Classe: Jovens | 1° Trimestre de 2022 | Escola Dominical CPAD
TEXTO PRINCIPAL
“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade
te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no
Reino de Deus.” (Jo 3.5)
RESUMO DA LIÇÃO
A mensagem de Jesus é bem clara: não
basta ser religioso.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA
– Tt 3.5 Novo Nascimento, uma renovação espiritual
TERÇA
– Ez 11.19 Novo Nascimento, um novo coração
QUARTA
– Jr 31.33 Novo Nascimento, a Lei de Deus no nosso interior
QUINTA
– 2 Co 5.17 Criado novamente em Cristo
SEXTA
– Jo 3.3 Condição para entrar no Reino
SÁBADO
– l Pe 1.3 Cristo nos gerou novamente
OBJETIVOS
I. APRESENTAR a
clareza da mensagem de Jesus na pregação a Nicodemos;
II. SABER
que Nicodemos foi de fariseu a discípulo;
III. EXPLICAR
a respeito do milagre do Novo Nascimento.
INTERAÇÃO
Na
lição deste domingo estudaremos a respeito do encontro entre Nicodemos, um
fariseu e membro do conselho supremo ou Sinédrio, e o Senhor Jesus Cristo. Ao
narrar acerca deste encontro, o discípulo amado nos deu um ensino específico e
profundo acerca da regeneração, do Novo Nascimento. No decorrer da aula,
explique aos alunos o fato de que Jesus deixou claro em sua mensagem que
religiosidade não basta, é preciso nascer de novo. É importante também
ressaltar que o Novo Nascimento é o mesmo que conversão e regeneração. Este é
um milagre realizado somente por Jesus mediante a nossa fé nEle. Somente o
Senhor pode recriar o ser humano caído tornando-o filho(a) de Deus (Jo 1.12).
TEXTO BÍBLICO
João 3.1-7
1 E havia entre os fariseus um homem
chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus e
disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre
vindo de Deus, porque ninguém pode fazer
estes sinais que tu fazes, se Deus não for com este.
3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na
verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o
Reino de Deus
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem
nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e
nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade
te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no
Reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o
que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a respeito do
encontro entre Jesus e Nicodemos. No diálogo estabelecido por eles temos uma
contundente mensagem Cristológica. Trata-se de uma exposição clara e direta
sobre a regeneração, o Novo Nascimento. Pode parecer que Jesus tinha feito uma
abordagem muito abrupta a Nicodemos, a aquele diálogo, franco e direto, era
necessário. A exposição das verdades espirituais não pode ceder a qualquer tipo
de sofisma e não tem compromisso algum com as ideologias deste mundo. Apesar da
maneira cortês com que Nicodemos se apresenta, sua compreensão espiritual
estava equivocada. Ele precisava ouvir de Jesus que “aquele que não nascer de
novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3).
I – UMA MENSAGEM CLARA
1. Religiosidade não basta.
Em seu contato com Nicodemos, Jesus
transmitiu uma mensagem clara: não lhe bastava ser religioso. Nicodemos é
identificado como um fariseu, representante da ala religiosa altamente rigorosa
no cumprimento da Lei e das tradições judaicas. Mestre de Israel, era versado
na teologia do judaísmo, mas Isso não impressionaria ao Filho de Deus, que
sabia de sua real condição espiritual, e da necessidade de um Novo Nascimento,
Jesus vê o nosso interior.
Conhecer perfeitamente nosso estado
espiritual; sabe de todas as nossas necessidades e só Ele pode supri-las (Jo
8.37-39). Neste tempo de tantas religiões, precisamos estar convictos de nossa
fé e esperança (1 Pe 3.15), tanto para nossa salvação (Hb 10.38,39), quanto
para não hesitarmos a respeito da necessidade de todos os homens, que é
conhecer Jesus pela fé no Evangelho e ser gerado de novo. Não nos
impressionamos com qualquer aparência religiosa (Jo 3.5).
2. “Mestre vindo de Deus”.
Nicodemos demonstra que, naqueles dias,
Jesus já era bem conhecido em Jerusalém, inclusive por membros do alto clero
judaico, que já tinham conhecimento dos sinais que Ele fazia (Jo 3.2).
Reconheciam que se tratava de um “mestre vindo de Deus”. Um reconhecimento,
contudo, que não correspondia à verdadeira identidade de Jesus. Nicodemos não
poderia sair daquele encontro como se tivesse falado com mais um dos muitos
mestres de Israel. Era imprescindível que a superioridade de Cristo e sua
missão ficassem absolutamente claras. Por isso, Jesus transmite a Nicodemos
todo o plano salvífico em um sermão que contém o texto áureo da Bíblia: João
3.16.
3. O perigo da relativização.
A atualidade é marcada pela ausência de
limites e a negação da existência de verdades absolutas. No campo das
religiões, o ‘espírito” desta era tem levado bilhões de pessoas a experimentar
todo o tipo de sensação, produzindo uma mistura espiritual cheia de
relativismos. A verdadeira fé cristã jamais cedeu a apelos culturais,
filosóficos, políticos ou religiosos. Muito pelo contrário! Manteve-se firme
mesmo durante as maiores perseguições, e foi justamente nesses períodos que o
cristianismo mais se fortaleceu. Hoje, o desafio é nosso, precisamos nos
fortalecer na fé e não ceder à relativização ou sincretismos, mas defender a
pureza do Evangelho (2 Tm 3.14-17).
SUBSÍDIO 1
Professor (a), diga aos alunos
que Nicodemos era um fariseu. Explique que “os fariseus eram um grupo de
líderes religiosos ao qual Jesus e João Batista criticavam frequentemente, por
serem um grupo de pessoas hipócritas. Muitos fariseus sentiam uma intensa
inveja de Jesus, porque Ele minava sua autoridade e desafiava seus pontos de
vista. Mas Nicodemos era investigador, e acreditava que Jesus tinha algumas
respostas. Sendo um professor instruído, Nicodemos foi ver a Jesus para ser
ensinado. Comente que não importa quão inteligente e bem educado sejamos,
devemos ir a Jesus com a nossa mente e o nosso coração aberto para que Ele
possa nos ensinar a verdade a respeito de Deus. (Adaptado da Bíblia de Estudo
Cronológico Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p.1302.)
II – DE FARISEU A DISCÍPULO
1. Príncipe dos judeus.
Nicodemos tinha uma posição destacada
entre os fariseus. Era considerado “príncipe dos judeus”. Os fariseus eram um
grupo religioso surgido com intenções nobres, como revelam muitos estudiosos.
Do grego pharisaios, o termo “fariseu” significa “separar”.
O Dicionário Vine registra que o
surgimento do grupo foi resultado da busca por uma “completa separação dos
elementos não judaicos” e justifica porque o termo passou a ser sinônimo de
hipocrisia: “Em seu zelo pela lei, eles quase a divinizaram e a atitude deles
tornou-se meramente externa, formal e mecânica. Eles punham ênfase, não na
retidão da ação, mas em sua justeza formal”. Os fariseus são um exemplo claro
de como toda religiosidade, sem a vida do Espírito, pode conduzir a tragédias
espirituais.
2. Um fariseu evangelizado.
“Filho do Homem”, “Filho unigênito” e
“unigênito Filho de Deus” (Jo 3.13,14.16,18). Jesus vale-se desses títulos e
expõe a Nicodemos a imprescindível necessidade de crer nEle para ter a vida
eterna (Jo 3.16). Esta mensagem produziu algum efeito no coração de Nicodemos.
Isso é demonstrado em João 7.50,51 quando, junto aos fariseus, repreende a
conduta deles, que condenavam Jesus sem ouvi-lo. Essa atitude de Nicodemos
precisa ser considerada, pois mostra que já havia nele certo grau de fé em
Jesus, ao ponto de defendê-lo diante dos furiosos fariseus e sujeitar-se a ser
censurado por eles.
3. No grupo dos discípulos.
No segundo momento em que aparece,
Nicodemos está ainda entre os fariseus (Jo 7.47-52). Mas quando Jesus foi
crucificado, ele aparece junto a José de Arimateia, identificado como
discípulo de Jesus (Jo 19.38,39). Naquela ocasião, Nicodemos leva especiarias
para a preparação do corpo de Jesus (Jo 19.39) e já não estava mais na
companhia dos fariseus. A mensagem do Filho De Deus havia realmente tocado seu
coração. Embora o tamanho ou a profundidade da fé não possa ser aferida, é
possível inferir um nítido crescimento em Nicodemos nos três episódios em que
ele aparece. Quanto a esse último, Myer Pearlman chega a dizer que “Nicodemos
estava ficando mais firme na fé, chegando a demonstrar mais devoção do que os
próprios discípulos que fugiram, quando veio ajudar a sepultar o corpo de
Cristo”.
SUBSÍDIO 2
Professor (a), pergunte aos
alunos: “O que Nicodemos sabia, a respeito do reino incentive a participação de
todos e em seguida, explique que com base na Bíblia, “ele sabia que ele seria
governado por Deus, que seria restaurado sobre a terra e incorporaria o povo de
Deus. Jesus revelou a este devoto fariseu que o reino viria para o mundo
inteiro (Jo 3.16). não apenas para os judeus, e que Nicodemos não faria parte
desse reino, a menos que nascesse de novo (Jo 3.5). Este era um conceito
revolucionário. O reino é pessoal, não é nacional nem étnico, e as exigências para
a entrada no reino são o arrependimento e o novo nascimento
espiritual.”(Adaptado de Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal. Rio de
Janeiro: CPAD. p.1302.)
Escola Dominical
Adolescentes - CPAD | 1° Trimestre de 2022 | Título: JESUS O FILHO
DE DEUS – os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 4: Você
precisa nascer de novo| Subsídios
Dominical
III – O MILAGRE DO NOVO NASCIMENTO
1. A regeneração.
O encontro entre Jesus e Nicodemos legou-nos
um dos sermões mais específicos das Escrituras acerca da regeneração. Trata-se
do milagre do Novo Nascimento, através da água e do Espírito (Jo 3.5), pelo
qual somos gerados de novo (Tt 3.4,5; 1 Pe 1.23) e passamos a ter vida eterna
(Jo 3.14-17). Esse Novo Nascimento é operado em todo aquele que reconhece sua
condição de pecador e crê em Cristo como seu Salvador. É essencial para o Novo
Nascimento que o pecador reconheça o seu estado de morte em delitos e pecados
(Ef 2.1; Cl 2.13).
A respeito da expressão “nascer da água e
do Espírito” ao mesmo tempo em que o elemento água, no texto, pode estar
servindo de contraste e substituição do entendimento judaico sobre contínuas
purificações, significando “água espiritual”, como sugere o teólogo pentecostal
Roger Stronstad, ela revela-nos a imprescindível ação da Palavra em plena
consonância com o Espírito em uma só operação. Conforme o Dicionário Vine, são
“dois poderes operacionais para produzir- o novo nascimento, que são ‘a palavra
da verdade’ (Tg 1.18; 1 Pe 1.23), e o Espírito Santo (Jo 3.5,6)”.
2. Regeneração no método da salvação.
A regeneração é uma das obras que Deus
realiza em nós no processo de salvação, Outras são: a justificação, a adoção e
a santificação, Como já vimos, a regeneração é um renascimento espiritual, “a
ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo
a natureza interior” (Stanley Horton). Na regeneração, o espírito humano é
vivificado, ou seja, a vida de Deus torna-se operante em nós, libertando-nos
dos desejos da carne e nos habilitando a andar no Espírito (Ef 2.1-10; Gl
5.1-25; Ez 36.26,27). Há uma mudança em nossas inclinações, desejos e
motivações íntimas. O Espírito opera em nós uma obra sobrenatural de
transformação que atinge os três aspectos da natureza humana; pensamento, sentimento
e vontade.
É por isso que todos os regenerados
precisam viver diariamente dependentes do Espírito Santo, a fim de continuarem
frutificando nEle. Quanto à justificação, é Deus, em Cristo, nos declarando
justos (Rm 5.1). Pela adoção, somos considerados filhos (Jo 1.12), herdeiros de
Deus e coerdeiros de Cristo (Rm 8.17). São obras instantâneas realizadas em
decorrência dos méritos de Cristo, ou seja, fruto do seu sacrifício por nós na
cruz do Calvário (Is 53.1-12; Ef 1,3-14; 2,1-16). Já a santificação é
progressiva, começa com a regeneração e deve prosseguir por todo o tempo de
nossa vida na terra (1 Ts 5.23; Hb 12.14).
3. Regeneração e batismo no Espírito
Santo.
É muito importante considerar a diferença
entre a regeneração, que está no campo da Soteriologia, e o batismo no Espírito
Santo, que está no campo da Pneumatologia. São experiências espirituais
distintas que não podem ser confundidas. Os discípulos, que tinham consigo a
presença de Jesus, experimentaram a obra de regeneração após sua ressurreição.
João registra o momento dessa experiência: “E [Jesus] assoprou sobre eles e
disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22). Conforme Donald Stamps, “era
a primeira vez que a presença regeneradora do Espírito Santo e a nova vida do
Cordeiro ressurreto saturavam e permeavam os discípulos,” Numa clara
demonstração de que a experiência do batismo no Espírito é distinta dessa obra
regeneradora, Jesus ordenou aos discípulos que ficassem em Jerusalém, até que do
alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49), ou seja, fossem batizados no
Espírito Santo, conforme Atos 1.4,5 A promessa se cumpriu no dia de Pentecoste
e foi evidenciada com o falar em Línguas (At 2.1-4), Portanto, os discípulos já
tinham o Espírito Santo, recebido no momento da regeneração, mas ainda não
haviam recebido o batismo no fogo (Lc 3,16).
SUBSÍDIO 3
Professor (a), explique que
“Novo Nascimento é conversão, regeneração. Milagre operado no espírito do ser
humano através do qual é recriado de conformidade com a imagem divina. É o
nascimento de cima para baixo.” (ANDRADE, Claudionor Correia de. Dicionário
Teológico. 3.ed. Rio de Janeiro; CPAD, 2004. p.279).
CONCLUSÃO
O diálogo entre Jesus e Nicodemos é uma
clara exposição do cumprimento do plano salvífico, com a vinda do Filho de Deus
ao mundo, como oferta de salvação para toda a humanidade. O amor de Deus não
está limitado a um grupo de pessoas, em detrimento de quem quer que seja.
Todos, indistintamente, são chamados à salvação, cuja experiência inicial e
fundamental é a regeneração, o Novo Nascimento.
HORA DA REVISÃO
1) Qual a mensagem que Jesus transmitiu a
Nicodemos?
R. Não basta ser religioso.
2) Como Nicodemos é identificado?
R. Como “príncipe dos judeus”.
3) Qual o texto áureo da Bíblia?
R. João 3.16.
4) Segundo a lição, qual o nosso desafio
hoje?
R. Não ceder aos apelos culturais, filosóficos,
políticos ou religiosos. Temos o desafio de nos manter firmes mesmo durante as
maiores perseguições.
5) Qual a posição de Nicodemos entre os
fariseus?
R. Era considerado “príncipe dos judeus”.
Escola Dominical
Adolescentes - CPAD | 1° Trimestre de 2022 | Título: JESUS O FILHO
DE DEUS – os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 4: Você
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