Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 4 Missões Transculturais no Novo Testamento
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Lições
Bíblicas do 4° Trimestre de 2023, Adultos CPAD
Revista: Até os Confins da Terra: pregando o Evangelho a todos os povos até a Volta
de Cristo
Comentarista: WAGNER GABY
Data
da Aula:22 de Outubro de 2023
TEXTO ÁUREO
“Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16)
VERDADE PRÁTICA
A
natureza missionária de Deus pode ser vista ao fazer de seu único Filho um
missionário, e da Igreja a sucessora dessa sublime tarefa.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
- Jo 20.21; 3.16
O
Pai enviou o Filho para uma grande missão
Terça
- 1 Co 15.28
O
plano de Deus tem dimensão universal e abarca todas as esferas da vida
Quarta
- Mt 28.19
A
clareza da Grande Comissão no Novo Testamento
Quinta
- Is 61.1,2
A
obra missionária do Senhor Jesus Cristo
Sexta
- Jo 8.32,36
A
verdadeira liberdade está em conhecer o Senhor Jesus
Sábado
- Ef 2.14
O
"muro da separação" entre judeus e gentios foi derrubado por meio de
Jesus Cristo
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Isaías
61.1-2; Lucas 4.17-20
Isaías 61
1
- O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para
pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a
proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;
2
- a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a
consolar todos os tristes;
Lucas 4
17
- E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o
lugar em que estava escrito:
18
- O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os
pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,
19
- a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade
os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.
20
- E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos
de todos na sinagoga estavam fitos nele.
HINOS
SUGERIDOS:376, 378, 471 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
No Novo Testamento, o Senhor Jesus Cristo é apresentado como o
primeiro missionário enviado diretamente pelo Pai ao mundo. A partir de seu
ministério glorioso na Terra, os apóstolos o sucederam e, mediante a Igreja, o
Corpo de Cristo, a missão de Jesus passou ser a missão da Igreja. Hoje, como
Corpo de Cristo, temos a responsabilidade de continuar a missão de Jesus, o
enviado do Pai para salvar a humanidade.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos
da Lição:
I) Revelar o Deus missionário no Novo Testamento;
II) Mostrar
as Missões nos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos;
III) Enfatizar a Missão Cumprida nas Cartas e no Apocalipse.
B) Motivação: O caráter missionário é central no cristianismo
primitivo, conforme podemos ver no Livro de Atos e nas Cartas Apostólicas. De
modo, o Novo Testamento é um livro missionário no discurso, conteúdo e
propósito. Esse entendimento do fundamento missionário da primeira igreja deve
nos estimular a exercer a vocação missionária na atualidade.
C) Sugestão de Método: Antes de iniciar a aula desta semana,
relembre o conteúdo passado, pois esta aula tem uma conexão com o tema de
Missões do Antigo Testamento, conforme vimos na semana passada. Em seguida,
introduza a aula destacando como é possível perceber a natureza missionária de
Deus nas Escrituras, mais especificamente no desenvolvimento do Novo
Testamento. Mostre que tudo no Novo Testamento tem uma inspiração missionária,
sempre um propósito de mostrar aos povos as Boas-Novas de salvação.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A Igreja do Senhor herdou a missão de Deus,
mediante o seu Filho, para testemunhar, apresentar e proclamar a mensagem de
Salvação para o mundo. Por isso, a missão da Igreja de Cristo deve ser executada
com todo temor e reverência.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista
que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições
Bíblicas Adultos. Na edição 95, p.38, você encontrará um subsídio especial para
esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará
auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto "Teologia
Missionária e o Novo Testamento", localizado depois do primeiro tópico,
aprofunda a reflexão a respeito da revelação missionária de Deus no Novo
Testamento; 2) O texto "Os Apóstolos viviam e ministravam com a
consciência de estarem tomados pelo Espírito Santo", ao final do terceiro
tópico, amplia a reflexão a respeito da ênfase missionária no ministério
apostólico.
INTRODUÇÃO
No
Novo Testamento, o Senhor Jesus foi o primeiro missionário enviado pelo Pai (Jo
20.21). Pelo fato de ter sido o enviado de Deus, Ele trouxe consigo um plano de
resgate da humanidade que envolve todos os seus seguidores. Nosso Senhor disse
aos seus primeiros discípulos: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de
homens” (Mt 4.19). Por isso, podemos dizer que o Novo Testamento é uma obra de
caráter missionário do início ao fim, onde os Evangelhos, o livro dos Atos, as
Cartas e o Apocalipse são instrumentos de um verdadeiro trabalho missionário.
PALAVRA-CHAVE
Novo Testamento
I –
O DEUS MISSIONÁRIO REVELADO NO NOVO TESTAMENTO
1.
A Bíblia mostra um Deus missionário.
A
Bíblia Sagrada, de Gênesis ao Apocalipse, é um livro eminentemente missionário
porque sua inspiração emana de um Deus missionário, aquEle que envia: “Assim
como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21; Jo 3.16). No Antigo
Testamento, Israel foi o instrumento usado por Ele para alcançar o objetivo
divino, mas Israel não o alcançou. Todavia, a partir do Novo Testamento, Deus
passou a usar a Igreja para cumprir esse propósito, mostrando ao mundo o seu
grande e sublime amor.
2.
Uma perspectiva missionária do Novo Testamento.
O
ensino do Novo Testamento é totalmente missionário. Pelo fato de o povo de
Israel ter falhado no seu propósito missionário, Deus organizou um novo povo, a
Igreja de Cristo, para que ela levasse à frente o propósito universal de Deus
em redimir o ser humano. Para isso que o Nosso Senhor, o Filho Unigênito de
Deus, foi enviado ao mundo, fazendo-se assim o missionário por excelência (Jo
3.16). Não por acaso, o missionário escocês, David Livingnstone, disse: “Deus
tinha um único filho e fez dele um missionário”.
3.
A Igreja à luz dessa revelação.
À
luz dessa revelação bíblica, a de um Deus missionário nas páginas do Novo
Testamento, a Igreja de Cristo tem uma tarefa ainda inacabada: anunciar o Evangelho
a toda a criatura (Mt 28.19). Essa tarefa começou em Deus, que enviou o seu
Filho com a mesma missão, que passou à Igreja do Novo Testamento e, atualmente,
perdura como missão primeira da igreja na atualidade.
SINÓPSE
I
A
Bíblia toda, e mais especificamente o Novo Testamento, revela um Deus
missionário.
AUXÍLIO MISSIOLÓGICO
“Teologia Missionária e o Novo
Testamento
A teologia missionária do Novo Testamento (separada dos
Evangelhos) não é difícil de ser estabelecida. Precisamos apenas nos lembrar do
fato de que o livro de Atos é o autêntico registro missionário dos apóstolos e
da Igreja Primitiva e de que todas as epístolas foram escritas para igrejas
estabelecidas através de esforços missionários. Se o cristianismo não fosse uma
religião missionária e os apóstolos não tivessem sido missionários, não
teríamos o livro de Atos e nenhuma epístola. Com a exceção de Mateus, até mesmo
os Evangelhos foram escritos para igrejas missionárias.
O Novo Testamento é um livro missionário em discurso, conteúdo,
espírito e desígnio. Esse é um fato simples, mas também é um fato de real e
profunda importância. O Novo Testamento é mais a teologia em ação do que
teologia em razão e conceito. Ele é ‘teologia missionária’” (PETERS, George W.
Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, pp.159-60).
II
– MISSÕES NOS EVANGELHOS E EM ATOS DOS APÓSTOLOS
1.
Nos Evangelhos.
De
acordo com os Evangelhos, Jesus é o Enviado de Deus para salvar e tornar o seu
povo uma agência missionária. Seu ministério foi marcado inteiramente por ações
missionárias, demonstrando muito amor e compaixão enquanto anunciava a mensagem
de salvação para todas as pessoas (Is 61.1,2).
Essa
natureza missionária pode ser vista também na formação dos Evangelhos à medida
que eles foram produzidos sob a inspiração do Espírito Santo, para que as
pessoas pudessem conhecer o Senhor Jesus (Jo 8.32,36). Não por acaso, cada um
dos Evangelhos é concluído com o mandato da Grande Comissão (Mt 28,18-20; Mc
16.15-18; Lc 24.44-48; Jo 20.21-23). Eis a natureza missionária deles.
2.
Nos Atos dos Apóstolos: os missionários Filipe e Pedro.
Na
igreja cristã, os primeiros cristãos e líderes tinham a missão de propagarem a
salvação a todos os povos em todos os tempos. Nesse sentido, Filipe foi o
primeiro missionário transcultural da Igreja Primitiva, enviado para a estrada
de Gaza, antiga região dos filisteus, onde encontrou um eunuco, alto oficial da
rainha dos etíopes.
Depois
de lhe ter anunciado o Evangelho, batizou-o nas águas (At 8.26-39). Outro
episódio importante foi quando o apóstolo Pedro reconheceu que, para Deus,
todos os seres humanos são alvos do amor divino, deixando claro que sua
mensagem é dirigida a todas as pessoas, independentemente de sua nacionalidade
(At 10.34,35; 11.17,18).
3.
Nos Atos dos Apóstolos: os missionários Paulo e Barnabé.
O
apóstolo Paulo, de perseguidor dos cristãos, tornou-se o apóstolo dos gentios
(At 9.15,16; 3.8; 1 Tm 2,7; Tt 2.11). Em Atos, vemos que, através de seu
ministério, a primeira igreja estendeu-se a todos os povos, culturas e nações
conhecidos naquela época.
Nesse
contexto, temos também Barnabé que, após ter sido enviado pelos apóstolos à
Antioquia, para pastorear os que se converteram por meio da pregação dos
dispersos de Jerusalém pela perseguição, foi enviado pela igreja em Antioquia,
juntamente com Paulo, pelo poder do Espírito Santo, para o campo missionário.
Assim, podemos afirmar que em Antioquia estava a primeira igreja missionária de
natureza gentílica (At 13.1-4).
SINÓPSE
II
Nos
Evangelhos e em Atos dos Apóstolos as Missões ocupam uma posição relevante.
III
– A MISSÃO CUMPRIDA NAS CARTAS E NO APOCALIPSE
1.
Nas Cartas Paulinas.
O
apóstolo Paulo escreveu suas epístolas como um missionário. Seu objetivo
missionário era instruir, nos assuntos doutrinários e práticos, as igrejas que
ele plantava.
Por
exemplo, a Carta aos Romanos é uma carta em que a universalidade do pecado e o
processo de salvação são ensinados; a Carta aos Efésios traz a unidade da
igreja a partir da queda “do muro da separação” entre judeus e gentios por meio
de Jesus Cristo (Ef 2.14); as Cartas a Timóteo e a Tito lidam especificamente
com qualificações para a vocação de novos líderes das igrejas plantadas, como
dirigir os assuntos de uma igreja local.
2.
Nas Cartas Gerais.
As
epístolas gerais dão um forte testemunho sobre Missões, como por exemplo: a
Carta aos Hebreus demonstra a descontinuidade entre a Antiga e a Nova aliança,
enfatizando a nova como “melhor” (Hb 7.19,22), a qual, uma vez aceita, a missão
de Deus nos levará para o centro da vontade de Deus, para realizar a sua
vontade como lhe agrada (Hb 13.20); a Carta de Tiago contém a sabedoria prática
para viver o Evangelho de Cristo.
E,
finalmente, as Cartas de Pedro asseguram a nossa posição de povo de Deus e a
esperança da vinda do Senhor Jesus.
3.
No Apocalipse.
Nesse
livro o Senhor Jesus revela ao apóstolo João a conclusão da longa jornada e o
destino de toda a raça humana. As sete igrejas localizadas na província da Ásia
Menor, nos capítulos 2 e 3, devem ser vistas como “igrejas missionárias”. Nesse
sentido, o apóstolo João relata que Deus se interessa pela salvação de todos os
homens (Ap 5.9,10; 7.9; 11.15).
SINÓPSE
III
Nas
Cartas paulinas e gerais, bem como no livro de Apocalipse, está presente o
propósito missionário de instrução e consumação de tudo.
AUXÍLIO MISSIOLÓGICO
“Os Apóstolos viviam e ministravam com a consciência de estarem
tomados pelo Espírito Santo
As experiências do Senhor vivo e glorioso eram mediadas pelo
Espírito Santo. Dessa forma, há uma ênfase firme e consistente quanto ao
Espírito Santo no ensinamento e nas experiências apostólicas. [...]
O Espírito Santo é a dinâmica no ministério dos apóstolos, e
estar repleto do Espírito é essencial para um serviço eficaz e aceitável (At
2.4; 4.8,31; 6.3,5,10; 7.55; 8.29,39; 10.19; 1 Pe 1.12; 2 Pe 1.21).
O Espírito Santo também é a fonte apropriada de força e conforto
no sofrimento e martírio. Os apóstolos sabiam por experiência a importância do
Espírito Santo. Sem Ele, suas vidas teriam permanecido menos que cristãs, menos
que normais, pois Ele mediava vida, dinâmica, significado, orientação e glória.
Foi devido à sua presença em suas vidas que a glória do Senhor ressuscitado
irradiou-se dos apóstolos e os impeliu em seu empenho missionário” (PETERS,
George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000,
p.175).
CONCLUSÃO
O
Novo Testamento mostra claramente a forma pela qual Deus planejou a redenção da
humanidade caída por meio da sublime tarefa missionária. Para esse fim, Ele
enviou seu único Filho que, com preço de sangue, pagou o pecado dos homens de
todas as tribos, línguas, povos e nações, constituindo-os seus cooperadores na
obra de redenção de toda a Criação, decaída e prisioneira de Satanás. Ora, se
Missões nasce do coração de Deus, ela deve estar no coração de quem ama a obra
missionária.
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
Por que podemos dizer que a Bíblia é um livro eminentemente missionário?
A
Bíblia Sagrada, de Gênesis ao Apocalipse, é um livro eminentemente missionário
porque sua inspiração emana de um Deus missionário, aquele que envia: “Assim
como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21; Jo 3.16).
2.
Qual é a tarefa inacabada da Igreja de Cristo?
Anunciar
o Evangelho a toda a criatura (Mt 28.19).
3.
Como a natureza missionária na formação dos Evangelhos pode ser vista?
Essa
natureza missionária pode ser vista também na formação dos Evangelhos à medida
que eles foram produzidos sob a inspiração do Espírito Santo para que as
pessoas pudessem conhecer o Senhor Jesus (Jo 8.32,36).
4.
Segundo a lição, quem foi o primeiro missionário transcultural da Igreja?
Filipe
foi o primeiro missionário transcultural da Igreja Primitiva.
5.
Qual era o objetivo missionário do apóstolo Paulo com a suas Cartas?
Seu
objetivo missionário era instruir nos assuntos teológicos e práticos as igrejas
que ele plantava.