Páginas

LIÇÃO 5 - OS MÁRTIRES (Classe Juvenis)

Classe Juvenis

Lições Bíblicas Juvenis 3° Trimestre 2024 CPAD

Revista: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE | Comentarista: Paulo Henrique Rodrigues da Silva | Subsídios Dominical

VERSÍCULO-CHAVE

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram (Ap 6.9).

LEITURA DIÁRIA

SEG. Mt 10.28 - Não temamos a morte

TER. Fp 1.2 1 - Viver ou morrer para Cristo

QUA. Rm 8.38,39 Nem a morte nos separa do amor de Deus

QUI. At 20.24 - A prioridade na vida de um comissionado por Jesus

SEX. At 7.55-60 - Estevão, martirizado, viu a glória de Deus

SÁB. 2 Tm 4.7 - Guardem a fé até o fim

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Apocalipse 6.9-11; 14.13

9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

11 E a cada um foi dada uma comprida veste branca e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como eles foram.

Apocalipse 14.13

13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no

Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.

 

CONECTADO COM DEUS

A vida cristã requer de nós radicalidade e compromisso. Servir a Deus significa estar disposto a padecer por Ele, se preciso. Atualmente, ao redor do mundo, ainda existem cristãos fortemente perseguidos por sua fé. Em nosso país, temos a liberdade de servir a Cristo publicamente. Então, aproveite e seja fiel a Jesus custe o que custar. Porque se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor (Rm 14.7,8).

 

OBJETIVOS

PONTUAR quem são os mártires descritos no Apocalipse:

EXPLICAR a causa e as consequências do seu martírio;

MOSTRAR o clamor dos mártires e a vingança prometida pelo Senhor.

 

ANTES DA AULA

Professor (a) , encontramos nas páginas da Bíblia Sagrada o apóstolo Paulo preparando Timóteo para as provações e privações que a vida cristã genuína impõe. O apóstolo foi enfático ao dizer: "sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo" (2 Tm 2.3). Esse convite se estende a cada um de nós. Por isso, antes de começar a preparar essa aula, leia e pesquise sobres os mártires do passado e sobre a Igreja perseguida na atualidade. Ore por esses irmãos.

 

Permita que a Palavra estudada nessa lição atravesse e seja ministrada pelo Espírito Santo primeiramente no seu coração. Esteja sensível ao Senhor quanto a este tema, abordando-o com graça e sabedoria a fim de contagiar seus alunos.

 

A vida cristã neste mundo certamente vem acompanhada de muitas aflições. Jesus nos preparou para isso e podemos ter bom ânimo, porque tal como Ele, nós também venceremos, diariamente, esse mundo (Jo 16.33)! Lembremo-nos sempre de que "a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2 Co 4.17).

 

1. QUEM SÃO OS MÁRTIRES?

A palavra “mártir” significa "tes­temunha". No contexto cristão, são pessoas que sofrem perseguições e até mesmo a morte por testemunharem a respeito de Cristo. Os mártires preferem sacrificar suas vidas, do que negar ao Senhor (At 7.59,60).

 

1.1. O martírio de Israel e da Igreja

Tanto o Antigo quanto o Novo Tes­tamentos revelam histórias de martírios e tentativas de extermínio do povo de Deus. Inclusive, ao longo da história da Igreja, há registros escritos por meio do sangue dos mártires, que deram suas vidas pela causa do Evangelho.

Nas Escrituras Sagradas podemos encontrar uma lista de sofrimentos que eles passaram por causa da fé: foram apedrejados, cortados ao meio, mortos à espada, injuriados, abando­nados, tiveram fome, passaram frio, sofreram escárnios, cadeias, açoites e prisões (Hb 11.36,37). Contudo, foram aprovados pelo próprio Deus, legitimados por Ele como heróis da fé: “homens dos quais o mundo não era digno" (v.38).

 

1.2.  O martírio do povo de Deus

No Egito: A tentativa de faraó de exaurir os hebreus e de matar os seus filhos, ainda em fase de amamentação (Êx 1.8-22: 5.6-8).

 

• No Império Persa: A ousadia ma­ligna de Hamã ao tentar, por meio de decreto real, exterminar todos os judeus, mas Deus deu o livramento, através da rainha Ester (Et 3.7-11;7.1-6).

 

• Guerras contra Israel: O povo es­colhido enfrentou inúmeras invasões de nações inimigas, porém, o Senhor os preservou, como tem feito até hoje (Jz 4; 2 Rs 17; 25.21; 2 Cr 36.20; Jr 13.19).

 

• O infanticídio de Herodes: Inúmeros bebês em Belém foram assassinados, no intuito de matar Jesus (Mt 2.16-18).

 

• Tramas contra o Messias: Dentre os próprios judeus, sempre houve um grupo que arquitetava a morte prema­tura de Jesus (Mt 12.14; 26.1-5; Mc 14.1).

 

• Ameaças contra a Igreja de Cristo: Jesus predisse que, tal como o perseguiram, também prosseguiriam aos seus discípulos (Jo 15.20) e assim ocorre até hoje. Os cristãos da Igreja Primitiva oravam, apresentando ao Senhor as ameaças que sofriam (At 4.29; 12.1-11).

 

• As mortes de Estevão e Tiago: Com o crescimento da Igreja e a expansão do Evangelho, os primeiros cristãos entraram para a lista dos mártires (At 7.54-60; 12.1.2).

 

• Cristãos mortos em are­nas de Roma: Os romanos foram inimigos implacáveis dos cristãos; divertiam-se ao vê-los devorados por leões em suas arenas.

 

• O Holocausto: Perseguição aos judeus, conhecida como o maior ge­nocídio do século, no qual morreram cerca de 6 milhões de judeus pelo regime nazista alemão, entre os anos de 1933 e 1945.

 

• A Igreja perseguida na atualidade: Em vários países do mundo, hoje, irmãos são proibidos de professarem a fé em Cristo, sofrendo injustiças, maus tratos, prisões, perda de suas posses, ameaças aos seus entes queridos e até a morte - muitas vezes autorizada pela Lei de sua nação. Procure se informar e orar pela Igreja perseguida!

 

1.3. Os mártires do Apocalipse

Os mártires do Apocalipse são aqueles que se converterão a Cristo durante o período da Grande Tributação e morrerão por causa da sua fé (Ap 6.9).

 

Após o Arrebatamento da Igreja, judeus e não-judeus vão aceitar a Cristo como Senhor e Salvador (7.9). Eles rejeitarão a marca da besta, ao Anticristo e não se prostrarão em adoração a ele (Mt 2423-25; 2 Ts 2.1-12).

 

Vamos entender isso melhor? Após a era da Igreja na terra, o Senhor voltará a sua atenção e cuidado para Israel (Rm 11.25-32). Na Grande Tributação, Israel será perseguido e muitos judeus renovarão a sua Aliança com o Senhor, reconhecendo Jesus Cristo como o Messias (Zc 12.10). Isto será consequ­ência de um grande movimento evangelístico que acontecerá nessa época e multidões se converterão a Cristo.

 

O Anticristo não aceitará adoração a outro deus que não seja ele e matará inúmeros cristãos (Ap 13.4-8). Haverá um derramamento de sangue como nunca visto antes, os cristãos serão degolados e isso será algo normal (Ap 12.11; 17.6; 20.4), conforme predito por Jesus: “vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome" (Mt 24.9).

📚 DE MULHER PARA MULHER: Orientações à Luz da Bíblia

manual da mulher critã

👉 INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

***

📚 DIACONATO: As Responsabilidades dos Diáconos na Igreja

livro do diácono qualificado

👉 INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

***

📚 Ética Ministerial: Orientando os obreiros

Práticas recomendadas para os obreiros

👉 INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

***

📚 A CIDADE DOS ARREBATADOS: Jerusalém Celestial

Nova Jerusalém

👉 INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI


 

2. A CAUSA DO MARTÍRIO

2.1. Amor à Palavra de Deus

Durante a Grande Tribulação, as pessoas irão ler a Palavra de Deus. Mesmo após o Arrebatamento da Igre­ja, a Bíblia Sagrada estará disponível aos que ficaram para trás. Os mártires sacrificarão suas vidas para proclamar a Palavra de Deus (Ap 12.11). Ainda que um verdadeiro cristão esteja em grande aflição, ele jamais deve negar o seu Salvador ou curvar-se diante de outro deus e senhor. O apóstolo João, companheiro de aflição dos primeiros cristãos, disse que ele “estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo" (Ap 1.9).

2.2. O testemunho de Jesus Cristo

Mesmo durante a Grande Tribulação, multidões se converterão a Cristo e es­tarão dispostas a dar testemunho sobre Jesus. Entretanto, ao demonstrarem a fé no Senhor, pagarão com a própria vida, pois o mundo rejeitará tudo o que diz respeito a Deus. Por isso, o sangue dos santos será derramado, até que, com sangue, receba do Senhor a sua retribuição (Ap 16.6).

 

Os mártires anunciarão o juízo de Deus sobre a terra como consequência do pecado e da apostasia, Através deste último grande movimento evangelístico, eles condenarão a impiedade e des­pertarão a ira de Satanás, do Anticristo e do Falso Profeta.

 

3. As consequências do martírio

A consequência para os que pas­sarem a servir ao Senhor na Grande Tributação será a ira brutal do Anticristo, que irá declarar guerra contra eles (Ap 13.7). Tais irmãos serão humilhados, ridicularizados, torturados e mortos de maneira cruel. Literalmente, perderão a cabeça por amor a Cristo (20.4). Os mártires darão as suas vidas como sa­crifício ao Senhor e este ato de renúncia será recebido por Ele (6.9-11).

 

3.1. O clamor

Clamar é expressar em voz alta, implorar pela ação de Deus em uma determinada situação. Em Apocalipse, o Senhor nos garante que haverá no Céu um clamor: um pedido de vingança que será atendido por Ele (Ap 6.10). Os mártires clamarão pelo juízo divino sobre o sangue derramado e a puni­ção de seus assassinos. Precisamos compreender que o contexto desse pedido se passa na Grande Tributação, quando o Senhor agirá de acordo com a sua ira e juízo. Portanto, hoje não oramos pedindo vingança, mas sim arrependimento para salvação, pois estamos no tempo da graça. O Senhor não quer que ninguém se perca, mas sim que todos se arrependam (Cf. 2 Pe 3.9b)!

 

3.2. Consolo e descanso para os mártires

Os mártires, contudo, herdarão:

Refúgio - Estarão debaixo do altar de Deus, protegidos pela obra redentora de Jesus Cristo (Ap 6.9):

• Novas vestes - uma túnica nova como recompensa, pois não terão um corpo glorificado como os salvos mortos antes da Grande Tributação (Ap 7.9 - 17):

• Descanso - eles aguardarão, em paz, a vingança que virá do Senhor (Ap 6.11).

• Vingança - Um anjo do Senhor irá vingá-los (Ap 14.14-20);

• Galardão - Eles reinarão com Cristo por mil anos (Ap 20.4).

 

INTERAÇÃO

Após abordar a realidade atual dos nossos irmãos martirizados em suas nações, por servirem a Cristo, proponha aos seus alunos que levantem um clamor pela Igreja Perseguida. Orem pelas famílias e por cada causa desses genuínos servos de Deus, que pagam um alto preço, as vezes de sangue, por confessarem a Cristo. Explique que desde a fundação da Igreja, os cristãos sofrem perseguições e na Grande Tributação não será diferente.

 

Peça-os para refletirem sobre o quanto eles são capazes de sofrer por amor a Cristo e qual é o nível de renúncia pessoal e entrega ao Senhor de seus corações. Leia junto a classe Gálatas 2.20.

 

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

Professor (a), explique aos seus alunos que. diante das tributações, a fé praticada por conveniência, hábito ou tradição familiar não se sustenta.

 

Apenas quando ela é fruto de uma genuína experiência com Cristo, en­raizada em profunda convicção na Palavra, podemos suportar qualquer coisa. Foi nesse sentido, que Pauto exclamou poder (suportar) todas as coisas naquele que o fortalece (Fp 4.11-13).

 

Aproveite todas as oportunidades para conversar com seus juvenis e mostrá-los que a nossa fidelidade a Cristo é testada sobretudo nos momentos de sofrimento. Contudo, quando estamos alicerçados na sua Palavra e em intimidade com Ele. somos fortalecidos de maneira so­brenatural. Incentive-os a fazerem prova de Deus. buscando genuína intimidade com o seu Santo Espírito.

 

PARA CONCLUIR

Mesmo diante da perseguição e até da morte, devemos permanecer fiéis ao nosso Salvador, firmes na Palavra de Deus e no testemunho de Cristo.

 

O exemplo dos mártires mostra que é possível viver sem temer os que matam o corpo e não podem matar a alma, pois eles temiam o Senhor, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma, quanto o corpo (Mt 10.28), Lembre-se de que todo cristão que permanecer fiel até o fim, receberá do Senhor uma grande recompensa. Vale a pena servi-lo de todo o coração!

SUBSÍDIO 1

[...] as almas dos que foram mortos'. Este grupo de santos vistos no presente texto, são os mártires da Grande Tributação, e sem dúvida alguma eles fazem parte dos pregadores do 'Evangelho do Reino', pois a passagem diz que eles deram o seu 'testemunho"'. (SILVA, Severino Pedro da Apocalipse Versículo por Versículo Rio de Janeiro: CPAD, 2022).

 

SUBSÍDIO 2

“Mas os inimigos do Evangelho, in­clusive o ditador global emergente, tentarão erradicar os novos crentes.

Este, seguramente, será o pior banho de sangue causado por uma persegui­ção na história do Evangelho. O quinto selo implica numa tremenda expansão do Evangelho nas primeiras fases da Tribulação e, claramente, retrata uma época terrível de crescente persegui­ção e martírio". (MORGAN, Robert J. Os 50 Acontecimentos Finais na História da Humanidade. RJ: CPAD, 2023).

 

ORA DA REVISÃO

1. O que significa a palavra mártir?

R: A palavra mártir significa “tes­temunha”.

 

2. Segundo as Escrituras Sagradas (Hb 11), que sofrimentos os mártires passaram por causa da fé?

R: Foram apedrejados, cortados ao meio, mortos à espada, injuriados, abandonados, tiveram fome, passa­ram frio, sofreram escárnios, cadeias, açoites e prisões (Hb 11.36,37).

 

3. Quem são os mártires citados em Apocalipse 6.9?

R: Os mártires do Apocalipse são aqueles que se converterão a Cristo durante o período da Grande Tribu­lação e morrerão por causa da sua fé.

 

4. Que clamor o Senhor nos garante que ouvirá dos Céus (Ap 6.10)?

R: Um pedido de vingança (Ap 6.10)!

Os mártires clamarão pelo juízo divino sobre o sangue derramado e a punição de seus assassinos.

 

5. Por que não devemos orar pedindo vingança ao Senhor, como os már­tires farão na Grande Tribulação?

R: Porque nós estamos no tempo da graça e 0 Senhor não quer que + ninguém se perca, mas sim que todos se arrependam (Cf. 2 Pe 3.9b)!