🎓 Classe:
JOVENS ✍Revista: Do professor - CPAD
✍Trimestre: 4° de 2023
✍Título: A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma
Vida Bem-Sucedida
Comentarista: Pr. Eduardo Leandro Alves
TEXTO
PRINCIPAL
"E,
como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o
juízo." (Hb 9.27)
RESUMO
DA LIÇÃO
A
Bíblia nos orienta a viver o hoje com a expectativa da salvação eterna.
LEITURA
SEMANAL
SEGUNDA
- Jo 10.9
Jesus,
a única porta
TERÇA
- At 4.12
Jesus,
o único Salvador
QUARTA
- At 15.11
Sua
graça é suficiente
QUINTA
- Rm 5.9
Justificados
pelo seu sangue
SEXTA
- Hb 5.9
Salvação
para o obediente
SÁBADO
- Hb 9.28
Ele
se ofereceu por nós
OBJETIVOS
•
MOSTRAR
as teorias ateístas em relação a salvação;
•
DESTACAR
a perspectiva cristã a respeito da morte e da ressurreição;
•
EXPLICAR
a respeito da salvação e da vida eterna.
INTERAÇÃO
Prezado (a) professor (a), enfatize, no decorrer da lição, que o
arrependimento e a fé operam conjuntamente para a salvação. Quando uma pessoa
crê em Jesus Cristo, ela é salva (At 16.31). A salvação é somente pela graça,
entretanto a fé é um elemento indispensável para que o ser humano venha alcançá-la.
Ela é a porta de entrada das bênçãos oriundas da salvação, tais como: a
justificação, a regeneração, a adoção, o perdão e a vida eterna.
Os salvos, que pela fé entregaram suas vidas a Cristo, não precisam
temer o que virá depois da morte, pois segundo as Escrituras Sagradas o seu
destino, o Céu, já foi preparado mediante o sacrifício de Jesus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor (a), inicie o primeiro tópico fazendo a seguinte
pergunta: “O que é salvação?" Incentive a participação dos alunos e ouça
as respostas com atenção. Em seguida, explique que a “salvação é uma milagrosa
transformação espiritual, operada na alma e na vida - no caráter - de toda a
pessoa que, pela fé, recebe Jesus Cristo como seu único Salvador. A salvação
abarca todos os atos e processos redentores, bem como transformadores da parte
de Deus para com o ser humano e o mundo, através de Jesus Cristo nesta vida e
na outra” (Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 334).
TEXTO
BÍBLICO: Romanos 10.6-13
6
Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao
céu (isto é, a trazer do alto a Cristo)?
7
Ou: Quem descerá ao abismo (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a
Cristo)?
8
Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a
palavra da fé, que pregamos.
9
A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração,
creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
10
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão
para a salvação.
11
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
12
Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de
todos, rico para com todos os que o invocam,
13
Porque todo aquele que invocar 0 nome do Senhor será salvo.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição estudaremos a respeito da salvação e da vida eterna no Céu junto com
todos os redimidos por Jesus Cristo. Por que estudar esse tema? Porque a
temática da “vida após a morte" vem sendo discutida na atualidade por
diversos grupos religiosos e cada um tem uma opinião diferente a respeito do
assunto. O que mais desperta a curiosidade nessas discussões é o que acontece
ao homem depois da morte. Veremos o que a Bíblia diz a respeito do que acontece
com uma pessoa após a cessação de sua vida terrena, e que destino está
reservado a ela.
I -
TEORIAS ATEÍSTAS EM RELAÇÃO À SALVAÇÃO
1.
O comunismo.
Teve
seu início aproximadamente um século depois do existencialismo secular. O
comunismo marxista ainda atrai muitos adeptos que, com variações posteriores ao
pensamento inicial defendido por Karl Marx e Friedrich Engels no livro
Manifesto do Partido Comunista, propõem satisfazer as necessidades da
humanidade. Marx estava convencido de que somente quando a religião fosse
abolida, a felicidade real poderia ser alcançada. Para ele, a religião projeta
um Céu ilusório e imaginário a fim de amortecera situação econômica e social do
homem. Para Karl Marx a vida eterna e a salvação não existem, apenas cumprem um
papel de amortecer as consciências para a vida real no aqui e agora.
2.
O existencialismo.
O
existencialismo teve início com as discussões do filósofo alemão Martin
Heidegger. Ele procurava compreender o tempo como algo necessário para que se
tivesse uma compreensão do fim na morte. Em seu pensamento, a vida neste mundo
está cercada pela possibilidade da morte e a humanidade é descrita como vivendo
em solidão, na iminência de sua própria destruição.
3.
Jean-Paul Sartre.
O
existencialista francês exclui qualquer possibilidade de uma realidade
espiritual última. Sartre descreve a vida como uma situação de desesperança, da
qual não há escapatória. Uma situação que, se não terminar em desespero, é
absurda. Em sua filosofia existencialista, ele não mostra uma saída ou dá
qualquer orientação para que se tenha uma vida com sentido em face da crescente
incerteza a respeito do futuro.
SUBSÍDIO 1
Professor (a) faça a seguinte pergunta: “A salvação pode ser
negligenciada?" Ouça os alunos com atenção e diga que “como a salvação
pode ser negligenciada (Hb 2.3), devemos nos esforçar para conhecer e se
apropriar de todos os seus benefícios, dentre os quais destacamos: o livramento
da condenação do inferno, a libertação do poder do pecado e do poder das trevas
(Cl 1,13), o experimentar da redenção em Cristo (1 Pe 1.18,19), a vida segundo
o Espirito (Rm 8.1), o novo nascimento (Jo 3.5) e a participação da
manifestação de Cristo em glória (Cl 3.4)."
II -
A PERSPECTIVA CRISTÃ A RESPEITO DA MORTE E DA RESSURREIÇÃO
1.
A fé.
Como
nos dizem as Escrituras, a fé é a certeza daquilo que ainda não se vê (Hb
11.1), Na Bíblia encontramos a esperança que os existencialistas e
materialistas não conseguem alcançar. O apóstolo Paulo mostrou de forma vivida
o contraste entre as duas existências: natural e finita. Haverá em nossas
vidas, em algum momento, uma ruptura entre o natural e o mortal. Entretanto,
pela fé cremos que aquilo que é mortal será absorvido pela vida (2 Co 5.4).
2.
O que é a morte?
Este
é um tema que assusta algumas pessoas. Mas todo o ser humano um dia terá de
enfrentá-la. A morte é a cessação da vida terrena. Alguns morrem devido o
envelhecimento, outros por doenças, guerras, violência etc.
Com
a morte, vem a separação entre a parte material e imaterial do ser humano, Se
por meio do corpo o homem tem contato com o mundo que o cerca, pela morte esse
contato é desfeito e os vínculos com este mundo também: “Porque nada trouxemos
para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele” (1 Tm 6.7). Não
levaremos nada desta vida. Tudo o que você conquistar e construir nesse mundo
ficará aqui. As Escrituras Sagradas nos afirmam que o nosso último inimigo a
ser destruído é a morte: “Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a
morte" (1 Co 15.27).
Pode
até parecer que a morte encerra a vida de uma pessoa, entretanto sabemos que
não, pois o espirito e a alma são imortais. Cremos que depois da morte haverá
uma continuidade daquela existência, ao lado de Deus ou não. É importante
ressaltar que a morte é uma consequência da Queda (Rm 6,23). Deus não nos criou
para morrer, mas a morte é o fruto da desobediência do ser humano. Entretanto,
para os crentes, a morte, é o caminho para uma nova vida, ao Lado do Pai.
3.
A ressurreição.
É
a mais notável de todas as características da mensagem cristã. Os primeiros
pregadores do Cristianismo estavam convictos de que Cristo havia ressuscitado
e, com isso, também estavam certos de que eles, em seu tempo, haveriam de
ressuscitar. Essa compreensão os destacava de todos os mestres do Mundo Antigo.
A
ideia cristã de ressurreição é bem diferente das ideias gregas e judaicas. Os
gregos reputavam o corpo como um obstáculo para a verdadeira vida, e ansiavam
peto tempo em que a alma se veria livre de suas “algemas". Rejeitavam
firmemente a ideia da ressurreição quando o apóstolo Paulo pregava a este
respeito em Atenas (At 17 32).
Por
sua vez, os judeus defendiam que o corpo seria ressuscitado, porém os valores
do corpo seriam mantidos após a ressurreição, ou seja, não haveria alteração no
corpo ressurreto. Por sua vez, os cristãos pensam no corpo como algo que será
ressuscitado, porém transformado, em um corpo glorificado que terá condições de
receber e viver em um mundo completamente diferente da era atual (1 Co 15.42).
SUBSÍDIO 2
A graça opera mediante a fé no sacrifício vicário de Cristo
Jesus. Ambas, fé e graça, atuam juntamente na obra de salvação: a graça, o presente
imerecido de Deus: a fé, a contrapartida humana à obra de Cristo. Nesse
sentido, não é a fé que opera a salvação, mas a graça de Deus que atua mediante
a fé do crente no Filho de Deus.
Segundo o ensino das Sagradas Escrituras, a graça jamais pode
ser vista como um salvo conduto para a prática do pecado ou da libertinagem.
Pelo contrário, a graça de Deus nos convoca à obediência ao doador da graça,
pois quando se ama fazemos de tudo para agradar a pessoa amada. Por isso, o
amor de Cristo nos ‘constrange' (2 Co 5.14) a fazer algo que agrada ao Pai.
Logo, quem é alcançado pela graça compreende o quanto somos devedores a Deus e
aos irmãos e, por isso, desejamos amar o outro como Cristo amou. O que estão
sob a Liderança da graça vivem a santidade que reflete a beleza de Cristo no
homem interior, onde este se revela vivo para Deus, mas morto para o pecado.
III
- SALVAÇÃO E VIDA ETERNA
1.
O que é a salvação?
No
grego a palavra salvação é soteria. Significa salvamento de um perigo iminente.
A salvação é uma dádiva divina que nos livra da maldição do pecado. Ela é
somente obtida pela graça: é um dom gratuito e imerecido que recebemos mediante
a fé em Jesus Cristo. Somente o sacrifício vicário de Cristo poderia libertara
humanidade depois da Queda (Ef 2.8-11). É importante ressaltar que a salvação é
de graça para nós, mas Jesus pagou um alto preço por nossa salvação. Ele deu a
sua vida por nós. Deus nos ama e somos nós quem decidimos se queremos a
salvação eterna ou a condenação que é o Inferno.
2.
Os três tempos da salvação.
Podemos
falar da salvação em três tempos: passado, presente e futuro. Ou seja, o ser
humano está salvo, está sendo salvo e será salvo (Ef 2.8: Rm 5.9,10:1 Co 1.18).
Estar salvo indica que a pessoa, pela fé, recebeu uma nova posição em Cristo,
pois está justificado e absolvido. Estar sendo salvo indica a necessidade da
operação santificadora do Espírito Santo, a vida cristã que identifica
exteriormente a salvação recebida em Cristo (Fp 2.12). Será salvo indica a
salvação em sua plenitude que será realizada no futuro (1 Pe 1.5).
3.
Habitar com Deus.
O
Cristianismo é único ao apresentar a salvação como o habitar com Deus,
desfrutando de sua presença, visto que no Cristianismo Deus é pessoal. A vida
nesse mundo é permeada por lutas, batalhas e tristezas. Mas as promessas para
os salvos em Cristo são muitas na vida vindoura (Ap 21.9-27).
A
Bíblia descreve um lugar perfeito para os salvos, que não serão mais
atribulados pela desgraça do mundo atual, quando finalmente cada salvo estará
abrigado junto a Deus, pois ali estará o trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22.3).
Na
eternidade, os salvos não vão mais chorar, pois estarão livres de todas as
mazelas desta Terra. Se no Éden a maldição do pecado atingiu a humanidade, na
eternidade, com Cristo, não mais haverá qualquer maldição: "E ali nunca
mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do
Cordeiro, e os servos o servirão" (Ap 22,3). Deus não poderia morar em um
local onde ainda houvesse maldição. Cristo foi feito maldito em nosso lugar,
levando sobre si todo o peso do pecado, para que pudéssemos habitar com Deus,
sem maldição.
SUBSÍDIO 3
O Processo da Salvação A obra do Espírito Santo não cessa quando
a pessoa reconhece sua culpa diante de Deus, mas vai crescendo a cada etapa
subsequente, No momento da conversão, nascemos de novo, desta vez o nascimento
no Espírito, Ao mesmo tempo, o Espírito nos batiza no corpo de Jesus Cristo,
que é a Igreja. Instantaneamente, somos lavados, santificados e justificados, e
tudo isto mediante o poder do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
A
vida é um presente de Deus assim como a salvação. Não podemos nos esquecer de
que a vida terrena é limitada, todavia a eternidade não. Mas é você quem decide
onde quer passar a eternidade: perto de Deus ou longe dEle.
A
vida eterna é real; não é algo inventado pelos homens para amedrontaras pessoas
criando a ilusão de uma vida melhor em outro mundo e não aqui.
HORA
DA REVISÃO
1.
Para Karl Marx, a salvação existe?
Para
Karl Max a vida eterna e a salvação não existem, apenas cumprem um papel de
amortecer as consciências para a vida real no aqui e agora.
2.
Quem foi o precursor do existencialismo?
Martin
Heidegger,
3.
O que é fé?
Como
nos diz as Escrituras, a fé é a esperança naquilo que ainda não se vê (Hb
11,1).
4.
O que é a morte?
A
morte é a cessação da vida terrena.
5.
De acordo com a lição, o que é a salvação?
A
salvação é uma dádiva divina que nos livra da maldição do pecado.