Páginas

Lição 12 - A Promessa de Vida Abundante

Escola Bíblica Dominical

Lições Bíblicas Adultos 4° trimestre 2024 CPAD

Data da Aula: 22 de Dezembro de 2024

TEXTO ÁUREO

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (Jo 10.9,10)

VERDADE PRÁTICA

O Senhor Jesus tem uma promessa de vida abundante para quem se relaciona com Ele de maneira plena.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Jo 10.10

O Senhor Jesus é a fonte da vida abundante

Terça - 2 Co 5.17

Em Jesus tudo se faz novo em nossa vida

Quarta - At 16.31

A vida abundante em Cristo abrange nossa família

Quinta - 1 Ts 5.16; Pv 17.22

A alegria como característica da vida abundante

Sexta - 1 Ts 5.18; Ef 5.20; Cl 3.17

A gratidão como característica da vida abundante

Sábado - 1 Ts 5.19; 1 Ts 5.17

Vida no Espírito e vida de oração como aspectos da vida abundante

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 10.7-18

7 - Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

8 - Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.

9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

11 - Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

12 - Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.

13 - Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.

14 - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

15 - Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.

16 - Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

17 - Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.

18 - Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai.

Hinos Sugeridos: 73, 486, 568 da Harpa Cristã

 

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos a promessa da vida abundante prometida pelo Senhor Jesus, conforme João 10. A vida com Cristo se contrasta diretamente com a vida sem Ele. Quando estamos em Cristo, tudo o que ansiamos e desejamos tem outros fundamentos. A vida abundante em Cristo preenche lacunas que, até então, nem imaginávamos que poderiam ser preenchidas. Por isso, a vida abundante é uma promessa que começa e termina em Jesus, pois só mediante um relacionamento pessoal com Ele é possível desfrutar dessa vida.


PALAVRA-CHAVE: VIDA


I – JESUS, A FONTE DE VIDA ABUNDANTE

1. A fonte de verdadeira vida.

O Evangelho de João, no capítulo 10, apresenta o Senhor Jesus como o “Bom Pastor”. Esse Pastor se relaciona com suas ovelhas, as protege, se dirigindo à frente delas, no caminho, para livrá-las do perigo (vv.3,4).

Além dessa imagem de pastor, João 10 também apresenta Jesus como a Porta das Ovelhas (v.7). Essa porta simboliza o caminho de salvação espiritual, em que um relacionamento pessoal e eterno com Deus se torna possível e, tudo o que a ovelha necessita, será encontrado em Deus. Por isso, o nosso Senhor Jesus aparece nesse texto como a fonte da verdadeira vida. Quando o encontramos, podemos viver de verdade, fazendo o bem para glória de Deus.

 

2. A fonte de vida abundante.

Nos versículos 8-10 de João 10, nosso Senhor faz um contraste entre Ele, que é a porta, e os outros que vieram antes dEle, identificados como “ladrões e salteadores” que apenas trazem roubo, morte e destruição; nosso Senhor, pelo contrário, veio trazer vida no lugar da morte e vida com abundância (v.10). Aqui, podemos fazer um contraste entre o agir de Deus e a ação de Satanás e seus demônios. O Diabo, nosso Adversário, busca destruir a nossa vida, o plano de Deus para nós; Deus, por intermédio de seu Filho, nos devolveu a vida, nos amou, salvou, perdoou, apagou os nossos pecados e nos deu a dignidade de salvos em Cristo. Isso é a verdadeira vida que só Deus, mediante sua graça por meio de Cristo, pode nos dar.

 

3. A fonte de amor.

No versículo 11, o Senhor Jesus menciona novamente a imagem do “Bom Pastor” que deu a sua vida pelas ovelhas que, além de proteger e cuidar, Ele as conhece bem; e as ovelhas também o conhecem (v.14). Nosso Senhor afirma que, da mesma forma que Ele é conhecido do Pai, conhece profundamente suas ovelhas e entregou sua vida por elas. Por isso, ninguém pode tirar as suas ovelhas de suas mãos, pois Ele zela por elas. A relação com suas ovelhas é baseada no amor que pode ser testemunhado no relacionamento de nosso Senhor com a Santíssima Trindade (vv.15,17). Dessa forma, o Senhor Jesus é a fonte de amor entre o Bom Pastor e suas ovelhas. Ele é a nossa fonte transbordante de vida verdadeira e abundante.

 

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

“10.11 EU SOU O BOM PASTOR.

(1) Esta metáfora (isto é, uma imagem simbólica) ilustra o cuidado carinhoso e devoto para com seus seguidores. Ele está constantemente olhando para eles com o intuito de orientá-los e mantê-los longe do mal.

(2) A característica distinta que Cristo tem como Supremo Pastor é sua disposição de morrer por suas ovelhas. Sua morte na cruz resgata e salva espiritualmente aqueles que optam por segui-lo [...].

(3) [...] Os verdadeiros líderes espirituais se importam com suas ovelhas (isto é, as pessoas que eles conduzem ou influenciam)” Amplie mais o seu conhecimento, lendo o Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global, editada pela CPAD, p.1874.

 

SINÓPSE I

Jesus é a fonte da verdadeira vida, da vida abundante e de amor.


II – A VIDA ABUNDANTE

1. O conceito de vida abundante.

Mediante o relacionamento que estabelecemos com Deus por meio de Jesus, o nosso Pastor, podemos comentar a respeito do que significa a “vida abundante”, mencionada pelo nosso Senhor em João 10.10. 

Sabendo que o ser humano tem necessidades físicas, emocionais e espirituais, podemos afirmar que  a vida abundante prometida pelo nosso Senhor preenche também as esferas do corpo, da alma e do espírito. Trata-se de uma nova vida integral em Cristo em que tudo se faz novo e se torna em autêntica novidade de vida (2 Co 5.17).   

 

2. A vida abundante também influencia a família.

No episódio bíblico, na ocasião da libertação de Paulo e Silas da prisão, o carcereiro, apavorado, perguntou a Paulo o que podia fazer para ser salvo. De modo que o apóstolo Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.31). A salvação em Cristo não se aplicaria apenas ao carcereiro mas, de maneira abrangente, a toda a sua casa. E não se resumiria apenas ao livramento físico de uma punição do Estado, mas a um novo tipo de vida para o carcereiro e toda sua família. Assim, aprendemos que a vida abundante, prometida por Jesus, abrange os nossos familiares.

 

3. Diversas bênçãos provenientes da vida abundante.

Quando passamos a ter um relacionamento pleno com Cristo, e, por isso, desenvolvemos a vida abundante, passamos a desfrutar de copiosas bênçãos, dentre as quais podemos destacar: a paz em Deus e a tranquilidade nas decisões, pois trata-se de uma realidade prometida pelas Escrituras para quem tem uma vida abundante (Jo 14.27; Rm 5.1); a prática do amor (Jo 13.34,35); a vida em unidade (Sl 133; Gl 5.13-15); o cultivo da esperança (Rm 5.5); a perseverança na paciência (Lc 21.19; Rm 5.4). Tudo isso são bênçãos de uma vida abundante em Cristo Jesus que contrasta com a vida vazia de sentido de outrora. 

 

SINÓPSE II

A vida abundante, prometida por Jesus, preenche as esferas do corpo, da alma e do espírito do ser humano.

 

AUXÍLIO DEVOCIONAL

FELICIDADE PLENA

“[...] Viver de modo inteligente, saudável e para a glória de Deus é um aprendizado diário. Assim como Salomão vivemos várias estações em nossa vida e não podemos desprezar nenhuma delas. Cada uma é única, e somos responsáveis por torná-las especiais; por isso, meu último conselho é para que você viva cada dia como se fosse o seu último. Não tenha medo de ser feliz, de sorrir, de viver. Temos um Deus que ama a vida, mas muitos crentes parecem ter medo da felicidade e acreditam que o crente autêntico tem que estar sempre sisudo, enfrentando uma dificuldade. Se tudo vai bem, acham logo que tem algo errado. Tenho consciência de que vivemos numa sociedade hedonista, onde as pessoas estão obcecadas pelo prazer. Todos querem ser felizes a qualquer custo, mas onde encontrar a tão sonhada e falada felicidade?” (BUENO, Telma. Igreja Saudável - Educando para uma Vida Plena. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.119).

 

III – O QUE IDENTIFICA A VIDA ABUNDANTE

1. A alegria do Senhor.

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo escreveu aos tessalonicenses, exortando: “Regozijai-vos sempre” (1 Ts 5.16). No Antigo Testamento, Neemias disse: “A alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10). Logo, a alegria faz parte da identidade de quem se relaciona com Deus e vive uma vida abundante; é uma virtude citada pelo apóstolo Paulo em Gálatas (Gl 5.22). Em Provérbios, o sábio diz que a alegria é “um bom remédio” (Pv 17.22). Essa virtude mostra que estamos bem, em paz e cheios de vigor. Isso é vida abundante!

 

2. Gratidão por tudo.

A gratidão é uma virtude cristã que revela humildade e, ao mesmo tempo, dependência total de Deus acerca de tudo o que acontece em nossas vidas. Na vida abundante, no lugar de murmurar ou reclamar das coisas, aprendemos a dar graças por tudo o que Deus tem feito de bom por nós: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5.18). Assim, a virtude da gratidão é plenamente coerente com a vida abundante, pois, em Deus, nos sentimos satisfeitos e plenos. Demos sempre graças em tudo (Ef 5.20; Cl 3.17)!

 

3. Vida no Espírito, vida de oração.

Na vida abundante, o Espírito Santo preenche o crente. A Bíblia diz que para viver no Espírito, devemos estar inclinados às coisas do Espírito (Rm 8.5-11). Então, é preciso ser cheio do Espírito e andar nEle para termos a vida plena. Jamais podemos extinguir o Espírito (1 Ts 5.19).Um elemento indispensável para quem vive no Espírito é o cultivo de uma vida de oração. Mais uma vez o apóstolo Paulo nos exorta: “Orai sem cessar” (1 Ts 5.17).  Em todo o tempo, precisamos reconhecer que, na rotina da nossa vida, devemos ter sempre uma ocasião para orar, quer em casa, quer no trabalho,  ao acordar ou ao se deitar; o apóstolo continua a nos exortar: “Perseverai em oração” (Cl 4.2).

 

SINÓPSE III

O que identifica a vida abundante são a alegria do Senhor, a gratidão e a vida cheia do Espírito.  

 

AUXÍLIO DEVOCIONAL

A PLENITUDE DA VIDA EM DEUS

“Todos nós, como humanos, compartilhamos um desejo universal de sermos completos, para curtir a plenitude de realização do nosso destino planejado por Deus.

 

[...] Você pode ser solteiro ou casado, jovem ou velho. Pode ter sofrido abuso inimaginável ou vivido uma vida encantadora. Pode ter um Ph.D. ou ter abandonado o Ensino Médio. Não importa a sua bagagem ou conhecimento, sabemos, pelo menos, uma coisa sobre você. Cada momento do dia você está se movendo de ou em direção à pessoa que Deus planejou que se tornasse.

 

[...] Quando você atingir o nível de saúde e plenitude que estamos descrevendo, começará a se sentir, singularmente, bem consigo mesmo. Não o tipo de bem que é egoísta, mas o tipo de bem que faz de você um ser humano positivo, generoso e atencioso. Não apenas vai levá-lo a se sentir bem, mas a ser bom. Você vai se pegar expressando todo tipo de amor e simpatia natural e fluente pelos outros. E será tão contagiante que sua comunidade inteira de amigos e familiares — até mesmo desconhecidos que encontrar — notará sua vida se movendo em direção a uma alegria pessoal e amor altruísta” (WARREN, Neil Clarck; PARROTT, Les. A Vida dos seus Sonhos. Rio de Janeiro: CPAD, pp.14,15).

CONCLUSÃO

O Senhor Jesus é a fonte da vida abundante, pois Ele mesmo nos prometeu. Essa promessa está disponível a cada crente que desenvolve um relacionamento pessoal com nosso Senhor. Nesse relacionamento, a nossa família é abençoada, podemos desfrutar de copiosas bênçãos, além de andarmos em alegria, e gratidão em Espírito. A vida abundante em Cristo é a nova vida que Ele prometeu para os que creem nEle como Salvador e Senhor.

 

REVISANDO O CONTEÚDO

1. Como João 10 apresenta o Senhor Jesus?

O Evangelho de João, no capítulo 10, apresenta o Senhor Jesus como o “Bom Pastor”.

2. Quem é a fonte da vida abundante?

O Nosso Senhor Jesus.

3. O que acontece quando passamos a ter um relacionamento pleno com Cristo?

Quando passamos a ter um pleno relacionamento com Cristo passamos a desfrutar de copiosas bênçãos: a paz em Deus e a tranquilidade nas decisões (Jo 14.27; Rm 5.1); a práticar do amor (Jo 13.34,35); a vida em unidade (Sl 133; Gl 5.13-15); o cultivo da esperança (Rm 5.5); a perseverança na paciência (Lc 21.19; Rm 5.4).

4. O que a virtude da alegria mostra?

Essa virtude mostra que estamos bem, em paz e cheios de vigor.

5. De acordo com a lição, o que a virtude da gratidão revela?

A gratidão é uma virtude cristã que revela humildade e, ao mesmo tempo, dependência total de Deus acerca de tudo o que acontece em nossas vidas.

🔍Veja também:

LIÇÃO 13 - AS PROMESSAS DE DEUS SÃOINFALÍVEIS


Lições Bíblicas Adultos 4° trimestre 2024 CPAD

ASSUNTO: AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato