Lição 1 A relevância da Palavra de Deus para edificação doutrinária da Igreja (Editora Betel)

LIÇÃO 2 BETEL 

TEXTO ÁUREO

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” Apocalipse 3.8


VERDADE APLICADA

A Palavra de Deus é o alicerce da Igreja. Ela é o fundamento de todos os princípios que norteiam a vida cristã.


OBJETIVOS DA LIÇÃO

1. Enfatizar a importância de priorizar a Palavra de Deus.

2. Evidenciar a relevância da Palavra de Deus.

3. Mostrar o resultado da aplicação da Palavra.



TEXTOS DE REFERÊNCIA

SALMOS 119

97- Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.

98- Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo.

99- Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

100- Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.

101- Desviei os meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.

102- Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste.

103- Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca.


LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA | 1 Sm 15.22 – Obedecer é melhor do que sacrificar.

TERÇA | SI 1.2 – Bem-aventurado o que medita na Palavra.

QUARTA | Sl 119.1 – Bem-aventurado o que anda na lei do Senhor.

QUINTA | Jr 23.29 – A Palavra de Deus é como fogo.

SEXTA | Jo 17.17 – A Tua Palavra é a verdade.

SÁBADO | At 6.4 – Perseverar na oração e na Palavra.


HINOS SUGERIDOS: 306, 505, 506


A MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que a Palavra de Deus seja cada vez mais valorizada.


ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução

1- A relevância do aprendizado da Palavra

2- A importância de priorizar a Palavra

3- O resultado da aplicação da Palavra

Conclusão


INTRODUÇÃO

Nesta lição, refletiremos sobre a relevância da Palavra de Deus para a Igreja. Portanto, apresentaremos alguns princípios que evidenciam essa relevância crucial para a vida cristã.


1. A relevância do aprendizado da Palavra

Além de estudar, é preciso que haja um aprendizado efetivo. Aprender é uma tarefa de excelência tanto para o discípulo, quando alcança esse objetivo, como também para o mestre, que vê um resultado positivo do seu trabalho, pois: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” [Ap 1.3]. Portanto, o ensino está intrinsecamente ligado a ouvir, guardar e praticar o que está sendo ministrado.


1.1. O aprendizado nos torna sábios para a salvação. 

O elemento essencial que nos conscientiza da salvação vem pelo aprendizado da Palavra, porquanto a fé advém de ouvi-la [Rm 10.17]. O apóstolo Paulo afirmou para Timóteo, seu filho na fé, que ele havia chegado a essa conclusão pelo conhecimento da Palavra de Deus: “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” [2Tm 3.15]. Os mestres da lei, estudiosos diligentes das Escrituras, a examinavam na certeza de encontrar a vida eterna [Jo 5.39], porém ignoravam o fato de que as mesmas testificam de Jesus, o único caminho para a salvação.


Lawrence Richards (Comentário Bíblico do Professor Editora Vida, 2004, p. 1122 e 1124) enfatiza que 1 e 2Timóteo e Tito é um “Chamado para o Ensino”: “Ensinar e aprender é um dos temas principais nessas cartas referentes às “últimas palavras” do apóstolo Paulo. (…) A evidência do aprendizado cristão não se encontra em nosso saber, mas no amor, na fé e na santidade de vida do crente. Paulo encorajou Timóteo e Tito a se envolver no tipo de ensino que conecta a verdade à vida; o tipo de ensino o qual produz pessoas amorosas, confiáveis e santas. Paulo certamente diria que o caráter, não o conhecimento, é o melhor indicador de um cristão bem preparado.”


1.2. O aprendizado nos torna sábios para a vida. 

O aprendizado da Palavra de Deus proporciona ao crente essa sabedoria celestial que se sobrepõe à sabedoria humana e terrena. De nada vale o conhecimento sem reconhecer a Palavra de Deus como base de toda a ciência. O salmista admite que o aprendizado da Palavra de Deus o fazia superar até seus mestres, incluindo pessoas mais velhas e experientes do que ele: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.” [SI 119.99-100].


Sarah Cavalcanti (Livro “Uma escola para todos” – Editora Betel, 2015): “É através do ensino da Bíblia que crescemos no conhecimento da Palavra de Deus e no relacionamento com o Deus da Palavra. É no estudo da Bíblia que se aprende os rudimentos da fé cristã. Se quisermos avançar como Igreja vitoriosa e relevante no século XXI, precisamos investir arduamente no ensino da Bíblia, afinal é a sua mensagem que transforma e liberta o pecador.”


1.3. O aprendizado nos faz discernir o falso ensino. 

Jesus disse que o erro dos saduceus, líderes em Israel, derivava do fato de não conhecerem as Escrituras, ou seja, a principal qualidade de quem ensina a Palavra é conhecê-la: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” [Mt 22.29]. Ainda de acordo com o texto de Oséias, o povo pereceu porque lhes faltou o conhecimento de Deus [Os 4.6). Existe ainda o fragoroso perigo de se estar ensinando doutrinas heréticas, visto que há uma linha muito tênue entre o ensino genuíno da Palavra e um ensinamento deturpado.


Pr. Joabes Rodrigues do Rosário (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2019, p. 6) “A refutação e os últimos dias”: “A Palavra de Deus revela que os últimos dias da Igreja na terra seriam caracterizados, também, pelo surgimento de falsos profetas (Mt 24.11], espíritos enganadores e doutrinas de demônios [1Tm 4.1], falsos doutores e heresias [2Pe 2.1]. Evidentemente, muitos destes erros não são facilmente identificados. É preciso, pois, como Igreja, estarmos firmados e convictos quanto ao conteúdo da fé bíblica e buscarmos a indispensável ação do Espírito Santo no discernimento e na capacitação necessária para refutamos os enganos que vão surgindo, além da proclamação do Evangelho.”


EU ENSINEI QUE:

O ensino está intrinsecamente ligado a ouvir, guardar e praticar o que está sendo ministrado


2. A importância de priorizar a Palavra

A prioridade da Palavra de Deus perpassa por uma atitude firme da Igreja, justamente quando as lideranças entendem que o estudo sistemático da Palavra é fundamental em todas as funções eclesiásticas.


2.1. A importância da Palavra no Antigo Testamento. 

O sacerdote e escriba Esdras é um exemplo muito importante para apresentarmos o ensino da Palavra no Antigo Testamento: “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos.” [Ed 7.10]. O povo se reunia para ler e meditar na lei do Senhor. Essa atitude de Esdras produziu um dos maiores avivamentos na história de Israel.


Sarah Cavalcanti (Livro “Uma escola para todos” – Editora Betel, 2018): “O ato de ensinar o povo acontece desde os tempos do Antigo Testamento. O texto de Deuteronômio 31.12 revela que a ideia era reunir o povo para ensinar a Palavra de Deus. Todos deveriam estar presentes (“homens, mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros”) à ministração e ao ensino das leis de Deus.”


2.2. A importância da Palavra no Novo Testamento. 

Os apóstolos deixaram um legado muito importante para a Igreja dos nossos dias: “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” [At 6.4]. A atitude apostólica de priorizar o binômio oração e Palavra é infalível e deve ser imitada por todas as Igrejas, se quiserem ter uma vida espiritual e um crescimento saudável. A Igreja apostólica crescia mediante o trabalho do ministério [At 2.42], pois perseverava em todas as atividades que realizava. Era uma ação contínua, sendo parte constante da vida da Igreja. Vemos Paulo exoгtando a Timóteo, seu filho na fé, para que pregasse a palavra em todo o tempo [2Tm 4.2].


Eurico Bergsten (Lições Bíblicas, 3° trimestre de 1978) ao comentar sobre o crescimento e desenvolvimento da igreja em Jerusalém: “Em tudo a Igreja se apoiava na Palavra de Deus. No dia de Pentecostes, quando as críticas contra as bênçãos recebidas apareceram, eles se defendiam com a Bíblia. “Isto é o que foi dito pelo profeta Joel” (At 2.16). Quando o povo estava atônito pela cura do coxo, citavam a Palavra de Deus para explicar o fato [At 3.13- 16). Quando foram proibidos de falar em nome de Jesus, baseavam a sua defesa na Palavra de Deus [At 4.11], o que lhes deu muita ousadia [At 4.25- 27]. Quando apareceu o grave problema criado pelos fariseus que queriam obrigar os crentes a se circuncidarem, então com base na Palavra de Deus conseguiram dissipar aquela ameaça à paz At 15.15-16, 28-30]. Aleluia! Aqui estão alguns exemplos. A Bíblia diz: “Permaneceram na doutrina dos apóstolos” [At 2.42]”


2.3. A Palavra nutre a vida espiritual. 

Nossa saúde espiritual está intimamente ligada à nossa busca pelo conhecimento da Palavra de Deus. O apóstolo Pedro escreveu: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.” [1Pe 2.2]. Assim como o leite materno não possui substituto à altura, de igual modo na vida cristã, nada pode substituir a Palavra de Deus. De acordo com este texto bíblico, a Palavra é o principal elemento no “cardápio alimentar” da vida espiritual. Ela deve ser prioritária em nossa vida.


Pr. Jairo Fontes Ferreira (Revista Betel Dominical, 3º Trimestre de 1993, p. 26) comentou sobre a Bíblia e seu valor como alimento: “Assim como o corpo físico, templo do Espírito Santo, precisa do alimento material, nosso espírito e alma necessitam do alimento espiritual [Dt 8.3]. Este é o princípio estabelecido por Deus, para o Seu povo valorizar Sua palavra como alimento. O próprio Senhor Jesus autenticou a palavra do Pai diante de Satanás (Mt 4.4). “Nem só de pão…” disse Jesus, mostrando-nos a necessidade do pão espiritual, a Palavra de Deus, para cada dia de nossas vidas. 

A Palavra de Deus, como alimento espiritual, é comparada a:

a) mel (Sl 119.103];

b) leite [Hb 5.13];

c) alimento sólido [Hb 5.14]”


EU ENSINEI QUE:

O estudo sistemático da Palavra é fundamental em todas as funções eclesiásticas.


3. O resultado da aplicação da Palavra

A aplicação da Palavra de Deus se constitui no elemento fundamental para o cristão sob todos os aspectos. Ela tem o poder de transformar a vida do ser humano.


3.1. Fortalece a vida cristã. 

A maturidade cristã será alcançada através de uma vida alicerçada na Palavra de Deus. Só assim o cristão poderá vencer todos os embates da vida com equilíbrio e resiliência: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” [Mt 7.24- 25]. Rios, chuvas, ventos e tempestades são situações que podem atingir a vida cristã e somente quem está alicerçado na Palavra de Deus poderá vencer.


Sarah Cavalcanti (Livro “Uma escola para todos” – Editora Betel, 2018): “Ensinar a Bíblia é fundamental para uma vida cristã bem-sucedida e, também, para uma Igreja saudável. Além disso, em diferentes momentos da vida, a Palavra se renova, se ressignifica e sempre traz um novo aprendizado.”


3.2. Produz santificação. 

A vontade de Deus para o Seu povo é a santificação [1Ts 4.3], e um dos elementos importantes para a santificação é a Palavra de Deus, conforme ressaltou Jesus na oração sacerdotal, ao revelar o poder santificador da mesma: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” [Jo 17.17]. De acordo com o apóstolo Tiago, para que haja uma mudança de vida efetiva, a Palavra precisa ser enxertada em nossas vidas [Tg 1.21].


Além de João 17.17, vemos também a Palavra de Deus como agente de santificação em João 15.3. Podemos dizer que o Espírito Santo usa a Palavra de Deus para exercer o efeito santificador sobre os discípulos de Cristo. Todos que acolhem a Palavra de Deus são limpos. Vemos em João 13.10 que o Senhor Jesus revelou que nem todos estavam limpos. Portanto, não se trata de automatismo na santificação. É preciso acolher a Palavra. Conservar no coração. Foi o que faltou a Judas. Para manter pura a conduta é preciso viver de acordo com a Palavra de Deus [Sl 119.9].


3.3. Agrada a Deus. 

A obediência é um dos mais importantes princípios da vida cristã, de maneira que qualquer sacrifício não tem nenhum valor sem a obediência. Isso fica claro nas palavras do profeta Samuel ao advertir o rei Saul: “Porém, Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar (…).” [1 Sm 15.22].


Pr. Marcos Sant’Anna da Silva (Livro “Aperfeiçoamento cristão” – Editora Betel, 2018): “Se declaramos e cremos que a Palavra de Deus é a verdade e a revelação da vontade de Deus para nós, então a disposição em praticá-la deve preceder o conhecimento da mesma. Ou seja, o discípulo de Cristo precisa ir à Palavra com fé e disposição de obedecê-la.”


EU ENSINEI QUE:

A aplicação da Palavra de Deus se constitui no elemento fundamental para o cristão sob todos os aspectos. Ela tem o poder de transformar a vida do ser humano.


CONCLUSÃO

Após a morte de Moisés, Deus fala com Josué e lhe faz promessas e garante que estaria com ele, mas o advertiu que não deixasse de observar a Palavra de Deus em todo o tempo. Assim também deve ser com cada geração da Igreja enquanto estiver na terra: os tempos mudam, mas a Palavra de Deus permanece. Os princípios bíblicos são os mesmos. A última exortação bíblica se refere a como estamos lidando com a Palavra de Deus [Ap 22.18-19]. Que o Espírito Santo nos ajude em todo o tempo a guardarmos a Palavra de Deus [Ap 3.8, 10].


Revista Editora Betel | 3° Trimestre De 2024 | TEMA: A RELEVÂNCIA DA IGREJA, SUA ESSÊNCIA E MISSÃO – Reafirmando os fundamentos, a importância do compromisso com a Palavra de Deus, a Adoração sincera e o serviço autêntico, segundo os preceitos de Jesus Cristo | Subsídios Dominical 



CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !