Lições Bíblicas BETEL: 2°
Trimestre de 2023 | REVISTA: GÊNESIS – A segurança de viver pela fé nas
promessas de Deus
TEXTO ÁUREO
"Eu
te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado"
Salmo 139.14a
VERDADE APLICADA
Nós necessitamos de Deus. Mas é sempre Deus quem toma a iniciativa e
busca o homem para se relacionar com Ele.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
1.
Apresentar
o homem como a coroa da criação de Deus.
2.
Mostrar
que Deus é um Deus relacional.
3.
Enfatizar que
devemos ter relacionamento com Deus.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
GÊNESIS
2
20.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo anima! do
campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21.
Então o Senhor fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou
uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22. E da costela que o Senhor Deus tomou do
homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus
ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi
tomada.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Sl 8.1-9
Deus
é glorificado nas Suas obras
TERÇA | Sl 139.13-17
A
onipotência de Deus
QUARTA | Ec 4.9-12
Melhor
é serem dois do que um
QUINTA | Lc 3.23-38
Genealogia
de Jesus
SEXTA | At 17.24-28
O
Deus que fez o mundo a tudo que nele ha.
SÁBADO | 1Co 11.7-12
O
homem e a imagem a gloria de Deus.
HINOS SUGERIDOS: 35, 227, 456
MOTIVOS DE ORAÇÃO:
Ore para que tenhamos desejo de nos relacionarmos
mais intimamente com Deus.
ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1.
A coroa da criação de Deus
2.
Deus: um Ser relacional
3.
Ligados pelo Criador
Conclusão
INTRODUÇÃO
O
ser humano ter sido criado à imagem e semelhança de Deus atesta que fomos
criados para relacionamento com Deus e com o próximo. Veremos na presente lição
a atenção e o cuidado do Criador em suprir as necessidades do homem em todas as
dimensões, inclusive no que concerne ao relacionamento. Ainda hoje,
necessitamos da providência divina em todas as áreas da vida.
PONTO DE PARTIDA: Devemos honrar o Senhor
em tudo.
1. A COROA DA CRIAÇÃO DE DEUS
Deus
não fez o homem para que este vivesse para si mesmo. Deus o criou para que este
vivesse com Ele e na alegria da glória dEle. Neste tipo de vida tudo na
existência humana era plenamente abençoado.
1.1.
Uma perfeita criação para sua mais preciosa criatura.
A
criação foi feita e abençoada por Deus para o bem do homem. O próprio Deus
aprova o que fez para o homem. Vemos isso quando lemos, ao término de cada
etapa, a frase: “E viu Deus que era bom” [Gn 1.10, 12, 18, 21, 25]. Ou seja, na
forma sábia, bela e proposital como tudo foi feito, Deus queria o melhor para o
homem e fez tudo para o nosso bem e para Sua glória. Mesmo após a queda, não
podemos desprezar a beleza e sabedoria de Deus percebida em toda a Sua criação.
Comentário Bíblico Moody – Gênesis: “Quando o Criador olhou para o
produto de Sua vontade, encontrou-o perfeitamente completo e admirável; ficou
satisfeito. Esta declaração foi feita sete vezes. Cada um dos atos criativos de
Deus era perfeito, completo, agradável, satisfatório.”
1.2.
Honra e dignidade na imagem e semelhança divina.
Ser
portador da imagem de Deus é o maior prestígio que o homem pode ter [Gn 1.27].
Em Mateus 18.10, Jesus diz: “(…) os seus anjos nos céus sempre veem a face de
meu Pai, que está nos céus”. Mas em nenhum lugar da Bíblia é ensinado que Deus
tenha feito algum anjo à Sua imagem e semelhança.
Ainda
que tenhamos sempre a ideia de que os anjos sejam os seres mais especiais
criados por Deus, é com o homem que Deus escolheu ter um relacionamento mais
íntimo. Ter sido criado à semelhança de Deus dotou o homem de potencial que não
se encontra paralelo em qualquer outra criatura terrena [Gn 1.26]. Nossa
dignidade essencial honra a glória de Deus.
Comentário Bíblico Broadman – Gênesis: “Esta imagem de Deus em nós
também torna disponível uma comunhão entre o homem e Deus, que não é possível
para as outras criaturas. Pertencemos à família de Deus. Embora em Gênesis Deus
não ordene adoração, é claro que o homem não pode executar as suas tarefas sem
tal comunhão [Jó 35.10-11]. O próprio Deus deseja tanto a confiança do homem
quanto a sua companhia [Gn 2-3].”
1.3.
Abençoados para reproduzir a imagem de Deus. Gênesis 1.28 diz: “E Deus os
abençoou, e Deus lhes disse: “Frutificai, e multiplicai-vos”. A fertilidade e
capacidade de se multiplicar foi um ato abençoador e glorioso de Deus. Deus é o
único criador. O verbo hebraico bara’, que significa criar algo do nada,
só pode ser atribuído a Deus. Ninguém, exceto Deus, pode criar algo do nada.
Mas conquanto Deus seja o Criador, abençoou o homem para que ele fosse um
procriador dos da mesma espécie de criatura à imagem de Deus. Os animais não
podem procriar criaturas à imagem de Deus. Os anjos também não. Mas os homens
sim.
Comentário Bíblico Champlin – Gênesis: “… o homem é visto como quem
foi feito à imagem de Deus, algo jamais dito no tocante aos animais
irracionais. Paulo toma esse mesmo tema em um sentido mais elevado,
informando-nos que faz parte do destino dos salvos serem conformados à imagem
do Filho, transformação espiritual essa que é a própria essência da salvação.”
EU ENSINEI QUE:
Deus nos deu uma posição elevadíssima em relação a toda a Sua
criação. Saber disso deve não apenas nos fazer sentir-se valorizados, mas
responsáveis em viver à altura da nossa posição.
2. DEUS: UM SER RELACIONAL
Todo
este privilégio dado ao homem não se comparava ao propósito maior deles: nos
relacionarmos de forma íntima com Deus.
2.1.
Criados de uma forma especial e admirável.
“Eu
te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado;
maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” [Sl 139.14].
Deus nos fez de forma especial e admirável de duas formas: primeiro na forma
como o primeiro homem foi criado. Deus fez todas as coisas pelo ordenar da Sua
voz [Sl 33.6; Hb 11.3].
Mas
Adão foi feito pelas próprias mãos de Deus [Gn 2.7; Is 64.8]. No nosso caso,
descendentes de Adão, somos gerados no ventre da nossa mãe. Mas as mãos de Deus
não estão fora disso. O salmista diz: “Pois possuístes os meus rins;
entreteceste-me no ventre de minha mãe. (…) Os meus ossos não te foram
encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da
terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe” [Sl 139.13, 15-16].
Ainda que a narrativa poética de Gênesis seja uma figura de
linguagem, visto que Deus não tem mãos, o sentido da revelação está claro:
Quando Deus nos fez, o fez de uma forma diferenciada e elevada a todo o resto
da criação. Mesmo que não saibamos a forma exata como isso aconteceu, Deus quer
que vejamos como somos uma obra-prima Sua. Obras das Suas mãos.
2.2.
Relacionamento, intimidade e parceria.
Deus
falava diretamente com o homem [Gn 2.16]. Não haviam profetas, sacerdotes,
anjos ou qualquer intermediário. Do lado de fora do Jardim não era possível
falar com Deus ou ouvir a Deus sem mediações. Mas antes da queda, Deus falava
face a face! Relacionamento e intimidade. Como vimos na lição anterior, Deus
trouxe cada animal até Adão para que Adão decidisse qual nome teriam. O que
Adão decidisse, Deus aprovaria. Gênesis 2.19 diz: “E tudo que Adão chamou a
toda alma vivente, isso foi o seu nome”. Veja que parceria maravilhosa Deus nos
fez para termos com Ele!
Comentário Bíblico Broadman – Gênesis: “Anteriormente, Adão e Eva
estavam vivendo em uma comunhão sadia um com o outro e com Deus. Eles não se
consideravam em contraposição a Deus e um com o outro, mas aceitavam cada
relacionamento sem questionar. Agora repentinamente tornavam-se cônscios das
diferenças existentes entre eles. “Adão está olhando para mim”, cisma Eva, e
ela precisava esconder-se dele, e vice-versa. “Não posso deixar Deus me ver
desta forma”, sentiam ambos. “Eu e tu” substituem o “nós” de seu relacionamento
anterior.”
2.3.
Alguém do lado.
Como
se não bastasse estar em um paraíso, tendo com Deus um relacionamento que nem
conseguimos imaginar, Adão ainda recebe de Deus alguém que lhe corresponda de
uma forma exclusiva. Ao dar nomes aos pares de animais, o homem se vê sem seu
par [Gn 2.20]. Mas Deus não é alheio a isso. O próprio Deus, pela primeira vez
em Gênesis, diz que algo não era bom [Gn 2.18]. Não porque o homem tinha sido malfeito,
mas porque Sua obra ainda não estava completa. E para ter alguém ao lado do
homem, Deus tira do lado do homem aquela que lhe corresponderia naquela honrosa
missão.
Comentário Bíblico Moody – Gênesis: “Uma vez que a mulher foi
formada do lado do homem, ela tem a obrigação de permanecer ao seu lado e de
ajudá-lo. Ele tem a obrigação de lhe dar a proteção e defendê-la com o seu
braço. Os dois seres formam um todo completo, a coroa da criação. O autor do
Gênesis declara que Deus transformou (beinâ) a costela que tirou do homem em
uma mulher. A mão que moldou o barro para fazer o corpo do homem, pegou uma
parte do corpo vivo do homem e transformou-o em uma mulher.”
EU ENSINEI QUE:
Deus não fez o mundo, colocou o homem nele e saiu de cena. Ele nos
quer por perto trabalhando com Ele. Isso nos dá segurança e certeza de que, se
buscarmos, iremos ter a presença dEle para tudo na vida.
3. LIGADOS PELO CRIADOR
Quando
temos um verdadeiro e íntimo relacionamento com Deus, os demais relacionamentos
recebem a mesma saúde.
3.1.
Divinamente ligados.
Adão
foi gerado por Deus a partir do barro. Eva foi gerada de Adão a partir da sua
costela [Gn 2.21-23]. Há uma relação mais profunda entre o homem e a mulher que
conseguimos compreender. Suas diferenças não têm a ver com valor. Elas são
funcionais na missão dada por Deus. O homem depende da mulher como a mulher do
homem em necessidades distintas. Foram criados por Deus para serem parceiros na
vida. A abordagem feminista radical tem gerado um antagonismo destrutivo no
propósito original de Deus para o homem e a mulher.
João Calvino – Comentário de Gênesis: “Certamente, não se pode negar
que a mulher também, ainda que tenha sido criada de modo diferente, foi criada
à imagem de Deus; consequentemente, o que se disse na criação do homem é
pertinente também ao sexo feminino. Ora, visto que Deus designa a mulher como
auxiliadora do homem, ele não só prescreve às esposas a norma de sua vocação,
para instruí-las em seu dever, mas também declara que o matrimônio realmente
provará ser aos homens o melhor auxílio da vida.”
3.2.
Emocionalmente ligados.
Quando
lemos Gênesis 2.23, quase podemos ver o sorriso de Adão. “Esta é agora osso dos
meus ossos e carne da minha carne” expressa ele quando Deus lhe traz sua nova e
mais bela companhia. Na lição anterior aprendemos que Deus não tem necessidades
emocionais (argumento utilizado – Deus teria criado os homens para com eles
finalmente se relacionar). Mas isso não significa que Deus não tenha emoções.
Aliás, as mais santas emoções, que sempre foram compartilhadas em Trindade.
Quando cria o homem, confere a ele este atributo. A capacidade de sentir
emoções e compartilhar sentimentos. Além de Eva ser um socorro (o substantivo
hebraico “Ìezer” na JFA-RA em Gênesis 2.18 é traduzido por socorro) para Adão,
ela seria também aquela que corresponderia às necessidades emocionais.
A versão NVI, assim como a KJA, traduz Gênesis 2.23 “Esta, sim”, que
tem correspondência com a versão JF-RA que traduz: “Esta, afinal”. O sentido é
que Adão percebia que faltava alguma coisa no Jardim e para ele. Nenhuma fêmea
no Éden lhe correspondia. A mulher foi dada por Deus como um socorro para tudo
o que o homem tinha que fazer, como também aquela que integraliza o que o homem
deveria ser.
3.3.
Intimamente ligados.
O
autor sagrado faz uma aplicação para as futuras gerações a partir da fala de
Adão [Gn 2.23]. A profunda ligação entre o homem e a mulher só é possível por
meio de um tipo de ruptura social que o trouxe até ali [Gn 2.24]. Seus pais até
então eram a base principal de suas relações afetivas. Este lugar agora se
encontra na relação do casal. Esta ligação íntima culmina no ato conjugal. Não
há razões bíblicas para pensar que Adão e Eva não tivessem relações sexuais
antes da queda. Não havia necessidade de pudor antes da queda [Gn 2.25]. A
intimidade com Deus santifica a nossa intimidade.
Comentário Bíblico Champlin – Gênesis: “Paulo (citando
indiretamente) usou o sentimento do versículo a fim de proibir a prostituição,
visto que o princípio de uma só carne que deve prevalecer no matrimônio é
violado pela intrusão de uma terceira pessoa. Em Efésios 5.31, esse apóstolo
citou diretamente o versículo. Primeiro usou-o para indicar o casamento
literal, e, em seguida, o casamento espiritual de Cristo com a Sua Igreja. Em
ambos os casos, ele partiu do pressuposto de alguma espécie de comunhão
mística, no âmbito da alma, que une os casais, bem com o Cristo à Sua Igreja, o
que o versículo 32 dá a entender por meio do termo mistério.”
EU ENSINEI QUE:
A união de Adão e Eva, realizada por Deus, se tornou um padrão pelo
qual a glória de Deus é refletida no casamento. E o casamento que reflete a
glória de Deus é aquele que aponta para a união entre Cristo e a Igreja.
CONCLUSÃO
O
nosso relacionamento com o próximo é determinado pelo nosso relacionamento com
Deus. Quando, por causa do pecado, somos alienados de Deus, as demais relações
sofrerão danos, conforme veremos na próxima lição.
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Este
E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos
professores de Escola Bíblica.