LIÇÃO 9 O APOCALIPSE E A VOLTA TRIUNFAL DO REI DOS REIS (Classe Juvenis)

Classe Juvenis

Lições Bíblicas Juvenis 3° Trimestre 2024 CPAD

Revista: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE | Comentarista: Paulo Henrique Rodrigues da Silva | Subsídios Dominical

VERSÍCULO-CHAVE

“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém!" (Ap 1.7)

 

LEITURA DIÁRIA

SEG. Mt 24.30 - Jesus virá com poder e glória

TER. Cl 3.4 - A Igreja se manifestará com Cristo em glória

QUA. Zc 12.10,111 - O Messias será reconhecido pelos que os transpassaram

QUI. Ap 19.16 - O Rei dos reis voltará

SEX. 2 Jd 1.3 - Batalhe pela fé

SÁB. Dn 7.13,14 - Jesus Cristo reinará para sempre


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Apocalipse 1911-16; 20,21

11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.

12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.

13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

14 E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.

15 E da sua boca saia uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.


Apocalipse 20,21

20 E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.

21 E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.

CONECTADOS COM DEUS

A Grande Tributação não determinará o fim da história. Jesus virá outra vez em esplendor e grande glória para restaurar todas as coisas que foram destruídas pelo pecado. Os salvos que permanecerem fiéis até a morte terão o privilégio de vir com Ele nas nuvens do Céu para ver a sua vitória sobre os seus inimigos e testemunhar a restauração de Israel. Você já imaginou que grande honra, emoção, privilégio sobrenatural? Santifique-se e, mais do que nunca, busque a Deus, a fim de participar deste maravilhoso momento!


1. A volta triunfal de Cristo

A volta triunfal de Cristo impactará o mundo. Não haverá margem para outra interpretação, pois todos os povos de todas as línguas, tribos e nações saberão que o Rei dos reis retornou (Ap 1.7). Tal dia será de grande espanto e lamento (Mt 24.30). Sobretudo para nós cristãos, estudar sobre a volta de Jesus é essencial, pois precisamos estar preparados! Há dezenas de referências bíblicas que tratam sobre a sua vinda, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. O próprio Jesus fez menção de sua volta diversas vezes, a fim de que nós vivêssemos sob a certeza desta promessa, que não tardará!

 

1.1. Qual o seu significado?

O retorno triunfal de Jesus é uma das doutrinas mais importantes da Bíblia. Nela aprendemos que a sua volta acontecerá em dois momentos distintos. O primeiro será para arrebatar a Igreja da Terra (1 Co 15.52; 1 Ts 4.17). O segundo será triunfal e extraordinário! Jesus retornará à Terra manifestando a sua glória, poder e majestade perante todos (Mt 24.27; Ap 1.7)!

 

1.2. A manifestação visível de Jesus

As Escrituras Sagradas nos dão alguns detalhes sobre como se dará a volta triunfal de Cristo. Vejamos:

 

• Os céus se abrirão: Jesus aparecerá nas nuvens (Mc 14.62), resplandecendo em glória, como um relâmpago que brilha na escuridão (Mt 24.27; 27.30).

• Todo olho o verá: A primeira vinda de Jesus à Terra foi discreta e humilde (Lc 2.7). Poucos souberam (Mt 2.1-3; Lc 2.11-12). O único sinal visto foi uma estrela brilhante (Mt 2.10). Já o seu retorno triunfal será diferente, pois todos o verão (Ap 1.7). Com a tecnologia de hoje, podemos prever que um evento dessa proporção seria transmitido e "viralizado" na mídia e internet, de forma global. De toda forma, essa profecia se cumprirá pelo sobrenatural agir de Deus. Ele criou e rege todas as leis do Universo, portanto, pode fazer com que Cristo seja visto por toda Terra, simultaneamente, pois para Ele, nada é impossível (Lc 1.37). Seja como for, o fato é que "todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram" (Ap 1.7).

• Jesus num cavalo branco: Suas vestes, manchadas de sangue, indicam que Ele virá para guerrear (Ap 19.11) e terá vitória sobre a trindade do mal: Satanás, o Anticristo e o Falso Profeta (w. 19,20).

• Jesus será reconhecido como Fiel e Verdadeiro: O Messias cumprirá a promessa divina de restaurar Israel (Is 11.4; Rm 11.23-27), diferente do Anticristo.

• Seus olhos como chamas de fogo: Nada fica oculto aos olhos do Senhor.

• Jesus virá coroado: O Rei eterno e soberano virá com as suas muitas coroas, demonstrando seu poder e domínio sobre todas as coisas (Ap 15.3; 19.12).

• Seus exércitos virão: Jesus virá acompanhado de seus anjos e de sua Igreja (Lc 9.26; Jd 14.15; Ap 19.14).

• Jesus pisará no Monte das Oliveiras: Ele colocará os pés no mesmo lugar onde ascendeu aos Céus (At 1.11,12). Este monte será dividido ao meio e Jesus descerá para derrotar o Anticristo (Zc 14.4).

2. Objetivos da volta de Jesus

Neste momento da história, Jesus retornará para exercer juízo, castigar os ímpios, julgar as nações, derrotar os inimigos de Deus e impedir o extermínio de Israel (Jr 30.7; Jd 15; Ap 19.11). O Messias estabelecerá um reino de justiça e paz!

 

2.1. Cristo castigará os ímpios

Os ímpios serão castigados por pra[1]ticarem imoralidades, por abandonarem  os princípios de Deus e se entregarem inteiramente ao pecado. Eles sofrerão por terem cruelmente perseguido Israel e blasfemado contra o Senhor (Jd 15).

 

2.2. Cristo ferirá as nações

As Escrituras garantem: o Rei dos reis ferirá as nações com a sua Palavra. O que isso significa? Jesus exercerá autoridade e através da sua voz irá derrotar todas as nações por se unirem ao Anticristo. Basta uma palavra e os seus inimigos serão destruídos (Ap 19.15, 20, 21)!

 

Jesus governará com poder, firmeza inabalável e tendo domínio absoluto sobre todas as nações. O pecado e a impiedade não terão vez em seu reinado.

 

2.3. Os inimigos serão esmagados

Assim como exemplifica o verso 15 de Apocalipse 19, sobre as uvas serem esmagadas debaixo dos pés, da mesma forma, os inimigos de Cristo serão esmagados no “lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso".

 

3. Sinais da volta triunfal de Jesus

Alguns sinais precederão a volta de Jesus: falsos cristos, guerras, desastres naturais, perseguições, ódio, aumento do pecado, apostasia e a pregação do Evangelho do Reino no mundo todo (Mt 244-14). Em Apocalipse também há: a abertura dos sete selos (Ap 6.1-17); os 144 mil judeus (Ap 74); as sete trombetas (Ap 8—10); as duas testemunhas (Ap 11); 0 cerco a Israel, simbolizado na “mulher grávida” atacada pelo “dragão" (Ap 12); a chegada do Anticristo e do Falso Profeta; as taças da ira de Deus; a queda da Babilônia; e a batalha do Armagedom na tentativa de aniquilar Israel (Ap 16.16). Quando Jerusalém estiver cercada (Lc 21.20), Jesus voltará triunfante e destruirá os seus inimigos em um único dia (Ap 19,11,19-21), Aleluia!

PARA CONCLUIR

O retorno triunfal de Jesus revela  que o Senhor tem o domínio sobre 0  fim da história, O Rei voltará em glória  e todo olho 0 verá. Nós, os seus santos,  que permanecermos fiéis até o final,  veremos a restauração de Israel e o  Reino de Cristo sendo estabelecido!  Mas, até lá, temos uma grande responsabilidade, como portadores das Boas  Novas nos últimos tempos. Portanto,  busque ser cheio do Espírito Santo  e do conhecimento, junto à prática  da Palavra de Deus, pois aquele que  fez a promessa é fiel, logo virá e não  tardará! Maranata!


HORA DA REVISÃO

l. Por que é essencial estudar sobre a  volta de Jesus?

2. Por que o próprio Jesus fez menção  de sua volta diversas vezes?

3. A sua volta acontecerá em dois  momentos distintos. Quais são eles?

4. Onde Jesus colocará os seus pés  quando pisar novamente na terra?

5. Cite alguns sinais que precederão a volta de Jesus?

Escola Dominical: AdultosAqui

Escola Dominical: JovensAqui

Escola Dominical: Juvenis – Aqui