Lições Bíblicas BETEL:
1° Trimestre de 2023 |
1° Trimestre De 2023 | TEMA: O
EVANGELHO DE MARCOS – O Servo e a missão no serviço da obra de Deus
TEXTO ÁUREO
“Só
Lucas está comigo. Toma Marcos e traze- -o contigo, porque me é muito útil para
o ministério.” 2 Timóteo 4.11
VERDADE APLICADA
Mesmo vivenciando dificuldades e instabilidades, o discípulo de
Cristo deve perseverar e aproveitar as oportunidades para crescimento e
amadurecimento.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apontar a relevância de viver em um lar
cristão.
Mostrar que um momento de fracasso não é
nosso fim.
Falar
que
Deus sempre está disposto a nos restaurar.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
ATOS
12
9-
E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo
anjo, mas cuidava que via alguma visão.
10-
E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que
dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído,
percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
11-
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou
o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus
esperava.
12-
E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por
sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA
Dt 31.6 Devemos ser corajosos.
TERÇA
Sl 44.26 Deus se levanta em nosso auxílio.
QUARTA
Sl 145.14 O Senhor ergue o caído.
QUINTA
Sl 146.8 O Senhor eleva o abatido.
SEXTA
Jr 31.25 Quando estamos fracos, Deus nos eleva.
SÁBADO
1 Pe 5.10 Deus traz a restauração que precisamos.
HINOS SUGERIDOS: 6, 15,93
MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para que vidas e ministérios sejam
restaurados.
ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1-
Quem foi Marcos?
2–
Particularidades do evangelho de Marcos
3–
Do início ruim a um fim honroso
Conclusão
INTRODUÇÃO
Dentre
os evangelhos sinóticos, assim denominados pelas semelhanças entre si, Marcos é
o mais curto, entretanto isso em nada atenua o seu valor teológico e a beleza
de sua mensagem.
PONTO DE PARTIDA – A Relevância de viver
em um lar cristão.
1- QUEM FOI MARCOS?
Marcos,
assim como Lucas, não esteve entre os doze apóstolos que andaram e foram
treinados pelo Senhor para pregarem o Evangelho, diferentemente de Mateus e
João que ficaram com Ele durante todo o Seu ministério terreno. A Bíblia nos
mostra que Marcos era filho de uma mulher chamada Maria [At 12.12] e parente de
Barnabé [Cl 14.10]. Em algumas versões Marcos é apresentado como primo de
Barnabé. O registro de Lucas em Atos parece indicar que a casa da mãe de Marcos
era um lugar de reunião da igreja e de oração a Deus. Marcos também é citado
como companheiro de Barnabé e Paulo durante a primeira viagem [At 12.15; 13.5],
tendo abandonado os dois missionários no decorrer da viagem [At 15.38].
1.1.
Marcos teve a graça de viver em um lar cristão.
Quando
lemos a história da libertação de Pedro do cárcere determinado por Herodes,
observamos que, após o anjo libertá-lo das algemas e guiá-lo até a porta
cidade, Pedro chegou à casa da irmã Maria, mãe de Marcos, onde os irmãos
estavam orando por ele [At 12.12].
Paul Gardner: “A primeira
referência a este Marcos no Novo Testamento aparece no relato da libertação
miraculosa de Pedro da prisão em Jerusalém, onde fora colocado por ordem de
Herodes Agripa (44 d.C.) [At 12.6-11]. Após ser liberto pelo anjo, este apóstolo
dirigiu-se “a casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos”. Como
muitos outros judeus daquela época (como Saulo, também chamado de Paulo; At
13.9), ele tinha um nome hebraico (João, que significa “Deus é gracioso”) e um
romano (Marcos, que significa “grande martelo”). O fato de seu pai não ser
mencionado em conexão com a família e a casa provavelmente significa dizer que
já havia falecido.”
1.2.
Marcos teve um lar a serviço do Reino de Deus.
Sobre
o conceito de entrega pelas coisas de Deus, podemos dizer que observamos esta
qualidade na pessoa de Maria, mãe de Marcos. Lucas expõe que, mesmo vivendo um
momento adverso, onde os cristãos estavam sendo perseguidos e mortos por
Herodes [At 12.1 21, Maria cedeu a sua habitação para acolher os irmãos da
igreja de Jerusalém nesse momento tão infausto.
Os
exemplos de coragem da irmã Maria poderiam ser muitos, pois a cada dia, ao
abrir as suas portas, ela corria o sério risco de ser descoberta e sofrer as
duras penas das leis romanas. Lucas nos faz enxergar que Pedro, após a
libertação do cárcere, busca abrigo na casa da irmã Maria, pois tinha a certeza
de que lá encontraria o povo de Deus. Assim, essa mulher nos mostra que devemos
ser aguerridos quando se trata em combater em benefício do Evangelho de Cristo,
mesmo durante as perseguições em nossa vida. Maria não arredou mão de fazer o
que era certo, mesmo correndo risco de morte.
Paul Gardner: “Maria, mãe de João Marcos,
é mencionada pelo nome apenas em Atos 12.12. Pedro fora lançado na prisão por
Herodes, mas um anjo do Senhor interveio e o libertou miraculosamente. O
apóstolo então dirigiu-se à casa dessa irmã em Cristo, O fato de que havia um
bom número de cristãos reunidos ali que oravam pela libertação de Pedro e de
que foi o primeiro lugar para onde ele se dirigiu depois que foi solto sugere
que provavelmente tratava-se de uma casa espaçosa, que possivelmente era o
local de reuniões regulares de uma das “igrejas” de Jerusalém.”
1.3.
Marcos é a prova clara de que o exemplo vem de casa.
A
vida da mãe de Marcos foi um exemplo não só para os de fora, como de igual modo
o foi para o seu filho. Podemos deduzir que, através de seus ensinamentos.
Marcos, anos mais tarde, tornou-se companheiro do apóstolo Paulo, juntamente
com seu parente Barnabé [At 12.25]. Por sua audácia e intrepidez, Maria
proporcionou ao seu filho Marcos os meios para que se tornasse um dos
condutores da igreja e autor do evangelho que leva o seu nome.
Pastor Valdir Oliveira: “Ensinar a
criança “no” caminho em que deve andar. Não adianta só mostrar o caminho, tem
que ir junto [Pv 22.6]. Dar instruções devidas em todo lugar, em todo tempo [Dt
6.6-7]. Os pais não devem deixar para a igreja, a escola, o mundo e a vida, a
tarefa de ensinarem seus filhos, pois é dever primário dos pais.”
EU ENSINEI QUE:
Marcos
teve a graça de viver em um lar cris- tão. Ele viu sua mãe disponibilizar sua
casa para que os irmãos pudessem orar e ter comunhão uns com os outros na fé.
2-
PARTICULARIDADES DO EVANGELHO DE MARCOS
O
evangelho de Marcos, mesmo sendo o menor entre os quatro evangelhos, de acordo
com a tradição, foi o primeiro a ser escrito, sendo a fonte primária para
Mateus e Lucas. Entretanto, diferente dos outros evangelhos, Marcos deixa claro
que seu propósito é mostrar que o Mestre lidera através do serviço, expondo que
Jesus veio servir e sofrer em favor de Seus servos [Mc 10.45].
2.1.
Contexto histórico do evangelho de Marcos.
Nos
dias em que o evangelista Marcos escreveu seu evangelho, os cristãos estavam
lidando com uma ampla e cruel perseguição por parte dos líderes religiosos,
pois na sociedade judaica naquele momento tudo se decidia em volta da
composição religiosa, que tinha como base a estrutura do templo. Outra
preocupação dos cristãos era o Império Romano que os oprimia incansavelmente.
Assim os cristãos viviam em ambiente hostil onde eram reprimidos pelo Império
Romano para que eles adorassem o imperador como um deus e oprimido pelos
líderes religiosos para que não aceitassem esse novo ensinamento estabelecido
por Cristo. Contudo os cristãos, por recusarem tais orientações, sofriam todo
tipo de retaliação, pois os mesmos procuravam manter sua fidelidade a Jesus
Cristo e por tal postura sofriam as piores aflições.
A
perseguição aos cristãos foi realizada de maneira implacável pelo Império
Romano e pelas autoridades religiosas locais. Sobre a perseguição empreendida
pelos judeus aos cristãos, vemos essa oposição em um texto fazendo menção da
pessoa do apóstolo Paulo, quando o acusam de modo depreciador de fazer parte da
seita dos nazarenos At 24.5]. Influenciado pelos líderes religiosos, os romanos
passaram a perseguir os cristãos que sofriam uma série de afrontas que tinha
como finalidade evitar que o cristianismo continuasse a se desenvolver pelo
Império.
2.2.
Data.
Não
há um entendimento unânime em relação à data em que o evangelho de Marcos foi
documentado; entretanto, acredita-se que as anotações devem ter sido realizadas
entre 55 e 70 d.C., esse pensamento se dá em razão de Marcos não fazer nenhuma
citação sobre a destruição do templo, que havia sido prenunciada por Cristo [Mc
13.1-2]. A história mostra que, no ano 70.C.. a cidade de Jerusalém foi
arruinada pelo exército romano sob a liderança do general Tito. Depois de um
longo cerco, centenas de judeus foram mortos e um grande número levado
aprisionado.
Conforme
as palavras ditas por Jesus, a cidade de Jerusalém foi destruída pelos romanos
sob a liderança de Tito em 70 d.C. A história narra que, im- pacientes com a
oposição dos judeus, os romanos originaram um verdadeiro banho de sangue,
matando centenas de judeus e terminaram por incendiar aquilo que o povo judeu
tinha de mais apreço: o templo.
2.3.
Destinatários.
Em seu conhecido evangelho, entendemos que Marcos procura, ao que tudo indica,
apresentar Cristo aos romanos. A origem deste pensamento, de ter Marcos escrito
para os gentios, se dá por ele não mencionar nada a respeito do nascimento ou
da genealogia de Jesus. Podemos dizer que se evidenciam por seus dezesseis
capítulos que ele procura mostrar aos romanos que Cristo não veio para ser
servido, todavia para servir e guiá-los à subordinação completa do Evangelho.
Hernandes Dias Lopes: “O consenso
geral entre os estudiosos é que Marcos foi escrito de Roma para os cristãos que
viviam em Roma. Segundo William Hendriksen, Marcos foi escrito para satisfazer
o pedido urgente do povo de Roma por um resumo dos ensinos de Pedro.
EU ENSINEI QUE:
O
evangelho de Marcos não se inicia com genealogia, pois os romanos não estavam
preocupados em genealogia, todavia em ação
3- DO INÍCIO RUIM
A UM FIM HONROSO
Em
Atos 13.13 podemos ler que Marcos deixou a comitiva da primeira viagem
missionária de Paulo e Barnabé e regressou para Jerusalém. Adotando o ponto de
vista das Escrituras, não sabemos a razão que o fez regressar.
3.1.
Marcos recuou, mas não abandonou a fé.
Por
seu regresso na primeira viagem missionária que havia feito com Paulo e
Barnabé, Marcos será o motivo de uma calorosa discussão entre ambos. O
pensamento de ambos conflitava em razão de Marcos ter deixado uma imagem
negativa do ponto de vista de Paulo. Barnabé, entretanto, acreditava que Marcos
merecia outra oportunidade e assim o fez. Vemos que Paulo e Barnabé irão se
apartar um do outro, com Paulo escolhendo Silas como companheiro e Barnabé
oferecendo outra chance a Marcos, levando-o consigo para Chipre [At 15.39].
Manual Bíblico Unger: “Essa viagem épica, que levaria o
evangelho à Europa, começou com aguda dissensão. Paulo e se separaram por causa
de João Marcos [At 12.25; 13.13; 2Tm 4.11], Barnabé navegou, com Marcos, rumo a
sua terra natal, Chipre. Paulo e Silas partiram para a Ásia Menor, dessa vez
por terra
3.2.
Marcos, um obreiro restaurado na obra de Deus.
É
inevitável identificar que Marcos de um desertor foi restaurado a serviço do
Reino. Para exemplificar podemos ver que ele esteve em companhia de Pedro, que
o tratava como um filho: “A vossa coeleita em Babilônia vos saúda, e meu filho
Marcos.” [1Pe 5.13]. Já o apóstolo Paulo, que recusou sua companhia na segunda
viagem missionária, agora descreve que Marcos está indo até os colossenses e
solicita que o recebam com todo respeito [Cl 4.10].
Podemos
ver na vida de Marcos que Deus tem prazer em restaurar o homem [Jr 31.25]. Fica
visível por toda Bíblia que Deus nunca desiste de nós. Ele tem tudo que
precisamos para ter uma vida restaurada. Ele entende nossos questionamentos
melhor do que nós mesmos e tem sempre o remédio certo para curar as nossas
feridas.
3.3.
Marcos, de desacreditado a benéfico.
Após
começar seu ministério de maneira inconstante, Marcos se levantou e cooperou de
maneira digna para o desenvolvimento da igreja no primeiro século. Mesmo sem
ter sido um pastor de relevância na liderança da igreja em Jerusalém como
Tiago. Pedro, Paulo e seu parente Barnabé, ele teve a sua importância para o
Reino, sendo o primeiro a escrever o Evangelho de Jesus Cristo, o qual foi
fonte para os demais.
Paul Gardner: “Alguém
talvez julgue que a firmeza de Paulo em não permitir a participação de João
Marcos na segunda viagem missionária significaria o fim de qualquer ministério
juntos no futuro. O caso, porém, não foi esse. Em duas de suas cartas (60 a 62
d.C.), provavelmente escritas enquanto aguardava o primeiro julgamento em Roma,
depois de completar sua terceira viagem missionária, o apóstolo refere-se a ele
de forma apreciativa. Na carta aos Colossenses, Marcos é mencionado com outros
cooperadores de Paulo como alguém que fora “uma consolação” para ele [Cl 4.10-11].
Na carta a Filemom, novamente é descrito (junto com Lucas e outros) como
“cooperador” [Fm 24]. Finalmente, em sua última carta, escrita a Timóteo, Paulo
lhe dá instruções: “Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil
para o ministério” [2Tm 4.11].
EU ENSINEI QUE:
Marcos teve sua vida restaurada e pôde ser uma bênção nas mãos do
Senhor. De igual modo Deus oferece uma vida nova, cheia de esperança para todo
aquele que se arrepende e se volta para os pés do Senhor.
CONCLUSÃO
A
leitura do livro de Marcos nos faz ver que ele intenciona apresentar Jesus como
Servo de Deus. Podemos concluir dizendo que o tema central deste evangelho é
que Cristo veio para servir e não para ser servido. Jesus veio para resgatar a
humanidade.
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Este
E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos
professores de Escola Bíblica.