Subsídios Bíblicos: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Nova Edição

Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ   Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja   Subsídios Lição 2: Somos Cristãos     Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno       Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana    Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo?     Subsídios...

LIÇÃO 1 APOCALIPSE: O FINAL DA HISTÓRIA (Classe: Juvenis)

 “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. (Ap 1.3)


LEITURA DIÁRIA

SEG. Ap 1.1 A revelação de Jesus Cristo à Igreja

TER. Ap 1.5 Jesus Cristo é a fiel testemunha

QUA. Ap 1.13 Cristo manifestado em glória

QUI. Ap 1.19 Revelando o fim da história

SEX. Ap 22.18 Alerta contra acréscimos ao livro bíblico

SÁB. Ap 22.20 Jesus Cristo vem em breve!


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 1.1-8 


revista cristão alerta pdf

1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, 

2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. 

3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 

4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; 

5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 

6 e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! 

7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 

8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.


CONECTADO COM DEUS 

Falar do Apocalipse assusta você? Neste trimestre, estudaremos as revelações divinas sobre o fim. Vamos nos debruçar sobre as páginas deste inquietante livro. Muito mais do que ler uma coletânea de juízos, visões e símbolos, estudar o Apocalipse nos edifica e inspira a viver em crescente santidade e intimidade com Cristo, nosso Salvador. Ao conhecer o fim da história deste mundo, mantemo-nos cientes de que o mal não triunfará. E nós, que somos a Noiva e Igreja de Cristo, reinaremos para sempre com Ele. Você está preparado(a) para tão poderoso estudo? Então, reflita em cada lição e permaneça fiel ao Senhor, haja o que houver, pois logo virá o Grande Dia, no qual todos obterão a recompensa devida, segundo as suas obras (Ap 22.12). Maranata, ora vem Senhor Jesus!


OBJETIVOS 

PRESENTAR as características gerais do livro de Apocalipse; MOSTRAR o seu tema, divisões e objetivos; 

DESCREVER os três atos do Apocalipse; 

FRISAR que este é um livro profético de advertências, mas também de consolações.


ANTES DA AULA 

Querido (a) professor (a), neste trimestre você têm uma missão desafiadora, porém muito especial: Ensinar aos seus alunos o livro do Apocalipse. Aprenderemos mais sobre a revelação de Jesus Cristo; as sete cartas às igrejas da Ásia; as visões do apóstolo João; os símbolos e personagens que fazem parte do conteúdo da profecia. Prepare-os para mergulhar nessa poderosa mensagem de Deus para a Igreja, Israel e demais nações da Terra! Sugerimos que, nessa primeira aula, através de um breve bate-papo, você faça um levantamento sobre o conhecimento prévio de sua classe em relação ao Apocalipse. Conheça quais emoções e pensamentos seus alunos manifestam a respeito desse livro. Liste-as no quadro e destaque que Apocalipse é um livro de advertências, mas também de consolo e esperança. Pergunte aos alunos, se estão preparados para a vinda do Senhor.


1. Características do livro 

Estudar o Apocalipse não é uma tarefa fácil, pois requer muita atenção, dedicação e auxílio do Espírito Santo! Este livro nos mostra que apesar de o mundo ir em direção ao caos, haverá um fim glorioso para a Igreja (Ap 3.21). Cristo triunfará e diante dEle cairão o diabo; o anticristo; a besta; o falso profeta e todos que praticam a iniquidade (Ap 20.10). Ele é o Todo-Poderoso e tem o controle da história da humanidade na palma de suas mãos (Ap 1.8). 


1.1. O nome do livro 

O nome "Apocalipse" tem sua origem no termo grego apokálypsis, que significa: tirar o véu; descobrir, revelar o que está oculto ou simplesmente, "revelação". A revelação fascinante e maravilhosa de Jesus Cristo, revestido de Glória, com as chaves da morte e do Inferno (Ap 1.13-18), bem como das últimas coisas que hão de acontecer, ou seja, o fi nal da história (Ap 1.1,19). 


1.2. Seu autor 

A autoria é atribuída ao apóstolo João (Ap 1.1,4), o discípulo amado (Jo 21.20). Este era filho de Zebedeu e trabalhava como pescador junto ao pai quando foi vocacionado por Cristo (Mt 4.21). O amor e a devoção ao Senhor, bem como a inspiração do Espírito Santo o fizeram escrever o Evangelho (Jo 21.24) que mais reconhece a divindade de Jesus.


João também é o autor de três epístolas universais, sendo elas que antecedem o livro de Apocalipse. 


1.3. Data 

O livro foi escrito entre os anos 90 d.C. e 96 d.C., logo após o imperador romano Domiciano ter se autoproclamado “senhor” e “deus”, perseguindo fortemente os cristãos. A Igreja foi perseguida, torturada e João banido para Patmos. Embora prisioneiro, seguiu obediente à ordem do Senhor ao escrever o Apocalipse às sete igrejas que se encontram na Ásia (Ap 1.11). 


1.4. Local 

O apóstolo João escreveu o Apocalipse em uma pequena ilha grega chamada Patmos (Ap 1.9), que possui cerca de 34 quilômetros quadrados. Esta é uma ilha vulcânica banhada pelo Mar Egeu, a 55 quilômetros de distância da Turquia. O nome Patmos significa “mortal”. Tratava-se de uma colônia penal criada pelo Império Romano para manter criminosos, e todos que, de alguma forma, representassem ameaça à Roma, por isso, eram condenados ao exílio nessa ilha.



INTERAÇÃO

Por essa geração não ter familiaridade com “cartas” como meio de comunicação, conduza-os a essa compreensão. Peça que imaginem a alegria em receber uma mensagem de alguém muito querido, embora distante fisicamente. Em seguida, entregue para até três alunos um envelope contendo uma mensagem em códigos, peça-os para lerem o conteúdo e pergunte se compreenderam a mensagem. 


Após as respostas, explique, que o livro de Apocalipse não é como tal mensagem indecifrável. Antes, tudo foi cuidadosamente descrito e preservado, através dos séculos, por amor a nós, para que sua mensagem chegasse aos nossos corações. Enfatize que Jesus nunca enviaria uma mensagem que a Igreja não pudesse entender. Motive-os, assim, a empenharem-se no estudo do Apocalipse, pois significa conhecer os planos de Deus para a Igreja, que é cada um de nós.


2. Significados do Apocalipse 

2.1. Um livro profético 

Um dos significados de Apocalipse é revelar o que está oculto. As revelações citam símbolos; imagens; visões; números; cores; objetos e uma mensagem impactante sobre o fim da história deste mundo como o conhecemos. Isso se dá por meio de profecias que nos predizem fatos que hão de acontecer (Ap 1.1; 22.6). Neste sentido, o Apocalipse é o único livro profético do Novo Testamento (Ap 1.3; 22.7,10).


2.2. Um livro de advertências 

O Apocalipse traz uma série de conselhos que chamam a nossa atenção: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas [...]” (Ap 2.7,11,17, 29). Somos incentivados a nos arrepender dos pecados cometidos (Ap 3.19) e a viver em constante santificação (Ap 22.11). Sua mensagem nos adverte ainda a batalhar contra o relativismo e o pecado, perseverando até o fim, pois apenas ao que vencer será concedido assentar-se com Cristo em seu trono (Ap 3.21). Esta é a nossa esperança, a vitória final! 


2.3. Um livro de consolações 

Ao ler o livro das revelações de forma atenta e cuidadosa, encontramos palavras de consolo em meio aos juízos e sentenças. Pois, apesar das advertências, houve também uma palavra de esperança às setes igrejas da Ásia (Ap 2; 3). O Senhor conforta os seus santos, prometendo habitar com eles e enxugar de seus olhos toda lágrima (Ap 21.3-7). Ele virá e trará consigo o nosso galardão (Ap 22.12)! 


3. O livro profético do Novo Testamento 

3.1. Seu tema 

O apóstolo João já inicia o livro mostrando o seu tema principal, que é a revelação de Jesus Cristo, da sua glória e incomparável majestade, bem como dos fatos e coisas que hão de acontecer (Ap 1.1). 


3.2. Sua divisão 

O Apocalipse possui 22 capítulos; 404 versículos; 12.000 palavras e 9 perguntas. Para uma melhor compreensão, podemos dividir o livro em partes. 


Veja: 

a) As sete cartas enviadas às igrejas da Ásia (Ap 1—3); 

b) A visão da Majestade divina e dos sete selos (Ap 4—8.1); 

c) A visão das sete trombetas (Ap 8.2—11); 

d) As visões da mulher e do dragão, da besta, do Cordeiro, dos três anjos e do Filho do Homem (Ap 12— 14); 

e) As sete taças e suas pragas (Ap 15—16); 

f) A queda da Babilônia, dos ímpios, da besta, do falso profeta e a prisão de Satanás (Ap 17—20); 

g) A visão do novo céu, da nova terra e da nova Jerusalém (Ap 21—22.5); 

h) Conselhos e promessas finais (Ap 22.6-21). 


3.3. Seus objetivos 

Tudo o que o Senhor faz e ordena tem bom propósito. Com um livro tão importante quanto o Apocalipse não seria diferente. Reflitamos sobre alguns de seus principais objetivos: 

a) Advertir e corrigir quanto à prática de pecados e a aceitação de distorções doutrinárias entre as igrejas na Ásia Menor; 

b) Trazer aos cristãos mensagens de conforto diante da implacável perseguição do Império Romano; 

c) Revelar as coisas que virão e que logo haverá o triunfo final de Cristo e sua Igreja; 

d) Preparar-nos em santidade e fidelidade para a vinda do Senhor.


4. Os três atos de Apocalipse 

Ao receber e anunciar o Apocalipse, João demonstrou que seu conteúdo é atual e necessário para a Igreja e aos crentes de todas as épocas, pois a mensagem revelada diz respeito ao passado, presente e futuro. 


4.1. As coisas vistas 

Antes de ter a visão de Jesus Cristo em todo seu esplendor e glória, João viu a Igreja: “[...] vi sete castiçais de ouro” (1.12). A Igreja resplandece, ela brilha nas densas trevas deste mundo, jazido no Maligno (Fp 2.15; 1 Jo 5.19). Em seguida, o apóstolo vê o Senhor cheio de Glória e Esplendor! “Um semelhante ao Filho do Homem [...]” (1.13). Nesta visão, João percebe que as vestes, a cabeça, os olhos, os pés, a voz, a mão, a boca e o rosto de Jesus, refletem a insondável grandeza e majestade do Filho de Deus (Ap 1.13-18). 


4.2. As coisas que são 

Jesus conhece a sua Igreja (Ap 2.2, 9, 13, 19; Ap 3.1, 8, 15), assim como as obras de cada um de nós, intimamente! Ele sonda as profundezas de tudo o que se passa em sua Igreja; potencialidades e fraquezas; boas e más obras; inclusive, as motivações por trás delas. Ele vê o fervor espiritual, a fidelidade, o amor e as lutas de seus santos, mas, também nota o esfriamento; o relativismo, as heresias e o pecado oculto em seu seio. E é por amor que o Senhor ordena a João: “O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas” (1.11). 


4.3. As coisas que virão 

João escreve sobre coisas futuras, relatadas do capítulo quatro ao vinte e um, tais como: o derramar da ira de Deus, por meio dos horrores da Grande Tribulação; a aparição do Anticristo; a volta pessoal de Cristo em Glória; o Reino Milenar; o Juízo Final; a Nova Jerusalém e enfim, o perfeito estado eterno das coisas. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1).


SUBSÍDIO 1 

“A leitura e audição do Apocalipse são, em si mesmas, o motivo de bênçãos: ‘Bem-aventurados aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo’ (Ap 1.3). Composto por uma série de visões; imagens símbolos e figuras, o Apocalipse revela os conflitos do povo de Deus, e a sua vitória final. E conclui, mostrando os redimidos a desfrutar de todas as eternas bem-aventuranças. (Dicionário de Profecia Bíblica, Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.36). 


SUBSÍDIO 2 

A Bíblia divide a raça humana em três partes: quer dizer, os judeus, os gentios, e a Igreja (1 Co 10.32), e contém, uma mensagem para cada uma das três. O Antigo Testamento trata das duas primeiras divisões. O Novo Testamento, dá a mensagem para a Igreja, e Paulo, especialmente, em todas as suas epístolas trata dela. Enquanto temos a palavra final de Deus tanto sobre judeus, quanto para gentios e para a Igreja, no Apocalipse. Encontramos a Igreja no princípio do livro; Israel no meio; e as nações gentílicas no fim. (SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse: Versículo por Versículo. RJ: CPAD, 2022, p.12).


PARA CONCLUIR 

Buscar compreender o livro de Apocalipse é tarefa obrigatória de todo cristão. Sua leitura deixa evidente que estamos testemunhando os sinais do fim! Portanto, prepare-se, mantendo-se em santidade e fidelidade para desfrutar da bendita esperança de todo o crente, que é ver a face adorada do nosso Salvador Jesus Cristo e estar para sempre com Ele na Eternidade.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

Sobretudo nesta faixa etária, seus alunos estão expostos a inúmeras informações, através das mais diversas mídias e redes sociais. Muitas dessas plataformas debatem e sugestionam sobre como se dará o fim do mundo: pela terceira guerra mundial; disputas com armas nucleares; fome; catástrofes naturais; crises ambientais... 


Ávidos por informação, os juvenis se deparam com inúmeras respostas na escola e na internet para estes acontecimentos. “Será o fim do mundo? Começou o Apocalipse?” Muitas vozes dão explicações das mais variadas, contudo, a maioria não é pautada na Palavra. Por isso, esteja atento às correntes que eles compartilham e crenças que andam cultivando. Motive- os a estudar e compreender a genuína revelação divina, por meio do livro de Apocalipse. Frisando sempre que ele é um livro de esperança, com um final feliz eterno para todos que permanecerem fieis ao Senhor.


HORA DA REVISÃO

1. Qual é o significado do termo “Apocalipse”? 

R.: O nome "Apocalipse" tem sua origem no termo grego apokálypsis, que signifi ca: tirar o véu; descobrir, revelar o que está em oculto ou simplesmente, "revelação". 

2. A quem é atribuída a autoria de Apocalipse? 

R.: A autoria é atribuída ao apóstolo João (Ap 1.1,4). 

3. Qual é o tema principal, mostrado pelo apóstolo no início do livro? 

R.: O tema do livro é a revelação de Jesus Cristo, da sua glória e incomparável majestade, bem como dos fatos e coisas que hão de acontecer (Ap 1.1). 

4. Em qual local ele foi escrito? 

R.: O apóstolo João escreveu o Apocalipse em uma pequena ilha grega chamada Patmos. 

5. Por que o conteúdo de Apocalipse é atual e necessário à Igreja e aos crentes de todas as épocas? R: Porque a mensagem nele revelada diz respeito ao passado, presente e futuro.