🔥 Classe Dominical: Lições Bíblicas Adultos
✔️Trimestre: 3° de 2022
📚 Editora: CPAD
✍️Comentarista: José Gonçalves
📝 Assunto da Revista: OS
ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO:
As Sutilezas de Satanás nestes Dias que
Antecedem a Volta de Jesus Cristo
📚 TEXTO ÁUREO
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns;
antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai
aproximando aquele Dia.” (Hb 10.25)
💡 VERDADE PRÁTICA
O movimento dos “desigrejados” deve ser
visto como um desvio da verdadeira espiritualidade que é expressa no contexto
da verdadeira Igreja.
⏰ LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 1.12-14
Os discípulos se reuniram no cenáculo
para orar
Terça - Rm 16.3-5
A Igreja Primitiva reunida nas casas
dos irmãos
Quarta - Ef 1.22,23
A Igreja estabelecida por Cristo é um
organismo vivo
Quinta
- 1 Co 12.27
A Igreja é o Corpo de Cristo
Sexta - Hb 10.24
A verdadeira Igreja vive no estímulo da
fé
Sábado - Hb 10.25
A verdadeira Igreja existe pela comunhão
de seus membros
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus 10.19-25
19 - Tendo, pois, irmãos, ousadia para
entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus,
20 - pelo novo e vivo caminho que ele
nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 - e tendo um grande sacerdote sobre
a casa de Deus,
22 - cheguemo-nos com verdadeiro
coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência
e o corpo lavado com água limpa,
23 - retenhamos firmes a confissão da
nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.
24 - E consideremo-nos uns aos outros,
para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
25 - não deixando a nossa congregação,
como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais
quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.
Hinos Sugeridos: 53, 250, 375 da Harpa
Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
A reunião da igreja
local, o Corpo visível de Cristo, é essencial ao crescimento espiritual e
pessoal do crente. Por isso, não é possível amar a Cristo, e ignorar o seu
Corpo, a Igreja. Assim sendo, nesta lição, estudaremos o fenômeno do movimento
dos desigrejados, sua visão e prática; relembraremos a natureza da igreja do
Novo Testamento; e confirmaremos a importância e a necessidade da Igreja.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar a visão e a prática do movimento dos
desigrejados;
II) Rememorar a natureza da igreja do Novo Testamento;
III) Confirmar a importância e a necessidade da Igreja.
B) Motivação: Será
possível uma igreja livre de qualquer tipo de institucionalização? Veremos que
não. A diferença está em se esta instituição está de acordo com as diretrizes
do Novo Testamento ou não. Quando a igreja se encontra em coerência com as
Sagradas Escrituras, sua instituição é orgânica e glorifica o nome do Senhor.
C) Sugestão de Método: Ao
introduzir a aula desta semana, revise com os alunos os principais modismos que
presenciamos ao longo das décadas, no Brasil e no mundo, a respeito da dinâmica
de igrejas. Por exemplo, o movimento do G-12, o triunfalismo, a confissão positiva, a marcação da volta de
Jesus etc. Faça uma pesquisa em sites especializados a respeito desses e outros
fenômenos. Após apresentar aos alunos, afirme que, ao longo dos séculos, a
Igreja de Cristo sempre esteve diante de movimentos que a desafiaram a sair dos
padrões bíblicos. Com o Movimento dos desigrejados não é diferente. Estimule os
alunos a perseverar nas perspectivas bíblicas a respeito da natureza e prática
da Igreja de Cristo.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Ao final da
lição, mostre que somos chamados por Deus a perseverar na Igreja fundada por
Jesus que se manifesta de maneira visível na igreja local em que congregamos.
Essa igreja é o Corpo visível de Cristo. Portanto, a amemos com todo zelo e
disposição.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador
Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 91, p.40,
você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao
final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de
sua aula:
1) O texto "Uma
visão equilibrada de igreja" é uma reflexão que levanta o contraponto a
respeito da natureza do Movimento dos desigrejados;
2) O texto "A Igreja
é uma comunidade edificante" expande a exposição do tópico três.
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, os desigrejados,
ou os também conhecidos como “os sem igreja”, cresceram em escala exponencial.
São pessoas que dizem ser cristãs, mas não estão filiadas a igreja nenhuma. Paradoxalmente,
esse grupo religioso, que diz não possuir hierarquia religiosa, código
doutrinário nem tampouco nenhuma estrutura arquitetônica onde possa se reunir,
diz ser o legítimo modelo de igreja do Novo Testamento. Nesse aspecto, acredita
reproduzir os cristãos primitivos. As outras igrejas, por possuírem estrutura
organizacional, são consideradas como apóstatas ou desvios do modelo original
mostrado no Novo Testamento.
Nesta lição, procuraremos entender a
natureza desse fenômeno religioso, destacando tanto seu aspecto social como
também espiritual. Dessa forma, a nossa análise procurará entender como pensa
um desigrejado, suas crenças e práticas. Feito isso, mostraremos a verdadeira
natureza da igreja neotestamentária que, ao contrário do que os desigrejados
afirmam, não é apenas um organismo, mas também uma organização. Assim
mostraremos a importância da Igreja no plano de Deus e como cada membro da
Igreja possui uma gloriosa missão.
PALAVRA-CHAVE
Desigrejados
I –
VISÃO E PRÁTICA DO MOVIMENTO DOS DESIGREJADOS
1. Um ensino anti-institucional.
Os desigrejados são contra toda forma
de organização e institucionalização da Igreja. Alegam que na Igreja Primitiva
não havia instituição alguma. Dizem que a institucionalização da Igreja só
começou quando Constantino, o imperador romano, assumiu as rédeas da Igreja e a
converteu numa organização. Assim, a Igreja passou a ter um clero, um código
doutrinário e um credo que passou a regulamentá-la.
Para eles, nada de regras, sermões e
muito menos organização institucional. Da mesma forma, alegam que toda forma de
estrutura arquitetônica, como templos, são inovações desse cristianismo
apóstata. Na visão dos desigrejados, a Igreja não necessita de estrutura formal
alguma. Ela pode, por exemplo, ser encontrada em uma lanchonete ou em um café
da esquina quando dois desigrejados se encontram. É evidente que a Igreja
existe fora de uma estrutura física e arquitetônica, contudo, a não utilização
de templos por parte dos cristãos primitivos se deu por razões contextuais (cf.
At 1.6-14). Estavam debaixo de perseguição e não tinham morada certa, além do
fato de serem extremamente carentes. Naquele contexto, a igreja nos lares era
perfeitamente justificável (cf. Rm 16.3-5). Contudo, não há nada na Bíblia que
deponha contra o uso de templos ou casas de oração. Se o propósito de um templo
é congregar o povo para adorar ao Senhor, o que há de mal nisso?
[...]Não há nada na Bíblia que deponha
contra o uso de templos ou casas de oração.
Se o propósito de um templo é congregar
o povo para adorar ao Senhor, o que há de mal nisso?”
2. Um ensino anticlerical.
Se por um lado os desigrejados são
contra toda forma de institucionalização da Igreja, por outro são contra também
todo e qualquer sistema de governo da igreja. Isso significa que os sem-igreja
são contra, por exemplo, presbíteros, diáconos, bispos e pastores (cf. Ef
4.11-14).
Acreditam que na Igreja Primitiva não
havia organização nenhuma e muitos menos qualquer estrutura clerical. Na verdade,
os desigrejados não gostam de estar debaixo de liderança alguma. Da mesma forma
que são contra o institucionalismo e toda forma de estrutura arquitetônica para
a igreja, não aceitam que alguém esteja na posição de autoridade sobre eles.
Acreditam que agindo assim estão vivendo de acordo com o modelo da Igreja
Primitiva (cf. Hb 13.17).
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
IGREJA
ORGÂNICA
“Em Romanos, Paulo
ensinou que pela fé o crente une-se a Jesus em uma união indissolúvel. Agora,
ele ensina que aqueles que estão unidos a Cristo também estão unidos entre si,
num relacionamento orgânico, como aquele que existe entre os membros e órgãos
do corpo. [...] Não podemos ser cristãos isolados um dos outros, devemos
funcionar junto com eles.” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, editada pela CPAD, p.348
SINOPSE I
O movimento dos desigrejados é
anti-institucional e anticlerical, ou seja, rejeita qualquer grau de
organização e liderança.
AUXÍLIO VIDA CRISTÃ
UMA
VISÃO EQUILIBRADA DE IGREJA
“A tendência, no curso da
história da Igreja, tem sido oscilar entre um extremo e outro. Por exemplo:
algumas tradições, como a Católica Romana, a Ortodoxa Oriental e a Anglicana,
enfatizam a prioridade da Igreja institucional ou visível. Outras, como a dos
quacres e dos Irmãos de Plymouth, ressaltando uma fé mais interna e subjetiva,
têm desprezado e até mesmo criticado qualquer tipo de organização e estrutura
formal, e buscam a verdadeira Igreja invisível. Conforme observa Millard
Erickson, as Escrituras certamente consideram prioridade a condição espiritual
do indivíduo e sua posição na Igreja invisível, mas não a ponto de
desconsiderar ou menosprezar a importância da organização da Igreja visível.
Sugere que, embora haja distinções
entre a Igreja visível e a invisível, é importante adotarmos uma abordagem
abrangente, de maneira que procuremos deixar as duas serem tão idênticas quanto
possível” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. 10.d. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.550).
II – A
NATUREZA DA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA
1. Um organismo.
Sobre a natureza da igreja
neotestamentária, devemos observar primeiramente que ela é um organismo vivo
(Ef 1.22,23). Nesse sentido, a Igreja é o Corpo de Cristo (1 Co 12.27). Assim,
a Igreja é formada por todas as pessoas convertidas a Cristo, que pertencem a
diferentes povos, tribos e línguas. Não há acepção de pessoas (At 10.34,35).
Como um organismo vivo e espiritual, a
Igreja existe à parte de estatutos, templos ou qualquer estrutura social ou
governamental humana. Ela existe, por exemplo, fora das estruturas
arquitetônicas. Contudo, possuir essas estruturas físicas hoje não constitui um
pecado ou desvio do Evangelho como quer nos fazer acreditar os desigrejados. A
repulsa dos sem-igreja pelas estruturas arquitetônicas ou por qualquer forma
institucional se dá mais por razões de insubmissão do que zelo pelo
Evangelho.
2. Uma organização.
Os desigrejados alegam pertencer à
igreja puramente orgânica. Contudo, biblicamente não existe organismo sem
organização; função sem forma e igreja sem um mínimo de institucionalização.
Assim como o corpo humano, que é um organismo vivo, contudo organizado, a
Igreja também possui organização (1 Co 12).
A Igreja Primitiva, por exemplo, tinha
um sistema de governo formado por apóstolos, profetas, evangelistas,
presbíteros, diáconos, pastores e mestres (Ef 4.11; At 6.1-6; At 14.23). Essa
mesma igreja possuía seu código doutrinário (At 2.42-47) e disciplinar (1 Pe
3.5,6; 2 Ts 3.6) . Ninguém vivia isoladamente e da maneira que queria (Hb
10.25). Isso pode ser visto no primeiro concílio ou convenção feita pela Igreja
Primitiva (At 15) em que o colegiado apostólico, juntamente com o presbitério,
tomou medidas para regular e disciplinar a igreja que enfrentava problemas de
natureza doutrinária. Portanto, querer uma igreja sem liderança, sem regras e
disciplina, além de ser um mito, é também uma heresia.
SINOPSE II
A igreja do Novo Testamento é um
organismo vivo, bem como uma organização.
III – A
IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DA IGREJA
1. A Igreja como família de Deus.
A Igreja é a família de Deus (Ef 2.19).
Como família de Deus, a Igreja tem Cristo como o seu cabeça. Contudo, como
acontece com toda família, a Igreja também possui comando, direção e regras as
quais deve se submeter.
Os cristãos verdadeiros, portanto, como
acontecia na igreja do primeiro século, devem se reunir para adorar Jesus
Cristo como o Senhor da Igreja. É nesse contexto que acontece a integração do
crente na igreja local. O importante nisso tudo é o sentimento de pertencimento
ao Corpo de Cristo que o grupo proporciona.
Não podemos ser Igreja sem sermos antes
uma família. Nesse aspecto, a igreja deve discipular seus membros e fomentar a
comunhão uns com os outros. O sentimento de irmandade, respeito e
reconhecimento mútuo deve dominar o ambiente da igreja local (Ef 2.15,16).
2. A Igreja como testemunha da
salvação.
Se por um lado o apóstolo Paulo chamou
a Igreja de “família de Deus” (Ef 2.19), por outro, esse mesmo apóstolo
apresentou com que fim essa família foi criada: “para que, agora, pela igreja,
a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos
céus” (Ef 3.10).
Deus criou a Igreja com o propósito de
ser uma família, cuja missão é proclamar a sua abundante graça. De fato, o
apóstolo Pedro disse que a missão da Igreja é proclamar as virtudes daquEle que
nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).
A razão de a Igreja existir, além do
fato de promover adoração, companheirismo e integração, está na sua missão de
pregar a salvação. A igreja pode existir em um templo, mas a sua missão só se
completa fora dele. Não há igreja que seja bíblica e exista somente dentro de
quatro paredes.
SINOPSE III
A Igreja é a família de Deus; testemunha
da salvação em Cristo.
AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO
CRISTÃ
A IGREJA É UMA
COMUNIDADE EDIFICANTE
“[...] Na evangelização,
a Igreja focaliza o mundo; na adoração, volta-se para Deus; e, na edificação,
atenta (corretamente) para si mesma. Repetidas vezes, nas Escrituras, os
crentes são admoestados a edificar uns aos outros para assim formarem uma
comunidade idônea (cf. Ef 4.12-16).
A edificação pode ser
levada a efeito por muitos meios práticos. Por exemplo: ensinar e instruir os
outros nos caminhos de Deus certamente enriquece a família da fé (Mt 28.20; Ef
4.11,12). Administrar a correção espiritual numa atitude de amor é essencial na
ajuda ao irmão desviado, a fim de que permaneça no caminho da fé (Ef 4.5; Gl
6.1).
Compartilhar com os
necessitados (2 Co 9), levar os fardos uns dos outros (Gl 6.2) e fornecer
oportunidades para convívio e interação social entre cristãos sadios são meios
relevantes de edificar o corpo de Cristo” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.d. Rio de Janeiro: CPAD, 2006,
p.554).
CONCLUSÃO
Nesta lição vimos como os desigrejados
pensam e agem com relação à Igreja. Acreditam ser possível ser igreja fora da
Igreja. Vimos que alguns equívocos contribuem para isso. Há o mito de que uma
verdadeira Igreja não possui organização alguma e, consequentemente, não há
liderança estabelecida.
De acordo com o Novo Testamento, sim, a
igreja possui liderança estabelecida e conta com estrutura organizacional
estabelecida. O objetivo não é honrar e glorificar o homem, mas exaltar o
Senhor Jesus Cristo e cumprir a missão para a qual Ele nos chamou.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Os desigrejados são contra o quê?
Os desigrejados são contra toda forma
de organização e institucionalização da Igreja.
2. Em que os desigrejados acreditam?
Acreditam que agindo contra o institucionalismo
estão vivendo de acordo com o modelo da Igreja Primitiva.
3. O que devemos observar a respeito da
natureza da Igreja?
Sobre a natureza da igreja
neotestamentária, devemos observar primeiramente que ela é um organismo vivo
(Ef 1.22,23).
4. Segundo a lição, como era o sistema
de governo da Igreja Primitiva?
A Igreja Primitiva tinha um sistema de
governo formado por apóstolos, profetas, evangelistas, presbíteros, diáconos,
pastores e mestres (Ef 4.11; At 6.1-
6; At 14.23).
5. Qual é a razão de a Igreja existir?
Deus criou a Igreja com o propósito de ser uma
família, cuja missão é proclamar a sua abundante graça.
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