Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
Lição 5 A missão da igreja de Cristo
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Lições
Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD
REVISTA: O CORPO
DE CRISTO- Origem, Natureza e Missão da Igreja no
Mundo
Comentarista: Pr. José Gonçalves
Data
da aula: 4 de Fevereiro
de 2024
Veja
também esta opção de Lições da Escola Dominical
“E
perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e
nas orações.” (At 2.42)
VERDADE
PRÁTICA
Como
o sal fora do saleiro cumpre a sua função de salgar, assim a Igreja quando
adora e discipula, testemunha das insondáveis riquezas de Cristo.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
- 1 Co 1.21
A
Igreja e a proclamação das Boas-Novas
Terça
- Mt 28.19
A
Igreja e o Discipulado
Quarta
- Rm 12.1
A
Igreja e a verdadeira adoração ao Deus Trino
Quinta
- 1 Ts 5.11
A
Igreja como uma comunidade edificadora
Sexta
- 1 Jo 1.7
A
Igreja vivendo o amor fraternal
Sábado
- Rm 12.13
A
Igreja como uma comunidade solidária
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Marcos 16.14-20; Atos 2.42-47
Marcos 16
14- Finalmente apareceu aos onze, estando eles
assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de
coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
15- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o
evangelho a toda criatura.
16- Quem crer e for batizado será salvo; mas
quem não crer será condenado.
17-E
estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão
novas línguas;
18- pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma
coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos
e os curarão.
19- Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi
recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.
20-E eles, tendo partido, pregaram por todas as
partes, cooperando com eles 0 Senhor e confirmando a palavra com os sinais que
se seguiram. Amém!
Atos 2
42- E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e
na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43- Em cada alma havia temor, e muitas
maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44
- Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
45- Vendiam suas propriedades e fazendas e
repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.
46- E, perseverando unânimes todos os dias no
templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de
coração,
47- louvando a Deus e caindo na graça de todo o
povo. E todos os dias acrescentava o Senhor ã igreja aqueles que se haviam de
salvar.
Hinos
Sugeridos: 16, 127, 224 da Harpa Cristã
PLANO
DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Nesta lição, temos o propósito de aprofundar o estudo acerca da
missão deixada por Cristo à sua Igreja. Para tal, vamos refletir nas últimas
palavras de Jesus aos seus discípulos, antes da ascensão aos Céus; nas marcas
de uma comunidade de fé legítima e solidamente edificada: a genuína adoração,
como maneira constante de viver e servir a Deus e ao próximo. O Mestre dos
mestres disse, e ensinou com o próprio exemplo, que os seus discípulos seriam
conhecidos pelo amor, manifesto em ações (Jo 13.35). Apenas dessa forma, a
Igreja cumpre inteiramente o seu papel de ser sal e luz num mundo imerso em
vazio e escuridão (Mt 5.13,14).
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Refletir sobre a principal missão da Igreja de
Cristo na Terra;
II) Aprofundar o entendimento sobre a adoração a Deus e
a edificação mútua, como atos contínuos;
III) Pensar a comunhão fraternal e a atuação social
como marca de uma igreja cristã genuína.
B)Motivação: Através dos
séculos, a história da Igreja cristã foi marcada por extraordinários
testemunhos de fé, superações e vitórias na proclamação do Reino de Deus aos
perdidos. Entretanto, no Antigo Testamento, vemos um rastro de fracassos e
falhas trágicas de uma nação que se desviava dos propósitos do Altíssimo.
Assim, como Asafe, no Salmo 78, conclama o povo escolhido a uma autoanálise, a
fim de manter-se fiel ao Senhor e não mais desviar-se de seus santos
propósitos, que esta lição seja um convite do Espírito Santo a fazermos o
mesmo, enquanto Igreja de Cristo.
C)Sugestão de Método: Para
esta lição em especial, propomos como método pedagógico uma experiência para
além da teoria. Portanto, sugerimos que nesta aula haja um breve, mas
impactante testemunho de alguém que tenha sido evangelizado (e quem sabe até
discipulado na igreja local), contando sobre a importância de um discípulo de
Cristo ter obedecido à “Grande Comissão”, culminando na salvação de sua vida
terrena e eterna. Quem sabe, com a autorização de sua liderança, a classe possa
se unir para promover uma saída de evangelismo, com ação social e distribuição
de cestas básicas em alguma comunidade carente próxima a igreja.
3.CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Enquanto Igreja, representamos Cristo na Terra, somos
peregrinos com uma missão. Avancemos nela, dia a dia, perseverando na doutrina
dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão, e nas orações, até que 0
Evangelho do Reino seja pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as
gentes, e então venha o fim (Cf. Mt 24.14).
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A)Revista Ensinador
Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p.38,
você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B)Auxílios Especiais: Ao
final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de
sua aula:
1) O texto “A Grande Missão da Igreja de Cristo”, localizado depois
do primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito da solene obrigação de todo
discípulo cristão de anunciar 0 Evangelho em palavras e ações.
2) O texto “O papel social da Igreja”, ao final do terceiro tópico,
enfatiza que a Grande Comissão não invalida o mandamento de amar ao próximo,
integralmente, isto é, alma, corpo e espírito, portanto, lhe fazendo o bem não
só para a eternidade, mas também aqui e agora.
PALAVRA-CHAVE:
Grande Comissão
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, vamos estudar a missão da Igreja de Cristo. Veremos quea Igreja é chamada para proclamar
a poderosa mensagem da cruz. Assim, ela cumpre a sua vocação de eleita quando
participa da Grande Comissão deixada pelo seu fundador, Jesus Cristo (Mt
28.19). Como consequência dessa realidade, veremos que a igreja é uma
comunidade adoradora de comunhão e, finalmente, é uma comunidade que exerce um
grande papel no presente século. Portanto, a Igreja de Cristo exerce uma grande
missão neste mundo.
I - PREGAÇÃO E INSTRUÇÃO
1.
Proclamando as Boas-Novas.
A
Igreja foi fundada por Cristo (Mt 16.18) como uma instituição para abençoar o
mundo. Essa missão é exercida por meio da pregação do Evangelho: “Aprouve a
Deus salvar os crentes pela loucura da pregação (1 Co 1.21). Após ressuscitado,
o Senhor Jesus comissionou os discípulos a pregarem o Evangelho (Mc 16.14-20).
Referindo-se a essa missão, Marcos usa o verbo grego Keryssó, traduzido
como “pregar”, “proclamar”. O sentido é de um arauto que proclama algo. Esse
verbo ocorre 61 vezes no Novo Testamento. É o termo usado para mostrar João, o
batista, “pregando no deserto da Judeia” (Mt 3.1); e Jesus Cristo quando
começou a pregar (Mt 4.17).
2.O objeto da pregação.
Outro
termo usado com muita frequência no Novo Testamento para se referir à Grande
Comissão da Igreja é euangelizô. Esse verbo ocorre 54 vezes no Novo
Testamento e o seu sentido é o de trazer as Boas-Novas, pregar as Boas-Novas.
Nesse aspecto, o objeto das Boas-Novas não se refere a alguma coisa, mas a
alguém, a uma pessoa. Nesse sentido, os cristãos primitivos “não cessavam de
ensinar e de anunciar a Jesus Cristo”(At 5.42). Pregar a Jesus Cristo não é
pregar uma “coisa” ou uma mensagem subjetiva, mas proclamar ao mundo caído que
Ele está vivo e pronto para salvar. Pregar a mensagem da cruz é anunciar o
Evangelho do Reino de Deus revelado em Cristo (At 8.12).
3.
Discipulando os convertidos.
“Pregar”
e “proclamar” é levar a Palavra de Deus aos que estão do lado de fora da
Igreja, enquanto que discipular” é instruir os que estão do lado de dentro. O
verbo “discipular”, do grego matheteuo, ocorre somente quatro vezes no
Novo Testamento, enquanto o substantivo “discípulo” (gr. mathetés)
ocorre 261 vezes. O sentido é o de alguém instruído ou treinado em alguma
coisa. É o termo usado em Mateus 28.19 para designar a Grande Comissão: “Ide,
ensinai todas as nações”. Na verdade, Jesus estava dizendo: “Ide e discipulai”.
A Igreja não é formada apenas por “crentes”, a Igreja é formada por discípulos.
Alguém pode estar na igreja local sem, contudo, ser um discípulo. Este é alguém
que é capaz de reproduzir e passar para outrem o que aprendeu e vive por meio
de Cristo Jesus.
SINOPSE I
A
Igreja fundada por Cristo tem o propósito de abençoar o mundo, por meio da
pregação do Evangelho e do discipulado, em palavras e ações.
AUXILIO MISSIOLÓGICO
A GRANDE MISSÃO DA IGREJA DE
CRISTO
A igreja cristã tem a solene obrigação de fazer o seguinte:
1.Apresentar a Cristo de
forma viva, clara, eficaz e persuasiva ao mundo e ao indivíduo como o Salvador
enviado por Deus, o Senhor soberano do Universo e futuro Juiz da humanidade.
2. Guiar os povos a uma relação
de fé com Jesus Cristo a fim de que possam experimentar perdão dos pecados e
renovação de vida. O homem deve nascer novamente, se quiser herdar vida eterna
e amizade eterna com Deus.
3.Separar e congregar os
crentes através da realização do batismo, estabelecendo-os em igrejas atuantes.
O companheirismo constitui uma parte vital da vida cristã.
4.Firmar os cristãos na
doutrina, nos princípios e nas práticas da vida, amizade e serviço cristão,
ensinando-os a observar todas as coisas. Isso é instrução, a criação de
discípulos cristãos, a cristianização do indivíduo.
5. Treiná-los a viver no
Espírito Santo. Já que a vida cristã contém exigências e ideais sobrenaturais,
ela só pode ser vivida através de uma confiança plena no Espírito Santo. Se as
lições não forem aprendidas cedo, a vida cristã fica cercada de frustração e
torpor; a apatia instala-se, ou as pessoas acomodam-se a uma vida cristã
anormal. Essa é a tragédia de inumeráveis cristãos que nem mesmo esperam
concretizar os ideais bíblicos” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões.
Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.260).
II - ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO
1.
Uma comunidade adoradora.
No
contexto bíblico, a adoração significa dar a glória que é devida somente a
Deus. É tirar a atenção de nós mesmos para centrarmos unicamente no Senhor (Mt
4.10). A adoração tem a ver com o nosso serviço a Deus. Não é algo que se faz
apenas no momento do culto público ou privativamente. Tem a ver com nossa
maneira de ser, agir e viver. É viver a vida para Deus! Esse é o sentido do
termo grego latreia, traduzido como “adorar”. o apóstolo Paulo roga à
igreja que apresente a Deus o seu corpo em “sacrifício vivo, santo e agradável
a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1). A palavra “culto” nesse texto
traduz o termo grego latreia. O sentido é o de um serviço prestado a
Deus de forma consciente e integral. É viver totalmente para o Senhor.
2.
Uma comunidade edificadora.
A
igreja é uma comunidade proclamadora, adoradora e edificadora. A palavra grega oikodomé,
traduzida como “edificar”, é usada no seu sentido literal de construir um
edifício e, metaforicamente, no sentido de crescimento espiritual. No primeiro
sentido é usada por Jesus em referência à casa edificada sobre a rocha (Mt
7.24) e, no segundo sentido, em Efésios 4.12. Nessa última referência, o
apóstolo Paulo diz que Deus pôs na Igreja os apóstolos, os profetas, os
evangelistas, os pastores e mestres para a “edificação do corpo de Cristo”.
Este, por exemplo, é o objetivo dos dons espirituais: trazer edificação à
igreja (1 Co 14.3). Assim, quem fala em línguas em público, sem interpretação,
edifica-se a si mesmo (1 Co 14.4); contudo, não edifica a igreja, que não
entendeu o que foi dito (1 Co 14.5). Dessa forma, o apóstolo Paulo exorta os
crentes a buscarem a edificar “uns aos outros” (1 Ts 5.11).
SINOPSE II
A
genuína adoração e edificação mútua é fruto de uma vida de devoção e serviço a
Deus em contínuo crescimento.
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III - COMUNHÃO E SOCIALIZAÇÃO
1.
A fé na esfera fraternal.
Um
dos pilares da Igreja Primitiva estava na comunhão (At 2.42). A palavra grega koinonia,
traduzida aqui como “comunhão”, ocorre 19 vezes no Novo Testamento e o seu
sentido é literalmente de “parceria”, “participação” e "comunhão
espiritual”. Se somos cristãos e andamos na luz do Evangelho, devemos viver em
comunhão (1 Jo 1.7). Onde não há comunhão entre os crentes, também não há
igreja solidamente edificada. Não há, portanto, Igreja onde seus membros vivem
isolados e não mantêm comunhão uns com os outros.
2.
Unidade e Fraternidade.
A
igreja do Novo Testamento se expressa por meio da unidade e fraternidade entre seus
membros (1 Jo 1.3). Jesus orou pela união fraterna de seus discípulos (Jo
17.21). Um dos grandes males da igreja hodierna está justamente na quebra da
comunhão cristã, o que tem provocado grande fragmentação no Corpo de Cristo.
Devemos, portanto, nos esforçar por manter a comunhão cristã em nossas igrejas
locais (Hb 13.16).
3.
A fé na esfera social.
A
fé cristã também precisa ser expressa na esfera pública. Ela tem o seu lado
social. Se por um lado o substantivo grego koinonia significa
“comunhão”, por outro lado, o verbo grego koinoneo possui também o
sentido de “ajuda contributiva e partilha”. É usado por Paulo com esse sentido
em Romanos 12.13. O sentido nesse texto é o de socorrer os mais pobres em suas
necessidades. O apóstolo Paulo elogiou os Filipenses por serem conscientes da
dimensão social do Evangelho (Fp 4.15). Não se trata apenas de matar a fome dos
pobres deixando-os vazios de Deus. É o exercício da fé cristã na sua
integralidade.
A
igreja, portanto, não pode exercer sua fé da maneira bíblica esquecendo dos
mais carentes ou mais pobres. Jesus ressaltou esse fato (Mt 25.35,36). Que
modelo de igreja somos quando poucos têm muito e muitos têm tão pouco? O
apóstolo exorta a igreja para atentar para esse fato (Tg 2.15,16).
SINOPSE
III
O
amor manifesto em ações é evidenciado na comunhão entre os irmãos e
contribuição social da Igreja como expressão de fé na esfera pública.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
O PAPEL SOCIAL DA IGREJA
O nosso próximo é uma pessoa, um ser humano, criado por Deus. E
Deus não o criou como uma alma sem corpo (para que pudéssemos amar somente sua
alma), nem como um corpo sem alma (para que pudéssemos preocupar-nos
exclusivamente com seu bem-estar físico), nem tampouco com um corpo-alma em
isolamento (para que pudéssemos preocupar-nos com ele somente como um
indivíduo, sem nos preocupar com a sociedade em que ele vive).
Não! Deus fez o homem um ser espiritual, físico e social Como ser
humano, o nosso próximo pode ser definido como, um corpo-alma em sociedade’.
Portanto, a obrigação de amar o nosso próximo nunca pode ser reduzida para
somente uma parte dele. Se amarmos o nosso próximo como Deus o amou (o que é
mandamento para nós), então, inevitavelmente, estaremos preocupados com o seu
bem-estar total, o bem--estar do seu corpo, da sua alma e da sua sociedade. É
verdade que o Senhor Jesus ressurreto deixou a Grande Comissão para a sua
Igreja: pregar, evangelizar e fazer discípulo. E esta comissão é ainda a
obrigação da Igreja. Mas a comissão não invalida o mandamento, como se ‘amarás
o teu próximo’ tivesse sido substituído por, pregarás o Evangelho’ Nem tampouco
reinterpreta amor ao próximo em termos exclusivamente evangelísticos” (STOTT.
John R. W. Cristianismo Equilibrado. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD. 1995- pp.60,61).
CONCLUSÃO
Vimos
que a Igreja de Cristo tem uma grande missão aqui na Terra. Ela foi chamada
para ser sal e luz. Como sal ela salgará o mundo com a mensagem da cruz em uma
sociedade que está corrompida pelo engano do pecado. Como luz, ela
resplandecerá nas densas trevas que cobrem o mundo sem Deus. Ao mostrar Jesus
Cristo ao mundo perdido, produzir discípulos e transformá-los em adoradores, a
Igreja cumpre com a missão para a qual foi chamada.
REVISANDO O CONTEÚDO
1.
Como é exercida a missão da Igreja?
Por
meio da pregação do Evangelho: “Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura
da pregação (1 Co 1.21).
2.
Qual é o sentido do substantivo “discípulo”?
O
sentido é o de alguém instruído ou treinado em alguma coisa.
3.
O que é a adoração?
No
contexto bíblico, a adoração significa dar a glória que é devida somente a
Deus. É tirar a atenção de nós mesmos para centrarmos unicamente no Senhor (Mt
4.10).
4.
Qual é o sentido da palavra “comunhão”?
O
seu sentido é literalmente de parceria, participação e comunhão espiritual.
5.
O que a igreja não pode esquecer para exercer a sua fé de maneira bíblica?
Para
exercer sua fé da maneira bíblica, a igreja não pode esquecer dos mais
carentes.
Lições Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD
REVISTA: O CORPO DE CRISTO- Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo