Lição 7 UM DRAGÃO (Lições Bíblicas Juvenis)

Escola bíblica dominical

Lições Bíblicas Juvenis 3° Trimestre 2024 CPAD

Revista: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE | Comentarista: Paulo Henrique Rodrigues da Silva | Subsídios Dominical

VERSÍCULO-CHAVE

“E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas". (Ap 12.3)

 

LEITURA DIÁRIA

SEG. Is 26.17  Dores como de uma mulher dando à luz

TER. Jo 8.44 Pai da mentira e homicida desde o princípio

QUA. 1 Pe 5.8 A estratégia do diabo, nosso adversário

QUI. Ef 6.12 A batalha espiritual do cristão

SEX. 2 Co 10,3-5 As armas para a nossa batalha

SÁB. Ap 17.14. A vitória de Cristo!

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Apocalipse 12.1-9

1 E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

2 E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.

3 E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

5 E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

 

CONECTADO COM DEUS

Vivemos um momento desafiador, pois nos aproximamos do final da história. A ira de Satanás aumenta dia após dia, à medida que seu tempo diminui. A Palavra de Deus nos garante que os seus fiéis não testemunharão a guerra que haverá no capítulo 12 do livro de Apocalipse, pois a Igreja, isto é, os que servem a Cristo genuinamente já terão sido arrebatados. Porém, atualmente, nós também estamos em batalha e cabe a nós nos revestirmos da armadura de Deus a fim de que não caíamos nas astutas ciladas do diabo (Ef 6.11-13). Precisamos buscar o Espírito Santo constantemente para manter os nossos corações e mentes voltados ao Senhor (Rm 12.2) e perseverarmos nEle até o fim! Quando a sua fé for confrontada e provada, comprometa-se em permanecer fiel a Cristo, servindo-o com amor, pois nEle está a recompensa para o que o for fiel até o fim.

l. A simbologia da mulher grávida

O apóstolo João viu um grande sinal no céu, A palavra sinal possui alguns significados, dentre eles: algo maravilhoso ou extraordinário. O capitulo 12 começa com a espantosa visão de uma mulher grávida vestida do sol, com os pés sobre a lua e usando uma coroa com 12 estrelas. O detalhe deste sinal: ela está prestes a dar à luz (v.2). Fique atento, pois temos muito a aprender nesta lição.

 

1.1. Quem essa mulher representa?

Apesar das inúmeras teorias, você precisa saber que a mulher em trabalho de parto representa a nação de Israel. No Antigo Testamento, a nação de Israel é comparada a uma mulher grávida, prestes a dar à luz (Is 26.17: Mq 4.10). Israel também é representado por uma mulher que num único parto deu à luz a muitos filhos e filhas (Is 66.8). Como disse o profeta: “Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante?” A história milenar do povo judeu é de fato extraordinária. Os propósitos de Deus para o povo escolhido sempre são realizados de maneira sobrenatural.

 

1.2. O significado desta gravidez

Israel foi eleito e separado pelo Senhor como reino sacerdotal a fim de mostrar a sua glória e salvação aos demais povos da terra (Êx 19.6: Dt 7.6), porém, falhou. Entretanto, ainda assim, o Senhor manteve a promessa de que o Messias nasceria em Israel (Is 59.20). Portanto, esta gravidez significa que no tempo propicio, Deus enviou o seu Filho (Gl 4.4), nascido de mulher, na cidade de Davi, cumprindo o que predisse por meio dos profetas (Lc 2.11). Na visão descrita pelo apóstolo João, Jesus Cristo, o Messias, nascido em Israel, virá outra vez e triunfará sobre todo o mal, derrotando Satanás.

 

1.3. Sua beleza e esplendor

Israel é como uma mulher vestida do sol, revelando que a sua verdadeira glória está em refletir a luz de Deus para as demais nações da terra (Is 49.6). Ao lermos as Escrituras, descobrimos que o Senhor se apresenta como o sol e veste-se de Luz (Sl 84.11; 104,2). Refletir a luz do Senhor é. portanto, o resultado de um viver diário em íntima comunhão com Ele. Apenas através desta busca constante pela santificação do Espírito, agimos de acordo com a Palavra, refletindo o caráter de Cristo e seus atributos. O Senhor é galardoador daqueles que o buscam. Por isso, estes refletem a sua glória e tornam-se luz, assim como Jesus Cristo (Mt 4.16; 5.14-16).

 

1.4. A lua e a coroa com 12 estrelas

O apóstolo João narra que viu a mulher em pé sobre a lua. Assim como a lua brilha nas noites mais escuras, Israel deverá brilhar e confirmar a sua aliança como povo de Deus durante a Grande Tribulação. Tal simbolismo nos faz lembrar de José do Egito: “[...] Eis que ainda sonhei um sonho: e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim" (Gn 37.9). A coroa decorada com 12 estrelas representa as tribos de Israel, bem como a sua vitória definitiva no tempo do fim (Ap 12,11).

 

2. O grande Dragão

Você sabe quem esse Dragão representa? O apóstolo João responde, dizendo: "o dragão é o diabo, a antiga serpente, também conhecido como Satanás" (Ap 12.9). Ele é o grande adversário e acusador de Israel e da Igreja de Cristo (v.10). Saiba que Satanás existe, não é um mero personagem de ficções. Jesus afirmou a existência deste ser ao dizer que viu “Satanás, como raio, cair do céu” (Lc 10.18).

 

2.1. Sua natureza

O Dragão descrito em Apocalipse é um ser pessoal que, no princípio, levado por sua altivez, ambicionou ser semelhante ao Altíssimo (Is 14.12- 15). Ele é um anjo caído que possui intelecto, emoções, vontades e ciência do julgamento de Deus a seu respeito; que “nunca mais será para sempre" (Ez 28.14-19; Jo 16.11). Por isso, este ser maligno e mentiroso, age contra os eleitos de maneira feroz e desprezível, sabendo que tem pouco tempo (Jo 844; 10.10; Ap 12.12).

 

2.2. Visto como um dragão vermelho

 Satanás é chamado de homicida, pois desde o princípio intenta a morte física e espiritual do ser humano (Jo 8.44; 1 Pe 5.8). A cor avermelhada representa o pecado, a violência, bem como o sangue das vidas que foram destruídas por ele.

 

3. O poder de Satanás

A visão do Dragão é rica em detalhes. Ele possui sete cabeças, dez chifres e dez coroas (Ap 12.3). Ele realmente é desta forma? Satanás não possui um corpo físico, porém, foi esta a sua aparência espiritual, revelada por Deus ao apóstolo João. Ela simboliza a natureza e o poder deste ser. Apesar de o associarmos à aparência assustadora de um dragão, você precisa entender que ele é astuto e no intuito de enganar, pode se disfarçar até de anjo de luz (2 Co 11.14). Compreender quem é o nosso adversário nos ajudará a vencer as batalhas contra ele e seus agentes (Ef 6.12).

 

3.1. Sete cabeças

O significado do número sete em hebraico dá a ideia de completude. Portanto, as sete cabeças revelam que Satanás usa o seu intelecto por completo. Ele é inteligente, ardiloso e habilidoso para lidar com a natureza humana, a fim de destruí-la (Gn 3.1-6).

 

3.2. Dez chifres

Os chifres simbolizam sua força e poder espiritual, que não devem ser subestimados (Jd 9). Ele veio para aprisionar e destruir o ser humano (Lc 13.16; Jo 10.10; 1 Tm 3.7). Você se lembra da história de Jó? Sob a permissão de Deus, Satanás usou o seu poder para tocar na família, bens materiais e até na saúde desse servo de Deus (Jó 1.12-19). Contudo, não tenha medo, pois servimos a Jesus Cristo que é o Todo-Poderoso e nosso advogado junto ao Pai (1 Jo 2.1,2; Ap 1.8).

 

3.3. Sete coroas

As sete coroas revelam que Satanás é um monarca que governa o reino das trevas (Mt 12.26; Ef 6.12). No Evangelho de João ele é chamado de “príncipe deste mundo" (Jo 12.31; 14.30; 16.11). Os seus súditos são os demônios, bem como homens e mulheres que se curvam diante dele. Após a queda de Adão e Eva, o seu reinado estendeu-se para o mundo físico (1 Jo 5.19). Ele é o idealizador de todo o mal que existe na terra.

 

4. Os parceiros de Satanás

João narra que, com a sua cauda, o dragão arrastou para a terra um terço das estrelas do céu (Ap 12.4). Mas o que isso significa? As estrelas representam os anjos que caíram junto com Satanás em sua rebelião e com ele foram condenados por Deus (2 Pe 24). Contudo, até que sejam lançados no fogo eterno preparado para eles (Mt 25.41), nosso adversário reina em parceria com os seus anjos. Estes anjos caídos também são chamados de demônios (Tg 2.19).

 

41. O propósito de Satanás

O principal propósito do inimigo de nossas almas é destruir o Filho de Deus e os seus santos. Como está escrito: "E o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela a luz, lhe tragasse o filho" (Ap 12.4).

 

4.2. Suas estratégias

Satanás usou meios para frustrar a promessa de Deus feita no Jardim do Éden (Gn 3.15). Suas estratégias foram para tentar destruir Israel, a fim de impedir o nascimento de Jesus (Êx 3.7:2 Cr 22.10- 12; Et 4 3.14); assim, foram assassinadas milhares de crianças, a mando de Herodes, com a intenção de matar Jesus (Mt 2.16). Por isso, ele afrontou a divindade de Cristo, através da tentação (Mt 4.3- 11); e após tantas outras tentativas de matá-lo (Mt 26.4; Lc 19.47: Jo 8.59) tentou impedi-lo de ser crucificado para que não consumasse a nossa salvação (Mt 16.22,23). Contudo, Jesus consumou o seu propósito salvífico, morreu, ressuscitou e em breve derrotará, definitivamente, a Satanás e seus demônios.

 

PARA CONCLUIR

Satanás não cessa de vagar pela terra, promovendo o mal. Quando lemos as páginas do Apocalipse, percebemos a clara intenção do dragão: destruir Jesus Cristo e aos seus eleitos. Ele declarou guerra contra os anjos de Deus no Céu, contra os judeus, tentou matar Jesus e segue tentando tragar os genuínos cristãos. Apesar disso, aprendemos que o poder desse ser é limitado. Ele já está julgado e condenado; logo cairá eternamente, perante o poder de Cristo! Aleluia!

 

HORA DA REVISÃO

1. O que a mulher em trabalho de parto representa (Ap 12.4)?

2. Qual é o significado da sua gravidez?

3. Quem é o grande dragão, em Apocalipse 12.3?

4. Por que Satanás é chamado de homicida?

5. O que a cor do dragão representa?