Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 5 - A Promessa de Salvação [4° trimestre 2024 CPAD]
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Lições Bíblicas Adultos 4° trimestre 2024
CPAD
TEXTO
ÁUREO
“Na
verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me
enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para
a vida.” (Jo 5.24)
VERDADE PRÁTICA
A
promessa da vida eterna é a maior bênção divina para todo aquele que crê em
Jesus Cristo.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda – Nm 21.4-9
A Serpente no deserto como um tipo de Cristo
Terça – At 4.12; Rm 6.4-11
Livres da escravidão do pecado e da condenação
Quarta – Rm 5.1
Justificados e tendo plena paz com Deus
Quinta – Jo 16.7-11
A operação do Espírito Santo para a salvação
Sexta – Rm 8.16,17; 2 Co 5.17
Andando como nova criatura e em novidade de vida
Sábado – At 14.21,22; Hb 2.1-3
O cuidado contra a apostasia individual
Hinos
Sugeridos: 277, 39, 491 da Harpa Cristã
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
João
3.14-21
14-
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do
Homem seja levantado,
15
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas
para que o mundo fosse salvo por ele.
18-
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto
não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as
trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20
– Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que
as suas obras não sejam reprovadas.
21-Mas
quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam
manifestas, porque são feitas em Deus.
INTRODUÇÃO
A
Salvação é um dos mais importantes temas das páginas da Bíblia, pois é a
principal promessa de Deus para a humanidade. A doutrina bíblica da salvação
leva-nos a conhecer quão grande é o amor de Deus para com o ser humano. É,
exatamente, isso o que nos mostra o Evangelho de João no capítulo 3, em que
estudaremos a promessa da salvação, sua natureza e perseverança.
PALAVRA CHAVE: SALVAÇÃO
I –
A PROMESSA DA SALVAÇÃO
1.
Uma maravilhosa salvação.
A
Leitura Bíblica em Classe nos lembra a passagem bíblica do Antigo Testamento em
Números 21.4-9, que trata de um ato simbólico em que a cura física seria uma
realidade para quem olhasse para a Serpente de Bronze no deserto, e teria a
maldição removida de sua vida. Semelhantemente, o sacrifício de Jesus na Cruz
do Calvário proporciona redenção para a alma carente de salvação (Jo 3.14,15).
Dessa
forma, o amor de Deus é revelado nas Escrituras de uma maneira que não se pode
mensurar, ao ponto de entregar o seu Único Filho para salvar aquele que crê (Jo
3.16). Essa preciosa promessa traz duas realidades: 1) a de que quem crê não
será condenado (Jo 3.18); 2) a de que quem não crê já está condenado (Jo 3.18).
Logo, a salvação é um maravilhoso presente de Deus para todos os que creem em
seu Filho.
2.
A obra de salvação.
O
Evangelho de João nos mostra que a obra de salvação é uma providência de Deus
para salvar o ser humano de uma condenação eterna. No sentido geral, a palavra
“salvação”, que vem do grego soteria, traz um sentido de “livramento de perigo,
de ameaça” (Lc 1.69,71); “saúde” (At 27.34); “livramento da prisão” (Fp 1.19);
“livramento do dilúvio” (Hb 11.7). Dessa maneira, a salvação propriamente dita
tem a ver com os que recebem a Cristo Jesus como seu suficiente Salvador.
Quando isso acontece, somos imediatamente libertos da escravidão do poder do
pecado e da condenação eterna (At 4.12; Rm 6.4-11).
3.
O Salvador.
A
obra de salvação tem como base a entrega do Filho de Deus como aquEle que pagou
o preço do pecado. Jesus é o nosso Salvador, como bem expressa o termo grego,
sõter, “salvador, libertador, preservador, conservador”, (Lc 2.11; Jo 4.42; At
5.31; 2 Pe 1.11). Assim sendo, o Evangelho de João nos revela que todo ser humano
foi corrompido pelo pecado e, por isso, precisa de um Salvador. Esse Salvador,
revelado em João 3-16,17, nos garante a gloriosa promessa de Salvação: “todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Quem se arrepende,
crê e permanece em Jesus, jamais perecerá eternamente.
SINOPSE I
A salvação é um precioso presente de Deus
para todos os que creem em seu Filho.
II -
A NATUREZA DA PROMESSA DE SALVAÇÃO
Podemos
compreender a natureza da Promessa de Salvação estudando alguns aspectos salvíficos
dessa grande obra.
1.
Justificação.
Um
dos aspectos da obra salvífica que está apresentado em termos bíblicos é a
“justificação”. Quem é alcançado pelo Evangelho de Cristo, e crê no Filho de
Deus com todo o seu coração, é “declarado justo”, isto é, livre da culpa e do
merecimento da punição divina. Ele não é mais condenado; está declaradamente
absolvido. É um salvo! Por intermédio da Justificação, o pecador é visto por
Deus como se não houvesse praticado transgressão alguma. Dessa forma, fomos
justificados e, por isso, temos plena paz com Deus por intermédio do nosso
Senhor e Salvador Jesus Cristo (Rm 5.1).
2.
Regeneração.
Para
que a obra de Salvação, apresentada no Evangelho de João 3, se manifeste na
vida do salvo, é necessário que ocorra a Regeneração, denominada de Novo
Nascimento no mesmo capítulo (Jo 3.1-6). Uma pessoa que nasce de novo passa por
um processo de transformação interior em que o coração sofre uma mudança
radical por intermédio do Evangelho, mediante o poder do Espírito (Jo 16.7-11).
Essa obra é feita diretamente pelo Espírito Santo. Então, o pecador se torna
filho de Deus, nova criatura que anda em novidade de vida (Rm 8.16,17; 2 Co
5.17). Uma vez que nascemos de novo, passamos a fazer parte da família de Deus
(Hb 2.11).
3.
Santificação.
A
santificação é um aspecto da salvação como resultado da obra do Calvário de
nosso Senhor Jesus. Em primeiro lugar, por meio da Justificação e da
Regeneração, somos santificados por Deus de maneira posicional, ou seja,
imediatamente. Em segundo lugar, somos santificados de maneira progressiva por
meio do relacionamento com Cristo. Esse processo ocorrerá até o advento da nossa
glorificação final por ocasião da transformação do nosso corpo no advento do
Arrebatamento da Igreja, pois teremos um corpo semelhante ao de Jesus
ressurreto (Fp 3.21). Portanto, a obra de salvação exposta no Evangelho de João
é completa.
SINOPSE II
Podemos compreender a natureza da
Promessa de Salvação estudando alguns aspectos salvíficos dessa grande obra:
justificação, regeneração e santificação.
AUXÍLIO
BÍBLICO
Professor (a), explique que o segundo tópico da lição vai tratar
dos aspectos salvíficos da promessa da salvação: regeneração, justificação e
santificação. Como não há espaço suficiente, vamos enfocar aqui o primeiro
aspecto que é a Regeneração. Então, inicie o tópico fazendo a seguinte
pergunta: “O que é a regeneração?” Explique que “a regeneração é a ação
decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a
natureza interior. O substantivo grego (palingenesia) traduzido por
‘regeneração’ aparece apenas duas vezes no Novo Testamento. Mateus 19.28
emprega-o com referência aos tempos do fim.
Somente em Tito 3.5 se refere à renovação espiritual do
indivíduo. Embora o Antigo Testamento tenha em vista a nação de Israel, a
Bíblia emprega várias figuras de linguagem para descrever o que aconteceu. O
Novo Testamento apresenta a figura do ser criado de novo (2 Co 5.17) e a
devoção (Tt 3.5), porém a mais comum é a de ‘nascer’ (Jo 3.3). Pedro declara
que Deus, em sua grande misericórdia, ‘nos gerou de novo para uma viva
esperança’ (1 Pe 1.3).
É uma obra que somente Deus realiza. Nascer de novo diz respeito
a uma transformação radical. A regeneração é o início do nosso crescimento no
conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do Espírito no nosso
caráter moral” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Uma Perspectiva
Pentecostal. 19.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.371).
III-
PROMESSA E PERSEVERANÇA NA SALVAÇÃO
1.
A base da promessa de salvação é Cristo.
João
3 mostra, com clareza, que o nosso Senhor é o centro da promessa de nossa
salvação. Deus escolheu um povo dentre pessoas pecadoras que se arrependeram e
creram em Jesus Cristo como Senhor e Salvador (Ef 1.4; 2 Ts 2.13,14). Logo, a
Igreja de Cristo, o povo de Deus, é constituída de pessoas unidas ao Senhor
Jesus (Ef 1.9,10). Assim, fazemos parte do Corpo de Cristo e isso só é possível
por causa da obra consumada no Calvário (Ef 1.7).
2.
A Apostasia Individual.
Nas
Escrituras também encontramos uma grande advertência concernente à promessa da
Salvação. A Bíblia nos mostra que a salvação não é incondicional, pois as
pessoas podem resisti-la (Jo 3.18-20). E, também, mostra que os que a
receberam, experimentaram o amor e o perdão de Deus, podem romper esse
relacionamento, rejeitando por completo os ensinos fundamentais revelados na
Palavra de Deus (apostasia doutrinária), bem como tornando-se novamente
escravos da prática do pecado (apostasia moral). A isso denominamos
“apostasia”, que implica uma rebelião contra Deus, abandono proposital da fé
que uma vez nos foi entregue. Há diversos registros bíblicos que confirmam essa
possibilidade (At 14.21,22; 1 Tm 6.10-12; Hb 2.1-3).
3.
A Promessa e a Segurança da Salvação.
A
promessa de Salvação também nos traz uma consoladora certeza, aquela mesma que
o apóstolo Paulo escreveu: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo
de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23). O
ensino bíblico do Novo Testamento afirma que, ao passar pela morte, o salvo já
está imediatamente com Cristo. Assim, os que creem em Cristo, se submetem a Ele
como o seu Senhor e, mediante um relacionamento pessoal com Cristo, estão
definitivamente seguros para a vida eterna (1 Jo 5.13).
SINOPSE III
O nosso Senhor Jesus Cristo é o centro da
promessa de nossa salvação.
AUXÍLIO DIDÁTICO
Professor (a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “A
promessa da salvação é incondicional?” Incentive a participação de todos e ouça
os alunos com atenção. Em seguida, explique que a Bíblia nos mostra que a
salvação não é in- condicional, pois as pessoas podem resistir-la. Esclareça
que os que a receberam também podem romper esse relacionamento com Deus,
rejeitando por completo os ensinos revelados na Palavra de Deus (apostasia
doutrinária), bem como tornando-se novamente escravo da prática do pecado
(apostasia moral). Por isso não devemos negligenciar o estudo da Palavra de
Deus, a oração, o jejum e a comunhão com os santos. Sem a Palavra de Deus e as
disciplinas da vida cristã nos tornamos uma presa fácil para o Inimigo e
acabamos sucumbindo em meio às falsas doutrinas da atualidade.
CONCLUSÃO
A
Promessa da Salvação nos lembra de que não podemos descuidar da nossa conduta
diante de Deus e do mundo. A salvação, em primeiro lugar, depende de Deus, que
estende sua mão ao pecador perdido. Mas também é necessário que o ser humano
aceite humildemente o amor e a graça de Deus em seu favor. Quem crê em Jesus é
salvo, mas quem o rejeita permanece perdido em delitos e pecados (Ef 2.1).
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
Quais são as duas realidades que se apresentam na promessa de salvação?
Essa
preciosa promessa traz duas realidades:
1)
a de quem crê não será condenado (Jo 3.18);
2)
a de quem não crê já está condenado (Jo 3.18). Logo, a salvação é um
maravilhoso presente de Deus para todos os que creem em seu Filho.
2.
Qual é a base da obra de salvação?
A
obra de salvação tem como base a entrega do Filho de Deus como aquEle que pagou
o preço do pecado.
3.
Na justificação, como o pecador é visto por Deus? Por intermédio
da Justificação, o pecador é visto por Deus como se não houvesse praticado
transgressão alguma.
4.
Quais os dois tipos de santificação, conforme nos ensina a lição?
Santificação
posicional e santificação progressiva.
5.
Cite textos bíblicos que apresentem a possibilidade da apostasia individual na
vida de um salvo.