Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 3 Jesus, o discípulo e a Lei
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✍Lições
Bíblicas Dominical Adultos – 2°
Trimestre de 2022 CPAD
✍Título:OS VALORES DO REINO DE
DEUS.
A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo
✍Comentarista: Pr. Osiel Gomes
✍Editora: Casa Publicadora das Assembleias de Deus
“Porque vos digo
que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum
entrareis no Reino dos céus.” (Mt 5.20)
VEJA 👇O
VÍDEO
💡VERDADE PRÁTICA
Os seguidores de Jesus são chamados a viver a justiça
do Reino de Deus. Essa justiça, baseada na Nova Aliança em Cristo, nasce no
interior do crente e reflete no exterior da vida.
⏰LEITURA
DIÁRIA
Segunda
- Mt 5.17; Rm 3.31
Jesus
não veio revogar a Lei nem contradizer os profetas
Terça
- Hb 1.1-3
O
Senhor Jesus Cristo cumpriu fielmente a Lei
Quarta
- Gl 3.24
A
função da Lei é levar o homem a Cristo
Quinta
- 1 Tm 1.5
O
fim do mandamento: coração puro, boa consciência e fé sincera
Sexta
- Rm 7.12; Rm 3.31;
A
Lei é santa e está estabelecida em Cristo Jesus, o nosso Senhor
Sábado
- Rm 13.8-10; Gl 5.6,25
A
Lei está cumprida no amor e dinamizada em nós pelo Espírito Santo
📖LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 5.17-20
17
- Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas
cumprir.
18
- Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota
ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.
19
- Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos
homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e
ensinar será chamado grande no Reino dos céus.
20
- Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e
fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
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PLANO DE AULA
1.
INTRODUÇÃO
Qual é a relação entre Jesus e a Lei? E o que Ele deseja que seus
discípulos aprendam acerca dessa relação. Basicamente, esta lição tem como
propósito mostrar que a relação de Jesus com a Lei apenas nos mostra que a
nossa justiça é elevada. Logo, o objetivo de estudar essa relação de Jesus com
Lei é o de trazer aos cristãos um compromisso profundo com a justiça de Deus.
2.
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Mostrar que Jesus cumpriu toda a Lei;
II) Comparar a Letra da Lei com a Verdade do Espírito;
III) Conceituar a Justiça do Reino de Deus.
B) Motivação: O que é justiça? Na perspectiva bíblica, a
palavra justiça tem a ver com retidão, integridade, honestidade. O Sermão do
Monte nos convida a cultivar a retidão, a integridade e a honestidade para
viver a justiça do reino divino.
C) Sugestão de Método: Ao iniciar o terceiro tópico,
pergunte aos alunos o que eles entendem por justiça. Dê um tempo para que eles
exponham o que pensam. Ouça-os com atenção. Em seguida, exponha o tópico
conceituando a palavra justiça, destacando seu aspecto reto, íntegro e honesto.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Viver a retidão, a integridade e honestidade são
desafios diante de um mundo relativista. Por isso, mostre aos alunos as esferas
concretas em que seremos provados em nossa justiça: família, escola e
universidade, trabalho, amizades etc.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer
essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à
Lições Bíblicas. Na edição 89, p.37, você encontrará um subsídio especial para
esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final dos tópicos, você
encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto
"O Princípio Básico", localizado ao final do segundo tópico, é uma
reflexão a respeito de como nosso Senhor compreendia a Lei; 2) O texto
"Sobre a Justiça", localizado ao final do terceiro tópico, é uma
reflexão a respeito da comparação da "justiça" de Jesus com a dos
fariseus, bem como o padrão elevado exigido de nós pelo nosso Senhor.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição estudaremos a respeito da relação de Jesus com a Lei e o que Ele deseja
de seus discípulos. Veremos que o Senhor Jesus cumpriu toda a Lei, destacaremos
a diferença entre a Letra da Lei e o Espírito e, finalmente, analisaremos a
justiça do Reino de Deus. No Sermão do Monte, podemos perceber, com clareza,
que o nosso Senhor não destruiu a Lei nem o ensino dos profetas, mas os cumpriu
e os aperfeiçoou. Assim, como seus seguidores, a nossa justiça deve transcender
a dos escribas e fariseus (Mt 5.20).
PALAVRA-CHAVE
Justiça
I –
JESUS CUMPRIU TODA A LEI
1.
Um compromisso com o passado.
Quando
nosso Senhor começou a ensinar, seu propósito nunca foi o de desconstruir tudo
ou não valorizar o passado relativo aos ensinos da Lei e dos Profetas. A
expressão “não pensem” revela exatamente isso (Mt 5.17 – NAA). Ora, Jesus sabia
que o ensino da antiga dispensação era valioso, verdadeiro, bom e belo. Ele
jamais ousara ser um revolucionário, portador de um espírito destrutivo, como o
apóstolo Paulo também não (cf. Rm 3.31). Assim, aprendemos, com Jesus, que não
é possível construir um futuro bom se não preservarmos as coisas boas que os
antigos nos legaram.
2.
Jesus não veio destruir a Lei.
Para
muitos opositores, Jesus era um agitador, revolucionário, destruidor da
tradição recebida (Jo 5.18). Por isso, nosso Senhor foi alvo de falsas
acusações pelos seus críticos (Mt 26.59-61). Entretanto, os Evangelhos deixam
claro que Jesus ensinou sobre a justiça conforme o que Moisés, a Lei e os
profetas ensinaram. No lugar de enfraquecer a Lei, Ele devolvia o verdadeiro
sentido dela, já abandonado pelos mestres judeus (Mt 8.4; Mc 7.10; Lc 16.31; Jo
5.46). Jesus enfatizou o sentido perfeito da Lei (Mc 7.5-13). Ele mesmo, a
continuação da revelação divina, mostrava que essa revelação é progressiva para
a perfeição, não retrógada nem estática. Nesse sentido, a fé e o ensino da
Palavra de Deus devem nos levar ao verdadeiro crescimento espiritual, como bem
ensinou o salmista (Sl 1.2,3; 119.1,97).
3.
Jesus cumpriu e aperfeiçoou a Lei.
O
verbo “cumprir” (Mt 5.17), do grego plêroô, traz a ideia de tornar
cheio, completar, encher até o máximo, fazer abundar, fornecer ou suprir
liberalmente. Assim, a perspectiva pela qual Jesus cumpriu a Lei é que Ele lhe
deu perfeição, conforme nos revela essa expressão: “[...] foi dito aos antigos:
[...] Eu, porém, vos digo” (Mt 5.21,22). Ora, em momento algum Jesus conflitou
com as Escrituras do Antigo Testamento, mas as harmonizou plenamente. Por isso,
diferentemente dos escribas e fariseus, que usavam da Lei para abusar do povo
(Mt 23.4; Lc 11.46), o Senhor Jesus a aperfeiçoou (Mt 5.19). O que era visto
como sombra cedeu espaço para a realidade do pleno cumprimento profético (Lc
4.16-21). Em Jesus, o que era visto por meio do Decálogo e dos profetas,
concretizou-se fielmente em nosso Senhor, conforme nos revela o escritor aos
Hebreus (Hb 1.1-3).
SINOPSE
I
Jesus
apresentou um compromisso com o passado, pois Ele não veio destruir a Lei, mas
aperfeiçoá-la.
AMPLIANDO
O CONHECIMENTO
A Lei
“A lei revelava a vontade de Deus quanto à conduta do seu povo
(19.4-6; 20.1-17; 21.1–24.8) e prescrevia os sacrifícios de sangue para a
expiação pelos seus pecados (Lv 1.5; 16.33). A lei não foi dada como um meio de
salvação com Deus (20.2). Antes, pela lei Deus ensinou ao seu povo como andar
em retidão diante dEle como seu Redentor, e igualmente diante do seu próximo.”
Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal, publicada
pela CPAD,
"Em Cristo, o que era visto por meio do Decálogo e dos
profetas, concretizou-se fielmente em Jesus, conforme nos revela o escritor aos
Hebreus (Hb 1.1-3)."
II –
A LETRA DA LEI, A VERDADE DO ESPÍRITO
1.
O que a expressão “letra da Lei” significa?
De
acordo com as cartas de Paulo, a expressão “letra da Lei” diz respeito ao
Antigo Concerto. Essa letra expressa os desígnios de Deus em forma de
proibições escritas que revelam o pecado e levam à condenação, como nos mostra
Romanos 7.7-25. Em suma, dominado pela fraqueza da carne e sem força, o homem
seria levado à morte diante da letra da Lei.
A
função da Lei é mostrar a malignidade do pecado e a impossibilidade do homem em
salvar-se. Nesse sentido, ela serviu como paidagôgos (do grego), isto é,
um pedagogo, um guia, que nos levou a Cristo (Gl 3.24). Um exemplo que revela
essa função é a relevância dos profetas do Antigo Testamento para despertar o
povo ao verdadeiro arrependimento diante de Deus. Entretanto, o judaísmo
transformou a “letra da Lei” em um sistema de normas frias e sem vida.
2.
A perspectiva teológica da Lei.
Para
os judeus, a Lei apresentava sua completude por meio de uma tríplice divisão:
moral, cerimonial e judicial. A Lei Moral envolve os Dez Mandamentos (Êx
20.1-17); a cerimonial refere-se à adoração do povo de Deus no Tabernáculo e,
posteriormente, no Templo (Êx 25.1–31.17); a judicial tem a ver com diversas
responsabilidades civis (individuais e sociais) (Êx 21.1–23.19). Pelo sistema
da antiga Lei, havia um falso entendimento de que o homem poderia viver de
maneira justa segundo o seu próprio mérito e que, por isso, seria possível
salvar-se. Ora, o apóstolo Paulo refutou sabiamente esse falso entendimento (Gl
2.16; Tt 3.5). Em suas cartas, o apóstolo deixou bem claro que o Senhor Jesus
cumpriu toda a Lei e que, por isso, pôs fim ao Sistema de Lei Mosaico, de modo
que Ele oferece um novo e vivo caminho para se chegar a Deus (Jo 14.6; Hb
10.19,20), uma nova aliança que concede justificação e paz ao salvo (Rm 5.1).
3.
A Lei e a verdade do Espírito.
Nosso
Senhor cumpriu todo o Antigo Testamento, obedecendo perfeitamente à Lei,
cumprindo os tipos, sombras, símbolos e profecias. A causa dessa realidade
perfeita é a morte substitutiva de Jesus e, por isso, hoje, os cristãos são
declarados justos pelo mérito da obra de Cristo (Rm 3.21-26; 10.4). Em
conformidade com esse evento salvífico, o apóstolo Paulo diz que a letra mata,
mas o Espírito vivifica (2 Co 3.6). Isso mostra que o Novo Concerto revelou-se
na pessoa de Jesus, que gera vida, e não mais na letra pesada da Lei, que gera
morte (Rm 6.23). Ou seja, de um código exterior de normas para um código
interior e dinamizado na vida pelo Espírito; de palavras registradas em tábuas
de pedra para palavras cravadas no coração. O Espírito Santo traz vida em
Cristo e grava a vontade de Deus em nossa consciência e coração (Rm 8.2; 1 Co
15.45; 1 Tm 1.5).
4.
Qual é o propósito da Lei para os discípulos de Cristo?
Vimos
que Jesus cumpriu toda a Lei. Nesse sentido, cabe perguntar: há propósito da
Lei para os cristãos? O apóstolo Paulo responde a essa questão mostrando que a
Lei é santa (Rm 7.12), está estabelecida (Rm 3.31), se cumpre no amor (Rm
13.8-10; Gl 5.14) e opera atualmente por meio do Espírito Santo, que dinamiza a
vida interior do cristão (Rm 8.2,9; Gl 5.6,25). Portanto, é Jesus Cristo quem
impacta, aperfeiçoa e, por meio do Santo Espírito, implanta no interior do
crente o verdadeiro sentido da Lei (Gl 4.3-7).
SINOPSE II
Letra
da Lei diz respeito ao Antigo Concerto; a verdade do Espírito diz respeito a
vida em Cristo que grava a vontade de Deus no coração.
AUXÍLIO
BIBLIOLÓGICO
“O
Princípio Básico
Os oponentes de Jesus o criticavam por não guardar as minúcias das
observâncias tradicionais da lei judaica. Aqui Jesus deixa claro que Ele não
está ausente para destruir a lei, mas para cumpri-la e até intensificá-la.
Ele fixa padrões mais altos. Seu principal interesse é a razão de a
lei existir; Ele insiste que guardar a lei começa com a atitude do coração. Por
este princípio Jesus afirma simultaneamente o valor das pessoas e da lei. Neste
aspecto Ele cumpre a lei antecipada por Jeremias: ‘Porei a minha lei no seu
interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o
meu povo’ (Jr 31.33b). Como sucessor de Moisés, Jesus dá a palavra final na
lei. Mas o que Ele quer dizer quando fala que cumpre a lei? Não significa que
Ele simplesmente a observa. Nem quer dizer que Ele anulou o Antigo Testamento e
as leis (como sugerido por Márcion e os hereges gnósticos). A obra de Jesus e
sua Igreja está firmemente arraigada na história de salvação. Em certo sentido,
Jesus deu à lei uma expressão mais plena, e em outro, transcendeu a lei, visto
que Ele se tornou a corporificação do seu cumprimento. Mateus vê o cumprimento
da lei em Jesus semelhantemente ao cumprimento da profecia do Antigo
Testamento:
O novo é como o velho, mas o novo é maior que o velho. Não só o novo
cumpre o velho, mas o transcende. Jesus e a lei do novo Reino são o intento,
destino e meta final da lei” (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds.)
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,
p.44).
III –
A JUSTIÇA DO REINO DE DEUS
1.
Quem é grande no Reino de Deus?
Mateus
5.18,19 mostra que são considerados “grande no Reino de Deus” os que se acham
fiéis e cumpridores de toda a lei de Cristo.
Consequentemente, são rebaixados à
condição de menores os que negligenciam, removem, separam, violam o menor dos
mandamentos de Deus e não atentam para a sua instrução, quer por omissão, quer
por transgressão. Assim, como discípulos de Cristo e cidadãos do Reino de Deus,
devemos cumprir e ensinar a lei divina a partir do poder do Espírito Santo que
transforma, aperfeiçoa e concede-nos graça e verdade (Jo 1.16,17).
"Jesus
Cristo impacta, aperfeiçoa e, por meio do Santo Espírito, implanta
no interior do crente o verdadeiro sentido da Lei."
2.
A justiça do Reino de Deus.
A
compreensão da justiça do Antigo Testamento, baseada no binômio lei-obra, gerou
orgulho pessoal e confiança nas próprias ações dos judeus para justificarem a
si mesmos. No Novo Testamento, há exemplos a esse respeito: o jovem rico que
agiu assim para atingir o supremo bem (Mt 19.16-26); o fariseu que, por meio de
sua justiça própria, achava-se melhor que o publicano (Lc 18.9-17); o sacerdote
e o levita que, firmados numa justiça própria, não atentaram para a aflição do
próximo (Lc 10.25-37). Mas Jesus ensina aos seus discípulos que a nova justiça
no Reino de Deus é interior, moral e espiritual e não se trata mais daquela
velha justiça exterior, cerimonial e legalista. Por isso, a justiça exigida
pelo Senhor Jesus aos seus discípulos é superior à dos escribas e fariseus. É
uma justiça mais sublime, elevada e interior. Essa justiça só pode ser obtida
mediante a fé, nos permitindo viver de maneira justa e piedosa (Rm 3.21,22; Rm
8.2-5) e, assim, entrar no Reino de Deus.
SINOPSE III
O
Sermão do Monte esclarece que as bem-aventuranças são a verdadeira felicidade
para quem nasceu de novo.
AUXÍLIO
DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Sobre
a Justiça
“[...] Os fariseus eram zelosos em guardar tanto a lei escrita
quanto a oral. Ao explicar o verdadeiro significado da Palavra de Deus, Cristo
estava prestes a revelar uma justiça que ‘ultrapassava’ qualquer justiça que os
fariseus imaginassem possuir, guardando os mandamentos. Como cidadãos do Reino
de Jesus, você e eu somos chamados para viver uma vida justa. Mas devemos
evitar o engano dos fariseus. Não devemos confundir a verdadeira justiça, ou
supor que, por fazermos determinadas coisas e evitarmos outras, alcançamos
elevada espiritualidade. O que fazemos é importante, é verdade. Mas Deus está
mais interessado no que somos” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da
Bíblia. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p.557).
CONCLUSÃO
Jesus
não veio para desfazer a Lei, nem viveu como um legalista. Porém, soube
conservar o que havia de bom na antiga Lei, dando-lhe uma nova dinâmica de
vida. Nosso Senhor deseja que nossas vidas sejam elevadas espiritualmente,
semelhantes ao caráter e conduta dEle, deixando de lado toda frieza espiritual
e, aquecidos pelo Espírito Santo, abraçando o verdadeiro Evangelho do Senhor
Jesus Cristo.
VOCABULÁRIO
Binômio: que tem dois
nomes ou dois termos.
Estático: sem movimento;
parado, imóvel.
Retrógada: que anda para
trás, não avança.
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
Segundo a lição, Jesus tinha o propósito de destruir a Lei?
Quando
nosso Senhor começou a ensinar, seu propósito nunca foi o de desconstruir tudo
ou não valorizar o passado relativo aos ensinos da Lei e dos Profetas.
2.
Qual é a tríplice divisão da Lei?
Para
os judeus, a Lei apresentava sua completude por meio de uma tríplice divisão:
moral, cerimonial, judicial.
3.
De acordo com a lição, o que a letra da Lei expressa?
Essa
letra expressa os desígnios de Deus em forma de proibições escritas que revela
o pecado e leva à condenação, como nos mostra Romanos 7.7-25.
4.
Como o Senhor Jesus cumpriu todo o Antigo Testamento?
Nosso
Senhor cumpriu todo o Antigo Testamento, obedecendo perfeitamente a Lei,
cumprindo os tipos, sombras, símbolos e profecias.
5.
O que é a justiça no Reino de Deus?
Jesus
ensina aos seus discípulos que a nova justiça no Reino de Deus é interior,
moral e espiritual e não se trata mais daquela velha justiça exterior,
cerimonial e legalista.