Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo

O Espírito Santo: Pessoa ou Força Divina?

TEXTO BÍBLICO EM DISCUSSÃO:

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn 1.2 ACF).

PENSAMENTO ERRADO

As Testemunhas de Jeová interpretam que o Espírito Santo não é uma Pessoa individual, mas sim uma força ativa de Deus. De acordo com eles, Deus usou essa força durante a criação do universo. Com base na tradução hebraica do termo "espírito" como "vento", as Testemunhas de Jeová argumentam que têm razão ao traduzir o termo como "força ativa" em Gênesis 1.2 (Should you believe in the Trinity?, 1989, p. 20).

FALANDO A VERDADE

O termo hebraico "ruaeh" pode ter vários significados, como "fôlego", "vento" e "Espírito" (ou seja, o Espírito Santo). No entanto, já que as referências ao Espírito Santo em diversas passagens da Escritura apontam para sua natureza pessoal, a tradução "força ativa" não é adequada.


Em primeiro lugar, o Espírito Santo nessa passagem está comprometido com o ato da criação, que envolve uma ação inteligente no trabalho de formar o mundo.

O próprio ato de “mover-se” sobre as águas implica um propósito inteligente.

ATRIBUTOS DE PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO SEGUNDO AS ESCRITURAS:

1. Capaz de ungir para um ministério de pregações (Isaías 61:1)

2. Capaz de se entristecer por causa de nossos pecados (Isaías 63:10; Efésios 4:30)

3. Possui pensamentos próprios (1 Coríntios 2:10-11)

4. Dotado de razão (Romanos 8.27;1 Coríntios 2:10-11; Efésios 1:17)

5. Possui emoções (Efésios 4:30)

6. Possui vontade (1 Coríntios 12:11).

Se o Espírito Santo fosse uma mera “força”, Ele não possui esses atributos.


REALIZA AÇÕES QUE SÓ UMA PESSOA PODE REALIZAR

O Espírito Santo é descrito como uma pessoa porque realiza ações que só uma pessoa pode realizar. Ele ensina (Jo 14.26), guia (Rm 8.14), dá ordens (At 8.29), ora (Rm 8.26) e se comunica com as pessoas (Jo 15.26; 2 Pe 1.21). Além disso, o Espírito Santo é tratado como uma pessoa, o que se evidenciou quando alguém tentou mentir para Ele (At 5.3). Não é possível mentir para uma força ou coisa impessoal, mas somente para uma pessoa. Por estes fatos, a tradução de ruach como "força ativa" não é adequada quando se aplica ao Espírito Santo, pois Ele é claramente uma pessoa.


SAIBA MAIS - VEJA:

Quem é o Espírito Santo? AQUI

A Identidade do Espírito Santo AQUI

A doutrina do Espírito Santo AQUI

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.