Lição 7 - Proteção Contra a Insensatez

Escola bíblica jovens

Lições Bíblicas Jovens 4° trimestre 2024 CPAD | Data: 17 de Novembro de 2024

TEXTO PRINCIPAL

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” (Tg 3.17)

RESUMO DA LIÇÃO

Uma vida de sabedoria tem a moderação como antídoto contra uma vida insensata

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Fp 4.8

Um convite para pensar

TERÇA – Fp 4.9

Um convite para fazer o bem

QUARTA – 2 Co 10.5

Um convite para levar o pensamento cativo a Cristo

QUINTA – Tg 1.22

Um convite para colocar a sabedoria em prática

SEXTA – Tg 3.15

A forma insensata de viver

SÁBADO – Mt 7.27

Uma mera ilusão


OBJETIVOS

1. MOSTRAR o significado das duas senhoras: dona sabedoria e dona loucura:

2. RECONHECER que a sabedoria é um antídoto contra a insensatez

3. CONSCIENTIZAR das consequências da loucura.


INTERAÇÃO

Prezado (a) professor (a), na lição deste domingo veremos que o crente deve procurar andar em um caminho virtuoso, conforme ensina as Sagradas Escrituras. Tal verdade não é um falso moralismo, como alguns influenciados pela cultura do nosso tempo afirmam. Na atualidade, muitos trocaram o estilo de vida moderado, temperado e prudente por um estilo insensato, completamente imoderado, destemperado e imprudente. Por isso, o capítulo 9 que estudaremos nesta lição ser um assunto tão relevante para os jovens. E[e vai nos apresentar duas senhoras: a primeira, a sabedoria; a segunda, a loucura.

 

A senhora sabedoria simboliza a vida com Cristo em que a moderação é uma virtude a ser buscada e vivida, A senhora loucura simboliza a vida insensata, baseada apenas nos apelos de uma vida desregrada e descompromissada com os valores do Reino de Deus. Que ao final da lição você e seus alunos assumam o compromisso de buscar uma vida moderada, em que a sabedoria, que vem do alto, se manifeste a todos os que estão ao nosso redor, glorificando o nome do Senhor.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor (a), explique que “no capítulo 9 de Provérbios, a sabedoria e a loucura são retratadas como mulheres jovens e rivais; cada uma prepara um banquete e convida pessoas para participarem. A sabedoria é uma mulher de caráter e responsável, enquanto a loucura é uma licenciosa que serve comida roubada. A sabedoria apela para a mente; a loucura, para os sentidos. É mais fácil excitar os sentidos, mas os prazeres do corpo são temporários. Em contraste, a satisfação proporcionada pela sabedoria dura para sempre” (Adaptado de Bíblias de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, p, 843).

 

TEXTO BÍBLICO

Provérbios 9.1-6, 13-18

1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.

2 Já sacrificou as suas vítimas, misturou o seu vinho e já preparou a sua mesa.

3 Já deu ordens às suas criadas, já anda convidando desde as alturas da cidade, dizendo.

4 Quem é simples volte-se para aqui. Aos faltos de entendimento diz.

5 Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que tenho misturado.

6 Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento.

13 A mulher louca é alvoroçadora: é néscia e não sabe coisa alguma.

14 E assenta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade.

15 Para chamar os que passam e seguem direito o seu caminho.

16 Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento diz.

17 As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas e suave.

18 Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.

 

INTRODUÇÃO

Nesta lição, vamos estudar o capítulo 9 que apresenta duas senhoras: a primeira, a sabedoria; a segunda, a loucura. A qual delas daremos ouvidos?

 

I - DUAS SENHORAS: DONA SABEDORIA E DONA LOUCURA

1. O capítulo 9.

Esse capítulo de Provérbios é a conclusão da primeira seção do livro (Caps. 1 a 9) que se caracteriza pela apologia da sabedoria. Nestes nove primeiros capítulos o sábio deseja mostrar o quanto a sabedoria é boa, verdadeira e bela quando compreendida e aplicada à vida do jovem que dela se alimenta (Pv 9.1). Assim, o capítulo 9 está dividido em três seções: o convite da senhora sabedoria (vv.1- 6); o interlúdio entre os dois convites (vv.7-12) e o convite da senhora loucura (vv.13-18). Nesta lição, nos deteremos nas seguintes seções: versículos 1-6 e versículos 13-18.

 

2. A senhora sabedoria.

O capítulo 9 apresenta a sabedoria como uma senhora que, em primeiro lugar, edificou a sua casa sobre sete colunas, ou seja, uma casa espaçosa, alicerçada e confortável para receber os que desejam acolhimento em suas dependências (v.1). Além disso, ela preparou a mesa com comidas apetitosas e bebidas de aromas agradáveis (v.2). Dessa forma, ela deu ordens às criadas para convidar todos os que são simples e faltos de entendimento (vv.3.4). É interessante destacar aqui, que as “criadas” normalmente são apresentadas como os mestres, os líderes espirituais e os pais que constituem a relação do jovem. Nesse contexto, a senhora sabedoria conclama todos os jovens: “vinde, comei e bebei” da sabedoria (v.5). Quem aceita esse convite, abandona a insensatez e caminha pela trilha do

reto entendimento (v.6).

 

3. A senhora loucura.

Diferentemente da senhora sabedoria, a senhora loucura é “alvoroçadora”, isto é, barulhenta e, ao mesmo, sedutora em estratégias para enlaçar a sua vítima (v.13: 7.11). Diferentemente da sabedoria, ela é falta de entendimento, não tem bom senso nem respeito pelas coisas de Deus (v.13).

 

A arma da sua sedução é apresentada de uma posição de esplendor, pois a senhora loucura se assenta nas alturas da cidade (v.14). De lá, junto com uma elite formadora de cultura, ela chama os jovens simples, seduzindo-os, da seguinte forma: “As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave” (Pv 9.17). Esse convite não lembra as falas da Serpente a Eva (Gn 3.4.5)? O capítulo encerra de maneira dramática, dizendo que onde a senhora loucura está também se encontram os mortos, nas profundezas do Inferno (v.13). Essa seção, então, mostra que é melhor escolher o caminho de vida que o caminho da morte.

 

SUBSÍDIO 1

Professor (a), explique aos alunos que o capítulo 9 de Provérbios conclui a primeira seção do livro e apresenta as opções da vida nos dois convites contrastantes da sabedoria (1-6) e da loucura (13-18). Ambas são apresentadas como duas anfitriãs que oferecem as suas respectivas festas a todos. Os seus convites estão separados por um interlúdio interessante (7-12). Alguns estudiosos acreditam que esse interlúdio pertence à seção seguinte de Provérbios e foi colocado aqui por engano. No entanto, outros consideram a inclusão dele aqui muito significativa, pois a sua posição permite que o capítulo (a seção do livro) culmine com um clímax arrasador (v. 18); seu conteúdo corrige a impressão segundo a qual os homens são salvos ou se perdem meramente por meio de uma decisão isolada e impulsiva. Vé-se aqui que a escolha amadurece e se transforma em caráter. (Adaptado de Comentário Bíblico Beacon. Vol 3. Rio de Janeiro: CPAD. 2005, p. 379.)

 

II - A SABEDORIA COMO ANTÍDOTO CONTRA A INSENSATEZ

1. A sabedoria apela para a mente.

O convite da sabedoria em Provérbios 9 pode ser correlacionado com o que o apóstolo Paulo escreveu em Filipenses: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).

 

Sim, atender de maneira prática aos apelos da sabedoria divina passa, como vimos em lições anteriores, pela faculdade do pensamento dominada pela Palavra de Deus, com as coisas do alto. Assim sendo, o convite da sabedoria é usar de maneira proposital a faculdade intelectual, de maneira que “levemos cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (2 Co 10.5 – NAA).

 

2. A sabedoria apela para o fazer o bem.

Pensando no que é eterno, santo e elevado, do ponto de vista espiritual, essa realidade celestial, por intermédio do Espírito Santo, afeta os nossos sentidos, desperta em nós o amor por Deus e, por isso, pelo próximo, e podemos colocar em prática o que pensamos (Fp 4.8). A sabedoria do alto é um chamado a fazer de maneira virtuosa o que pensamos. Em todo o momento, o ensino do Novo Testamento é um chamado a colocar em prática o que pensamos de acordo com o que aprendemos com Jesus e sua Palavra (Tg 1.22; cf. Mt 7.24.25).

 

3. A vida cristã é um caminho de sabedoria.

O Novo Testamento nos ensina que a vida cristã é um caminho de pensar e de fazer o bem. Por isso é um caminho de sabedoria, mas uma sabedoria que vem do alto (Tg 3.17). Assim sendo, o jovem cristão não é chamado para viver meramente de acordo com os seus sentidos ou instintos. Não! O jovem cristão é convidado, por meio de uma vida sob a direção do Espírito Santo, a ponderar as suas escolhas à luz da Palavra de Deus, de modo que ele se encontre em fidelidade com Cristo e sua causa. Por isso, diferentemente de um caminho de insensatez, a vida cristã é um caminho de sabedoria, moderação e

temperança.

 

SUBSÍDIO 2

Professor (a), converse com os alunos explicando que o capítulo 9 de Provérbios nos mostra que é melhor escolher o caminho de vida que o caminho da morte. Diga que todo o Livro de Deus é como um sinal de advertência à porta de uma caverna escura e profunda, chamada “Imoralidade”. Muitos entram nela, mas ninguém sai de lá incólume.

 

Assim, em letras grandes e vermelhas, as Escrituras advertem: “Perigo! Não entre!” Por todas as gerações, no entanto, esses avisos antigos foram ignorados com grande custo pelas as pessoas que sofreram as terríveis consequências da tolice. Enfatize que atender de maneira prática aos apelos da sabedoria divina passa pela faculdade do pensamento dominado pela Palavra de Deus. Assim sendo, o convite da sabedoria é usar de maneira proposital a faculdade intelectual, de maneira que levamos cativo todo pensamento à obediência a Cristo (2 Co 10.5 – NAA).” (Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 26.)

 

III - A LOUCURA COMO COMPORTAMENTO DESVAIRADO

1. A senhora loucura apela aos sentidos.

Diferentemente da senhora sabedoria, a senhora loucura apela para uma vida baseada apenas nos sentidos, nos instintos mais baixos do ser humano. Podemos perceber isso nos escritos de Tiago, em que ele descreve a loucura, ou melhor, a insensatez como “sabedoria terrena, animal e diabólica” (Tg 3.15). Terrena e animal são expressões que revelam a agitação dos sentidos. Por isso, quem tem um estilo de vida baseado apenas no que sente, buscará a felicidade puramente por meio dos sentidos que expressam o prazer. Viver a vida levando em conta apenas os sentidos, do ponto de vista bíblico, é viver de maneira louca, alvoroçadora e insensata (Pv 9.13).

 

2. Comportamento pecaminoso x moderação cristã. Viver um estilo de vida baseado nos instintos, na maioria das vezes pode até ser hipnotizante. Na verdade, o comportamento pecaminoso parece mais convidativo e agradável do que o estilo de vida cristão. O problema é que, enquanto se vive desavisadamente por meio dos sentidos, em busca do prazer, a pessoa não desenvolve a consciência dos danos que vão se avolumando ao longo do tempo. A ilusão de que é mais fácil viver pecaminosamente, logo será desfeita quando “desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa. e caiu, e foi grande a sua queda” (Mt 7.27: cf. Pv 9.18).

 

3. A vida moderada é proteção para a alma.

O livro de Provérbios faz um apelo, tal qual o mesmo que nosso Senhor fez no Sermão do Monte (Mt 7.24-27), ao jovem cristão para que construa a sua vida sob uma premissa verdadeira, elevada e segura. Por isso, na fé cristã, a vida de moderação é uma das mais importantes virtudes que devemos desenvolver em nosso trajeto com Cristo. Assim sendo, é sabedoria preferir no lugar da sujeira, a pureza; no lugar da confusão, a paz; no lugar do desvario, a moderação; no lugar da falta de trato com as pessoas, ser bem tratável; no lugar da cólera, a misericórdia; no lugar dos maus frutos, os bons frutos; no lugar da hipocrisia, a autenticidade cristã (Tg 3.17). Uma das consequências de uma vida de moderação cristã é a verdadeira felicidade.

 

SUBSIDIO 3

Professor (a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “Para o que a ‘senhora loucura’ apela?” Incentive a participação dos alunos. Ouça as respostas e diga que ela apela aos sentidos. Explique que, diferentemente da ‘senhora sabedoria’, a senhora loucura apela para uma vida baseada apenas nos sentidos, nos instintos mais baixos do ser humano. Fale que aqueles que são guiados pela ‘senhora loucura’ vão receber as repreensões do Senhor no seu devido tempo. Explique que essas repreensões nem sempre se limitam às Escrituras, embora elas sejam o principal instrumento de comunicação de Deus.

 

No entanto, Ele usará quaisquer meios que sejam necessários para conseguir a nossa atenção, quando estivermos seguindo na direção errada. Em outras ocasiões, as repreensões virão verbalmente, daqueles que se importam conosco, incluindo pais, amigos, colegas, um professor… qualquer pessoa. Precisamos considerar as repreensões do Senhor e jamais ignorá-las, pois aqueles que o ignoram revelam a sua insensatez”. (Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. p. 68.)

 

CONCLUSÃO

Nesta lição, vimos que a senhora sabedoria simboliza a vida com Cristo em que a moderação é uma virtude a ser buscada e vivida; e que a senhora loucura simboliza a vida insensata, baseada apenas nos apelos dos sentidos para uma vida desregrada e descompromissada com os valores do Reino de Deus. Busquemos, portanto, a vida moderada, em que a sabedoria, que vem do alto, se manifeste a todos os que estão ao nosso redor.

 

HORA DA REVISÃO

1. Explique a estrutura do capítulo 9 de Provérbios.

O capítulo 9 está dividido em três seções: o convite da senhora sabedoria (vv.1-6); o interlúdio entre os dois convites (vv.7-12) e o convite da senhora loucura (vv.13-18).

2. Quais são as duas senhoras que aparecem no capítulo 9?

A senhora sabedoria e a senhora loucura.

3. Como podemos correlacionar o capítulo 9 de Provérbios com o ensino do apóstolo Paulo em Filipenses?

Podemos relacionar de maneira prática aos apelos da sabedoria divina, pois passa, pela faculdade do pensamento dominada pela Palavra de Deus, com as coisas do alto. Assim sendo, o convite da sabedoria é usar de maneira proposital a faculdade intelectual.

 

4. Segundo a lição, para o que o jovem cristão é convidado?

O jovem cristão é convidado, por meio de uma vida sob a direção do Espírito Santo, a ponderar as suas escolhas à luz da Palavra de Deus, de modo que ele se encontre em fidelidade com Cristo e sua causa.

5. Que apelo o Livro de Provérbios faz para o jovem cristão?

O Livro de Provérbios faz um apelo, tal qual o mesmo que nosso Senhor fez no Sermão do Monte, (Mt 7.24-27) ao jovem cristão para que construa a sua vida sob uma premissa verdadeira, elevada e segura.