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Tema: SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a
Santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele| 1° Trimestre de
2023 – CPAD
🎓
Classe: Jovens – Revista do professor
✍️Comentarista: Natalino das Neves
TEXTO
PRINCIPAL
"Sucedeu, pois,
que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes." (2
Rs 22.11)
RESUMO DA LIÇÃO
Todo avivamento
verdadeiro é precedido pelo ensino e o cumprimento da Palavra de Deus, não é
por força ou movimentos humanos.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA
- 2 Rs 22.1-6
Josias
faz uma reforma
TERÇA
- Tg 1.23
Seja
Cumpridor da Palavra
QUARTA
- 2 Rs 22.10-11
Leitura
do livro da Lei e arrependimento
QUINTA
- 2 Rs 23.2
Todo
o povo ouve a leitura da Palavra
SEXTA
- 2 Rs 23.25
Josias,
uma conversão genuína
SÁBADO
- 1 Co 5.7
Retire
o fermento velho
OBJETIVOS
👍 CONSCIENTIZAR
de que todo avivamento é precedido do ensino da Palavra de Deus;
👍
APONTAR os resultados do retorno à Palavra de Deus;
👍
DESTACAR que a Palavra levou os israelitas a reconhecerem os
feitos de Deus por meio da realização da Páscoa.
INTERAÇÃO
Professor (a), na lição deste domingo o ponto central é a reforma
religiosa protagonizada pelo rei de Judá chamado Josias. Ele “foi o último dos
reis justos de Judá. Já em tenra idade (aos dezesseis anos) começou a buscar o
Senhor com toda dedicação (2 Cr 34-3) e, quatro anos mais tarde, começou a
expurgar de Judá a religião falsa (2 Cr 343.4). Enquanto o templo estava sendo
restaurado, Hilquias achou o livro da Lei escrito por Moisés (2 Cr 34.15).
Surgiu daí um novo compromisso com a Palavra de Deus, e todo o país
experimentou uma renovação espiritual. Os profetas Jeremias, Sofonias e
Habacuque ajudaram Josias no seu esforço de reconciliar o povo com Deus; quanto
à condição espiritual do povo nos tempos de Josias, ver Jeremias 1-12″ (Bíblia
de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 609).
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor (a), sugerimos para esta aula a participação dos
alunos(as) narrando seus testemunhos. Convide, com antecedência, voluntários
para testemunharem a respeito do impacto que a Palavra de Deus causou em suas
vidas. Peça que também falem o momento em que houve uma mudança de pensamento e
comportamento advindos do estudo sistemático da Palavra de Deus. Os testemunhos
certamente vão influenciar outros alunos(as) a seguirem o mesmo exemplo.
Conclua o momento incentivando os alunos a lerem a Bíblia diariamente, mas não
como uma obrigação. Entretanto, como uma busca prazerosa a fim de conhecerem a
Deus para terem uma vida mais santa.
TEXTO
BÍBLICO
2
Reis 22.3-8:11
3
Sucedeu, pois, que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão
Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à Casa do SENHOR, dizendo:
4
Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à
Casa do SENHOR, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo,
5
E que o deem na mão dos que têm o cargo da obra e estão encarregados da Casa do
SENHOR; para que o deem àqueles que fazem a obra que há na Casa do SENHOR, para
repararem as fendas da casa.
6
Aos carpinteiros, e aos edificadores, e aos pedreiros: e para comprar madeira e
pedras lavradas, para repararem a casa.
7
Porém com eles se não fez conta do dinheiro que se lhes entregara nas suas
mãos, porquanto procediam com fidelidade.
8
Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei
na Casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
11
Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas
vestes.
2 Reis 23.2-3,21,22,25
2
E o rei subiu à Casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os
moradores de Jerusalém, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, desde o
menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do
concerto, que se achou na Casa do SENHOR.
3
E o rei se pôs em pé junto à coluna e fez o concerto perante o SENHOR, para
andarem com o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e
os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as
palavras deste concerto, que estavam escritas naquele livro: e todo o povo
esteve por este concerto.
21
E o rei deu ordem a todo 0 povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao SENHOR, vosso
Deus, como está escrito no livro do concerto.
22
Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que
julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos
reis de Judá.
25
E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o
seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda a
Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro tal.
INTRODUÇÃO
Não
podemos estudar a respeito da santidade sem considerar a Palavra de Deus, pois
é por intermédio dela que conhecemos a revelação progressiva de Deus, sua
vontade e plano de salvação para a humanidade. Jesus afirmou que é por meio da
sua Palavra que somos santificados (Jo 17.5).
Para
demonstrar a importância e o impacto que as Escrituras Sagradas têm na vida do
crente, vamos estudar, nesta lição, sobre dois grandes avivamentos do povo de
Israel registrados no Antigo Testamento, em especial, o avivamento liderado por
Josias, rei de Judá.
I-
TODO AVIVAMENTO É PRECEDIDO PELO ENSINO DA PALAVRA
1.
Os dois avivamentos mais significativos de Israel antes do exílio.
Os
dois avivamentos mais significativos de Israel antes do exílio foram
protagonizados pelos reis Ezequias (716-687 a.C.) e Josias (639-609 a.C.).
Ezequias inicia a reforma, abrindo e reparando as portas do Templo e conduzindo
o povo ao retorno à Palavra e à busca pela santificação (2 Cr 29.1-3). Ele
estabeleceu o culto ao Senhor e purificou o Templo (2 Rs 18.3-6; 2 Cr
29.1-31,1).
O
rei Josias também promoveu uma reforma espiritual com base na descoberta de um
manuscrito antigo no Templo de Jerusalém. Com o retorno do estudo das
Escrituras, o povo se converte novamente à prática do monoteísmo, à
centralização do culto e à adoração em Jerusalém, bem como à celebração da
Páscoa de forma inovadora, com a participação das 12 tribos (2 Rs 23,21,22). A
característica principal dos dois avivamentos foi o retorno à Palavra de Deus.
2.
A transformação realizada por meio do confronto com a Palavra.
Josias
reinou 31 anos em Jerusalém (2 Rs 22.1). Enquanto esteve sob o controle da
Assíria teve dificuldades para fazer qualquer reforma religiosa, pois lhe era
imposta a obrigação de adorar a deuses pagãos. Após a morte de Assurbanipal,
rei da Assíria, ocorrida aproximadamente em 632 a.C., Josias aproveitou o
momento para implantar mudanças em seu reino. Josias iniciou as mudanças com a
reforma das estruturas físicas do Templo (2 Rs 22.3-6).
Durante
a reforma, o livro da Lei é encontrado pelo sumo sacerdote Hilquias e chega às
mãos do rei, A leitura das Escrituras passa a ser um marco na vida de Josias,
que percebeu o quanto ele e o povo estavam distantes da vontade de Deus. O rei
passa a ser outra pessoa a partir do confronto com a Palavra.
3.
A leitura compromissada da Palavra produz arrependimento.
O
rei, ao ouvir a Palavra que foi lida por Safã, seu escrivão, imediatamente
rasgou suas vestes, como sinal de contrição e arrependimento (2 Rs 22.10,11). O
rei estava triste por sua situação e a do povo diante de Deus. Então, Josias
pede ao sumo sacerdote para consultar ao Senhor. Assim, ele fica sabendo que
Jerusalém seria destruída. Deus reconhece a atitude sincera do rei, mas não
tira as consequências que cairia sobre Judá; entretanto Ele adia o
acontecimento (2 Rs 22.18-20).
A
Bíblia é como um espelho, ela mostra a realidade de cada pessoa diante de Deus.
Quando alguém busca ler e obedecer à Palavra com reverência, ela provoca
mudanças. Josias tinha dado 0 primeiro passo: o reconhecimento da situação real
em que se encontrava o povo diante de Deus.
SUBSÍDIO 1
O Professor (a), explique que “a Palavra de Deus serve-nos
primordialmente de duas maneiras:
(1) através do confronto, com sua voz moral e ética, e
(2) através do conforto, como a sua voz amorosa e consoladora.
Muitas pessoas veem a Palavra de Deus apenas como conforto em tempos
de angústia, mas ela não serve somente para isso.
A sua função também é causar desconforto diante do pecado e dos
desvios da própria Palavra, Assim, para que ela, de fato, produza conforto
permanente, na maioria dos casos precisará produzir desconforto ao confrontar a
miserabilidade do pecador.
A Palavra de Deus cria algo novo em nossa entranha e gera mudanças
de comportamentos, hábitos, vícios e abandono de pecados. Dessa forma, é
preciso deixar a Palavra ler a alma humana.
[…] A perseverança no estudo da Palavra de Deus e a meditação trarão
mudanças significativas ao caráter e aos pensamentos. A vida é regida pelos
pensamentos (estabelecidos pelo ambiente social, família e educacional). Assim,
se a mente e o coração estão saturados dela, logo pensamentos equivocados
adquiridos durante a vida podem ser modificados.” (POMMERENING, Claiton. O
Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação Rio de Janeiro: CPAD.
2021. p. 133.)
II-
OS RESULTADOS DO RETORNO À PALAVRA DE DEUS
1-
A purificação do Templo.
O
rei já havia experimentado o poder purificador da Palavra e agora ele desejava
que o povo também experimentasse desse poder. Para isso, ordenou que todos os
anciãos de Judá e de Jerusalém se juntassem a ele no Templo e convocou todo o
povo para ouvir a leitura do Livro da Lei (2 Rs 23.2). Então, Josias e o povo,
após ouvirem atentamente a leitura do Livro da Lei encontrado no Templo,
fizeram um novo pacto com o Todo-Poderoso.
Na
sequência o rei já começou a reforma com a limpeza e a queima de todo material
de idolatria que estava no Templo. Ali, havia utensílios que foram feitos para
a adoração a Baal e um bosque para todo o exército dos céus (2 Rs 23.4-6).
Também retirou e queimou, da Casa do Senhor, o ídolo do bosque (2 Rs 23.6). O
rei também ordenou que fossem derrubadas as casas dos prostitutos cultuais que
estavam na Casa do Senhor (2 Rs 23.7). Tudo foi retirado pelo rei Josias.
2.
A eliminação dos elementos que promoviam a idolatria em todo território
nacional.
A
reforma de Josias, inclusive com a ação pessoal dele, se estendeu por todo o
território de Jerusalém, inclusive algumas tribos do Reino Norte. Ele também
restituiu o culto ao Senhor e centralizou a adoração em Jerusalém, segundo
normativas da Lei. Josias tirou todas as casas dos altos, lugares onde se
cultuavam divindades pagãs. A grande maioria dos lugares altos ficavam à sombra
de alguma árvore para configurar como local sagrado (1 Rs 14.23; 2 Rs 16.4;
1710).
Por
fim, Josias destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para
incensarem sobre os altos (2 Rs 23.5). O retorno à Palavra de Deus transformou
a vida do rei e do povo. Assim, foi possível uma mudança radical em relação à
idolatria, que estava relacionada também a questões morais e éticas, que eram
propagadas e incentivadas pelas práticas das religiões pagãs.
3.
O restabelecimento do culto a Deus.
A
remoção de tudo que estivesse ligado à idolatria era apenas um dos aspectos da
reforma que precisava ser realizada. Na sequência, ocorreu o restabelecimento
do culto a Deus, com base nos preceitos prescritos no livro encontrado,
incluindo toda a estrutura prevista para adoração no Templo. Josias restituiu o
ofício dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores e dos guardas do Templo,
conforme previsto no livro da Lei encontrado.
Outro
aspecto importante do culto foi a recolocação da Arca da Aliança no seu lugar
específico do Templo, o “Santo dos Santos”. Com as mudanças realizadas, tudo
estava preparado para ser oferecido um culto exclusivo (santo) para Deus. O que
poderia impedir um culto verdadeiro seria somente a situação individual de cada
pessoa que iria prestá-lo. Evidente que nem todas as pessoas tiveram uma
mudança sincera e verdadeira. Porém, todas tiveram a oportunidade de mudar.
SUBSÍDIO
2
Professor (a), explique aos alunos que “quando Josias percebeu o
quão corrupta a nação se tornara, rasgou suas vestes e lamentou diante de Deus.
Então, o Senhor teve misericórdia dele. Este rei demonstrou seu arrependimento
de acordo com os costumes de sua época. Em nossos dias, quando nos
arrependemos, não rasgamos nossas vestes, mas choramos, jejuamos. restituímos,
retratamo-nos ou pedimos perdão (se nosso pecado tiver envolvido outras
pessoas); isso demonstra a sinceridade de nosso arrependimento. A parte mais
difícil do arrependimento é mudar as atitudes que inicialmente produziam o
comportamento pecaminoso.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro:
CPAD, p. 545.)
III-
O RETORNO À ADORAÇÃO POR MEIO DA PÁSCOA
1.
A festa da Páscoa centralizada em Jerusalém (2 Rs 23.21-25).
Nos
tempos de Josias, antes da reforma, a Páscoa não era mais celebrada. Ele vai
participar de sua primeira Páscoa somente no décimo oitavo ano de seu reinado.
A Páscoa é a mais importante festa judaica. Ela é a celebração da libertação
dos hebreus do Egito. Tem um significado importante para os israelitas e seu
relacionamento com Yahweh como Deus único (Êx 12). A centralização da Páscoa em
Jerusalém (2 Rs 23.21-23) foi um dos pontos centrais da reforma de Josias. A
celebração da festa se transformou em um evento nacional. A centralização
exigiu a formação de toda uma estrutura. A celebração acontecia em 14 do mês de
Abib conforme a orientação do Senhor em Deuteronômio 16.1.
2.
A maior Páscoa de todos os tempos.
O
próprio texto bíblico afirma que a “Páscoa de Josias” foi a maior desde os dias
dos juízes (2 Rs 23.22). Na celebração foram oferecidos vários sacrifícios ao
Senhor. Foi uma grande festa que durou sete dias. Realmente deve ter sido algo
inesquecível para os judeus. A leitura do livro da Lei, encontrado no Templo
durante a reforma, aguçou a fé de Josias e de grande parte do povo. Assim,
mudanças significativas foram realizadas com intuito de retornar à fé e à
adoração ao Senhor. A Palavra de Deus tem o poder de confrontar as pessoas e de
relevar suas falhas, com vistas à sua restauração, santidade e comunhão com
Deus.
3.
Paulo usa a figura da Páscoa para exortar à pureza cristã (1 Co 5.6,7).
Ao
escrever aos coríntios, Paulo usa a metáfora do fermento, elemento que era
proibido na preparação da Páscoa, para exortar os crentes sobre as impurezas
que haviam adentrado na igreja e para incentivar a busca da pureza. Na Bíblia,
o fermento é tido como um símbolo do que é mau e prejudicial. Da mesma forma
que durante a celebração da Páscoa era lançado fora todo tipo de fermento (Êx
12.15), assim também a Igreja deveria se purificar, retirando de seu meio tudo
que pertence ao “velho homem” (Ef 4.22-24).
Na
atualidade, a Páscoa tem um novo sentido para os cristãos. Paulo apresenta
Cristo como o verdadeiro Cordeiro Pascal que foi crucificado por nós (1 Co
5.7). O sangue de Cristo, aspergido na cruz, é a causa da libertação espiritual
dos que creem. O cristão deve celebrar a santificação, a salvação e a liberdade
em Cristo e praticar a pureza cristã por meio da santificação (1 Pe 1.15).
SUBSÍDIO
3
Professor (a), no terceiro tópico da lição será enfatizado que o rei
Josias depois de limpar o Templo trouxe de volta a obediência à Lei do Senhor.
Josias também trouxe de volta a comemoração da Páscoa. Então, inicie o tópico
fazendo a seguinte pergunta: “O que significa a palavra páscoa?” Ouça os alunos
com atenção e em seguida explique que significa “passar por”. Diga que este
vocábulo se tornou o nome de uma das mais importantes celebrações do povo
hebreu.
A festa da Páscoa acontecia no mês de abibe (março/abril). Explique
que “Êxodo 2 não diz respeito somente ao momento da Páscoa, ao porquê da Páscoa
e a como ela deve ser observada, mas também quem deve participar (Êx 12.43-49).
A Páscoa não era algo indiscriminadamente aberto para todos. Quem podia
participar? A congregação de Israel (v. 47): os escravos (v. 44). quando
circuncidados, por terem os mesmos privilégios dos hebreus: os estrangeiros (v.
48), gentios que tivessem abraçado a fé em Jeová.
Quem não podia participar? O forasteiro (v. 43), pagão e incrédulo;
o viajante (v. 45) que, hóspede ou de passagem, ficava algum tempo no
território de Israel: o servo assalariado (v. 45), que pertencia a uma outra
nação, mas trabalhava em Israel. Essas distinções eram necessárias por causa da
‘mistura de gente’ (12.38) que deixou o Egito. Foi por isso que as instruções
acerca da elegibilidade para participar da Páscoa (12,43-49) foram passadas
logo após essa ‘mistura de gente’ deixar o Egito” (12.37-39). (HAMILTON. Victor
P. Manual do Pentateuco. 2. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2007, pp. 191,192)
CONCLUSÃO
Nesta
lição, vimos que os dois avivamentos mais significativos de Israel foram
protagonizados pelos reis Ezequias e Josias, ambos precedidos pelo ensino da
Palavra. Josias primeiro foi transformado pelo efeito do confronto com a
Palavra para depois conduzir os líderes e o povo ao confronto com a mesma
Palavra e o resultado foi uma busca nacional por uma vida de santidade.
HORA DA REVISÃO
1)
Segundo a lição, quais foram os reis que preconizaram os maiores avivamentos
antes do exílio?
Ezequias
e Josias.
2)
Como Ezequias inicia a reforma?
Ezequias
inicia a reforma, abrindo e reparando as portas do Templo e conduzindo o povo
ao retorno à Palavra e a busca pela santificação (2 Cr 29.1-3).
3)Qual
a característica principal do avivamento no tempo de Ezequias e Josias?
A
característica principal dos dois avivamentos foi o retorno à Palavra de Deus.
4.
Com quantos anos Josias iniciou seu reinado?
Com
oito anos de idade (2 Rs 22.1).
5.
O que Josias retirou do Templo?
Ele
retirou todo material de idolatria. No Templo, havia utensílios que foram
feitos para a adoração a Baal e um bosque para todo o exército dos céus. Também
retirou e queimou, da Casa do Senhor, o ídolo do bosque (2 Rs 23.6). O rei
também ordenou que fosse derrubada as casas dos prostitutos cultuais que
estavam na Casa do Senhor.
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