Lições
Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD
REVISTA: O CORPO
DE CRISTO - Origem, Natureza e Missão da Igreja no
Mundo
Comentarista: Pr. José Gonçalves
Data
da Aula: 31 de Março de 2024
Seja um Parceiro da Escola Dominical.
Saiba mais Aqui
TEXTO
ÁUREO
“Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis
testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins
da terra.” (At 1.8)
VERDADE
PRÁTICA
O
Espírito Santo é a força-motriz que movimenta a Igreja. Sem o poder do
Espírito, a Igreja é incapaz de cumprir a sua missão.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
- At 1.4
A
necessidade da experiência pentecostal
Terça
- At 5.32
A
especificidade da experiência pentecostal
Quarta
- At 2.17
O
derramamento do Espírito
Quinta
- At 2.47
Uma
igreja capacitada pelo Espírito
Sexta
- At 13.1-3
O
chamado missionário sob a
direção
do Espírito
Sábado
- At 16.6-10
O
Espírito Santo na estratégia missionária
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 13.1-4
1
- Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber:
Barnabé, e Simeão, chamado Niger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado
com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2
- E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé
e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3
- Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
4
- E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram
para Chipre.
Hinos
Sugeridos: 05, 553, 654 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1.
INTRODUÇÃO
Por meio desta lição, refletiremos nas palavras de Jesus Cristo aos
discípulos, de que receberiam a virtude do Espírito Santo como um pré-requisito
para serem suas testemunhas até os confins da terra. A doutrina bíblica do
Espírito Santo nos mostra que o revestimento do poder do Alto é imprescindível
à missão da Igreja, tanto no passado quanto no presente.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Refletir acerca da doutrina bíblica do Espírito
Santo;
II) Analisar as diferentes perspectivas da
capacitação do Espírito Santo a sua Igreja;
III) Pensar no Espírito Santo como o principal
impulsionador da obra missionária.
B) Motivação: Compreendemos
que o Espírito de Cristo está presente e atuante em sua Igreja hoje, assim como
em todo crente genuíno (Rm 8.9). Contudo, dada a urgência, magnitude da missão,
brevidade do tempo e caos no mundo, necessitamos de mais, necessitamos ser
cheios do Espírito Santo.
C) Sugestão de Método:
Propomos que, ao longo da lição, você enfatize a obra regeneradora e capacitadora
do Espírito Santo na vida do crente e da Igreja. Explique que cada crente
precisa passar pela experiência salvífica. Além disso, há outra experiência
indispensável ao crente que deseja levar outras pessoas a Cristo: O Batismo no
Espírito Santo. Essas duas experiências serão atestadas em nossa sociedade,
família, comunidade na qual a Igreja e cada um de nós está inserido. Ora, tal
como os discípulos, precisamos ser cheios do Espírito para cumprir a Grande
Comissão, transbordando da sua graça e salvação.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Como pentecostais, nossa doutrina bíblica é
evidenciada em nossas vidas e igrejas ao longo dos séculos, provando a
contemporaneidade dos dons espirituais e a forma como o seu revestimento
resulta em salvação e avivamento espiritual.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que
traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas
Adultos. Na edição 96, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta
lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios
que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “O que a expressão ‘Ser Cheio do Espírito Significa?”,
localizado depois do segundo tópico, expõe por meio da teologia pentecostal, o
aprofundamento do significado do Batismo no Espírito Santo;
2) O texto “Espírito Santo: impulso e força missional da Igreja”,
ao final do terceiro tópico, aprofunda o ensino acerca da obra regeneradora e
capacitadora do Espírito Santo para a vida e missão da Igreja no mundo.
PALAVRA
CHAVE: REVESTIMENTO
INTRODUÇÃO
Nesta
lição focaremos nossa atenção no poder do Espírito Santo na missão da Igreja de
Cristo. Aqui, mostraremos que o povo de Deus não pode prescindir do revestimento
do poder pentecostal para obter êxito na sua missão na Terra.
Assim,
que a ação do Espírito Santo, e a contemporaneidade de seus dons na Igreja, não
se trata de uma mera opção, mas de algo imprescindível, a sua maior necessidade.
Sem o Espírito Santo, a igreja local não anda nem cumpre sua vocação.
I - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO SEGUNDO
O EVANGELISTA LUCAS
1.
Um ensino revelado nos escritos de Lucas.
Tanto
o Evangelho quanto o Livro de Atos, ambos escritos pelo evangelista Lucas,
revelam o ministério do Espírito Santo na vida de Jesus e da primeira igreja
como uma necessidade imperiosa. Nesse sentido, o evangelista mostra que sem a
ação do Espírito no ministério de Jesus e na vida da igreja, os cristãos não
estariam qualificados para ser testemunhas do Senhor. Essa promessa estava
associada ao revestimento do poder do Espírito, conforme descrito nas palavras
de Jesus como o “poder do alto” (Lc 24.49).
2.
O enchimento do Espírito como experiência necessária.
O
Senhor Jesus só começou o seu ministério depois de ser cheio do Espírito Santo
(Lc 3.21,22). Nosso Senhor fez a obra de Deus e a fez no poder do Espírito
Santo. Ele foi capacitado pelo Espírito Santo (Lc 4.18,19) e dependeu dEle para
exercer o ministério (Lc 5.17; Mt 12.28). Da mesma forma, a igreja só deveria
iniciar o trabalho missionário quando fosse revestida desse mesmo poder. Por
isso, podemos afirmar que, no contexto literário do evangelista Lucas,
especialmente no Livro dos Atos dos Apóstolos, o Espírito Santo aparece como
uma necessidade, não como opção.
3.
O enchimento do Espírito como uma experiência concreta.
Se
por um lado Lucas apresenta o Espírito Santo como uma necessidade na vida da
Igreja, por outro, ele mostra que o enchimento do Espírito ocorre como uma
experiência concreta na vida do crente. Nesse sentido, o Livro de Atos retrata
a experiência pentecostal como um acontecimento objetivo, não subjetivo. Ela
podia ser “vista” e “ouvida” (At 5.32). Havia manifestações físicas que se
tornavam reais para quem as tinha e visíveis para quem as presenciava. Em
outras palavras, quem recebeu sabia que havia recebido (At 11.15-17). Dentre os
muitos sinais, um se sobressaía sobre os demais - o falar em línguas
desconhecidas (At 2.4; 10.44-46; 19.1-6).
AMPLIANDO
O CONHECIMENTO
O PROPÓSITO DO PENTECOSTES
“Lucas argumenta que Deus derramou o Espírito para empoderar seu
povo para evangelizar transculturalmente; mas qual foi o resultado esperado
desse evangelismo transcultural? Deus pretendia criar uma nova comunidade na
qual os crentes amariam uns aos outros e demonstrariam para esse tempo a
própria imagem da vida de seu Reino. Podemos ver esse propósito de
evangelização na estrutura do parágrafo de fechamento dessa seção introdutória
de Atos [...].” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra Entre a História e
o Espírito, editada pela CPAD, p.252.
SINOPSE I
A
Doutrina bíblica do Espírito Santo assegura que o seu poder é imprescindível ao
cristão e à Igreja.
II - O ESPÍRITO SANTO CAPACITANDO AS
TESTEMUNHAS
1.
Capacitando as testemunhas.
No
Livro de Atos, é possível perceber o ensino da capacitação do Espírito Santo
sob diferentes perspectivas. Primeiramente, o Espírito capacitando líderes para
o desempenho da obra de Deus (At 433).
Nesse
sentido, vemos o apóstolo Pedro sendo “cheio do Espírito Santo” quando foi
confrontado pelos sacerdotes (At 4.8); o apóstolo Paulo quando é cheio do
Espírito Santo para resistir a Elimas, o mágico (At 13.9). Depois, vemos também
que não eram só os que faziam parte do colégio apostólico que eram cheios do
Espírito. Pessoas “comuns” também eram revestidas do poder do alto. Na verdade,
o que se observa em Lucas é que o revestimento do Espírito veio sobre “toda
carne” (At 2.17).
2.
Pessoas simples capacitadas pelo Espírito.
Vemos
isso claramente quando Ananias, até então, um ilustre desconhecido, é convocado
por Deus para impor as mãos naquele que seria o maior apóstolo de todos os
tempos, Paulo (At 19.10,11). Assim também Estevão e Filipe, que haviam sido
escolhidos para “servirem as mesas”, fazendo sinais e prodígios (At 6.8; 8.6).
Fica patente que Deus não tinha uma classe privilegiada para fazer a sua obra.
Ele possuía testemunhas capacitadas pelo Espírito Santo.
3.
Capacitando a igreja.
No
contexto literário e doutrinário de Lucas, a igreja do Novo Testamento é vista
como portadora de uma missão profética. Nela, há um ministério profético de
todos os crentes (At 2.17). Nesse sentido, conforme o contexto de Atos, o testemunho
não é apenas individual, como mostrado nesta lição, mas também de toda a igreja
descrita em Atos. Assim, essa comunidade de crentes, capacitada pelo Espírito
Santo, ganhava a confiança e a admiração das pessoas ao seu redor (At 2.47).
Portanto, o crescimento das igrejas em Atos estava associado ao testemunho dado
pelos grupos de crentes capacitados pelo Espírito Santo (At 9.31).
SINOPSE II
A
capacitação do Espírito Santo é evidenciada na vida de suas testemunhas,
repercutindo ao seu redor.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
O QUE A EXPRESSÃO “SER CHEIO DO ESPÍRITO” SIGNIFICA?
A terminologia ‘cheio do Espírito Santo’ tem o mesmo significado nos
escritos de Lucas e de Paulo? Os teólogos pentecostais respondem que não, pois
ser ‘cheio do Espírito Santo’ em Lucas está relacionado ao serviço e à mordomia
cristã, enquanto que ser ‘cheio do Espírito Santo’ em Paulo está implicitamente
ligado a questões de caráter e santidade. Longe de ser uma contradição, há um
verdadeiro complemento, pois como servir sem o caráter cristão? Como manifestar
os traços de Cristo e ainda permanecer inerte diante do serviço para o Reino de
Deus?” (SIQUEIRA, Gutierres Fernandes. Revestidos de Poder: Uma Introdução à
Teologia Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.83).
III - O ESPÍRITO SANTO COMO FONTE
GERADORA DE MISSÕES
1.
O envio missionário.
O
capítulo 13 do livro de Atos dos apóstolos narra o envio dos primeiros
missionários da igreja em Antioquia. O que chama a atenção nessa narrativa é a
participação ativa do Espírito Santo no envio missionário. Nesse texto, Lucas
menciona que havia alguns profetas na igreja que estava em Antioquia (13.1).
É
bem possível que essa observação do autor sagrado fosse para explicar como se
deu a participação do Espírito Santo no comissionamento de Paulo e Barnabé para
a primeira viagem missionária. Lucas mostra que, por intermédio dos dons do
Espírito, os dois obreiros foram separados para uma grande obra de maneira
clara e audível. O foco do evangelista é que o Espírito Santo é a fonte
geradora de missões, pois Ele é quem vocaciona e envia (At 13.2).
2.
A estratégia missionária.
Em
um mundo multicultural, a questão da estratégia missionária deve ser levada em
conta. Não somente enviar, mas quem enviar, quando enviar e como enviar. Por
exemplo, Paulo e Barnabé poderiam ter adotado a estratégia errada na obra
missionária quando intentaram pregar na Ásia e Bitínia, mas foram impedidos
pelo Espírito Santo (At 16.6,7). Foi o Espírito Santo que decidiu quem deveria
ouvir o Evangelho naquela circunstância (At 16.9). Ponderamos aqui que, muitas
vezes, é possível que agências missionárias e igrejas adotem uma estratégia
errada no envio de missionários. Não basta só o desejo de fazer missões, mas é
preciso buscar a orientação do Espírito Santo a respeito de como isso deve ser
feito.
SINOPSE III
O
poder do Espírito Santo impulsiona-nos no cumprimento da Grande Comissão.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
ESPÍRITO SANTO: IMPULSO E FORÇA MISSIONAL DA IGREJA
“[...] Os pentecostais ensinaram que o Espírito Santo não é uma peça
calada e meramente simbólica de Cristo. Ele é o Vicário, ou seja, Ele veio para
substituir a pessoa de Cristo na terra e na Igreja de maneira factual. O
Espírito Santo é aquele que aviva a Igreja e capacita-a para o serviço na
comunidade e pela comunidade, bem como no mundo e pelo mundo. Ele é o impulso e
a força missional da Igreja [...]
O pentecostalismo lembrou em voz alta (literalmente) que Ele está
aqui e que não há substituto à altura de Cristo se não a pessoa divina do
Espírito Santo, que é também o Espírito de Cristo. E uma igreja com uma pneumatologia
forte é uma igreja com uma missão forte. Como escreveu o alemão Reinhard
Bonnke, um típico evangelista pentecostal:
O que recentemente se tem conhecido do Espírito Santo — principalmente
por experiência — ultrapassou todas as barreiras, ligou crentes de todos os
nomes e diversidades por todo o globo, e produziu uma nova paixão
evangelística’” (SIQUEIRA, Gutierres Fernandes.
CONCLUSÃO
Encerramos
esta lição e, consequentemente, este trimestre, mostrando que o Pentecostes faz
toda a diferença no cumprimento da vocação missionária da Igreja. Sem a ação do
Espírito Santo, a igreja local está desabilitada para cumprir sua missão. O
Espírito Santo é a força-motriz do Corpo de Cristo em sua dimensão local. Sem o
Espírito Santo, a igreja não vai a lugar algum.
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
O que o Evangelho de Lucas e 0 Livro de Atos revelam?
Revelam
o ministério do Espírito Santo na vida de Jesus e da primeira igreja como uma
necessidade imperiosa.
2.
O que podemos afirmar de acordo com o contexto literário de Lucas?
Podemos
afirmar que, no contexto literário do evangelista Lucas, especialmente no Livro
dos Atos dos Apóstolos, o Espírito Santo aparece como uma necessidade, não como
opção.
3.
De acordo com a lição, o que a doutrina pentecostal clássica afirma em relação
às línguas?
Afirma
que “o falar em línguas desconhecidas” é a evidência física inicial do batismo
no Espírito Santo.
4.
De acordo com a lição, por que não havia separação entre líderes e membros na
questão da capacitação do Espírito Santo?
Porque
pessoas “comuns” também eram revestidas do poder do alto. Na verdade, o que se
observa em Lucas é que o revestimento do Espírito veio sobre “toda carne” (At
2.17). Fica patente que Deus não tinha uma classe privilegiada para fazer a sua
obra. Ele possuía testemunhas capacitadas pelo Espírito Santo.
5.
O que chama atenção na narrativa de Atos 13?
O
que chama a atenção nessa narrativa é a participação ativa do Espírito Santo no
envio missionário.
Lições Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD
REVISTA: O CORPO DE CRISTO - Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo
Comentarista: Pr. José Gonçalves
Temas das Lições - Clique e leia
Lição 1- A origem da igreja
Lição 2 - Imagens bíblicas da igreja
Lição 3 - A natureza da igreja
Lição 4 - A igreja e o reino de Deus
Lição 5 - A missão da igreja de Cristo
Lição 6 - Igreja: organismo ou organização?
Lição 7 - O ministério da igreja
Lição 8 - A primeira ordenança da igreja: o batismo
Lição 9 - A segunda ordenança da igreja: a ceia do Senhor
Lição 10 - O poder de Deus na missão da igreja
Lição 11 - O culto da igreja cristã
Lição 12 - O papel da pregação no culto
Lição 13 - Sendo o templo do Espírito