Subsídios Bíblicos: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Nova Edição

Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ   Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja   Subsídios Lição 2: Somos Cristãos     Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno       Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana    Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo?     Subsídios...

Símbolos do Natal

“E correto o uso de símbolos natalinos como Arvore de Natal e Papai Noel?”

O costume de decorar árvores vem da Antiguidade e é de origem pagã. Os egípcios consideravam as tamareiras como símbolos da vida. Por isso, levavam-nas para casa durante as festas de inverno, decorando-as com doces e joias para as crianças.

VEJA TAMBÉM 👇

A Motivação Verdadeira do Natal

Por que a cristandade comemora o nascimento de Jesus em 25 de dezembro?

Consumismo revela Imaturidade Emocional

O Natal é uma festa cristã?

O Cristão e a comemoração do natal

A forma atual de enfeitar um pinheiro no Natal parece ter sua origem na Alemanha. Conta-se que Martinho Lutero, apenas para ilustrar em uma mensagem o nascimento de Jesus, escolheu o pinheiro, pois é uma das únicas espécies que não perdem as folhas no inverno rigoroso do Hemisfério Norte. Infelizmente, após a sua morte, para alguns cristãos, a árvore passou a ser símbolo de adoração ao Menino Jesus.

 

Com o passar dos anos, os alemães foram criativos e começaram a inventar alguns enfeites para colocar nos pinheirinhos de Natal. Doces, balas, frutas, papéis coloridos e muita luz. Por isso é atribuída aos alemães a invenção da árvore de Natal.

 

No tocante ao Papai Noel, aquele velhinho que aparece com jeito de bonzinho, dando presente às crianças, existem inúmeras opiniões no que diz respeito à sua origem. Sua aparência, inicialmente, não era a que conhecemos hoje. A lenda do bom velhinho passeou pelo mundo todo, recebendo influências dos mais diversos lugares.

 

Porém, a imagem que permaneceu foi a criada pelos norte-americanos, responsáveis pelo jeitinho do Papai Noel atual. No início, foi imaginado por eles como um tipo de gnomo ou duende e, tempos depois, tornou-se um simpático velhinho, com roupa vermelha, barba branca, olhos azuis e risada inconfundível.

 

Para o verdadeiro cristianismo, o verdadeiro Natal é a presença de Jesus na Igreja, em nosso lar e no nosso viver. Com isso, não queremos dizer que seja pecado um cristão comprar uma árvore de Natal. Paulo disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”, 1Co 6.12. Lembremos que o éfode que foi levantado por Gideão foi erigido apenas como símbolo de sua vitória sobre os midianitas. Contudo, “todo o Israel se prostituiu ali após ele; e foi por tropeço a Gideão e à sua casa” (Jz 8. 27).

Quanto ao levar seus filhos para receberem presentes das mãos de “Papais Noel”, os pais cristãos devem estar cientes de que não devem desviar a fé de seus filhos da pessoa de Jesus, o que acontece quando se diz a eles que o Papai Noel vai lhes recompensar com vários presentes se eles forem bons.


Artigo: Pr. Severino Pedro

VEJA TAMBÉM:

Escola Dominical – Clique Aqui

Estudos Bíblicos – Aqui

Subsídios Dominical – Aqui

E-books – Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação: