Lições Bíblicas Jovens 3º Tr. 2024
ASSUNTO: Na Cova dos Leões: O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel
para o Testemunho Cristão em Nossos Dias
COMENTARISTA: Valmir Nascimento
TEXTO PRINCIPAL
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua
santa cidade […].” (Dn 9.24)
RESUMO DA LIÇÃO
Deus revela os seus planos, mas os fiéis devem buscar entendimento
e interceder pelo povo da promessa.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Jr 25.12-14 Setenta anos profetizados por Jeremias
TERÇA – 2 Pe 1.20,21 Homens que falaram inspirados pelo Espírito
QUARTA – Hb 1.14 Anjos, espíritos ministradores
QUINTA – Ne 2 O início das Setenta Semanas
SEXTA – Lc 21.24 O tempos dos gentios
SÁBADO – 1Ts 1.10 A igreja preservada
OBJETIVOS
1. APRENDER com a
postura de Daniel de estudo e oração diante da profecia:
2. COMPREENDER a revelação
de Deus sobre o futuro de Israel;
3. ENTENDER o teor da
profecia das Setenta Semanas.
TEXTO BÍBLICO
Daniel 9.1-4; 4.20-24
1
No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi
constituído rei sobre o reino dos caldeus.
2
No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número
de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as
desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
3
E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e
jejum, e pano de saco, e cinza.
4
E orei ao SENHOR, meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e
tremendo, que guardas o concerto e a misericórdia para com os que te amam e
guardam os teus mandamentos.
20
Estando eu ainda falando, e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do
meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus,
pelo monte santo do meu Deus.
21
Estando eu, digo, ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto
na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente e tocou-me a hora do
sacrifício da tarde.
22
E me instruiu, e falou comigo, e disse: Daniel, agora saí para fazer-te
entender o sentido.
23
No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para te declarar,
porque és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão.
24
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa
cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a
iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para
ungir o Santo dos santos.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, estudaremos o capítulo 9 do livro de Daniel, ocasião em que o profeta se
acha profundamente preocupado com o destino de seu povo e de Jerusalém. Ele
busca entender o plano de Deus para a restauração de Israel e o fim do exílio,
Com fervor espiritual, orou a Deus buscando respostas, e sua oração sincera e
atendida por uma revelação profunda por meio do anjo Gabriel Esta revelação
divina contém a profecia das Setenta Semanas, por meio da qual Deus faz saber
sobre um período de tempo decretado para o seu povo e sua cidade santa. Neste
episódio, além de aprendermos mais uma vez com a postura piedosa de Daniel
veremos a história redentora que se desdobra na Bíblia, incluindo a vinda do
Messias, sua morte e o subsequente destino de Jerusalém.
I - ESTUDO E INTERCESSÃO DE DANIEL
1.
Estudando as profecias.
O
reino dos caldeus havia chegado ao fim com a queda da Babilônia (Dn 5.30-31), e
agora Israel encontrava-se sob o domínio do império Medo-Persa, sob o governo
de Dario. Consciente acerca das visões que Deus lhe dera, a mente de Daniel se
volta para o seu povo, dedicando-se ao estudo das antigas profecias por meio
das Escrituras (v.2). Ele se recordou da referência de Jeremias, profeta que
vaticinou sobre o cativeiro babilônico. Este tinha convicção de que Deus falava
com Jeremias e que podia falar com ele também. Tendo estudado os livros, os
pergaminhos trazidos de Jerusalém. Daniel teve entendimento acerca do
cumprimento da desolação de Jerusalém no período de setenta anos. Esta profecia
encontra-se nos capítulos 25 e 29 de Jeremias, referindo-se ao período de
provação dos israelitas sob domínio estrangeiro.
2.
Persiste em ler.
É
interessante perceber o zelo de Daniel em ler e estudar o ensino ministrado por
outros profetas. O verdadeiro profeta, afinal, jamais despreza o estudo
sistematizado das Escrituras. Daniel era um homem de oração e também dos
livros, tinha visões, mas nunca abandonou a Palavra escrita de Deus, Eis um dos
segredos de como viver na Babilônia, sem que a ‘Babilônia’ viva em você. Isso
nos lembra de que a leitura da Bíblia e de livros de bons autores e vital para
o entendimento do cristão sobre as questões espirituais. Por isso, Paulo
aconselha o jovem Timóteo a persistir na leitura (1 Tm 4.12).
3.
Oração e jejum.
Ao
compreender a mensagem, Daniel buscou o Senhor em oração e súplicas, com jejum
(v.3). Ele estava empenhado em uma busca profunda e sincera pela ajuda divina.
Ao longo de sua jornada de fidelidade, Daniel sempre se mostrou um homem de
oração. Ele orou por livramento; orou para agradecer, e agora orava para
interceder. Daniel tinha convicção de que era preciso voltar-se ao Senhor com
um coração contrito e arrependido por causa da sua nação. Por isso, ele põe-se
a interceder pelo povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel. O uso do pano
de saco e as cinzas simboliza arrependimento. A oração do profeta foi,
sobretudo, uma confissão de reconhecimento de culpa (vv.4-14). Embora íntegro,
Daniel não se pôs acima do povo, mas na mesma condição. Ele não apresenta
desculpas ou justificativas, antes reconhece a justiça do Senhor e suplica pelo
seu perdão (vv.15-19). Com este exemplo bíblico, um verdadeiro modelo de
influência que devemos seguir, somos inspirados em nossos dias a compreender o
valor da oração intercessória e do jejum (Ef 6.18; 1Ts 1.2; 1Tm 2.1,2; Mt
6.16-18).
PENSE! Você tem se dedicado à leitura da Bíblia para compreender as
profecias?
PONTO IMPORTANTE! Daniel tinha convicção de que era preciso voltar-se ao Senhor com
um coração contrito e arrependido por causa da sua nação.
II – DEUS REVELA O FUTURO DO SEU POVO
1.
A resposta da oração.
Antes
mesmo de terminar a sua intensa oração, o anjo Gabriel aparece repentinamente
diante dele (v.21). Este ser angelical, o mesmo registrado no capítulo 8, é
mencionado na Bíblia como mensageiro de Deus (Lc 1.19.20, 26). Foi enviado
nesta ocasião em resposta à súplica do profeta, para lhe dar entendimento sobre
a visão (vv. 22.23). Apesar do espanto, Daniel deve ter experimentado um
conforto indescritível ao ouvir a voz do anjo. Seu pedido moveu o céu. Muitas
vezes, em nossas vidas, não recebemos uma resposta divina rápida, daí a
necessidade da perseverança (Cl 4.2). No caso de Daniel, porém, o Senhor
apressou-se em atender ao seu servo, porque era ele ‘mui amado” (v.23). A verdade
maravilhosa é que Deus tem prazer em ouvir a oração dos seus filhos, sobretudo
quando se concentram na glória do seu nome!
2.
Oração aos anjos?
Você
deve notar que Daniel dirigiu a sua oração a Deus e não ao anjo Gabriel Em
lugar algum das Escrituras temos autorização para orar aos seres angelicais.
Esse tipo de prática é chamada de angelolatria, ou seja, idolatria aos anjos.
Embora eles sejam seres espirituais com poderes extraordinários superiores aos
homens (Sl 8.4,5; 103.20; 2 Pe 2.11), são criaturas limitadas. Não são
oniscientes (1 Pe 1.12) e recusam a adoração (Ap 22.8.9), antes, adoram a Deus
e a Cristo (Ap 511.12). Eles são espíritos ministradores, enviados para servir
a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14). Assim, supostas mensagens
angelicais não podem perverter o Evangelho revelado em sua Palavra (Gl 18). Por
essas mesmas razões, conforme consta em nossa Declaração de Fé das Assembleias
de Deus no Brasil, a ideia de que todas as pessoas possuem um anjo da guarda
designado para acompanhá-las durante toda a sua vida não tem sustentação
bíblica.
3.
A revelação das Setenta Semanas e o Messias.
A
mensagem de explicação do anjo celeste revela um tempo determinado de setenta
semanas decretadas por Deus para o seu povo e sua cidade santa (v. 24). Fazendo
uma contagem histórica da profecia de Jeremias, Daniel compreendia que o
cativeiro estava terminando. Isso viria a se cumprir por intermédio do Decreto
de Ciro, não muito tempo depois. Contudo, o anjo dá um entendimento mais profundo
e apocalíptico das Setenta Semanas, que se aplica não somente a Israel, mas a
todo o mundo. Semelhantemente a Daniel, Deus quer que você amplie o seu
entendimento e tenha uma dimensão mais profunda da sua Palavra e da vida
espiritual. As Setenta Semanas simbólicas destacam sobretudo o tempo e a obra
do Messias. Ele é descrito como o Ungido e o Príncipe (vv. 25.26). O verso 24
apresenta seis aspectos da sua obra redentora: acabar com a transgressão. dar
fim ao pecado, expiar a iniquidade. trazer a justiça eterna, selar a visão e a
profecia, e ungir o lugar santíssimo.
III - ENTENDENDO AS SETENTA SEMANAS
1.
Semanas de anos.
Na
Bíblia o número setenta possui um sentido profético Nesta profecia, das Setenta
Semanas são semanas de anos, não de dias. A leitura da passagem (vv. 24-27)
mostra que as semanas estão divididas em três grupos Sendo semanas de anos,
totalizam 490 anos.
Os três grupos são:
a)
7 semanas (49 anos), b) de 62 semanas (434 anos), c) uma semana (7 anos).
a)
Sete semanas (49 anos): O início
deu-se com o decreto da reconstrução de Jerusalém (v.25). Os principais
estudiosos do assunto concordam que se trata do decreto de Artaxerxes
Longímano, baixado em 445 aC. (cf. Ne 2).
b)
Sessenta e duas semanas (434 anos)
Refere-se ao período do advento do Messias, Jesus de Nazaré (vv.25.26) Neste
tempo o Senhor foi morto e mais tarde Jerusalém foi novamente destruída através
da liderança do general do exército romano. Tito, em 70 d.C
c)
Uma semana (7 anos) Esta semana
ainda não aconteceu (v. 27). Compare Daniel 9.27 com Mateus 24.15 e veja como
se trata de uma profecia que ainda não se cumpriu. Esta última semana refere-
-se, então, ao período que implicará o advento do Anticristo e o início do
tempo de tribulação para Israel e para o mundo A Grande Tribulação será o
período de maior angústia da história humana (Ap 6.15-17), quando o mundo
testemunhará a ira do Senhor (Jr 30.7). Essa etapa da A história foi
determinada por Deus para fazer justiça contra a rebelião dos moradores da
Terra e preparar a nação de Israel para o encontro com o seu Messias.
2.
As duas metades da septuagésima semana.
A
Septuagésima Semana pode ser dividida em duas metades distintas. A primeira
metade será marcada pelo reinado absoluto do Anticristo – o príncipe”, de
acordo com Daniel 9.26b. Ele enganará Israel fazendo uma aliança com o povo
judeu (Dn 9.27a), e buscará a adoração como se fora Deus (2 Ts 2.4b),
profanando o santuário, o lugar santo para o povo de Israel, como alertou o
próprio Senhor Jesus (Mt 24.15). A segunda metade terá inicio quando Israel se
negar a adorá-lo, e então o Anticristo quebrará o acordo de paz – depois de
três anos e meio (Dn 9.27b)- e perseguirà o povo judeu. Essa segunda metade é A
Grande Tribulação propriamente dita (1 Ts 5.3: Jr 30.7). Ao final do período de
sete anos, aparecerá o Libertador de Israel “E, assim, todo o Israel será salvo
(Rm 11.26).
3.
O intervalo e a igreja.
O
estudo das Escrituras demonstra um longo intervalo de tempo que precede a
septuagésima semana. A Bíblia identifica este intervalo profético como “o tempo
dos gentios” (Lc 21.24). Atualmente, estamos no tempo da graça de Deus e temos
de anunciar o ano aceitável do Senhor para o mundo inteiro (Lc 4.18.19) É
importante ressaltar que a profecia de Daniel refere-se a Israel e a Jerusalém.
A Igreja de Cristo não passará pela Grande Tribulação (Ap 3:10), pois terá sido
arrebatada. Neste período, receberemos nossos galardões consoante ao trabalho
que executamos na expansão do Reino de Deus A promessa de Jesus à sua Igreja é
a de preservá-la desse sofrimento (1 Ts 1.10: 59: Lc 21.35.36)
CONCLUSÃO
Ao
término desta aula, a profecia das Setenta Semanas de Daniel nos leva a
reconhecer a importância da dedicação ao estudo e da vigilância constante.
Aprofundar nosso entendimento dessas profecias escatológicas requer esforço
contínuo e atenção aos detalhes, pois são temas complexos que nos desafiam a ir
além da superfície. Que o Senhor nos dê graça e continue guardando a sua
igreja.
HORA DA REVISÃO
1-
Qual outro profeta, mencionado pela lição, profetizou sobre o cativeiro?
2-
O que simbolizava o uso de saco e as cinzas?
3-
Qual o nome da prática de orar aos seres angelicais?
4-
Quais os grupos de anos que compõem as Setenta Semanas de Daniel?
5-
A septuagésima semana pode ser dividida em quantas metades?
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