Lições Bíblicas Juvenis 3º Trimestre 2023 – CPAD
Revista: Conhecendo
os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.
Comentarista:
Samuel de Oliveira Martins
VERSÍCULO CHAVE:
Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com
asas como águias; correrão e não se cansarão: caminharão e não se fatigarão.
(Is 40.31)
LEITURA DIÁRIA
★ Js 7.21 | A concupiscência dos olhos de Acã
★ 2 Sm 11.2 | A concupiscência dos olhos de Davi
★ Gn 11.4 | A concupiscência da
carne dos homens de Babel
★ Mt 26.14,15 | A concupiscência da carne de Judas
★ 2 Sm 15.6 | A soberba da vida de
Absalão
★ Lc 12.19 | A soberba da vida de
um homem rico
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
1
João 2.12-17
12
Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados.
13
Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens,
escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque
conhecestes o Pai.
14
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu
vos escrevi, jovens, porque sois
fortes,
e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
15
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai
não está nele.
16
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos
olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus
permanece para sempre.
CONECTADO COM DEUS
A Graça de Deus é poderosa para transformar a vida de qualquer
pessoa, não importa o quão fundo o pecado lhe arrastou (Rm 5.20). O Senhor é
benevolente com aqueles que, verdadeiramente, se achegam quebrantados a sua
presença (Sl 51.17). Ele nos transforma para vencermos o mundo, somos
renascidos em Deus para sobrepor a pecaminosidade de nossos corações. Somente
alcançaremos tal vitória através da fé (1 Jo 5.4), a qual é um dom recebido aos
que observam atentamente à Palavra de Deus (Rm 10.17; Ef 2.8). Ajuda-nos. ó
Jesus, a superar a nossa incredulidade, para que tenhamos uma fé verdadeira (Mc
9.24; Hb 3.12)!
OBJETIVOS
COMPREENDER acerca do contexto da 1ª Carta de João e seu tema central;
DEMONSTRAR a mensagem de estímulo
do apóstolo aos jovens, o que acontece quando, na igreja, existem líderes
mercenários;
ENTENDER os cuidados e desafios da
juventude cristã.
ANTES DA AULA
Estimado (a) professor(a), é bem verdade que o relacionamento entre
os membros da classe, na Escola Dominical, deve ser permeado de um sentimento
de comunhão cristã. Contudo, as trocas de afetos e carinhos, palavras de duplo
sentido, ou até mesmo olhares indevidos, devem ser evitados nas aulas e fora
dela. Devemos estar espiritualmente vigilantes e sem malícias (Mt 10.16b; 1 Pe
2.1), pois o Diabo é traiçoeiro (1Pe 5.8).
Caso esteja acontecendo algo indevido, interrompa imediatamente
qualquer situação e estabeleça santos limites. Dependendo da gravidade e
reincidência da situação, leve o assunto à direção da Escola Dominical. Na
faixa etária de 15 a 17 anos, os hormônios estão aflorando, por isso, todo
cuidado é pouco - feche as brechas (Ef 4.27-29).
1.
INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA
A
Primeira Epístola de João, ao que tudo indica, foi escrita por volta do ano 90
d.C., para os crentes que moravam na Ásia Menor — região onde estavam as sete igrejas
do Apocalipse (Ap 2.1-322). Segundo alguns estudiosos, a carta mais se parece
com um tratado cristão, assemelhando-se muito ao Evangelho escrito pelo mesmo
autor, diferente de 2 e 3 João, que seguem rigorosamente o padrão de uma
epístola.
O
tema central é o amor, assunto recorrentemente tratado pelo autor, tanto em
seus escritos, quanto em suas pregações. João, outrora denominado, pelo próprio
Jesus, de “filho do trovão” (Mc 3.17), por seu gênio impetuoso, no futuro
tornou-se conhecido também como o “discípulo amado" (Jo ig.26; 20.2;
21.7,20). Aliás, diz a tradição cristã que João era pregador de uma mensagem
só: "Filhinhos, amai-vos uns aos outros.
2.
UMA MENSAGEM AOS JOVENS
2.1.
Sois fortes
João,
depois de falar aos pais, e aos “filhinhos”, traz uma mensagem aos jovens. Ele
reconhece, pelo Espirito, que eles são fortes (1 Jo 2.14), utilizando palavra
grega (ischuros) que indica uma pessoa que possui um espírito forte,
cheio de graça, para resistir aos ataques do Inimigo, Ser forte, portanto,
aqui, não significa, por óbvio, alguém musculoso, de porte atlético.
2.2.
A Palavra de Deus está em vós
O
segundo reconhecimento de Deus, em 1 João 2.14, diz que sua palavra era
observada peta juventude, certamente uma alusão ao Salmos 119.9: “Como
purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra". O
Espírito Santo, assim, exaltava as qualidades espirituais da mocidade cristã.
Pode-se
perguntar: por que essa ênfase sobre os jovens? Simples. É que
Deus constata que servi-Lo na infância (quando todos os sentidos não se
despertaram completamente), na idade adulta, casado (com compromissos sociais),
ou na terceira idade, (quando alguns sentidos estão diminuindo - Ec 12),
pode-se exigir menos esforço. O jovem, porém, para suportar o jugo de sua
mocidade (Lm 3.27) necessita ter uma grande ligação com a Palavra de Deus.
Afinal, o adolescente, ou jovem, que não tem intimidade com a Palavra, não
permanece de pé. Este foi, e é, o grande segredo dos heróis da fé, como Davi:
“escondi a Tua palavra no meu coração..." (Sl 119,11).
2.3.
Vencestes o Maligno
Como
consequência de ser forte, atrelado ao amor às Escrituras, o Senhor traz a
melhor das notícias para os jovens: vencestes o Maligno (1 Jo 2.14),
permanecendo amando a Palavra de Deus, para não ceder às tentações que sempre
aparecem.
INTERAÇÃO
Caro (a) professor (a), para introduzir a aula, faça a seguinte
atividade: encha um prato fundo com 1/3 de água, em seguida, coloque um pouco
de orégano sobre a água no prato fundo. O prato e a água representam a mente do
jovem. O orégano: as concupiscências da carne: dos olhos: e a soberba da vida
(contaminam a mente do homem). Depois, esfregue um pouco de detergente no dedo
e o coloque no centro do prato. As moléculas do detergente (Palavra de Deus)
irão repelir o orégano, afastando-o do centro do prato (mente). Se possível,
escreva o que cada elemento significa em umas tiras de papel e cote nos
recipientes.
Finalize dizendo que a Palavra de Deus deve estar constantemente em
nossas mentes e corações para andarmos em Espírito a fim de vencermos os
desejos pecaminosos.
3.
UMA ADVERTÊNCIA: NÃO AMEIS O MUNDO
Após
tecer elogios aos jovens, o Espirito Santo traz uma forte advertência: não
ameis o mundo (1 Jo 2.15). O amor ao mundo é incompatível com a fé cristã (Tg
44). Ele é sorrateiro, perigoso, pois pode surgir com 0 passar dos dias. Paulo,
por exemplo, fala de um obreiro, Demas, o qual, outrora fiel (Cl 4,14; Fm 24),
amou o mundo e abandonou Paulo (2 Tm 4.10). Dessa forma, devemos estar
vigilantes. Todo cuidado é pouco!
3.1.
Concupiscência da carne
Na
sequência, João trata acerca dos “desejos intensos" (gr. epithumia)
— concupiscência. A primeira é a da carne. Isso fala dos instintos, das
vontades animalescas dos nossos corpos, oriundas da nossa natureza decaída.
Os
desejos intensos da natureza humana, que trazem prazer físico, devem ser
controlados pelo Espírito, mas nunca deixarão de existir enquanto estivermos
vivos. O desejo pelo sexo, por exemplo, foi estabelecido por Deus, mas deve ser
atendido somente dentro dos parâmetros divinos — tempo e modos corretos, no
âmbito do casamento.
3.2.
Concupiscência dos olhos
O
desejo intenso, nascido a partir de um olhar cobiçoso, tem derrubado muitos
crentes. Isso começou no Éden. Olhar e desejar algo proibido foi o elemento
decisivo que causou a queda da humanidade (Gn 3.6). A serpente só obteve êxito
por causa da “concupiscência dos olhos" de Eva.
3.3.
Soberba da vida
Por
último, mas não menos fundamental, está a soberba (gr. alazoneia) da
vida. O que é isso? Trata-se de algo que está dentro de nós, que, se não for
controlado, produzirá a arrogância de confiar em nós mesmos, desprezando a
vontade de Deus.
Um
exemplo clássico disso está na história do jovem rico (Mt 19.16-30). Os bens
materiais eram mais importantes, para ele, do que a palavra de Jesus. Quando
essa lógica se inverte, a fé não tem lugar e a queda está a um passo.
CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
“Somos ensinados a fazer da escola dominical espaço de construção de
vínculos afetivos tal como Jesus criou com seus discípulos o final isso
possibilitará que os alunos tenham abertura, sintam-se livres para expor suas
dúvidas, angústias e crises sobre o saber da fé. Os ambientes de ensino onde
existem bons relacionamentos somos mais produtivos e somos espiritualmente mais
edificantes.” (POMMERENING, Cleiton Ivan. Como tornar a
ED mais atrativa para os jovens? Ensinador Cristão, Rio de Janeiro, v. 71.p. 9,
jul./ago./set.2017).
SUBSÍDIO 1
“E nisto sabemos que o conhecemos" (1 Jo 2.3-11). De alguma
forma a mulher jovem no Canadá conseguiu o número do meu telefone em Phoenix.
Ela passou a me ligar, às vezes várias vezes por dia. Ela estava ansiosa e com
medo. Ela não sabia se era cristã, embora cresse em Jesus. Quando seus temores
voltavam a transbordar, ela discava o meu número. Ela era um caso extremo, mas
muitos cristãos têm momentos de incerteza. Como podemos saber que chegamos a
conhecê-lo? João apresentou três testes. Primeiro, nós obedecemos aos Seus
mandamentos (v. 5). Uma pessoa usando o uniforme do exército americano obedece
às ordens de oficiais que estão acima dela. Isto faz parte de ser um soldado.
Obedecer a Jesus faz parte de ser cristão, e mostra que reconhecemos a Sua
autoridade.
Segundo nós “andamos como Jesus andou" (v, 6). Se nós
pertencemos a Jesus, nos tornamos cada vez mais como Ele. Portanto, quando
reagimos aos outros e às situações da vida como Jesus fez quando estava aqui na
terra, mostramos que pertencemos a Ele.
Terceiro, amamos os nossos irmãos (v. 9). Você não pode odiar outros
e pertencer a Jesus, porque Cristo ama a todos. As pessoas podem dizer que
pertencem a Cristo, e ser odiosas e odiar. Mas as suas ações negam as suas
palavras.
Portanto, examine a si mesmo. Você acha que guarda os mandamentos de
Jesus? Você tenta agir como acredita que Ele agiria? Você ama os seus irmãos em
Cristo, e gosta de estar com eles? Então relaxe! Você o conhece. E outros
também sabem que você o conhece!" (RICHARDS, Lawrence O, Comentário
Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 983)
SUBSÍDIO 2
"A característica de ser fútil, em valor, cai bem o
materialismo, pois essa cosmovisão destrona da vida tudo o que é duradouro e
significativo -, as coisas que são importantes para a eternidade, e deixa
somente aquilo que é passageiro, pequeno e vão. A vida é muito mais do que a
ideia materialista. Benjamin Disraeli, escritor e político inglês do Século
XIX, dizia que 'a vida é muito curta para ser pequena'. As riquezas do céu, que
estão disponíveis àqueles que são fiéis, não podem ser excluídas da percepção
deste lado da vida. Abraão, Moisés, e muitos outros, mudaram suas vidas
terrenas por aguardarem os tesouros celestiais (Hb 11.8-10,26). O próprio Jesus
mandou que seus discípulos juntassem tesouros no céu.
O materialismo, por outro lado, estimula uma desesperança profunda,
ocasionando desespero existencial, já que a vida se resume somente aos poucos
anos vividos sobre a terra e nada mais". (MARTINS,
Reynaldo Odilo. Tempo para todas as coisas. Rio de Janeiro. CPAD. p. 120-121.
2017).
PARA CONCLUIR
Deus
é Santo e. portanto, não repartirá dos seus tesouros espirituais com os que
mancham suas mentes com o materialismo profano deste mundo. Aqueles que amam o
dinheiro e as riquezas estão fadados a vagar vazios (Ec 5.10; 1Tm 6.10),
preenchem-se de ilusões que os levarão ao inferno (Mt 16.26). Mas, em Cristo,
entendemos que a nossa vida aqui é efêmera (Jó 141.2; Sl 144.4) e, em razão
disso, almejamos a eternidade com Deus (Fp 3.20,21).
HORA
DA REVISÃO
1.
O que a tradição cristã diz sobre a pregação do Apóstolo João?
Diz
que João era pregador de uma mensagem só: "Filhinhos, amai-vos uns aos
outros."
2.
Segundo alguns estudiosos, por que a Primeira Epístola de João mais se parece
com um tratado cristão?
Porque
assemelha-se muito ao Evangelho escrito pelo mesmo autor, diferente de 2 e 3
João, que seguem rigorosamente o padrão de uma epístola.
3.
O que significa a palavra grega epithumia?
Significa
“desejos intensos” - concupiscência.
4.
O que significa a palavra grega alazoneia?
Significa
“soberba".
5.
Qual o exemplo clássico, na Bíblia, para a soberba da vida, segundo a lição?
Um
exemplo clássico disso está na história do jovem rico (Mt 19.16-30).
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