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Tema: SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a
Santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele| 1° Trimestre de
2023 – CPAD
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Classe: Jovens – Revista do professor
✍️Comentarista: Natalino das Neves
TEXTO PRINCIPAL
“De
sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo
ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade
de vida.” (Rm 6.4)
RESUMO DA LIÇÃO
O
crente, uma vez justificado e santificado mediante a fé no sacrifício de Jesus
Cristo, deve morrer para o pecado.
LEITURA
SEMANAL
SEGUNDA – Rm
6.1,2
Mortos para o pecado
TERÇA – Fp 1.27 Portando-se dignamente
QUARTA – Rm 6.7 Justificados por Deus, mortos para
as iniquidades
QUINTA – Cl 2.12 Sepultados com Jesus no batismo
SEXTA – Rm 2.13 Mortos para o pecado e vivificados
em Jesus
SÁBADO – Ef 2.6 Ressuscitado em Jesus Cristo
OBJETIVOS
COMPREENDER
que o crente deve morrer para o pecado;
CONSCIENTIZAR
de vivemos uma nova posição em Jesus Cristo;
SABER
que o crente deve viver em novidade de vida.
INTERAÇÃO
Prezado (a) professor (a) na lição deste domingo veremos que as
Escrituras Sagradas nos orientam a abandonarmos o pecado. O crente precisa
“aproveitar o restante da vida longe dos desejos carnais, e que prossiga
vivendo segundo a vontade de Deus.
O homem sem Deus gasta a sua vida com coisas que satisfazem a carne,
muitas vezes no afã de atender a vontade dos amigos ímpios, Eles andam em
imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e
na abominável adoração de ídolos.
E assim, quando o cristão abandona esse estilo de vida depravado e
imoral, por causa do novo nascimento em Cristo, os amigos antigos acham
estranho e passam a atacar aquele que teve sua vida transformada” (Adaptado de
NASCIMENTO, Valmir. A Razão da Nossa Esperança: Alegria, Crescimento e Firmeza
nas Cartas de Pedro. Rio de Janeiro: CPAD, p. 77).
TEXTO
BÍBLICO
Romanos
6.1-14
1
Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais
abundante?
2
De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda
nele?
3
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados
na sua morte?
4
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como
Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em
novidade de vida.
5
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte,
também o seremos na da sua ressurreição;
6
Sabendo isto; que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo
do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.
7
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9
Sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não
mais terá domínio sobre ele.
10
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a
viver, vive para Deus.
11
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus,
em Cristo Jesus, nosso Senhor.
12
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em
suas concupiscências.
13
Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de
iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos
membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas
debaixo da graça.
INTRODUÇÃO
No
texto bíblico que estudaremos nesta lição, Paulo apresenta a nova posição do
crente diante de Deus: perdoado gratuitamente e livre em Jesus Cristo. Vamos
refletir a respeito das mudanças que devem ocorrer com o crente após a
justificação para a sua santificação. Veremos que as Escrituras Sagradas
afirmam que o crente deve morrer para o pecado, pois ele passa a ocupar uma
nova posição diante de Deus e deve andar em novidade de vida.
I-
O CRENTE DEVE MORRER PARA O PECADO
1.
A interpretação errônea da justificação pela fé (v. 1).
A
doutrina da justificação pela fé não era tão fácil de ser assimilada por alguém
que viveu anos debaixo do jugo da Lei. Imagine um judeu que viveu a vida toda
sendo ensinado que a justificação era pela observância da Lei e pelas obras.
Coloque-se no lugar dele, De repente, aparece outro judeu que há pouco tempo
havia se convertido para uma nova religião, anunciando que Deus enviou o seu
Filho em forma de ser humano para morrer na cruz, oferecendo o perdão gratuito
a todas as pessoas que o reconheça como Deus.
Considere,
então, ele aceitando esta pregação do Evangelho. Alguns conversos ao
Cristianismo, considerando a “facilidade” da vida na graça, acreditavam
erroneamente que poderiam continuar na prática do pecado. Aqueles que, pela fé,
recebem a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, que confiam no perdão imerecido
de Deus, não podem mais viver presos ao jugo do pecado.
2.
Advertência contra o abuso da graça (v. 2).
O
comportamento libertino é a preocupação do apóstolo Paulo (v.1). Este problema
não é exclusivo da sua época, pois ainda hoje alguns cristãos interpretam
equivocadamente a ação da graça de Cristo. Estes afirmam que, uma vez
justificados pela fé, estarão salvos para sempre. Para eles, a vida que a
pessoa leva não interferirá mais em sua salvação, pois Deus não retiraria o dom
da salvação já dado ao crente.
O
fato de ser justificado gratuitamente não nos dá o direito de abusar da graça
de Cristo (Gl 5.1,13). O cristão deve ser cada vez mais grato pela sua
graciosidade e se espelhar no exemplo de vida dEle. A liberdade que Cristo nos
dá custou um alto preço, assim sendo, não podemos fazer o que bem quisermos,
mas precisamos viver uma vida de santidade.
3.
Justificados e mortos para o pecado (vv. 3,4).
O
crente em Cristo é declarado justo no tribunal de Deus, mas ao mesmo tempo o
velho homem morre legalmente para o pecado, crucificado com Cristo, e ressurge
como uma nova vida em sua ressurreição (2 Co 5.17). O crente morre e ressurge
no batismo nas águas, todavia ele não é obrigatório para a salvação. Somos
crucificados e mortos para o pecado na justificação, na santificação inicial
(v. 7).
O
batismo nas águas é um ato público para atender uma ordenança que formaliza
simbolicamente o que já ocorreu: seu sepultamento (Cl 2.12). O crente não pode
mais servir ao pecado, pois Cristo já o libertou de sua escravidão (v. 6).
PENSE!
Qual a importância do batismo nas águas para o crente?
PONTO
IMPORTANTE! O
batismo nas águas é um ato público para formalizar simbolicamente o que já
ocorreu: o seu sepultamento.
SUBSÍDIO
1
Professor (a), explique aos alunos “que o pecado engana as pessoas
pelo uso errado da lei. No Jardim do Éden, a serpente enganou Eva ao mudar o
foco da liberdade que ela gozava para uma proibição feita por Deus. Desde esse
momento, todos se tornaram rebeldes. O pecado nos parece ser algo bom
precisamente porque Deus disse que era algo errado. Ao invés de prestar atenção
às recomendações divinas, nós as usamos como uma lista daquilo que devemos
fazer.
Quando sofremos a tentação de rebelar-nos, devemos considerar a lei
sob uma perspectiva mais ampla: à luz da graça e da misericórdia de Deus. Se
encontrarmos o grande amor de Deus por nós, entenderemos que o Senhor nos
proíbe apenas de praticar aquilo que nos prejudica.” (Extraído de Bíblia de
Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD. 1564.)
II-
VIVENDO UMA NOVA POSIÇÃO EM CRISTO
1.
Conhecendo a nova posição em Cristo (v. 3).
O
crente justificado assume uma nova disposição na sua relação com Deus. Esta
nova posição assegura a vida eterna ao lado do Todo-Poderoso, mas também exige
uma vida de obediência a Cristo, não priorizando a si mesmo e seus desejos, mas
o Reino de Deus. Uma nova identidade, não mais relacionada ao primeiro Adão,
mas segundo a descendência de Cristo, o segundo Adão.
Nesta
nova vida, não significa que nunca mais iremos pecar, mas que não viveremos
mais na prática do pecado, como seu escravo. Portanto, uma vez justificados
(santificação inicial), sigamos a santificação contínua e progressiva durante
toda a vida ou até o arrebatamento da Igreja (santificação final).
2.
Vivificados em Cristo (vv. 8-11).
A
nova vida com Cristo é uma vida de santificação e intimidade com Deus.
Identificado com sua ressurreição (vv. 5-7), em Jesus tivemos a vitória
decisiva sobre o pecado. A ressurreição de Jesus e a sua vitória sobre a morte
e o pecado garantem, ao salvo, a esperança de um dia receber um corpo
incorruptível, como o de Cristo (1 Co 15.54; 1 Ts 4.16-18). A nova vida é
conquistada pela graça de Cristo.
É
Jesus que sustenta o fiel, para que suporte as muitas adversidades (Rm
8.35.36). Sigamos a mesma instrução que um dia foi dada a Timóteo:
“Fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (2 Tm 2.1).
3.
Embaixadores de Cristo na Terra.
Cristo
cumpriu sua missão e retornou ao Pai, porém não nos retirou do mundo (Jo 17),
deixou-nos para anunciar seu Evangelho. Mortos e vivificados com Cristo, o
crente deve viver guiado pelo Espírito Santo, como embaixador de Cristo (2 Co
519.20). Quem era condenado e sem esperança, passa a ser embaixador de Deus,
anunciando o poder do Evangelho, revelação da justiça de Deus que transforma o
ser humano e o prepara para a vida eterna.
PENSE! Você tem vivido como um embaixador de
Cristo na Terra?
PONTO
IMPORTANTE!
Recebemos uma nova vida mediante a fé em Jesus. Como novas criaturas,
precisamos falar e nos comportar de maneira santa.
SUBSÍDIO
2
Professor (a) enfatize que “a lei do pecado em nossos membros é a
natureza pecadora que existe em nosso íntimo. Essa é a nossa vulnerabilidade.
Essa lei se refere a tudo que existe dentro de nós e é mais leal ao nosso modo
de viver antigo e egoísta do que a Deus. Essa luta interior contra o pecado foi
tão real para Paulo como é atualmente para nós. Aprendemos com o apóstolo o que
fazer a esse respeito.
Todas as vezes que se sentia perdido, ele voltava à origem de sua
vida espiritual e lembrava que já havia sido liberto por Jesus Cristo. Quando
se sentir confuso e oprimido por causa do apelo do pecado, siga o exemplo de
Paulo. Agradeça a Deus por ter-lhe dado a liberdade por intermédio de Jesus
Cristo. Deixe que a realidade do poder de Cristo o eleve para uma verdadeira
vitória sobre o pecado.” (Extraído de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio
de Janeiro: CPAD, 1564.)
III-
VIVENDO EM NOVIDADE DE VIDA
1.
Quem reina na nova vida não é mais o pecado (v. 12).
O
crente, ao receber a nova natureza, não aceita mais o reinado do pecado, pois
passa a ser orientado pelo Espírito Santo que o convence do pecado, da justiça
e do juízo (Jo 16.8-11). Na época do apóstolo, tornar-se um cristão era correr
risco de morte. Atualmente, em determinados meios, é até “chique” se dizer
evangélico ou gospel.
Algumas
pessoas têm se infiltrado nas igrejas evangélicas, se dizendo convertidas, mas
com o propósito de obter lucro com os fiéis. Vivem de uma maneira na igreja,
mas fora dela continuam com a mesma vida pecaminosa de antes. No entanto, a
orientação bíblica é que o crente deve andar em novidade de vida, em santidade,
embora ainda com o corpo de pecado e morte (Rm 6.11).
2.
Libertando os membros do corpo do domínio do pecado (vv. 13,14a).
A
intimidade com Cristo leva a uma mudança de mentalidade. Queremos agradar a
Jesus e sabemos que o que lhe agrada é viver de modo digno, glorificando o seu
nome. Os membros do nosso corpo atendem ao comando do nosso cérebro (mente). No
sentido espiritual, não é diferente, pois uma vez tendo a mente de Cristo,
somos conduzidos por Ele a tudo que é bom, honesto e que glorifique seu santo
nome.
A
pessoa que tem a mente de Cristo discerne as coisas espirituais e usa os
membros do corpo a serviço da justiça divina (2 Co 2.14.15). O “velho homem”
tinha uma mente insubmissa ao Espírito Santo e entregue ao domínio do pecado,
mas o salvo submete sua mente ao controle do Espírito Santo e assim mantém a
paz com Deus (Fp 4.6,7).
3.
Vivendo uma vida vitoriosa debaixo da graça de Cristo (v. 14b).
A
graça tem sido banalizada no meio evangélico. Há pessoas que dizem viver
debaixo da graça, contudo não glorificam a Jesus Cristo com suas palavras,
ações e atitudes. Estes não vivem como “sal” e “luz” do mundo. Pela graça,
somos livres em Cristo, mas isso não significa que temos menos
responsabilidade. Quem quer viver uma vida vitoriosa em santidade precisa
aprender e primar por um bom testemunho (Cl 45.6). seguir a paz com todos e a
santificação (Hb 12.14).
PENSE! Pela graça, somos livres em Cristo, mas
isso significa que temos menos responsabilidade?
PONTO
IMPORTANTE! A
graça nos torna ainda mais responsáveis em viver de modo que exalte o nome de
Jesus Cristo.
SUBSÍDIO
3
“Professor (a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “Quem
já recebeu uma nova vida em Jesus Cristo?” Converse com seus alunos enfatizado
que em Cristo nós temos uma nova vida. Fomos libertos da escravidão do pecado
mediante a fé no sacrifício de Jesus Cristo.
Explique que segundo o apóstolo Paulo em Romanos 6.19-22 é
impossível ficar neutro. Todos têm um mestre: Deus ou o pecado. O crente não é
alguém que não possa pecar, mas que não vive mais como um escravo do pecado
porque pertence a Deus e já recebeu uma nova vida em Jesus Cristo.” (Adaptado
de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1564.)
CONCLUSÃO
Nesta
lição, aprendemos que o apóstolo Paulo exortou os crentes a respeito da
doutrina da justificação pela fé e o cuidado contra a prática da libertinagem.
Por isso, ele reforça a necessidade da santidade contínua e progressiva, após a
justificação e santidade inicial.
HORA
DA REVISÃO
1)
O crente alcançado pela graça pode viver no pecado?
Não,
pois Cristo já o Libertou de sua escravidão.
2)
O fato de ser justificado por Cristo nos dá o direito de viver como bem
entendemos?
Não
podemos fazer o que bem quisermos, mas precisamos viver uma vida de santidade.
3)
Transcreva uma referência bíblica que mostra que recebemos uma nova vida.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já
passaram: eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17).
4)
Segundo a lição, o que é o batismo nas águas?
O
batismo nas águas é um ato público para atender uma ordenança que formaliza
simbolicamente o que já ocorreu, seu sepultamento (Cl 2.12).
5)
O que a nossa nova posição em Cristo nos assegura?
Esta
nova posição assegura a vida eterna ao lado do Todo-Poderoso.
Este
E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos
professores de Escola Bíblica.