmas, o motivo de bênçãos: ‘Bem-aventurados aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo’ (Ap 1.3). Composto por uma série de visões; imagens símbolos e figuras, o Apocalipse revela os conflitos do povo de Deus, e a sua vitória final. E conclui, mostrando os redimidos a desfrutar de todas as eternas bem-aventuranças. (Dicionário de Profecia Bíblica, Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.36). 


SUBSÍDIO 2 

A Bíblia divide a raça humana em três partes: quer dizer, os judeus, os gentios, e a Igreja (1 Co 10.32), e contém, uma mensagem para cada uma das três. O Antigo Testamento trata das duas primeiras divisões. O Novo Testamento, dá a mensagem para a Igreja, e Paulo, especialmente, em todas as suas epístolas trata dela. Enquanto temos a palavra final de Deus tanto sobre judeus, quanto para gentios e para a Igreja, no Apocalipse. Encontramos a Igreja no princípio do livro; Israel no meio; e as nações gentílicas no fim. (SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse: Versículo por Versículo. RJ: CPAD, 2022, p.12).


PARA CONCLUIR 

Buscar compreender o livro de Apocalipse é tarefa obrigatória de todo cristão. Sua leitura deixa evidente que estamos testemunhando os sinais do fim! Portanto, prepare-se, mantendo-se em santidade e fidelidade para desfrutar da bendita esperança de todo o crente, que é ver a face adorada do nosso Salvador Jesus Cristo e estar para sempre com Ele na Eternidade.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

Sobretudo nesta faixa etária, seus alunos estão expostos a inúmeras informações, através das mais diversas mídias e redes sociais. Muitas dessas plataformas debatem e sugestionam sobre como se dará o fim do mundo: pela terceira guerra mundial; disputas com armas nucleares; fome; catástrofes naturais; crises ambientais... 


Ávidos por informação, os juvenis se deparam com inúmeras respostas na escola e na internet para estes acontecimentos. “Será o fim do mundo? Começou o Apocalipse?” Muitas vozes dão explicações das mais variadas, contudo, a maioria não é pautada na Palavra. Por isso, esteja atento às correntes que eles compartilham e crenças que andam cultivando. Motive- os a estudar e compreender a genuína revelação divina, por meio do livro de Apocalipse. Frisando sempre que ele é um livro de esperança, com um final feliz eterno para todos que permanecerem fieis ao Senhor.


HORA DA REVISÃO

1. Qual é o significado do termo “Apocalipse”? 

R.: O nome "Apocalipse" tem sua origem no termo grego apokálypsis, que signifi ca: tirar o véu; descobrir, revelar o que está em oculto ou simplesmente, "revelação". 

2. A quem é atribuída a autoria de Apocalipse? 

R.: A autoria é atribuída ao apóstolo João (Ap 1.1,4). 

3. Qual é o tema principal, mostrado pelo apóstolo no início do livro? 

R.: O tema do livro é a revelação de Jesus Cristo, da sua glória e incomparável majestade, bem como dos fatos e coisas que hão de acontecer (Ap 1.1). 

4. Em qual local ele foi escrito? 

R.: O apóstolo João escreveu o Apocalipse em uma pequena ilha grega chamada Patmos. 

5. Por que o conteúdo de Apocalipse é atual e necessário à Igreja e aos crentes de todas as épocas? R: Porque a mensagem nele revelada diz respeito ao passado, presente e futuro.

Subsídios EBD Lição 13 - A Cidade Celestial

Escola bíblica dominical

Subsídios lição 13 do 2° trimestre de 2024

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS (CPAD)