🎓 Classe: JOVENS
✍Revista: Do professor - CPAD
✍Trimestre: 3° de 2023
✍Título: Sejam Firmes -
Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais
✍Comentarista: Silas Queiroz
TEXTO
PRINCIPAL
Como
te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para
advertires a alguns que não ensinem outra doutrina." (1 Tm 1.3)
RESUMO DA LIÇÃO
Nossas
doutrinas estão fundamentadas na Bíblia Sagrada, nossa única regra infalível de
fé e prática.
LEITURA
SEMANAL
SEGUNDA
- At 20.29 Lobos cruéis
TERÇA
- 1Tm 1.3 Advertência contra as falsas doutrinas
QUARTA
- 1Tm 1.7 Ensinando o que não sabem
QUINTA
- 1Tm 6.3-5 A ganância dos falsos mestres
SEXTA
- Mt 26.41 É preciso vigilância
SÁBADO
-1 Tm 4.1-5 Apostasia nos últimos tempos
OBJETIVOS
SABER
porque é preciso cuidar da doutrina;
EXPLICAR
qual era a missão de Timóteo;
APRESENTAR
a necessidade de se considerar o ensino bíblico.
INTERAÇÃO
Prezado
(a) professor(a), é importante nessa lição recordar a recomendação de Paulo a
Tito “[...] não entres em questões loucas, genealogias e contendas e nos
debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois
de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e
peca estando já em si mesmo condenado” (Tt 3.9-11).
Aproveite
a temática da lição para enfatizar a importância de um estudo metódico e
sistemático da Palavra de Deus, sob a iluminação do Espirito Santo. Pois, é
fundamental para não cairmos em nenhum engano teológico.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor (a), para essa lição sugerimos que você converse com
seus alunos falando a respeito dos falsos mestre. Diga que os “falsos mestres
eram motivados por um espírito de curiosidade e um desejo de alcançar poder e
prestigio. Em contraste, os genuínos mestres cristãos são motivados pela fé
sincera e o desejo de fazer o que é certo.
Discutir sobre os detalhes da Bíblia pode ser interessante, mas
esta atitude nos leva a situações irrelevantes e nos faz perder de vista o propósito
da mensagem de Deus. Os falsos mestres de Éfeso construíram vastos sistemas
especulativos e então discutiam sobre os detalhes secundários de suas ideias
fortemente imaginárias. Não devemos permitir que nada nos distraia do evangelho
da salvação em Jesus Cristo, que é o ponto principal das Escrituras. Devemos
conhecer o que a Bíblia diz aplicar seus ensinos diariamente à nossa vida, e
ensina-los as outras pessoas. Se assim fizermos, podemos avaliar todos os
ensinos que nos são apresentados à luz da verdade central a respeito de Jesus. Não
enfoque os detalhes da Bíblia, excluindo o ponto principal que Deus está lhe
ensinando (Extraído de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 1701).
TEXTO BÍBLICO: 1 Timóteo
1.8-11
8
Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
9
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e
obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para
os parricidas e matricidas, para os homicidas,
10
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os
mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
11
Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.
INTRODUÇÃO
A
história da Igreja sempre foi marcada pela investida de falsos mestres, que
buscam deturpar a mensagem do Evangelho e ameaçar o progresso espiritual dos
cristãos. Desde os primeiros séculos, muitos heresiarcas fizeram verdadeiras
cruzadas contra as verdades centrais das Escrituras. Por isso, zelar pelo
correto ensino bíblico é fundamental para a preservação da verdadeira fé
cristã.
Como
vimos na lição anterior, sete anos antes Paulo já havia advertido aos anciãos
de Éfeso de que “lobos cruéis” surgiriam para atacar o rebanho (At 20.29).
Quando ele visita a cidade após sua primeira prisão em Roma, constata que isso
havia ocorrido e delega a Timóteo a tarefa de ficar em Éfeso para refutar os
falsos ensinos e transmitir a correta doutrina.
I - CUIDANDO DA DOUTRINA
1.
O que é doutrina?
É
o conjunto de preceitos fundamentais que compõem um sistema religioso,
filosófico, político, social ou econômico. No campo das religiões, cada uma tem
a sua doutrina, os dogmas ou conjunto de crenças. O Cristianismo tem suas
doutrinas fundamentadas na Bíblia Sagrada, nossa única regra infalível de fé e
prática (2 Tm 314-17).
O
Novo Testamento usa dois termos gregos para doutrina: didache e didaskalia,
ambos com dois sentidos: o ato de ensinar e o conteúdo do ensino (Mt 7.28; Mc
4.2: Rm 16.17; 1 Tm 4.13,16; Tt 1.9; 2,1). A boa doutrina, ou a “sã
doutrina" (1 Tm 1.10; Tt 2.1), é o ensino correto (ortodoxo), de acordo
com as Escrituras, fruto de uma exegese que considera o que realmente está no
texto, seguindo o método histórico e gramatical. Busca, portanto, a intenção do
autor sagrado, que escreveu inspirado pelo Espírito Santo (2 Pe 1,20,21). Não
se orienta por pensamentos, sentimentos ou desejos do leitor, que, como
destinatário do texto, deve crer nas Escrituras como infalível, completa e
inerrante Palavra de Deus, amoldando-se a ela e aplicando-a em seu viver (Sl
119.9; Rm 12.2).
2.
O lugar da experiência espiritual.
Nós,
pentecostais, valorizamos a experiência espiritual. Ela nos auxilia na
compreensão do que está registrado nas Escrituras à medida que experimentamos o
mesmo que viveram os personagens do texto sagrado, como de Atos dos Apóstolos,
por exemplo.
Cremos,
portanto, que podemos viver, hoje, o que os crentes primitivos viveram há quase
dois mil anos (At 2.14,41-47).
Não
interpretamos a Bíblia segundo nossas experiências, mas as submetemos ao
escrutínio das Escrituras, validando-as ou não conforme a autoridade da Palavra
de Deus (Jo 10.35; 2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). Assim, podemos nos manter livres de
qualquer desvio teológico ou doutrinário e ter uma vida cristã sadia,
desfrutando de uma vida espiritual verdadeira e equilibrada.
3.
“Outra doutrina".
Não
sabemos ao certo que doutrina estranha estava sendo ensinada em Éfeso. O
segredo para a preservação da boa doutrina é refutar qualquer ensino que lhe
seja contrário. Por isso, bastava a Timóteo não permitir que fosse ensinada
outra doutrina” (1 Tm 1.3).
Conforme
o comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal, “a expressão ‘outra doutrina vem
do grego heteros e significa 'estranha1, 'falsificada', 'diferente'”. Podemos
considerar, então, que mais importante de que estudar todo o universo de
doutrinas estranhas é conhecer, com profundidade, a correta doutrina bíblica, o
que nos permitirá, por consequência, identificar com clareza qualquer outro
ensino contrário, Quem conhece bem o que é verdadeiro não tem dificuldade para
discernir o que é falso.
SUBSÍDIO
1
Prezado (a) professor (a), inicie o tópico fazendo a seguinte
pergunta; “o que é doutrina?" Ouça os alunos com atenção e incentive a
participação de todos. Depois, explique que “sete anos antes de Paulo escrever
esta epístola, advertira os presbíteros de Éfeso de que os falsos mestres procurariam
distorcer a verdadeira mensagem de Cristo. Agora que isso já estava
acontecendo, Paulo exorta Timóteo a confrontá-los com coragem. Este jovem
pastor não devia transigir com esses falsos ensinos que corrompiam tanto a lei
quanto 0 evangelho. Ele deveria travar contra eles o bom combate mediante a
proclamação da fé original, conforme 0 ensino de Cristo e dos apóstolos (2 Tm
1,13,14), A expressão 'outra doutrina vem do grego heteros e significa
‘estranha. 'falsificada', 'diferente'."
II - A MISSÃO DE TIMÓTEO
1.
Um delegado apostólico.
Timóteo
foi deixado em Éfeso como uma espécie de "delegado apostólico",
representante de Paulo com uma missão pastoral específica. Entende-se que é por
isso que apesar de ser uma carta dirigida diretamente a Timóteo, o apóstolo
abre a epístola enfatizando suas credenciais ministeriais, como “apóstolo de
Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus
Cristo, esperança nossa" (1 Tm 1.1) e identificando Timóteo como seu
"verdadeiro filho na fé" (v.2).
Assim,
a carta serviria não apenas para Timóteo, mas, também, para a igreja local, a
quem seria dado a conhecer o seu conteúdo. Isso reforçaria a autoridade
espiritual do jovem pastor, notadamente diante de sua juventude e certa timidez
e da possibilidade de resistência ao seu ensino, pela confrontação dos desvios
doutrinários (1 Tm 4.11,12; 6.3-5).
2.
Os falsos mestres.
Éfeso
era a principal cidade da Ásia Menor. Como cidade portuária, era um agitado
centro econômico na época, o que também fazia dela um lugar de grande ebulição
religiosa, cultural e filosófica. Era grande o paganismo em Éfeso, cidade da
conhecida deusa Diana (Ártemis), cujo templo era uma das sete maravilhas do
mundo antigo. O culto a Diana dava muito lucro para os efésios (At 19.24-28).
Mais de cinquenta outros deuses e deusas eram adorados em Éfeso.
Como
já assinalado, Paulo não se preocupou em identificar quem seria os falsos
mestres e quais, exatamente, as heresias que difundiam na igreja de Éfeso. Isso
se deve, também, ao fato de que Timóteo já era conhecedor da realidade
espiritual local, como se extrai da expressão paulina “Como te roguei [...] que
ficasses em Éfeso, para U" (1 Tm 1.3), Claro está que Paulo e seu
cooperador já tinham conversado acerca dos problemas daquela igreja.
3.
Heresias infiltradas.
Dois
movimentos ocorreram em Éfeso para a infiltração de heresias na igreja: o
primeiro, a entrada de “lobos cruéis”; o segundo, o surgimento de falsos
mestres dentre os próprios presbíteros locais. Isso está claro na advertência
feita por Paulo sete anos antes (At 20.29,30) e continua sendo um perigo para
qualquer igreja:
(1)
abrir-se para a entrada de líderes cujas convicções de fé não sejam
suficientemente conhecidas e
(2)
fomentar o surgimento de ensinadores ou pregadores neófitos (1 Tm 3.2,6). Em
Éfeso, esses falsos mestres estavam ensinando doutrinas estranhas, preocupados
com fábulas (mitos) e genealogias judaicas intermináveis, que produziam
infrutíferas discussões. Com o seu orgulho, causavam divisões. Agiam em busca
de popularidade (1.7) e eram gananciosos (6.3-5).
Na
pretensão de serem doutores da lei, estabeleciam confusão e mistura entre
elementos judaicos e cristãos (1.6,7), descambando para o ascetismo, como a
proibição de casamento e abstinência a determinados alimentos (4-3). Há,
também, indícios de uma certa inclinação gnóstica, ainda que incipiente, pela
expressão "falsamente chamada ciência" (6.20).
Timóteo
é exortado a "conservar a fé e a boa consciência", para o que é
fundamental dedicar-se a uma vida de piedade e santificação, a qual inclui,
necessariamente, o estudo devocional da Palavra de Deus, além da vigilância e
da oração constantes (Mt 26.41; 1 Tm 4 8- 16). Isso sempre foi um grande
desafio para todo cristão, principalmente agora em tempos pós-modernos, de uma
vida tão frenética e de tanta perversidade (2 Tm 3.1-5). Contudo, não podemos
desfalecer (Lc 18.1-8), mas perseverar sempre (Rm 12.12; Cl 4-2).
PROFESSOR (A),
“O conceito bíblico de ensino e aprendizagem não é primeiramente transmitir
conhecimentos ou preparar-se academicamente. É produzir santidade e uma vida
piedosa que se conforme com os caminhos de Deus (cf, 2 Tm 1,13), o mestre da
Palavra de Deus deve ser uma pessoa cuja vida seja uma demonstração de
perseverança na verdade, na fé e na santidade (3.1-13), Como pastor e dirigente
da igreja. Timóteo devia permanecer leal à verdadeira fé apostólica e combater
as falsas doutrinas que estavam entrando na igreja" (Bíblia de Estudo
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD. p. 1864).
SUBSÍDIO
2
Professor (a), explique aos alunos que ‘a responsabilidade
imediata de Timóteo era esta: Para advertires a alguns que não ensinem outra
doutrina'. O apóstolo não nos informa a quem ele se referia quando emitiu esta
ordem; Timóteo provavelmente já sabia muito bem quem eram os envolvidos. Paulo
usa termos vagos para descrever a natureza destas heresias: 'Fábulas ou...
genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de
Deus. que consiste na fé'. Mesmo que seja impossível concluir com plena certeza
quais eram estes ensinos o apóstolo percebia que estavam minando a fé dos
cristãos efésios, não é forçar a interpretação sugerir que se tratava de um
começo de gnosticismo. A heresia conhecida por gnosticismo. que no século II se
tornou ameaça séria à integridade do ensino cristão, tinha raízes judaicas e
gentias. Houve três fases sucessivas da influência judaica na Igreja Primitiva.
A segunda era a fase judaizante que Paulo combateu com tanta eficácia na
Epistola aos Gálatas. É sobre a terceira fase, em que havia 'relações fingidas
sobre nomes e genealogias de anjos, que o apóstolo procura avisar Timóteo A
falácia básica do gnosticismo era o posicionamento de um dualismo fundamental
entre 0 espirito e a matéria, entre o bem e o mal. Reconhecidamente, Deus era
bom, mas o mundo era essencialmente mau. Diante disso, como explicar que o bom
Deus criou um mundo mau? Isto era realizado pelo conceito de um demiurgo — uma
espécie de 'semideus' suficientemente afastado do Deus santo a ponto de este
não ter responsabilidade pela criação do mundo mau. Entendemos prontamente o
fato de Paulo caracterizar especulações por fábulas (ou mitos intermináveis), e
porque havia genealogias intermináveis. Esta última expressão refere-se à importância
que o judaísmo dá a genealogias.
Conclusão
O
problema dos falsos mestres foi o desprezo ao verdadeiro propósito das
Escrituras, que é gerar em nós um coração puro e cheio de amor, uma boa
consciência e uma verdadeira fé. Que tenhamos a cada dia um autêntico
crescimento espiritual, longe de toda disputa e farisaísmo. Cheios do amor de
Deus e da alegria do Espírito Santo, cultivando uma vida de comunhão diária com
o nosso Salvador e Senhor
HORA DA REVISÃO
1.
Como podemos conceituar doutrina?
É
o conjunto de preceitos fundamentais que compõem um sistema religioso,
filosófico, político, social ou econômico.
2.
Quais os termos gregos usados para doutrina no Novo Testamento e quais os
sentidos?
O
Novo Testamento usa dois termos gregos para doutrina: didache e didashalia,
ambos com dois sentidos: o ato de ensinar e o conteúdo do ensino,
3.
Que características da cidade de Éfeso a lição apresenta?
Éfeso
era a principal cidade da Ásia Menor. Como cidade portuária, era um agitado
centro econômico na época, o que também fazia dela um Lugar de grande ebulição
religiosa, cultural e filosófica.
4.
Qual o verdadeiro propósito do ensino das Escrituras?
O
alvo supremo de toda a instrução da Palavra de Deus é uma transformação moral
interior da pessoa, que se expressa no amor, na pureza de coração, numa
consciência pura e numa fé sem hipocrisia,
5.
O que devemos fazer para conservar a fé e a boa consciência?
É
fundamental dedicar-se a uma vida de piedade e santificação, a qual inclui,
necessariamente, o estudo devocional da Palavra de Deus, além da vigilância e
da oração constantes.
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