Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 3°
trimestre de 2023 – CPAD
Título: Grandes Cartas para Nós
Revista: do Professor
Comentarista: Rafael Luz
LEITURA BÍBLICA
Tiago 1.17-22; 2.1-8
MENSAGEM
Não se enganem; não sejam apenas
ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Tiago 1.22
DEVOCIONAL
Segunda
»Pv 18.13
Terça
» Pv 29.20
Quarta
» Sl 141.3
Quinta
» At 10.34
Sexta
»1 Sm 16.7
Sábado
» Gl 3.26-29
OBJETIVOS:
MOSTRAR
uma visão panorâmica da Carta;
APONTAR
a necessidade de ouvir atentamente as pessoas;
REFLETIR
sobre
a importância de não desprezar os irmãos em Cristo.
Ei Professor!
Querido (a) professor(a), a autora Flavianne Vaz, em seu livro
Liderando Adolescentes", publicado pela CPAD, revela-nos uma dificuldade
da adolescência para a qual precisamos nos preparar: a inexperiência da
comunicação olho-no-olho. Segundo ela, ‘‘infelizmente, essa geração tem
crescido de maneira solitária (entregue à Internet), sem receber a atenção
devida, seja porque os pais são ausentes ou porque mesmo presentes, têm seu
tempo consumido pelo trabalho. De modo que muitos adolescentes são
especialistas em contatos virtuais e inexperientes no contato pessoal
direto".
Invista em uma comunicação direta e acolhedora com seus alunos,
pois eles precisam de você!
Vamos Descobrir
A Carta de Tiago é considerada a mais prática de todas as epístolas do Novo Testamento
e, por isso, tem sido corretamente chamada de "guia prático para a vida e
a conduta cristãs” por alguns estudiosos. Nela, o irmão de Jesus defende que
não basta para o cristão crer numa doutrina correta, mas que é preciso
desenvolver uma prática coerente com a fé em Cristo. Nesta lição, aprenderemos
algumas boas práticas e hábitos saudáveis para nossa vida.
Hora de Aprender
I-ABRINDO A CARTA DE TIAGO
1. Você
sabe quem escreveu essa Carta?
O
escritor da Carta se identifica como “Tiago” (Tg 1.1). No Novo Testamento temos
pelo menos cinco personagens com esse nome:
(1)
Tiago, o filho de Zebedeu (Mt 10.2);
(2)
Tiago, o filho de Alfeu (Mt 10.3);
(3)
Tiago, o menor (Mc 15.40);
(4)
Tiago, pai de Judas (At 1.13); e
(5)
Tiago, meio irmão do Senhor (Mt 13.55, Mc 6.3).
Os
estudiosos concordam que o autor da Carta seja o irmão de Jesus, àquele que era
incrédulo (Jo 7.5). Porém, em algum momento entre o ministério, a morte e a
ressurreição do Senhor, Tiago tornou-se um discípulo aplicado e testemunha
ocular da ressurreição de Cristo (1 Co 15.7). Ele se tornou um apóstolo e foi
um influente líder na igreja em Jerusalém (At 12.17; Gl 2.9), tendo inclusive
uma participação decisiva no Concilio (At 15.6,13). Apesar de fazer parte da
família terrena de Jesus, Tiago escolheu o caminho da humildade e do serviço.
Ele se se apresenta aos seus destinatários como “servo de Deus e do Senhor
Jesus Cristo”. Seu exemplo deve ser seguido por todos os discípulos de Jesus
espalhados entre as nações.
2 .Para
quem a Carta foi escrita?
O texto
tem como público-alvo "todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro”
(Tg 1.1); esses eram, provavelmente, judeus cristãos que haviam sido dispersos
por causa da perseguição ocorrida em Jerusalém (At 8.1). Entretanto, isso não
exclui a possibilidade de gentios convertidos a Jesus Cristo serem considerados
e edificados pelo conteúdo dessa Carta.
O
conteúdo da Carta aponta para o fato de que os destinatários estavam passando
por diversas provações (Tg 1.2-7); e, aparentemente, eram, em sua maioria
pobres, a julgar pelas denúncias de discriminação contra os necessitados.
3.
Afinal de contas, por que a Carta foi escrita?
Tiago
escreve essa Carta possivelmente depois de se tornar líder da igreja de
Jerusalém, entre 44 d.C. e 62 d.C., quando faleceu. É muito provável que ela
tenha sido o primeiro escrito do Novo Testamento a ser produzido. Sua
finalidade é confortar, fortalecer e orientar seus leitores nas diversas áreas
da vida que careciam de cuidado pastoral.
I
– AUXÍLIO DEVOCIONAL
Vejamos uma explicação sobre a forma como o autor da Carta senta em
Tiago 1.1: “A palavra grega doulos (escravo, servo) refere-se a uma
posição de obediência completa, total humildade, e lealdade inabalável. Muitos
dos primeiros seguidores de Cristo eram, na verdade, escravos. Mas, entre os
cristãos, a ideia de ser um servo de Cristo não se tornava uma posição de
humilhação, mas um lugar de honra. Não pode haver maior dádiva para um crente
do que ser conhecido como um servo obediente, humilde e leal de Deus. Os três
nomes, Senhor Jesus Cristo, referem-se ao caráter exclusivo de Jesus. Ele é o
Senhor celestial exaltado, que um dia retornará em glória a este mundo. Ele é
Jesus, Deus vindo à terra como um ser humano. Ele é Cristo, o Ungido que
cumpriu os objetivos de Deus ao morrer por nós" (Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal Volume 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 661).
II - OUÇA MAIS E FALE MENOS, POR FAVOR
Por que
será que a maioria de nós é tão apressada em dar opiniões e resistente em
receber conselhos? Será que perdemos o interesse pelo ouvir? Ou estamos sendo
treinados apenas na arte do falar? Uma boa comunicação depende,
necessariamente, da maneira como administramos o que ouvimos e o que falamos.
Relacionamentos saudáveis e duradouros dependem dessa interação, razão pela
qual os conselhos do irmão Tiago são indispensáveis a todos nós.
Vejamos
o quanto a mensagem do apóstolo tem a nos ensinar em apenas um versículo:
“Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas
demore para falar e ficar com raiva” (Tg 1.19).
1.
Esteja pronto para ouvir
A
palavra "pronto”, do grego “tachys" traz a ideia de “rápido, veloz,
ligeiro". Logo, Tiago está dizendo que devemos ser rápidos para prestar
atenção ao que está sendo dito. Ou seja, precisamos aprender a ouvir
atentamente a Deus e ao nosso próximo, a fim de não cometermos injustiças. O
fato de termos dois ouvidos e uma boca são pedagógicos, pois é um sinal de que
devemos ouvir o dobro do que falamos.
A Bíblia
diz que devemos ouvir as instruções dos nossos pais (Pv 1.8; 4.1; 23.22). Você
tem feito isso? Os pais e/ou os responsáveis são pessoas a quem devemos
respeito. Deus colocou sobre eles autoridade para cuidarem e instruírem seus
filhos. Por isso, todo adolescente deve ouvir e obedecer a seus pais (Ef 6.2).
Às vezes você pode ser tentado a esconder alguma verdade da sua família, mas
não faça isso. A sua família precisa saber sobre as dificuldades e os desafios
que você enfrenta para poder orientar e proteger você.
2.
Demore para falar
Essa
expressão vem do grego “bradys", cujo significado é “lento". Tiago
está nos dizendo que não devemos ser precipitados nas palavras; refletir antes
de falar é a lição a ser aprendida. Afinal de contas, quando falamos antes de
pensar, de ouvir ou de orar, normalmente, nos arrependemos e, na maioria das
vezes, as consequências são desagradáveis. Como servos de Deus somos chamados a
usar nossa fala buscando a edificação do nosso próximo (Ef 4.29), sem nos
esquecer que aquele que "toma cuidado com o que diz está protegendo a sua
própria vida, mas que fala demais destrói a si mesmo’’ (Pv 13.3).
Vivemos
em uma sociedade onde todos tem pressa de emitir uma opinião ou posicionamento.
Mas falar sem pensar pode nos conduzir a uma postura injusta com nossos amigos
e com a nossa família. Nossas palavras, quando mal escolhidas, podem machucar
outras pessoas. E nós temos a responsabilidade diante de Deus por tudo o que
dizemos e pela forma como falamos. Por isso, precisamos dar atenção ao conselho
do apóstolo para aprender a pensar um pouco mais antes de falar (Pv 18.13).
Além disso, sempre que precisarmos nos expressar devemos procurar por uma
abordagem respeitosa.
3.
Demore para ficar com raiva
A
palavra “raiva” vem do grego “orgê" e significa “ira, indignação,
raiva exibida em punição”. O interesse do irmão de Jesus é nos ensinar que não
devemos hospedar a ira em nossos corações, pois, normalmente, ela é
desgovernada, pecaminosa e destruidora. A ira é obra da carne (Gl 5.19-21) e
pode provocar reações terríveis àqueles que por ela são dominados. Não é por
acaso que ele diz que “a raiva humana não produz o que Deus aprova” (Tg 1.20).
II – AUXÍLIO DEVOCIONAL
"A expressão 'seja pronto para ouvir’ é uma bela maneira de
traduzir a ideia de uma audição ativa. Não devemos simplesmente deixar de
falar; devemos estar prontos e dispostos para ouvir. Este ouvir com 'prontidão1
obviamente é feito com discernimento. Devemos examinar o que ouvimos com a
Palavra de Deus. Se não ouvirmos, tanto atentamente quanto prontamente, podemos
ser levados a todos os tipos de falsos ensinos e enganos.
Ser pronto para ouvir e tardio para falar podem ser interpretados em
conjunto, como dois lados da mesma moeda. A lentidão em falar significa falar
com humildade e paciência, não com palavras ásperas nem tagarelando sem parar.
O falar constante impede que a pessoa seja capaz de ouvir. A sabedoria nem
sempre é ter algo a dizer; ela envolve o ouvir cuidadosamente, e refletir
piedosamente, e o falar mansamente. Quando falamos demais e ouvimos pouco,
mostramos aos outros que pensamos que as nossas ideias são muito mais importantes
do que as deles. Tiago nos adverte sabiamente para revertermos este processo.”
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Volume 2. Rio de Janeiro:
CPAD, 2010, p. 667).
III - JAMAIS DESPREZE ALGUÉM
O texto
de Tiago 2.1-13 é uma das declarações mais contundentes sobre o combate à
discriminação social na Bíblia. Nele, o pastor de Jerusalém é categórico ao
dizer que quem crê em Jesus Cristo não pode tratar as pessoas de modo diferente
por causa da aparência física ou da condição financeira (Tg 2.1,9).
A fim de
revelar tamanha incoerência e gravidade, Tiago dá vida ao seu argumento
utilizando como exemplo uma visita de dois homens à reunião da congregação: um
rico (com anéis de ouro e bem-vestido) e um pobre (vestindo roupas velhas), os
quais, ao serem abordados, são tratados de maneira diferente. O homem rico é
favorecido e recebe um tratamento honroso e o pobre é desprezado (Tg 2.1-4).
Tal prática não é aceitável entre os cristãos. De acordo com o autor, quem
pratica a acepção de pessoas não vive de fato uma vida de piedade, mas uma
farsa religiosa (Tg 2.8,9).
Desprezar
e discriminar alguém por sua cor, nacionalidade, condição econômica, estado de
saúde ou idade é errado. Isso é pecado. Agir com favoritismo ou acepção de
pessoas são atitudes incompatíveis com a fé em Cristo. O Mestre nunca julgou
pessoas por causa da cor de pele, posição social ou aparência física (Mt
22.16). Pelo contrário, Ele nos ensinou que devemos tratar os outros como
gostaríamos de ser tratados (Mt 7.12) e amá-los como a nós mesmos (Mt 22.39; Tg
2.8).
III
– AUXÍLIO TEOLÓGICO
“O mundo, na época de Tiago, era caracterizado por profundas
divisões sociais que eram aceitas normalmente pela maioria esmagadora da
sociedade. Naquela época, agir com humildade era manifestação de fraqueza, não
de virtude; e fazer distinção de pessoas por aparência ou por condições físicas
ou socioeconômicas era visto como algo absolutamente natural. Logo, a mensagem
cristã, ao ser proclamada, teria um impacto enorme na sociedade de então,
porque ela batia fortemente de frente com toda essa cultura, ao pregar a humildade,
o perdão, a misericórdia, a igualdade entre os seres humanos etc.
O Cristianismo nivela todas as pessoas, e o faz inicialmente com a
afirmação de que ‘todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus' (Rm
3.23). Além disso, ele também ordena que amemos o nosso próximo
incondicionalmente, independentemente de sua condição social, econômica, física
etc (Lv 19.18; Mt 22.39). Aliás, se hoje há menos discriminação do que houve no
passado, isso se deve à influência do Cristianismo na história.” (DANIEL, Silas
& COELHO, Alexandre. Fé e Obras: ensinos de Tiago para uma vida cristã
autêntica. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 72).
CONCLUSÃO
Como
cristãos devemos aprender a ouvir atentamente e falar respeitosamente com os
nossos semelhantes; é nosso papel amá-los como a nós mesmos. Nosso
comportamento precisa confirmar nossa fé em Cristo. A forma como falamos e como
tratamos o próximo deve reafirmar o nosso testemunho.
Pense
Nisso
Aprender a ouvir e a falar respeitosamente é um exercício que
todos os cristãos devem praticar, pois somente assim seremos capazes de usar
nossas palavras com sabedoria para edificar as pessoas. Pense: você precisa
melhorar seu jeito de falar? Se sim, como você pode fazer isso?
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