Subsídios Bíblicos: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Nova Edição

Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ   Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja   Subsídios Lição 2: Somos Cristãos     Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno       Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana    Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo?     Subsídios...

LIÇÃO 4 AS BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALIPSE (Classe Juvenis)

Escola Bíblica Dominical  (Classe Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 3° Trimestre 2024 CPAD

Revista: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE | Comentarista: Paulo Henrique Rodrigues da Silva | Subsídios Dominical


Versículo-chave:

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Ap 1.2).

LEITURA DIÁRIA

🎯 Mt 25.13 Vivendo em vigilância

🎯 Rm 13.11 Nossa salvação está mais perto

🎯 Ap 14.13 Felizes os que morrem em Cristo

🎯 Lc 22.30 Os convidados da Grande Ceia

🎯 Ap 20.6 A primeira ressureição

🎯 Sl 118.20-23 O destino dos lavados no sangue do Cordeiro

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Apocalipse 1.3; 14.13; 16,15; 199; 20.6; 22.7,14

3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que neta estão escritas; porque o tempo está próximo.


Apocalipse 14.13

13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.


Apocalipse 16.15

15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.)


Apocalipse 19.9

9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.


Apocalipse 20.6

6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poderá segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.


Apocalipse 22.7.14

7 Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

CONECTADO COM DEUS

Mais do que um catálogo de eventos proféticos que irão acontecer, o Apocalipse é também um livro de bem-aventuranças, do começo ao fim. Através da leitura cuidadosa, compreendemos que este livro fala da mais genuína felicidade - a que é eterna, a qual só é possível alcançar, por meio de Jesus Cristo. Por isso, livre-se de qualquer preconceito sobre o livro do Apocalipse e peça ao Espírito Santo que o esclareça, enchendo o seu coração da abundante alegria peta expectativa da glória. O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça o glorioso segredo que Ele tem a revelar a todos os povos. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus (Cf. Cl 1.27). Leia e guarde as suas palavras, receba as suas promessas e se esforce para andar de modo digno delas, pois está próximo o Grande Dia de vivenciá-las!

 

OBJETIVOS

MOSTRAR as bem-aventuranças presentes no Apocalipse;

EXPLICAR tais bem-aventuranças, em especial a da primeira ressureição;

ENFATIZAR a bem-aventurança dos que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro.

 

ANTES DA AULA

Prezado (a) Professor (a), estamos chegando perto do fim de todas as coisas. Precisamos ser bons conhecedores das revelações divinas, acerca do que brevemente irá acontecer. Ao estudarmos o livro de Apocalipse, encontramos bem-aventuranças, orientações sobre atitudes que nos conduzem à verdadeira e eterna felicidade.

 

Veja a importância desse estudo hoje, em meio a uma sociedade tão hedonista, condicionada ao vício em dopamina e à busca frenética por padrões de vida “instagramáveis", irreais e insalubres de “felicidade". Por isso, antes de iniciar a aula, reflita sobre o tipo de felicidade que é oferecida por Deus, distinguindo-a dessa que a cultura vigente apregoa com tamanha ênfase no espírito do engano.

 

Os verbos ler, ouvir e guardar nos inspiram a comprometermo-nos com Deus inteiramente, por meio da busca e prática da sua revelação escrita. “Felizes os que escutam a palavra de Deus e a colocam em prática"

 

(Lc 11.28). Portanto, compartilhe essa reflexão com seus alunos, motivando-os a não se deixarem iludir, antes, a buscarem a verdadeira felicidade em Cristo, enquanto há tempo.

 

1. Um livro de boas notícias

Para muitos, o Apocalipse é um livro de más notícias, tragédias, catástrofes e pragas que virão sobre a humanidade. Entretanto, para os salvos em Cristo, ele é um livro repleto de gloriosas mensagens de esperança, fé e felicidade eterna. Através de sua leitura, encontramos alertas, a fim de que tenhamos uma vida feliz e abundante no Senhor, agora e para sempre.

 

No Livro profético há sete bem-aventuranças que revelam o cuidado e dádivas de Cristo para o seu povo. A expressão “bem-aventurado” significa “feliz”, referindo-se àqueles que gozam de uma felicidade verdadeira e duradoura.

 

 

2. As bem-aventuranças

2.1. Os que guardam as profecias

A primeira bem-aventurança é um convite à leitura, meditação e prática da Palavra de Deus. Vejamos o que elas significam:

• Bem-aventurado aquele que lê: É feliz quem lê com dedicação o Apocalipse, buscando adquirir sabedoria e discernimento;

• Bem-aventurados aqueles que ouvem: É feliz quem leva à sério e considera em sua vida o que aprouve ao Senhor revelar no Apocalipse, a fim de escolherem melhor os seus caminhos:

• Bem-aventurado aquele que guarda: É feliz quem tem cuidado de meditar constantemente no que leu, a fim de praticar; quem age de acordo com o que o Espírito Santo revelou e requer.

 

Saiba que todo cristão precisa ler, ouvir e guardar a Palavra no coração e na mente, se desejam ser bem-aventurados de fato. Entretanto, é válido ressaltar, teologicamente, que esse trecho predito pelo apóstolo João, diz respeito ao contexto dos servos de Deus que viverão durante a Grande Tribulação. Os que se arrependerem e passarem a assim proceder, também encontrarão felicidade, pois serão salvos e guardados pelo Senhor no momento mais sombrio da história humana.

 

2.2. Os que morrem no Senhor

A segunda bem-aventurança é uma palavra de consolo aos servos de Deus que sofrerão a terrível perseguição do Anticristo. A felicidade dos mártires da Grande Tribulação será a de descansar das lutas, aflições e sofrimentos (Ap 6.11). A morte para o cristão salvo não é motivo de preocupação, pois é uma transição para a vida eterna com Cristo, O apóstolo Paulo expressou o seu “desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" (Fp 1.23). Preciosa é à vista do Senhor a morte de seus santos (Sl 116.15). Todos os que morrem receberão uma recompensa por suas obras no Tribunal de Cristo (2 Co 5.10).

 

2.3. Os que guardam as suas vestes

A volta de Jesus será repentina e surpreendente. Ele virá como um ladrão (1Ts 5.4). Ou seja, o Senhor virá sem avisar. Nesta bem-aventurança, o Senhor orienta a termos duas atitudes que são as de vigiar e guardar as vestes. Vigiar é estar alerta, atento e consciente acerca dos sinais dos tempos e também com a vida espiritual.

 

INTERAÇÃO

Antes de iniciara lição, proponha a reflexão sugerida na sessão “Antes da Aula”. Você pode escrever no quadro, à medida que os juvenis forem listando, alguns conceitos de felicidade mundanos, contrários a Palavra de Deus e, portanto, ilusórios. Permita-os que explanem o que é a felicidade fundamentada em Deus. Frise que se manter fiel ao Senhor e à sua Palavra é a garantia mais segura de alegria verdadeira, a qual não se esvanece. Em seguida, ore com os seus alunos para que o Senhor os ajude a, diariamente, fazerem as escolhas certas, enraizadas na Palavra a fim de experimentarem a genuína felicidade.

 

Não seja desatento, viva preparado para o seu encontro pessoal com o Senhor. Viva em integridade, sempre aguardando Jesus a qualquer momento (Mt 25.13). A segunda atitude é guardar as vestes, cujo significado é o de não sujar as vestes espirituais (Ap 21.27b), vivendo em retidão, pureza e fidelidade a Deus.

 

2.4. Os chamados à Ceia do Senhor

Ser convidado para um evento importante nos faz sentir especiais, não é mesmo? Imagine se for para o casamento de Cristo com a Igreja (Ap 19.7,9)! Neste dia, somente os convidados entrarão nesta grande festa. Essa bem-aventurança é a felicidade de quem tem o nome na lista de convidados, ou seja, no Livro da Vida, pois aquele que não for achado escrito nesse livro será lançado no Lago de Fogo (Ap 20.15).

 

3. Felizes os que não experimentarão a segunda morte

É impossível ler o livro de Apocalipse, e não ficar imaginando como será a experiência de vida - ou morte - eterna. O livro revela que alguns eleitos participarão da ressurreição, restrita aos santos que morreram em Cristo na Grande Tribulação. Estes são os 144 mil convertidos da tribo de Israel (Ap 7.4); as duas testemunhas (11.3,4); os mártires mortos por amor a Palavra de Deus (6.9; 20.4); a grande multidão dos remidos pelo sangue do Cordeiro (79).

 

A Igreja genuína não participará desse momento, pois os mortos em Cristo, antes da Grande Tribulação, ressuscitarão primeiro, durante o Arrebatamento (1 Ts 4.16).

 

Essa bem-aventurança traz consigo as seguintes promessas divinas: Esses não experimentarão a segunda morte, a qual ocorrerá após a condenação do Juízo Final; serão sacerdotes de Deus e de Cristo; reinarão com Jesus durante mil anos; e desfrutarão de um novo céu e uma nova terra (Ap 21.1).

 

4. Felizes os que se santificam

4.1. As vestes lavadas no sangue do Cordeiro

Ter as vestes lavadas no sangue do Cordeiro tem um significado muito sério. Por este ato, reconhecemos a justificação, em que Cristo morreu por nossos pecados e pagou um alto preço pela nossa salvação (Is 53.5; 1 Pe 1.18- 20). Pelo sangue de Jesus recebemos a bênção de ser feitos santos, filhos de Deus (Jo 1.12; Hb 13.12). Lavar as vestes também representa a prática diária de se consagrar ao Senhor, apresentando-se diante dEle de mãos limpas e coração puro. Feliz quem está limpo diante de Deus, pois entrará pela cidade santa e terá direito à Árvore da Vida (Ap 22.14).

 

📚 DE MULHER PARA MULHER: Orientações à Luz da Bíblia

manual da mulher critã

👉 INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

***

📚 DIACONATO: As Responsabilidades dos Diáconos na Igreja

livro do diácono qualificado

👉 INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

***

📚 Ética Ministerial: Orientando os obreiros

Práticas recomendadas para os obreiros

👉 INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

***

📚 A CIDADE DOS ARREBATADOS: Jerusalém Celestial

Nova Jerusalém

👉 INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI


4.2. Acesso a Árvore da Vida

Como você deve se lembrar, o pecado corrompeu a criação divina, impedindo o ser humano de viver em plena comunhão com Deus (Gn 3.8- 10; Is 59.2).

 

A Bíblia nos mostra que, antes da Queda, no Jardim do Éden, 0 homem tinha acesso à árvore da vida, ainda que dela não pudesse comer (Gn 2.16,17). Através da redenção em Jesus Cristo, contudo, teremos de novo acesso a ela. E, mais ainda, de comer os seus frutos (Ap 22.2,19). A árvore da vida que estava no Éden. estará então à disposição dos remidos pelo sangue do Cordeiro. Aleluia!

 

Entraremos na Nova Jerusalém pelas portas e desfrutaremos da maravilhosa presença de Deus de forma gloriosa e inimaginável (1C0 2.9; Ap 21.22-24). Viveremos a mais genuína e eterna felicidade!

 

CONHEÇA OS VB SEUS ALUNOS

Professor (a), Deus se importa muito com os juvenis. Por isso quer vê-los felizes e instruídos nos seus caminhos. Muitos não conseguem desfrutar da verdadeira felicidade em Cristo, pois estão presos a traumas, baixa autoestima, autocobrança excessiva, dúvidas, medo, sentimento de culpa, rejeição etc. Tais emoções, tão familiares a pessoas de todas as idades, tornam-se ainda mais afloradas sob a pressão hormonal e social da adolescência. Por isso, leve a sério as questões de seus alunos. Disponibilize-se para ouvi-los, orar com eles, aconselhá-los ou apenas acolhê-los. Por meio de um discipulado próximo, você ensina a Palavra de Cristo com a sua própria vida. fortalecendo-os e motivando-os a manterem-se fiéis ao Senhor, nossa fonte da mais genuína alegria!

 

SUBSÍDIO 1

“Sete são as bem-aventuranças do Apocalipse, através das quais o Senhor Deus promete uma singular felicidade àqueles que, acreditando em sua Palavra, e observando-a rigorosamente, mantém-se lhe fiéis apesar das adversidades e da oposição sistemática do Diabo.

 

[...] Na primeira bem-aventurança do Apocalipse, são tidos como felizes todo aquele que lê, os que ouvem e guardam as palavras nele escritas. E, agora, na última bem-aventurança, são considerados dignos de honra os que guardam as profecias deste livro. De nada nos adianta conhecer as profecias e o plano de Deus para estes últimos dias se não lhe guardarmos as recomendações". (Dicionário de Profecia Bíblica Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.54-55).

 

SUBSÍDIO 2

"É interessante notar que das 916 palavras diferentes encontradas no texto grego de Apocalipse, 416 delas também são encontradas no quarto Evangelho, 98 ocorrem apenas em outras passagens do NT, enquanto 108 não são encontradas em nenhuma outra parte no NT. Palavras significando 'ver', 'perceber' etc., ocorrem aproximadamente 150 vezes neste livro. As vezes João registra o que ouve, mas de uma forma geral o apóstolo registra aquilo que ele vê. É estimado que em seus 265 versículos estejam contidas 550 referências a informações do AT, incluindo 79 a Isaías. O livro em si faz, com frequência, um paralelo exato e completa as profecias do livro de Daniel.

 

[...] Embora o livro de Apocalipse seja um livro de vitória final gloriosa e permanente, ele é ao mesmo tempo um livro de constantes conflitos até o final de suas profecias. [...] Na última parte do livro é mencionada uma guerra no céu (12.7); uma besta que possuía grande poderio militar (13.4); os reis da terra que guerrearam contra o Cordeiro (17.14): e 0 próprio Cristo em um cavalo branco, sobre o qual foi dito. ‘O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça' (19.11). Às vezes, os inimigos de Deus vencem os santos de Deus (11.7; 137 etc.). Mas estes poderes são por fim derrubados, e para todos os crentes de todas as idades e feita uma promessa: Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho: e não amaram a sua vida até a morte’ (12.11)”. (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 153-54).

 

PARA CONCLUIR

As bem-aventuranças do Apocalipse nos mostram o padrão de felicidade que devemos buscar, muito diferente da que o mundo apregoa. Ser feliz à luz das Escrituras Sagradas, em especial, é ler, ouvir e guardar as palavras desse livro. Felicidade é poder viver e morrer no Senhor, alegrando-se perpetuamente em sua salvação. Enfim, ser feliz é ser lavado pelo sangue do Cordeiro, participar como Noiva de suas Bodas, entrar na Nova Jerusalém, comer da árvore da Vida e viver em plena e perfeita comunhão com o nosso Salvador.

 

HORA DA REVISÃO

1. Por que, para os salvos em Cristo, o Apocalipse não é um livro de más notícias?

R: Porque ele é um livro repleto de gloriosas mensagens de esperança, fé e felicidade eterna. Através de sua leitura, encontramos alertas, a fim de que tenhamos uma vida feliz e abundante no Senhor, agora e para sempre.

2. O que revelam as sete bem-aventuranças em tal livro profético?

R: Revelam o cuidado e dádivas de Cristo para o seu povo.

3. Qual o significado da expressão “bem-aventurado”?

R: A expressão “bem-aventurado" significa “feliz”, referindo-se àqueles que gozam de uma felicidade verdadeira e duradoura.

4. Por que a segunda bem-aventurança é uma palavra de consolo?

R: Porque se refere a felicidade dos mártires da Grande Tributação, de descansar das lutas, aflições e sofrimentos (Ap 6.11). A morte para o cristão salvo não é motivo de preocupação, pois é uma transição para a vida eterna com Cristo. 4.

5. Quem estará na primeira ressureição (Ap 20.6)?

R: Os salvos em Cristo, a Igreja genuína.