LIÇÃO 8 O ANTICRISTO E A SUA DESTRUIÇÃO (Classe Juvenis)

Escola Bíblica Dominical

Lições Bíblicas Juvenis 3° Trimestre 2024 CPAD

Revista: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE | Comentarista: Paulo Henrique Rodrigues da Silva | Subsídios Dominical

VERSÍCULO-CHAVE

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora". (1 Jo 2.18)

LEITURA DIÁRIA

SEG. Mc 13.22 - Falsos cristos enganarão a muitos

TER. 2 Tm 3.1-9 - A corrupção dos últimos dias

QUA. 2 Ts 2.3-6 - A manifestação do filho da perdição

QUI. Ap 13.1-9 - A Besta se manifestará

SEX. 2 Ts 2.7-10 - O poder do Anticristo

SÁB. Ap 19.11-21 - A  vitória sobre o Falso Profeta


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Apocalipse 13.1-10

1 E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.

2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

5 E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

6 E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.

7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.

8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

9 Se alguém tem ouvidos, ouça.

10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.


CONECTADO COM DEUS

Infelizmente, muitos cristãos não levam à sério a astúcia e sinais a respeito do Anticristo, aquele que, se possível, enganará até mesmo os eleitos (Mc 13.22). Ele ainda não se manifestou, mas o seu espírito já age neste mundo. Podemos observar todas as características preditas por Cristo, sobre o “princípio das dores". Está tudo preparado para a sua chegada! Este é o tempo de buscarmos ainda mais a Deus e estarmos atentos para 0 Arrebatamento da Igreja. Você

está pronto? Se Jesus voltasse esta semana, você conduziria a sua vida da mesma forma? Reveja os seus caminhos; se preciso, arrependa-se e busque ao Senhor, enquanto é possível achá-lo (Is 55.6,7)!

Curiosidades do futuro

1. Quem é o Anticristo?

O apóstolo João narra a visão de uma besta que saía do mar (Ap 13.1)! Ela representa o último grande governo mundial, que consiste em dez reinos, sob 0 domínio do Anticristo (Dn 11.36-45). Não por acaso, a palavra “besta” significa “fera” animalesca, feroz e perigosa. Após o Arrebatamento da Igreja, este se manifestará como a personificação do pecado e será a criatura mais maligna da terra (2 Ts 2.3,4).

Estejamos vigilantes, pois como nos alerta a Palavra: é já a última hora e muitos se têm feito anticristos (1 Jo 2.18).

 

1.1. Etimologia

A palavra Anticristo significa alguém que é contra Cristo ou que ambiciona o lugar dEle. Apesar dessa palavra não aparecer no livro de Apocalipse, ela é mencionada por João, nas suas epístolas (1J02.18; 2.224.3 e 2 Jo 7).

 

1.2. Sua Identidade

Apesar das especulações, a Bíblia não revela o seu local de nascimento. Apenas o cita como 'a besta que vem do abismo e saiu do mar" (Ap 11.7:131)1 a apostasia (2 Ts 2.3); a abominação (Mt 24.15): o homem do pecado e filho da perdição (2 Ts 2.3); o iníquo (2 Ts 2.8); príncipe (Dn 9.26): homem vil, que tomará o reino com engano (Dn 11.21); rei (Dn 11.36): mentiroso (1 Jo 2.22; 2 Jo 7); poderoso (2 Ts 2.9) e assassino (Ap 13.7). Portanto, não é necessário tentar descobrir a identidade do Anticristo. Esforcemo-nos para nos manter fiéis a Jesus, pois Ele arrebatará os que são genuinamente seus, antes da manifestação desse agente de Satanás!

 

1.3. Suas características

O Anticristo aparecerá em meio a grande tensão entre as nações e promoverá uma falsa paz, durante a Grande Tribulação. As Escrituras nos mostram algumas de suas características: força; fala convincente (Dn 720); astúcia, habilidade comercial e política (Dn 8.25; 11.21); conhecimento militar (Dn 8.24): poder de administração mundial (Ap 13.1,2) e conhecimento religioso e espiritual (2 Ts 24). Porém, a sua principal característica é a de ser o rei do engano (Dn 11.21; 2 Jo 7), tal como o pai da mentira (Jo 844). Assim, 0 Anticristo será o maior líder político que o mundo já conheceu.

 

2. O propósito do Anticristo

Ele reinará sobre a terra, se opondo a tudo o que diz respeito a Deus, principalmente, aos que o adoram, pois tal como Satanás, o Anticristo cobiça a sua glória (2TS2.4; Ap 13.7).

 

2.1. Exigir adoração

O Anticristo exigirá fidelidade e adoração a ele (Ap 134), assim como faziam os imperadores romanos. Ele se assentará no templo do Senhor, para receber a honra e a glória que não lhe pertencem.

 

2.2. Perseguição religiosa

Haverá uma perseguição cruel contra os que confessarem a Cristo (Ap 13.7,15-17). Não existirá liberdade de culto, durante a Grande Tribulação, pois o Anticristo exigirá adoração exclusiva (v.8). Por isso, os dias de seu governo serão de muita angústia e medo (Jr 30.5-7). Como Jesus predisse, se esses dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas abreviados serão, por causa dos escolhidos (Mt 24.21,22).

 

2.3. Blasfêmias, sinais e prodígios

Por sua arrogância, ele fará tudo para destruir a fé cristã, pois o seu objetivo é engrandecer o seu nome, se autoproclamando deus (Dn 11.36). Ele conquistará o coração e a fé de muitos, operando falsos milagres, pois receberá o poder e a autoridade do Diabo (2 Ts 2.9; Ap 134). Contudo, este ser tem seus dias determinados pelo Senhor (Dn 12.7: Ap 13.5), quando suas blasfêmias ruirão.

 

3. A doutrina do Anticristo

Na Grande Tribulação, 0 Anticristo uti[1]lizará a religião e falsas profecias, levando até cristãos a abandonarem sua fé (Dn 11.36; Mt 24.10-12; 2 Ts 2.3). Doutrinas de demônios serão amplamente ensinadas em um tempo de grande apostasia e rejeição a Deus (2 Ts 2.9-11; 1 Tm 4.1,2).

 

3.1. A mesma cobiça do Diabo

Sabemos que o Diabo tentou tomar o lugar do Senhor no Céu, mas não conseguiu (Ez 28,2). Na Grande Tribulação, ele usará o Anticristo para agir com a mesma cobiça. Será um momento terrível de idolatria e abominação (2 Ts 2.4)!

3.2. Um falso messias para Israel

Jesus é o Messias anunciado por Deus desde o início (Gn 3.15; Is 9.6-7)! Mas não foi reconhecido pelos seus (Jo 1.11-13). Assim, o Diabo enganará muitos de Israel, apresentando o Anticristo como o seu messias. Jesus previu isso em João 543. Israel aceitará o Anticristo, assim que ele selar a falsa paz mundial. Contudo, logo passará a persegui-los, vorazmente, e até o fim haverá guerra (Dn 9.26,27; Ap 13.7), pois sabe que o verdadeiro Messias voltará para restaurar a Aliança com eles, reinando na terra por mil anos, período chamado “Milênio”.

 

3.3. A destruição do Anticristo

Apesar de seu temporário êxito, o Anticristo cairá. Deus destruirá o seu sistema de governo e enviará juízos e catástrofes naturais para abalar a terra (Ap 6.12-14). Mesmo assim, o Anticristo fará guerra (Ap 19.19), mas Jesus o derrotará com um simples sopro de sua boca e pelo esplendor da sua vinda (2 Ts 2,8). Até que o lançará no Lago de Fogo, junto com o Diabo e seus anjos caídos (Ap 19,20).

 

PARA CONCLUIR

Jesus nos predisse que tempos de grande aflição viriam nos últimos dias (Mt 24 21). Há muito, o Senhor revela que o “homem do pecado" se levantaria. Portanto, dedique-se em praticar a Palavra de Deus e a conhecer com intimidade o Deus da Palavra! Para se manter fiel, esteja em constante busca e comunhão com o Espírito Santo, quem estará conosco até o final dos tempos, ajudando-nos em todas as coisas. Mantenha a fé de que no fim de tudo, o Senhor prevalecerá contra todo mal. O Anticristo será derrotado e o Senhor fará novas todas as coisas (Ap 21.5).

 

HORA DA REVISÃO

1. O que representa a besta em Ap 13,1?

2. O que significa a palavra Anticristo?

3. Qual é a principal característica do Anticristo?

4. Por que não existirá liberdade de  culto durante a Grande Tribulação?

5. Como Jesus derrotará o Anticristo?

Escola Dominical: AdultosAqui

Escola Dominical: JovensAqui

Escola Dominical: Juvenis – Aqui