SUBSÍDIOS EBD - Lição 10 - A Renovação Cotidiana do Homem Interior

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  3° Trimestre de 2023 | Lição 10

Compreender a natureza do homem exterior e interior é de fundamental importância para explorarmos o tema da renovação interior. Nesta abordagem, mergulharemos na análise dessas duas dimensões do ser humano e buscaremos compreender como ocorre a renovação do homem interior.

1. HOMEM EXTERIOR

A expressão "homem exterior" se refere à nossa natureza física e terrena, ou seja, o nosso corpo físico e todas as suas limitações e fraquezas. O homem exterior é perecível, sujeito a doenças, envelhecimento e morte. Ele também está propenso a ser influenciado pelo mundo ao seu redor e pelos desejos pecaminosos.


A expressão "homem exterior e interior" mencionada nas escrituras não é limitada apenas aos homens, mas é uma metáfora usada para descrever a dimensão física e espiritual de cada indivíduo, independentemente do gênero. Portanto, mulheres também podem se relacionar e compreender o conceito do "homem exterior e interior" de acordo com a perspectiva bíblica.


2. HOMEM INTERIOR (2Co 4:16)

O "homem interior" se refere à nossa natureza espiritual, à nossa alma e espírito, que é renovada e transformada pela obra do Espírito Santo em nós. É a parte mais profunda do nosso ser, onde Deus habita através do Espírito Santo. É nessa dimensão interior que ocorre a renovação espiritual, o crescimento na fé e a transformação em conformidade com a imagem de Cristo.


2.2. As partes que constituem o Homem interior: Alma e Espírito (1Ts 5:23;Hb 4:12).

Sobre a alma: A alma refere-se à parte emocional e mental do ser humano. É onde residem nossos sentimentos, pensamentos, vontade e personalidade.


Ela é responsável pela nossa capacidade de raciocinar, tomar decisões e experimentar emoções.


Sobre espírito: O espírito é a parte mais profunda do ser humano e é a faculdade pela qual nos conectamos com Deus. É através do espírito que podemos ter comunhão com o Espírito Santo e receber a vida espiritual que vem de Deus.


A) A alma é a janela para o mundo exterior.

Através da alma, o ser humano se expressa e tem acesso  ao  mundo que  o  cerca. Para  que  isso  seja possível, a alma serve-se dos órgãos sensitivos (Lc 11.34). E, por intermédio destes, o homem carnal deixa-se atrair pelas concupiscências da carne e dos olhos (Tg 1.13,14; 1Jo 2.16). Por isso, o Senhor decreta: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18.4). O pecado começa na alma e contamina o espírito e o corpo. Por isso o apóstolo recomenda a completa santificação de nosso ser (1Ts 5.23).


B) O elo entre o nosso corpo e Deus.

É por meio de nosso espírito que nos comunicamos com Deus (Ap 1.10). Foi em seu espírito, portanto, que João recebeu a revelação do Apocalipse. Paulo, no serviço missionário, estava, no espírito, em comunhão com Deus e com os irmãos (1Co 5.4).


2.3. Buscando renovação.

A busca pela renovação espiritual envolve um relacionamento íntimo com Deus, através da oração, meditação na Palavra, adoração e comunhão com o Espírito Santo. É um processo contínuo, que requer entrega e disposição para permitir que Deus transforme todas as áreas da nossa vida.


A) Estudo da Palavra de Deus.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Timóteo 3:16).

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Salmos 119:105).

3. RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

A palavra "renovar" e seus derivados são encontrados em várias passagens bíblicas que enfatizam a importância dessa renovação espiritual. O Salmo 51:10 é um exemplo poderoso, onde o salmista clama: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto". Essa é uma oração sincera para que Deus restaure a pureza do coração e renove o espírito do salmista.


Outro exemplo está em Romanos 12:2, onde Paulo exorta os crentes a serem transformados pela renovação da mente. Isso implica em uma renovação interior que resulta em uma mudança de mentalidade e uma conformidade com a vontade de Deus. Também encontramos essa ênfase na renovação em passagens como Tito 3:5, 2 Coríntios 4:16, 2 Coríntios 5:17, Colossenses 3:10, Gálatas 6:15 e Efésios 4:23.


3.1. Renovação no Novo Testamento

À luz da teologia do Novo Testamento, a renovação espiritual é compreendida como um processo de transformação interior realizado pelo Espírito Santo na vida do crente.


O apóstolo Paulo exorta os cristãos a serem transformados pela renovação da mente (Romanos 12:2). Essa renovação envolve uma mudança de perspectiva, uma rejeição dos padrões do mundo e uma busca pela vontade de Deus.


O texto de Efésios 4:23-24 apresenta um paralelo evidente com o conceito de renovação. Paulo escreve: "E vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade". Aqui, a renovação é descrita como um revestimento do novo homem, criado à imagem de Deus em justiça e santidade.

SAIBA MAIS sobre este tema na Revista Cristão Alerta AQUI



DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI