Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 5 – O Avivamento na Vida da Igreja
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
E-book
Princípios do Avivamento Bíblico.
Descubra os segredos dos grandes Avivamentos Espirituais na Bíblia!
Subtítulo:
O Chamado das escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus
✍Comentarista:
Pr. Elinaldo Renovato
📚TEXTO ÁUREO
“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar
em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At
2.4)
💡VERDADE PRÁTICA
Ao longo dos anos, a Igreja experimenta
avivamentos por meio do batismo no Espírito Santo e da atualidade dos dons
espirituais.
⏰LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 9.35
Jesus ensinava, pregava e curava as
enfermidades
Terça - At 2.38,39
O batismo no Espírito Santo é para os
salvos
Quarta - Mc 16.20
Jesus cooperava com os discípulos na
pregação
Quinta - At 2.42
A perseverança dos primeiros crentes
Sexta - At 2.44,45
Comunhão e assistência social na Igreja
Primitiva
Sábado - 1 Co 10.31
Fazei tudo para a glória de Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.1-13
1- Cumprindo-se o dia de Pentecostes,
estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2- e, de repente, veio do céu um som,
como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam
assentados.
3- E foram vistas por eles línguas
repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4- E todos foram cheios do Espírito
Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes
concedia que falassem.
5- E em Jerusalém estavam habitando
judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6- E, correndo aquela voz, ajuntou-se
uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria
língua.
7- E todos pasmavam e se maravilhavam,
dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão
falando?
8- Como pois os ouvimos, cada um, na
nossa própria língua em que somos nascidos?
9- Partos e medos, elamitas e os que
habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
10- e Frígia, e Panfília, Egito e
partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como
prosélitos),
11- e cretenses, e árabes, todos os
temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12- E todos se maravilhavam e estavam
suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13- E outros, zombando, diziam: Estão
cheios de mosto.
HINOS SUGERIDOS:122, 155, 437 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Nesta semana vamos estudar o
avivamento produzido por intermédio do Espírito em Atos. Veremos que é uma
promessa que diz respeito a todo crente salvo em Cristo Jesus. Esse avivamento
do Espírito traz vida a igreja local, dinamiza a sua obra e, em tudo, glorifica
a Cristo. O Avivamento gerado no Espírito Deus unge seus servos para uma grande
obra e autentica o ministério cristão. Assim, não podemos viver uma atividade
ministerial que não esteja sob o pleno domínio do Espírito. Do contrário, é a
carne que tomará a frente, valores opostos ao Evangelho que prevalecerão.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Expor a realidade do
Batismo no Espírito Santo e o público-alvo;
II) Examinar o dinamismo da
Igreja Apostólica;
III) Demonstrar a importância
de um ministério ungido para os dias atuais.
B) Motivação: A Igreja
Apostólica foi bem-sucedida no ministério de proclamação do Evangelho porque
estava sob o domínio do Espírito Santo. Essa Igreja estava imersa no Espírito
de Deus. Para a igreja do século XXI ser vitoriosa é preciso viver sob a
direção do Espírito Santo, cultivar os dons espirituais e, em tudo, glorificar
a Cristo no Espírito Santo.
C) Sugestão de Método: Inicie
a aula com uma oração. Em seguida faça a seguinte pergunta: Por que a Igreja
precisa do Espírito Santo para executar a sua missão? Incentive a participação
dos alunos e ouça com atenção as respostas. Explique que o livro dos Atos dos
Apóstolos revela uma igreja que atuava no poder do Espírito. Se em Lucas 4.18
lemos que o Espírito do Senhor estava sobre Jesus, em Atos dos Apóstolos o
Espírito do Senhor está sobre a Igreja ao longo dos séculos (At 2.39).
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Após explicar
que o Espírito Santo atuava de maneira abundante na Igreja Apostólica, faça uma
reflexão com a classe de como se encontra a relação de cada um com o Espírito
Santo. Pergunte: Como está o seu relacionamento com o Espírito Santo? Você
compreendeu o que é viver na unção do Espírito Santo e glorificando a Cristo em
tudo?
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 92, p.38, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao
final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de
sua aula: 1) O texto "Todos devem ministrar" é uma reflexão que
aprofunda o assunto a respeito do dinamismo da igreja no segundo tópico; 2) O
texto "O Espírito Santo Capacitando para o serviço" expande a
reflexão bíblica a respeito de um ministério na dependência do Espírito Santo
no terceiro tópico.
INTRODUÇÃO
Nos primórdios da Igreja, o povo de
Deus era avivado e caminhava sob a direção do Espírito Santo. Por isso, nesta
lição, estudaremos o papel do enchimento do Espírito no avivamento primitivo.
Analisaremos o aspecto dinâmico da Igreja e, finalmente, teceremos algumas
considerações quanto ao dinamismo avivado da Igreja Primitiva para os dias
atuais.
PALAVRA-CHAVE
Vida
I
– O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E O PÚBLICO-ALVO
1. O chamado abrangente de Jesus.
A primeira condição para receber o
Batismo no Espírito Santo é passar pela experiência de salvação. Sendo
necessário arrepender-se e crer no Evangelho (Mc 1.15), pois sem arrependimento
e fé, não há salvação. A segunda condição é obedecer a Deus, pois nosso
arrependimento e fé devem apresentar frutos dignos (1 Jo 5.2-4). E, finalmente,
a terceira condição é santificar-se, pois sem santificação, ninguém verá a Deus
(Hb 12.14). Esse chamado de Jesus é para todas as pessoas. Ele antecede a
experiência do batismo no Espírito Santo.
2. A promessa é para todos os salvos.
Os primeiros a receberem essa
manifestação sobrenatural do Espírito Santo foram os discípulos que, salvos, se
reuniam no cenáculo para perseverar em oração (At 1.12-14). Eles esperavam o
cumprimento da promessa feita por Jesus (At 2.1; cf.1.4,5,8). E, de repente, o
Espírito foi derramado sobre todos os que estavam reunidos e assentados na casa
(At 2.1,2). Ao final do segundo capítulo de Atos, o apóstolo Pedro afirma que a
promessa “diz respeito a vós, a vossos filhos e todos os que estão longe: a
tantos quanto Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39). Assim, o texto bíblico
atesta a abrangência atemporal e perene da promessa: o batismo no Espírito
Santo é para todos os salvos em todas as épocas, culturas e geografias.
3. O engano dos cessacionistas.
O Cessacionismo é uma corrente da
Teologia Reformada e de algumas igrejas históricas, que afirma que os dons
espirituais cessaram na vida da Igreja. Segundo essa corrente, o batismo no
Espírito Santo e os dons espirituais eram apenas para os dias apostólicos. Há
uma “ginástica de intepretação bíblica” para justificar essa invencionice
histórica. Há outros ainda que, seguindo seus teólogos, afirmam que o batismo
no Espírito Santo é a própria conversão.
Já estudamos em trimestres anteriores
que o Novo Testamento e, principalmente, o livro de Atos, mostra com detalhes
que o batismo no Espírito Santo é uma experiência destinta da salvação – como
vimos aqui, todos os discípulos que receberam o batismo no Espírito já eram
salvos – e que os dons espirituais transbordaram os limites da igreja
apostólica. Portanto, como pentecostais, afirmamos o batismo no Espírito Santo
com evidência física de falar em línguas estranhas, bem como a atualidade dos
dons espirituais na vida da Igreja. Essa realidade espiritual perpassa todas as
épocas, culturas e geografias em que haja um salvo em Cristo.
SINÓPSE I
O Batismo no Espírito Santo é um chamado
para todo crente experimentar o dom celestial. Portanto, os cessacionistas
estão equivocados.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
O Batismo no Espírito Santo
“A promessa do batismo no
Espírito Santo não foi apenas para aqueles presentes no dia de Pentecostes, mas
também para todos os que cressem em Cristo durante toda esta era. O batismo no
Espírito Santo com o poder que o acompanha, não foi uma ocorrência isolada, sem
repetição, na história da igreja’. Não é somente a Bíblia que nos está a
atestar essa verdade; a própria história comprova a realidade do Pentecostes em
todas as eras”. Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra Fundamentos
Bíblicos de um Autêntico Avivamento, editada pela CPAD, p.104.
II – O DINAMISMO DA IGREJA APOSTÓLICA
1. A Igreja nasce avivada.
Do ponto de vista histórico, a Igreja
passou a existir no dia de Pentecostes. Isso ocorreu sob a atuação direta do
Espírito Santo. A Igreja nasceu avivada! Assim como o Tabernáculo foi
consagrado pela descida da glória divina (Êx 40.34,35), a Igreja foi consagrada
pela descida do Espírito Santo (At 2). Portanto, ali no Pentecostes, o Senhor da
Igreja iniciou o maior avivamento da história humana.
2. A Igreja depois do Pentecostes.
Os sinais do poder de Deus nos Atos dos
Apóstolos podem ser resumidos assim: Conversão e Batismos (At 2.41), os quais
eram frutos do avivamento espiritual em Jerusalém. Após o Pentecostes, a Igreja
Apostólica pregava na autoridade do nome de Jesus, na unção e no poder do
Espírito Santo. Por isso, nessa igreja havia perseverança na doutrina, na
comunhão e na oração (At 2.42); havia também temor, sinais e maravilhas (2.43);
além de cuidado especial para com os irmãos carentes (2.44,45; 4.32,33). O
avivamento espiritual da Igreja Apostólica revela um profundo compromisso em
duas esferas: a espiritual (piedade – Palavra e Oração) e a social (Comunhão –
suprir a carência).
SINÓPSE
II
A
igreja do Pentecostes nasceu avivada e permaneceu avivada. Isso explica o
dinamismo dessa igreja.
Auxílio Vida cristã
“Todos
Devem Ministrar
A aplicação desse princípio
tem algumas implicações revolucionárias. Por exemplo, significa que cada pessoa
que participa da vida de Cristo tem um papel vital em seu plano para a igreja.
Os dons e os ofícios podem diferir, mas cada um de nós possui uma função única.
‘Uma igreja que afunila seu trabalho de alcançar outras pessoas, por depender
de especialistas – seus pastores ou evangelistas – para o trabalho de
testemunho, está vivendo em desacordo tanto com sua Cabeça [Cristo] como com o
padrão sistemático dos primeiros cristãos’” (COLEMAN, Robert. A Chegada do
Avivamento Mundial. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.77).
III – UM MINISTÉRIO UNGIDO PARA OS DIAS
ATUAIS
1. Na unção do Espírito Santo.
A pregação cristã deve ser acompanhada
de poder, sinais e milagres. Esses sinais podem ser manifestos por meio de
salvação de vidas para Jesus; expulsão de demônios; imposição de mãos sobre os
enfermos para serem curados conforme Jesus declarou que aconteceria (Mc 16.18).
Um ministério avivado, ungido pelo Espírito Santo, é indispensável à missão da
Igreja nestes dias.
2. Autenticado por Deus.
Um ministério ungido não se desenvolve
apenas por intermédio dos instrumentos formais e acadêmicos dentro dos padrões
hermenêuticos, exegéticos e homiléticos da pregação. Todos esses instrumentos
são importantes para o aprimoramento do obreiro. Mas só eles não bastam. É
preciso que Deus aprove o trabalho do obreiro. Foi assim que aconteceu em
Marcos, quando Jesus autenticou a pregação dos discípulos, “confirmando a
palavra com sinais que se seguiram” (Mc 16.20). Portanto, o modelo da pregação
do Novo Testamento é uma mensagem confirmada pelos sinais e prodígios de
Deus.
3. Glorifica a Cristo.
O ministério ungido pelo Espírito
glorifica a Cristo e não o homem. Não por acaso, nosso Senhor declarou que a
missão do Espírito Santo é glorificá-lo (Jo 16.13,14). Assim, toda mensagem do
Evangelho e atividade sob a direção do Espírito Santo devem glorificar a
Cristo. Aos coríntios, o apóstolo Paulo ensina que “quer comais, quer bebais ou
façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).
Deus em Cristo é que deve ser glorificado a partir de nossa instrumentalidade
na obra do Senhor.
SINÓPSE III
Um ministério cristão deve ser ungido
pelo Espírito Santo, autenticado por Deus e glorificar a Cristo.
Auxílio Vida cristã
“O Espírito Santo Capacitando para o
Serviço
É plenamente manifesto que o
amor verdadeiro por Cristo e a esperança da salvação começa no Calvário. Por
outro lado, o real serviço para Cristo começa no Pentecostes. Poder para servir
é a primogenitura a que tem direito todo filho de Deus. O trabalho cristão
eficiente e de valor, depende de vida sob pleno controle do Espírito Santo. O
Batismo no Espírito Santo é a porta para uma vida abundante e triunfante, pois
sem a bênção pentecostal não pode haver testemunho pleno nem poder para servir.
Um breve exame do panorama espiritual antes do dia de Pentecostes revela que o
Espírito Santo dinamizava as pessoas para trabalhos especiais de acordo com as
necessidades da ocasião” (CONDE, Emilio (Coord.). O Espírito Santo Glorificando
a Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 1967, pp.146,47).
CONCLUSÃO
A Igreja Apostólica nasceu sob o
avivamento do Pentecostes, debaixo do glorioso batismo no Espírito Santo. Ao
longo de sua história, aprendemos que a razão do seu êxito não foi o conhecimento
humano de seus pregadores, membros e congregados. O que fez toda a diferença no
ministério da Igreja Apostólica foi a unção do Espírito Santo sobre essa
igreja. Não podemos deixar a chama apagar. A unção do Espírito Santo continua
disponível hoje.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Qual é a primeira condição para
alguém receber o Batismo no Espírito Santo?
A primeira condição para receber o
Batismo no Espírito Santo é a de passar pela experiência de salvação.
2. O que é e o que defende o
Cessacionismo?
Cessacionismo é uma corrente da
Teologia Reformada, e de algumas igrejas históricas, que afirma que os dons
espirituais cessaram na vida da Igreja.
3. A partir de quando a Igreja passou a
existir sob o ponto de vista histórico?
Do ponto de vista histórico, a Igreja
passou a existir no dia de Pentecostes.
4. Como era caracterizada a pregação da
Igreja Apostólica depois do Pentecostes?
Após o Pentecostes, a Igreja Apostólica
pregava na autoridade do nome de Jesus, na unção e no poder do Espírito Santo.
5. Quem deve ser glorificado na obra do
Senhor?
Deus em Cristo é que deve ser
glorificado a partir de nossa instrumentalidade na obra do Senhor.