🎓 Classe: JOVENS
✍Revista: Do professor - CPAD
✍Trimestre: 3° de 2023
✍Título: Sejam Firmes -
Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais
✍Comentarista: Silas Queiroz
TEXTO
PRINCIPAL
"[...]
Segues a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão." (1 Tm
6.11)
RESUMO DA LIÇÃO
O
líder tem o dever de ensinar a todos na igreja, inclusive aos mais velhos.
LEITURA
SEMANAL
SEGUNDA
- l Tm 5.1 Admoesta os anciãos como a pais TERÇA -1 Tm 5.2 O cuidado com
as irmãs mais velhas QUARTA - Tg 1.27 O cuidado com os órfãos
QUINTA
- Dt 10.17 O cuidado de Deus com as viúvas SEXTA - Tg 2.8; 14-17 O amor
e o cuidado com o próximo
SÁBADO
- 1Tm 6.1 Os deveres dos servos
OBJETIVOS
1.
COMPREENDER o padrão familiar bíblico;
2.
MOSTRAR o padrão de comportamento no relacionamento do
líder com as moças;
3.
EXPLICAR a respeito do padrão de relacionamento do líder com
as viúvas.
INTERAÇÃO
Prezado (a) professor(a), na lição deste domingo veremos que o texto
nos fala do tratamento adequado que o jovem pastor deveria dispensar a todas as
pessoas da igreja (de idades distintas e de ambos os sexos), especialmente as
viúvas, e nos desafia a refletir sobre nossos deveres familiares, sinal
essencial de nossa fé.
No decorrer da lição, enfatize que em todos os nossos
relacionamentos, a humildade é a atitude de espírito que deve prevalecer. Nossa
boa convivência em família e na família de Deus (igreja) nos prepara para os
demais relacionamentos interpessoais.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor (a), nesta lição, depois da introdução, distribua um
pedaço de papel para cada aluno e solicite que eles escrevam apenas uma palavra
que descreva o tratamento adequado que o pastor deve dispensar as pessoas da
igreja (de idades distintas e de ambos os sexos). Não pode ser dois ou três
vocábulos, mas apenas e exclusivamente um. Fique atento aos termos e escreva-os
no quadro ou lugar apropriado, De acordo com o desenvolvimento da aula, inclua
essas palavras em sua ministração, ora conceituando-as, ora afirmando ou
corrigindo-as. Seja perspicaz e procure compreender o que levou o aluno a
destacar tal palavra" (Adaptado de Lições Bíblicas Jovens. Rio de Janeiro:
CPAD).
TEXTO
BÍBLICO
1 Timóteo 5.1-16
1
NÃO repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços
como a irmãos;
2
As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.
3
Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.
4
Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer
piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto
é bom e agradável diante de Deus.
5
Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de
noite e de dia em rogos e orações;
6
Mas a que vive em deleites, vivendo está morta.
7
Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis.
8
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família,
negou a fé, e é pior do que o infiel.
9
Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido
mulher de um só marido;
10
Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade,
se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa
obra.
11
Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra
Cristo, querem casar-se;
12
Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé.
13
E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só
ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.
14
Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e
não deem ocasião ao adversário de maldizer;
15
Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.
16
Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue
a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.
INTRODUÇÃO
0
texto bíblico desta lição fala do tratamento adequado que o jovem pastor
deveria dispensar a todas as pessoas da igreja (de idades distintas e de ambos
os sexos), especialmente as viúvas, e nos desafia a refletir sobre nossos
deveres familiares, sinal essencial de nossa fé.
I -
O PADRÃO FAMILIAR
1.
Os anciãos.
Diferentemente
de outros textos, como Atos 20.17, em 1 Timóteo 5.1 o termo “ancião” não é o
equivalente ao ofício de presbítero, que era o dirigente ou pastores das
igrejas locais (Tt 1.5). Significa “homem idoso". Isso se confirma,
inclusive, porque no versículo seguinte (1 Tm 5.2) o mesmo vocábulo aparece em
sua forma feminina, referindo-se a “mulheres idosas".
Timóteo
tinha o dever de ensinar a todos na igreja, inclusive aos mais velhos. Contudo,
tinha uma maneira adequada para cada faixa etária. Os homens idosos não poderiam
ser repreendidos asperamente ou com dureza no falar. Paulo está se referindo à
abordagem e, principalmente, ao tom de voz a ser empregado no momento da
repreensão.
Timóteo
deveria se dirigir aos anciãos como um filho se dirige ao pai, com o devido
respeito, usando palavras adequadas para a transmissão da repreensão. Não
deveria ser rude e impor sua autoridade através de expressões ásperas. Não
havia impedimento algum para a repreensão dos homens idosos, conquanto se
observasse a maneira correta de fazê-lo.
2.
Os jovens.
Vivemos
em uma geração marcada por uma extrema rejeição a todo o tipo de repreensão. Em
parte, isso tem sido observado também em algumas igrejas. Aceitar a correção
nos torna sábios, mas rejeitá-La impõe graves prejuízos à nossa alma (Pv 8.33;
1531-33).
Se
Timóteo poderia e deveria repreender aos idosos, sempre que necessário, quanto
mais aos jovens. Mais uma vez, contudo, precisaria observar um padrão adequado,
e o parâmetro, em função de sua idade, era o relacionamento entre irmãos. A
afetividade deveria estar presente na transmissão da repreensão, assim Timóteo
evitaria qualquer distanciamento ou indiferença em sua conduta. Afinal ali
estava um pastor que também era jovem.
3.
As mulheres idosas.
O
trato com as mulheres idosas deveria ser pautado no mesmo respeito e afeto que
se deve devotar às mães. Nenhum filho deve dirigir-se à sua mãe com arrogância
ou dureza, mesmo que ela tenha cometido algum erro. Deve devotar-lhe profundo
respeito, dirigindo-lhe palavras brandas.
O
exemplo de Timóteo, como Líder espiritual deveria ser observado petos crentes
de Éfeso (1 Tm 4.12) e nos se de inspiração para todas as áreas da vida. Honrar
os idosos é mandamento divino para todos nós: "Diante das cãs te
Levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu sou o
Senhor" (Lv 19.32).
SUBSÍDIO 1
Prezado (a) professora (a), explique que Paulo exorta a Timóteo a
respeito de como tratar os mais velhos e os jovens (5.1,2). Como uma transição
do conselho do apóstolo a respeito do relacionamento de Timóteo com categorias
específicas de pessoas na congregação, Paulo Lida primeiramente com as questões
relacionadas à juventude de Timóteo.
Em 4.12 o apóstolo exortou: 'Ninguém
despreze a tua mocidade’. Agora diz (v.1), 'não reprendas asperamente os
anciões, mas admoesta-os como a pais’. Podemos parafrasear, 'nunca seja severo
com os mais velhos'. Paulo não só transmite confiança ao jovem pastor, como
também exige cortesia para o rebanho. ’Na administração da casa de Deus existe
um modo apropriado para o líder tratar as pessoas — exatamente como faria com a
sua própria família (supondo uma ideia cultural de grande deferência e respeito
no lar. Semelhantemente. Pauto aconselha: 'trate os jovens como irmãos; as
mulheres idosas como mães, as moças como irmãs1 1. Parece que o relacionamento com
as mais jovens era uma área de especial preocupação na congregação em Éfeso
(cf. 511; 2 Tm 3.6,7), porque o apóstolo especifica que é exigida ‘toda
[absoluta! pureza 'em relação a estas mulheres.
II
- O RELACIONAMENTO COM AS MOÇAS
1.
“Em toda a pureza".
Quando
trata da admoestação às moças Paulo acrescenta: "[...] em toda a
pureza" (v. 2). O apóstolo está mostrando a Timóteo que é preciso evitar
atitudes inapropriadas com relação às pessoas sob seus cuidados. O pastor
precisa tratar a todos como membros da família de Deus, seja solteiro ou
casado, jovem ou idoso. Todos precisam ser respeitados e o líder deve estar
sempre vigilante (Mt 26.41).
2.
Pureza em tudo.
O
jovem pastor precisava dirigir a igreja e lidar com pessoas de ambos os sexos e
de todas as idades, incluindo moças. Nesses contatos pessoais, precisava ser
vigilante para não ser atacado por pensamentos ou sentimentos lascivos, e,
muito menos, descambar para atitudes impuras, que poderiam afetar sua vida
espiritual e seu ministério.
A
expressão "em toda a pureza” nos indica a necessidade de ser puros nos
pensamentos, no olhar, no falar e no agir. No contato com pessoas do sexo
oposto, precisamos rejeitar desde os pensamentos pecaminosos, confessando-os a
Deus em nosso íntimo e abandonando-os. Para isso, é fundamental que enchamos
nossa mente de coisas boas, de coisas puras (Tg 4.8).
3.
Ninhos na cabeça.
Atribui-se
a Lutero a frase que diz: “Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as
nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas”. Nenhum
de nós está livre de ter pensamentos impuros, mas todos nós podemos refutar
tais pensamentos e não cultivá-los em nossa mente, para que não germinem e
produzam seus frutos, que nunca serão bons (Mt 15.19). Cultivamos maus
pensamentos quando os alimentamos com objetos de nossos desejos, seja em
atitude apenas mental, seja abrindo os canais da audição ou da visão para
receber impulsos externos.
SUBSÍDIO 4
Professor (a), explique que "aqueles que participam do
ministério podem evitar atitudes inapropriadas com relação às pessoas sob seus
cuidados, tratando-as como membros da família. Se eles considerarem todas as
pessoas como membros da família de Deus, eles a protegerão e as ajudarão a
crescer, espiritualmente.
III
- MANDAMENTOS ÀS VIÚVAS
1.
Verdadeiramente viúvas.
Na
opinião de alguns estudiosos, havia, na igreja dos primeiros séculos, uma espécie
de “ordem de viúvas”, como um ministério específico, que consistia na inscrição
de viúvas idosas que faziam um voto de se dedicarem exclusivamente a Deus,
servindo na igreja. Em contrapartida, eram inscritas para serem sustentadas.
Mas o texto de 1 Timóteo 5.1-16 não nos permite concluir que havia essa
organização formal em torno de um "ministério das viúvas", embora
fique claro que havia, sim, um rol específico daquelas que seriam alvo da ajuda
material ou financeira da igreja. Elas são chamadas de “verdadeiramente
viúvas”. Tinham que ter, no mínimo, sessenta anos de idade, não terem família e
terem um largo “testemunho de boas obras” (1 Tm 5.4-10).
2.
O cuidado das viúvas.
Havia
um controle das viúvas que eram realmente dignas do auxílio da igreja. O texto
paulino fala em “inscrição", seguindo alguns critérios:
a)
Responsabilidade da família: as viúvas que tivessem
filhos ou netos deveriam ser assistidas por eles. Paulo enfatiza a necessidade
de a piedade ser exercida primeiro dentro de casa, para com a própria família:
“porque isto é bom e agradável diante de Deus" (1 Tm 5.4). Está aí,
portanto, a vontade de Deus para esse assunto de tanto apelo público: a família
deve ser encorajada a cumprir o seu papel.
A
Bíblia não abona nenhum sistema político ou ideológico, mas é fato que reprova
mais alguns do que outros. Do texto em estudo podemos extrair uma clara
refutação do socialismo, que nega as responsabilidades pessoais do indivíduo e
de suas famílias, procurando criar um sistema de dependência do Estado. Um
paternalismo doentio.
b)
Idade: Paulo faz um recorte de idade, indicando que não
deveria ser inscrita viúva com menos de sessenta anos. A idade era um dos
requisitos a serem conjugado com os demais. Certamente considerava os fatores
próprios da época, como a natureza do trabalho da mulher e as dificuldades que
poderia ter para atender ao seu sustento na condição de viúva sem filhos. Além
disso, poderia indicar a improbabilidade de um novo casamento.
c)
Testemunho pessoal: A viúva deveria ser piedosa e temente a
Deus, “[perseverando] de noite e de dia em rogos e orações” (1 Tm 5.5). Não
deveria, portanto, ter atitude de reclamação ou exigência. Em relação às viúvas
que viviam em “deleites" ou prazeres, o apóstolo reputa como
espiritualmente mortas. A viúva tinha que ter sido “mulher de um só marido”.
Isso ressalta a dignidade da viuvez, especialmente como oportunidade de maior
dedicação a Deus. Contudo, não é interpretado como uma proibição inflexível
para um novo casamento (1Tm 5.14). Diz respeito, sobretudo, à conduta de
inteira fidelidade conjugal. Além disso, a viúva deveria ter se dedicado à
prática de boas obras, criado os filhos, recebido e atendido bem as pessoas em
sua casa, se dedicado a práticas serviçais humildes, como lavar os pés aos
santos e socorrido aos aflitos (1Tm 5-9.10).
3.
Viúvas mais novas.
As
viúvas mais novas não deveriam ser admitidas no serviço de atendimento social
da igreja, porque “quando se [tornavam] levianas contra Cristo, [queriam]
casar-se" (1Tm 5.11). O texto nos indica que algumas delas, que
provavelmente haviam decidido permanecer viúvas e se dedicar a Deus (1 Tm 5-5),
rompiam o compromisso e adotavam um comportamento incompatível para qualquer
mulher cristã: viviam ociosas, de casa em casa, como fofoqueiras, se importando
com a vida dos outros. Verdadeiras transmissoras de maledicências (1Tm 5,13).
Para evitar isso, Paulo recomenda às "viúvas mais novas" (NAA) [o
equivalente à expressão “moças" em 5.14] que se casassem, gerassem filhos
e cuidassem de suas próprias casas, fugindo de todo o mau testemunho. Mais uma
vez, portanto, Paulo estimula e honra a constituição da família.
SUBSÍDIO 3
Professor (a) explique que “a primeira preocupação expressa pelo
apóstolo é que as Verdadeiramente viúvas' recebam o auxílio que merecem. A
frase ‘honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas' (v. 3) significa
literalmente, 'dê o reconhecimento apropriado àquelas viúvas que realmente
precisam’."
HORA
DA REVISÃO
1.
Qual o significado do termo "ancião" em 1 Timóteo 5.1?
Significa
'homem idoso'.
2.
O que significa a frase "atribuída a Lutero", citada nesta lição?
Significa
que nenhum de nós está livre de ter pensamentos impuros, mas todos nós podemos
refutar tais pensamentos e não os cultivar em nossa mente, para que não
germinem e produzam seus frutos, que nunca serão bons.
3.
Quais os requisitos principais para ser considerada uma “verdadeira viúva”?
Tinham
que ter, no mínimo, 60 anos de idade, não terem família e terem um largo
‘testemunho de boas obras."
4.
Qual a recomendação de Paulo para as viúvas novas?
Paulo
recomenda às "viúvas mais novas" que se casem, gerem filhos e cuidem
de suas próprias casas, fugindo de todo o mau.