Subsídios Bíblicos para
a Lição dos Adultos (CPAD). 2° Trimestre de 2022
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O casamento é a união legítima entre um homem e uma mulher. No sentido
bíblico, o casamento ideal faz parte do plano de Deus para a vida dos cônjuges,
indo além da procriação e dos costumes sociais.
Deus estabeleceu o casamento na primeira família da terra. Ele o
instituiu logo no início, no Jardim do Éden, antes da queda do homem (Gn
1.27,28; Mt 19.4,5). Portanto, o casamento é uma instituição divinamente
ordenada; é uma união que somente pode ser dissolvida pela morte de um dos
cônjuges.
1. A CONDENAÇÃO DO
ADULTÉRIO NA BÍBLIA SAGRADA (Lv 18.20; Mt 5.28)
1.1. O conceito de adultério.
A palavra adultério vem do latim adulterium, que significa
“dormir em cama alheia”. Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD), é a
relação sexual entre uma pessoa casada com outra que não é o seu cônjuge. Tal
ato é um pecado gravíssimo perante Deus, sendo condenado tanto no Antigo quanto
em o Novo testamento (Êx 20.14; Dt 5.18; Rm 13.9; Gl 5.19).
É um ato tão grave que no tempo da lei Mosaica, a pena para o adultério
era o apedrejamento (Lv 20.10; Dt 22.22). Na atualidade, alguns podem até achar
tal prática “normal”, mas a Palavra de Deus nos diz: “Não adulterarás” (Êx
20.14; Dt 5.18).
1.2. “Todo o que olhar para uma mulher com intenção impura” (Mt 5.28
-NAA).
O "olhar" que Jesus menciona não é apenas casual e de relance;
antes, é um olhar fixo e demorado com propósitos lascivos. É possível um homem
olhar de relance para uma mulher, constatar que ela é linda, mas não ter
pensamentos lascivos depois disso.
O homem que Jesus descreve olha para a mulher com o propósito de
alimentar seus apetites sexuais interiores, como um substituto para o ato
sexual em si. Não é uma situação acidentai, mas um ato planejado.
1.3. O adultério no coração.
“Eu, porém, lhes digo: todo o que olhar para uma mulher com intenção
impura, já cometeu adultério com ela no seu coração. (Mt 5.28 -NAA).
O termo coração, na Bíblia, simboliza o centro da personalidade, ou
seja, a área onde se desenvolvem a razão, as emoções e os sentimentos (Êx 4.14;
Dt 6.5; Sl 119.11; 140.2; Mc 2.8; Jo 14.1).
“O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana. A Bíblia,
no entanto, refere-se ao coração como
esse centro; “dele procedem as saídas da vida” (Mt 4.23; Lc 6.45).
Biblicamente, o coração pode ser
considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e
Volição” (Mc 7.20-23). [Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD]
1.4. “Se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para
longe de ti... se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para
longe de ti...” (Mt 5.29,30).
Jesus não está falando literalmente de realizar uma cirurgia, pois isso
não resolveria o problema do coração.
Significa que devemos, a todo custo, nos manter afastados da cobiça e,
consequentemente, das mazelas do pecado sexual.
2. A INDISSOLUBILIDADE DO
CASAMENTO
O propósito de Deus para a vida conjugal sempre foi a indissolubilidade
do matrimônio (Mc 10.7-9). A própria exceção expressada por Jesus no texto (Mt
5.32) e em Mateus 19.1-8 confirma a regra. Ou seja, o casamento é,
biblicamente, para toda a vida.
O divórcio é a dissolução do casamento. No direito brasileiro, é a
oficialização do término de um compromisso conjugal e a oportunidade de se
contrair novas núpcias.
Para Deus, o divórcio é um ato nocivo, condenado na Bíblia devido ao seu
grande prejuízo para a instituição familiar.
2.1. Quando as escrituras não condenam o divórcio?
A) Infidelidade conjugal
Por causa da dureza dos corações humanos, Jesus previu a exceção do
divórcio em casos de infidelidade conjugal (Mt 5.32; Mt 19.3-9).
B) Abandono do cônjuge
“A iniciativa de romper os laços do casamento deve partir do descrente,
por não estar disposto a viver tal situação (1 Coríntios 7.10,15). O texto
grego é expressivo: ‘se o descrente se apartar, [chorizo, como no verso
10], aparte-se’.
O gênero masculino de ‘descrente’ é usado de modo inclusivo, assim como
o restante do verso indica. ‘Neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à
servidão’.
Não está sujeito à servidão em que sentido? [...] Não está sujeito a
permanecer solteiro, mas casar-se novamente (Hering, 53; Bruce, 70)”
[ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo
Testamento. 2 ed., RJ: CPAD, 2004].
O cristão fiel, esposo ou esposa, não é obrigado a viver até a morte sob
a servidão de um ímpio. Nesse caso, ele ou ela, pode reconstruir a sua vida de
acordo com a vontade de Deus (1Co 7.27,28,39). Entretanto, aguarde o tempo de
Deus na sua vida.
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