Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo

Lição 11: Revelações sobre o tempo do fim

Lições Bíblicas Jovens 3º Tr. 2024

ASSUNTO: Na Cova dos Leões: O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

COMENTARISTA: Valmir Nascimento

TEXTO PRINCIPAL

“E aconteceu que, havendo eu, Daniel, visto a visão, busquei entendê-la e eis que se me apresentou diante uma como semelhança de homem.” (Dn 8.10)

 

RESUMO DA LIÇÃO

O conhecimento das coisas futuras nos dá esperança e a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas.

 

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – 2Ts 2.3-4 O homem da iniquidade

TERÇA – Ap 13.1-10 Os atos da Besta

QUARTA – 1 Jo 2.18 Anticristos no mundo

QUINTA – 2 Pe 3.13-14 Esperança futura

SEXTA – Rm 12.21. Vencendo o mal com o bem

SÁBADO – 1Ts 4.16-17 Esperança futura

 

OBJETIVOS

1. CONHECER a visão de Daniel do carneiro e do bode:

2. COMPREENDER a simbologia do bode e do pequeno chifre;

3. APRENDER sobre o cumprimento da visão para o tempo do fim.

 

TEXTO BÍBLICO

Daniel 8.1-6

1 No ano terceiro do reinado do rei Belsazar, apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio.

2 E vi na visão (acontecendo, quando vi, que eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão), vi, pois, na visão, que eu estava junto ao rio Ulai.

3 E levantei os meus olhos e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha duas pontas; e as duas pontas eram altas, mas uma era mais alta do que a outra; e a mais alta subiu por último.

4 Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o meio-dia; e nenhum animal podiam estar diante de[e, nem havia quem pudesse Livrar-se da sua mão; e ele fazia conforme a sua vontade e se engrandecia.

5 E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha uma ponta notável entre os outros.

6 Dirigiu-se ao carneiro que tinha as duas pontas, ao qual eu tinha visto diante do rio: e correu contra ele com todo o ímpeto da sua força.

 

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos o capítulo 8 do livro de Daniel Esta visão, narrada por Daniel, descreve um conflito entre um carneiro e um bode, numa alusão aos impérios Medo-Persa e Grego. Ao mesmo tempo, a passagem descreve uma revelação sobre Antíoco Epifânio e a sua representação do Anticristo, nos tempos do fim.

 

I – A VISÃO DE UM CARNEIRO E UM BODE

1. Características da visão.

A visão do capítulo 8 ocorre no terceiro ano do reinado de Belsazar, por volta de 550/549 a.C. Não se tratava de uma visão pelos olhos físicos e nem imaginação da mente humana, mas uma revelação celestial concedida pelo Senhor ao seu servo. Em seu vislumbre profético, Daniel se vê na cidadela de Susã, na província de Elão, localizada a cerca de 300 quilômetros a leste da Babilônia. A expressão “cidadela” alude a um local específico, referindo-se a uma fortaleza situada em lugar estratégico, que domina e protege uma cidade. Segundo historiadores, Susã servia como residência de inverno dos reis persas. É importante perceber que grande parte da visão é explicada pelo anjo Gabriel, a quem Deus enviou com o propósito de dar a interpretação a Daniel.

 

2. O carneiro.

O primeiro animal da visão do profeta é um carneiro que possuía duas pontas (chifres), simbolizando o império Medo-Persa (v. 20). Os dois chifres compridos do animal, sendo um maior que o outro, representam a história destes dois impérios que se unem após a conquista da Média por volta de 55o a,C, dando origem ao Império Aquemênida. O chifre mais a[to (v. 3) aponta para a Pérsia, que apesar de ser posterior ao reino Medo, tornou-se proeminente.

 

3. Ciro, o Grande.

Este foi o Líder persa responsável por essa unificação e, posteriormente, pela tomada da Babilônia. Trata-se do mesmo Ciro mencionado pelo profeta Isaías (ls 44.28: 45.1) que Deus levantou para colocar fim ao período de exílio dos judeus na Babilônia (Ed 1.1). Isso porque Deus é soberano e usa quem Ele quer para cumprir os seus desígnios sobre o seu povo e sobre o mundo. De acordo com o relato de Daniel (vv. 4,5). Ciro era um conquistador implacável, sendo invencível em suas campanhas militares, o que o tornou um líder poderoso. Filho do rei persa, Cambises, Ciro conseguiu conquistar os territórios da Mesopotâmia, de toda a Ásia Menor (atual Turquia) e de territórios a leste da Pérsia (parte ocidental da índia). Também é conhecido por sua atitude respeitosa em relação aos inimigos derrotados, tratando os povos conquistados com tolerância.

 

II - O BODE E O PEQUENO CHIFRE

1. O bode.

O bode peludo que surge na visão de Daniel e derrota o carneiro e o rei da Grécia (v.21). Na história, ele é identificado como Alexandre, o Grande (356-323 a.C), rei da Macedônia. Amplamente reconhecido como um dos maiores líderes militares da história, graças às suas conquistas expansivas pelo mundo conhecido na época. Educado pelo filósofo Aristóteles, também difundiu a cultura grega por meio de uma política chamada ‘helenização‘. O fato do animal surgir “sem tocar no chão” (v.5) mostra a velocidade da sua expansão. Em doze anos de reinado, Alexandre tinha um vasto império que se estendia da Grécia até a Índia.

 

2. Os quatro chifres.

Alexandre morreu com apenas 33 anos de idade sem sucessor familiar, cumprindo-se a profecia de que o seu reino seria quebrado e repartido, mas não para a sua posteridade (cf, Dn 11.8). Os quatro chifres que surgem referem-se à divisão do reino depois da sua morte (v.22), que desencadeou uma série de lutas entre os seus generais: Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco. O império foi então dividido em quatro partes, cada uma governada por um dos generais. Cassandro reinou na Macedônia; Lisímaco reinou na Trácia e Ásia Menor: Ptolomeu reinou no Egito e Seleuco reinou sobre a Síria e o restante do Oriente Médio. Este último reino incluía a Judeia naquela ocasião e será ele o palco da sequência da profecia.

 

3. O pequeno chifre.

Enquanto Daniel observava, viu surgir de um dos quatro chifres um pequeno chifre, que cresceu rapidamente e se lançou contra o exército do céu (v.10), profanando o santuário. Historicamente, esse pequeno chifre simboliza Antíoco lV (215-162 a.C), pertencente à dinastia selêucida, Embora não fosse herdeiro direto do trono, Antíoco assumiu o poder após o assassinato de Seleuco IV Filopátor, em meio a intrigas e disputas. Ao assumir o trono sírio, mudou o título para Antíoco Epifânio, isto é, “Deus manifestado”, reinando de 175 a 164 a.C. Dotado de um temperamento cruel e sanguinário, esse homem cometeu diversas atrocidades contra o povo judeu, buscando o seu extermínio. Em uma de suas campanhas militares, invadiu Jerusalém e profanou o Templo, conforme a visão de Daniel (vv.10,11). Posteriormente, proibiu as práticas religiosas judaicas. Isto deu lugar a Revolta dos Macabeus, liderada por Judas Macabeus.

 

III – O TEMPO DO FIM

1. Um protótipo do Anticristo.

Em razão de suas características e descrições bíblicas, Antíoco é tido por muitos intérpretes das Escrituras como um tipo de Anticristo, um líder no fim dos tempos que se levantará contra o povo de Deus e fará coisas semelhantes (vv.23-24). Conforme o ensino do saudoso Pr. Antônio Gilberto, Antíoco seria o cumprimento parcial desta visão’ o Anticristo, o cumprimento cabal. Suas características são as de um ditador mundial.. Será o último grande governo mundial da história, identificado em Apocalipse como a besta que surge do mar (Ap 13.1) – é uma personagem que terá controle sobre dez reinos. Ela representa o Anticristo e o seu governo (Ap 17.13). Contudo, assim como Antíoco, o Anticristo também será derrotado, mas não por algum rei humano, mas pelo próprio Cristo (v.25). O verso 25 retrata o Armagedom apocalíptico, quando o poder gentílico mundial sob o Anticristo será sobrenaturalmente destruído por Cristo na sua vinda.

 

2. Uma visão atormentadora.

A visão foi tão terrível que Daniel ficou fragilizado, espantado (v.27) e adoeceu, Afinal, ele viu coisas angustiantes que se abateriam sobre o mundo e principalmente sobre o seu próprio povo. Por mais espirituais que possamos ser, existem momentos em que a fraqueza nos abate. Contudo, diz a Bíblia que ele se levantou e voltou aos seus afazeres perante o rei. Mesmo sabendo que o rei seria destronado, Daniel não deixou de trabalhar e servir. Isso mostra que o conhecimento do porvir e a escatologia não podem nos levar a uma fuga da realidade e das nossas responsabilidades terrenas.

 

3. Humildade e confiança diante do futuro.

Ao final, Daniel declara que ninguém podia entender aquela visão: estava além da compreensão humana. O profeta foi humilde em reconhecer que nem mesmo ele tinha todas as respostas. Atitude muito diferente daqueles em nossos dias que parecem saber tudo sobre os eventos escatológicos, inclusive detalhes irrelevantes baseados em especulações. O estudo das últimas coisas exige seriedade e cautela (Dt 29.29; Rm 12.3). Assim como o profeta, precisamos confiar no Senhor. Olhando para o contexto social e político, era praticamente improvável conjecturar os fatos futuros, como por exemplo a ascensão da Grécia.

 

CONCLUSÃO

Ao estudarmos os últimos eventos mundiais, de acordo com a revelação das Escrituras, somos tomados pela esperança e a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas. Enquanto isso, vivendo nesse mundo, mantemos nossa responsabilidade social e afazeres.

 

HORA DA REVISÃO

1- Qual o sentido da expressão “cidadela”?

2- Quem o carneiro, na visão de Daniel, simbolizava?

3- Na história, com quem é identificado o bode?

4- Em razão de suas características e descrições bíblicas, Antíoco é tido por muitos intérpretes da Escrituras como sendo quem?

5- O que retrata do verso 25 da passagem em estudo?


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