“PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado
para apóstolo, separado para o evangelho de Deus (Rm 1.1)”.
1. SERVO
Paulo se apresenta como sendo servo (doulos,
servo sem liberdade, ou escravo) de Jesus Cristo.
Isto é mais do que uma expressão de
humildade; Paulo está completamente à disposição do seu Mestre. “O homem que
fala agora é um emissário, compelido a cumprir sua obrigação; o ministro do seu
Rei; um servo, não um amo. Por mais importante e grandiosa que possa ter sido a
pessoa de Paulo, o tema essencial da sua missão não está nele, mas acima dele”.
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EPÍSTOLA AOS ROMANOS: A JUSTIÇA DE DEUS REVELADA EM CRISTO JESUS
Abraão (Gn 26.24; Sl 105.6, 42), Moisés
(Nm 12.7-8), Davi (2 Sm 7.5-8) e os profetas (Am 3.7; Is 20.3; Jr 7.25) foram
chamados de servos do Senhor. Este é o primeiro exemplo de um uso similar no
Novo Testamento, e “é impressionante a maneira tranquila como Paulo assume o
lugar dos profetas e líderes da Antiga Aliança, e com que tranquilidade ele
substitui pelo nome do seu próprio Mestre uma conexão até agora reservada para
o nome de Jeová”.
2. APÓSTOLO
Ele ainda se identifica como alguém
chamado para apóstolo. A expressão grega (kletos apostolos) significa
literalmente “um apóstolo chamado”. Godet explica que isto significa “um
apóstolo pelo chamado”.
Kletos também tem suas raízes no Antigo Testamento. Abraão (Gn 12.1-3),
Moisés (Êx 3.10) e os profetas (Is 6.8-9; Jr 1.4-5; Am 7.14- 15) eram servos de
Deus por uma convocação divina. A mesma coisa aconteceu com Paulo. Apóstolo
significa literalmente “um mensageiro” (“alguém enviado”); é o equivalente
grego a “missionário”, que deriva da palavra latina missus.
Apóstolo tem dois significados.
No sentido mais restrito, é aplicável aos Doze originais (Mc 3.14; Lc 6.13), mas em um sentido
mais abrangente é usado para incluir Barnabé (At 14.4,14), talvez Tiago, o
irmão de Jesus, (Gl 1.19) e outros (Rm 16.7).
Paulo era um apóstolo na concepção mais
ampla do termo, mas ao referir-se a si mesmo como kletos apostolos ele
está enfatizando o fato de que ele não é meramente um apóstolo pelo fato de
possuir as qualificações descritas em Atos 1.21-22, mas por meio de um encontro
pessoal com o Cristo ressuscitado (cf. 1 Co 15.8; Gl 1.1,15-16). “O seu chamado
para ser um apóstolo, uma comissão especial de Cristo, veio diretamente, ele
afirma, de ‘Jesus Cristo, e de Deus Pai’ (Gl 1.1), que lhe atribuíram a
responsabilidade de proclamar o evangelho ao mundo gentílico (Gl 1.16)”.
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