Lições Bíblicas BETEL: 3°
Trimestre de 2023 | REVISTA: Profetas Menores do Antigo
Testamento: Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus.
Anunciando a esperança da salvação através do Messias.
TEXTO ÁUREO
"Santificai
um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos e todos os
moradores desta terra, na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor."
Joel 1.14
VERDADE APLICADA
O avivamento bíblico é precedido de arrependimento genuíno,
quebrantamento e oração.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar
o
cenário da mensagem do profeta Joel.
Destacar a mensagem do profeta Joel.
Ressaltar lições do profeta Joel para os dias
de hoje.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
JOEL
2
27.
E vós sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso
Deus, e ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre.
28.
E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos
filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão
sonhos,
os vossos mancebos terão visões.
29.
E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu
Espírito.
32.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, porque no
monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e
nos restantes que o Senhor chamar.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Is 13.9
O Dia do Senhor vem.
TERÇA | Dn 1.8
É preciso não se
contaminar com o pecado.
QUARTA | Jl 2.12
É preciso se converter de
todo coração.
QUINTA | Ob 1.15
O Dia do Senhor está
perto.
SEXTA | At 17.30
Deus quer que todos se
arrependam.
SÁBADO | 2Co 7.10
O arrependimento para a
salvação.
HINOS SUGERIDOS: 111,131,432
MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore por revestimento do Espírito Santo.
ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. O cenário da mensagem do profeta
Joel
2. A mensagem de Joel
3. Joel para hoje
Conclusão
INTRODUÇÃO
O arrependimento sincero e a mudança de
vida são a base da genuína espiritualidade. No livro do profeta Joel
encontra-se esse chamado e, por isso, ele é conhecido como o profeta do
avivamento.
PONTO
DE PARTIDA
Deus
não rejeita quem se arrepende.
1. O CENÁRIO DA MENSAGEM DO PROFETA
JOEL
Joel profetizou numa época de grande
devastação em toda a terra de Judá. O contexto histórico de Joel apresenta um
tempo de calamidade decorrente de uma destruidora praga de gafanhotos e de uma
grande seca [J1 1]. O povo ainda não havia atingido o estado de depravação
presenciado em outras épocas, mas a religião já se caracterizava por um notável
formalismo.
1.1. Conhecendo um pouco mais o
profeta.
O nome Joel significa “o Senhor é
Deus”. Assim como outros, não há uma biografia nos textos bíblicos sobre o
profeta. Ele era filho de Petuel [Jl 1.1]. O Evangelista Valdilon Ferreira
(Revista Betel Dominical, 2° Trimestre/1994, p. 10) cita em seu comentário a
possibilidade de Joel ter atuado a partir do tempo do rei Joás [2Rs 12]. Apesar
da escassez de informações sobre Joel, no Novo Testamento o apóstolo Pedro faz
uma referência à profecia dele, ratificando assim seu ministério [At 2.16-17].
Bispo Oídes José do Carmo (Revista
Betei Dominical - 2o Trimestre de 2008, p. 4): “Existem muitas suposições sobre
a data em que foi escrito o livro do profeta Joel. A data sugerida por esta
revista (825-770 a.C.) justifica-se nas acusações que o profeta faz aos
fenícios [Jl 3.4] ao Egito e a Edom [Jl 3.19], já que estas poderiam referir-se
a invasão de Judá por Sisaque, rei do Egito [1Rs 14.25] e a revolta dos
edomitas no reinado de Jorão [2Rs 8.20-22], Joel não faz referência aos
assírios nem aos babilônios, o que indica que seu ministério se deu antes da
ascensão daquelas potências mundiais. A mensagem de Joel mostra que ele viveu
num tempo anterior à grande apostasia de Judá e é possível que tenha vivido
desde os dias do rei Joás até aos dias de Uzias, nos primeiros anos dos
profetas Oséias e Amós.”
1.2 A invasão dos gafanhotos.
Nos dias de Joel, aconteceu grande
destruição por uma praga de gafanhotos que devastou toda a plantação, deixando
o povo na fome, miséria e seca. O gafanhoto é um inseto saltador que se
alimenta de vegetais. Ele passa por quatro fases em sua vida, que são relatadas
distintamente em Joel 1.4, como se fossem quatro tipos diferentes de
gafanhotos: o cortador, o migrador, o devorador e o destruidor.
Adilson Faria Soares (Lições
Bíblicas, CPAD, 2° Trimestre de 1993, p. 8): “A praga das locustas contra
Israel foi fato real, e acontecimentos semelhantes eram comuns, ocasionados
pelos enxames de milhões de gafanhotos que emigravam da Arábia para a
Palestina, levados pelo vento do deserto. A destruição foi tão grande que o
profeta chama a atenção dos anciãos [Jl 1.2], os quais pela vivência dos anos
podem recorrer à memória e responder-lhe [Dt 32.7; Jó 32.7], Embora a resposta
esteja implícita, ele concita os anciãos a admoestarem o povo sobre a severidade
do castigo, incitando-o a temer a Deus [SI 76.6- 8; Êx 13.8; Js4.7].”
1.3 A necessidade urgente de
arrependimento.
Deus, por intermédio do profeta, chama
o povo ao arrependimento e à santificação. O Senhor diz que todos,
independentemente da idade, deveriam se arrepender: “Congregai o povo,
santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que
mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo.” [Jl 2.16].
Também deveriam guardar na memória como o pecado traz graves consequências à
vida daqueles que insistem em sua prática sem responder ao chamado do Senhor
para uma vida de santidade: “Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e
vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração.” [Jl 1.3].
O Novo Comentário Bíblico - Antigo
Testamento: “Um dos temas
centrais do livro de Joel é o dia do Senhor [Jl 1.15; 2.1], Este termo se
refere a um período em que Deus virá dramaticamente para trazer ira e juízo
sobre os ímpios e salvação aos justos. Deus é o Senhor do tempo. Não há dia que
não que seja o dia do Senhor, num sentido geral. Mas, às vezes, Deus entra na
arena espaço-temporal para asseverar, firme e dramaticamente, que Ele está no
controle de tudo.”
EU ENSINEI QUE:
Há promessa de restituição da parte de
Deus disponível para aqueles que o buscam em arrependimento e fé.
2. A MENSAGEM DE JOEL
A singularidade da mensagem do profeta
é que ela se origina de uma experiência do cotidiano, ou seja, a contemplação
de uma praga de gafanhotos. Sua mensagem se destinava tanto à liderança quanto
aos moradores da terra. Todos estavam sendo alertados e chamados pelo Senhor ao
arrependimento, jejum, à conversão e contrição.
2.1. O alerta do profeta.
Na cultura daquele tempo, qualquer
sinal de desordem na natureza era entendido como castigo de Deus: inundações,
gafanhotos, granizos, eclipses, secas etc. Esses sinais provocavam reflexões e
um convite para um ajuste naquilo que desagradava ao Senhor. Nos dois primeiros
capítulos do livro de Joel, percebe-se um cântico triste. Apesar disso Joel descreve
que o país: “Lamenta como a virgem que está cingida de saco pelo marido da sua
mocidade.” [J11.8]. Tal é a tristeza que: “todas as árvores do campo se
secaram, e a alegria se secou entre os filhos dos homens” [Jl 1.12]. Mas, em
seguida, faz um apelo à conversão. Será que, ao olhar para o país devastado,
aquele povo vai reconhecer que precisa se voltar para o Senhor?
Warren W. Wiersbe:
“Joel dirige-se a diversos grupos distintos de pessoas
quando descreve a terrível praga e suas consequências devastadoras. (...)
Depois, fala com os adoradores [Jl 1.8- 10], que têm de ir ao templo de mãos
vazias, porque não há sacrifícios para ofertar. Ele dirige-se aos lavradores [Jl
1.11-12], que uivam porque suas colheitas estão arruinadas. Por fim, Joel
vira-se para os sacerdotes [Jl 1.13-14] e diz-lhes que jejuem e orem. Aqui
chegamos ao cerne da questão, pois Deus estava punindo a nação por causa do
pecado. Contanto que o povo lhe obedeça, Ele enviará a chuva e a colheita, mas,
se lhe der as costas, Ele fará com que os céus sejam como bronze e destruirá as
colheitas.”
2.2. Esperança em meio à catástrofe.
A segunda parte do livro do profeta
Joel é uma mensagem de esperança: o derramamento do Espírito Santo. Depois de toda
aquela desolação, a consolação do Senhor chegará. O Novo Testamento ratifica
estes versículos ao se referir ao Pentecostes [At2.16-21]. E a presença e ação
do Espírito resulta em profecias, sonhos, visões - modos próprios do agir de
Deus no Antigo Testamento.
Comentário Beacon: “Vemos que as maiores bênçãos colocadas diante do povo de Deus são:
1) O derramamento do Espírito
de Deus sobre toda a carne;
2) O julgamento das nações; e
3) A glorificação do povo de
Deus. Estas características não são mantidas estritamente em separado, mas,
mesmo assim, são indicadas com clareza e relacionadas de perto umas com as
outras. Os estudantes do Novo Testamento reconhecem com facilidade os
versículos 28 a 32 por ser a promessa gloriosa citada por Pedro no Dia de
Pentecostes, quando este a identificou por “é o que foi dito pelo profeta Joel”
[At 2.16-21].”
2.3. O fruto do arrependimento.
O arrependimento sincero move o coração
de Deus para mudar o quadro de tristeza, que veio em consequência do erro, em
alegria [Sl 51.17], Em Joel, Deus se compadece e promete alívio sobre a nação.
O Senhor teve misericórdia do Seu povo e para honrá-lo mostra o seu zelo: “Eis
que vos envio o trigo, e o mosto, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não
entregarei mais ao opróbrio entre as nações.” [Jl 2.19]. O Senhor restauraria
as colheitas devoradas pelos gafanhotos e o povo seria suprido em suas
necessidades básicas. Isso os levaria a reconhecer a soberania e o poder de
Deus, e todos saberiam que Deus estava no meio do povo de Israel [Jl 2.21-22,
25, 27].
O Novo Comentário Bíblico - Antigo
Testamento: “Deus não fica
satisfeito com o arrependimento da boca para fora. Rasgar as próprias vestes
era um costume que expressava grande luto ou remorso [Js 7.6; 1Sm 4.12]. Mas,
como todo ato externamente visível, podia-se rasgar as vestes sem tristeza nem
arrependimento verdadeiros. Deus queria mais do que simples palavras ou atos
exteriores; Ele queria que o coração do povo mudasse e que se entristecesse ao
pecar.”
EU
ENSINEI QUE:
O fruto do arrependimento genuíno é uma
metamorfose na vida do pecador.
3. JOEL PARA HOJE
A mensagem do profeta é clara: havendo
arrependimento autêntico e fidelidade por parte do Seu povo, o Senhor Deus é
poderoso para transformar o cenário de desesperança em vitória definitiva. É
preciso ter em mente que quando o termo “últimos tempos” é usado na Bíblia tem
uma conotação de esperança. Trata-se da vitória final de Deus.
3.1. Arrependimento genuíno.
Ao contemplar aquele cenário de
destruição, Joel admoesta aos seus compatriotas a buscar a santificação, o
quebranta- mento e maior submissão ao Senhor:
“Santificai um jejum, apregoai um dia
de proibição, congregai os anciãos e todos os moradores desta terra, na casa do
Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor.” [J1 1.14]. Tais palavras ainda hoje
ecoam no coração daqueles que, sensíveis à voz de Deus, anseiam por Sua
manifestação, destruindo o mal causado pelo pecado dos homens.
Comentário Bíblico Moody:
“O profeta visualiza uma praga ainda mais terrível que
está por vir. Em termos altamente poéticos ele descreve os enxames de gafanhotos
como se fossem um exército hostil, vindo como o exército do Senhor para
julgamento [Jl 2.1 -11 ]. Mas a porta da misericórdia, ele diz, ainda está
entreaberta! Se o povo se voltar para o seu Deus com coração contrito, a
calamidade pode ser evitada [Jl 2.12-14]. O profeta convoca toda a comunidade
para uma reunião de oração e jejum na casa do Senhor [Jl 2.15-17].”
3.2 Santificação urgente.
A falta de santidade emperra, amarra e
desacredita a Igreja. Quando o povo de Deus despreza a santidade e passa a amar
o mundo, se torna o maior impedimento para a ação de Deus na história. Nada
pior do que uma pessoa que se diz cristão viver uma vida mundana e compactuada
com o pecado. A falta de santidade tem sido um grande impedimento para um
avivamento. A Palavra de Deus é clara: “E rasgai o vosso coração, e não os
vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é
misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência, e
se arrepende do mal.” [Jl 2.13].
Esdras Bentho & Reginaldo Leandro
(Introdução ao Estudo do Antigo Testamento, CPAD, 2019,
p. 517) comentam sobre Joel 2.12- 17: ““Rasgai o vosso coração, e não as vossas
vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus [...]” [Jl 2.13]. O coração,
conforme usado aqui, não deve ser considerado o centro das emoções e das
paixões. Na psicologia hebraica, o coração era geralmente considerado como o
centro da vida moral, espiritual e intelectual. Então, o arrependimento deles
deveria ser acompanhado com jejuns e com choro, exteriorizando a tristeza pelo
pecado do arrependido.”
3.3. Libertação e esperança.
A mensagem de Joel é atemporal e
alcança todas a gerações, confrontando-as com seu modo de viver ao mesmo tempo
em que apresenta a solução baseada em arrependimento e mudança: “Ainda assim,
agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso
com jejuns, e com choro, e com pranto.” [Jl 2.12]. Sua mensagem traz alento e
esperança aos corações que se encontram presos a um cenário de destruição,
pecado e afastamento do Senhor: “E o Senhor bramará de Sião e dará a sua voz de
Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu
povo e a fortaleza dos filhos de Israel.” [Jl 3.16].
Comentário Beacon:
“Se o primeiro grande ensino em Joel é o arrependimento
diante das adversidades, o segundo é o derramamento do Espírito sobre toda a
carne. A promessa é uma amplificação de Números 11.29 e seu cumprimento (...)
ocorreu no Dia de Pentecostes narrado em Atos 2. A promessa em si é
proeminentemente escatológica, embora objetivava consolar o povo nos dias do
profeta. Robinson declara que a promessa “é semelhante à mensagem de Jeremias
de um concerto novo’ [Jr 31.31-34]. Ainda que não haja predição do Messias no
livro de Joel, como bem observou Horton, o estudo deste livro deve nos levar a
Cristo e ao batismo no Espírito Santo. Joel começa a construir a ponte para o
Reino da Graça.”
EU ENSINEI QUE:
Devemos
denunciar o pecado, mas também anunciar a esperança que há em Cristo Jesus.
CONCLUSÃO
Apesar
do atual cenário da sociedade pós-moderna, a Igreja deve continuar firme em Seu
propósito pregando o Evangelho que confronta os homens com seus pecados e
anunciando a esperança que há em Jesus.
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Este
E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos
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