Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 3: A Conversão de Saulo de Tarso
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✍Fonte: Lições
Bíblicas Adultos,
4° trimestre de 2021 – CPAD
✍Revista: O Apóstolo Paulo
- Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
✍COMENTARISTA: Pastor Elienai
Cabral
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📚 TEXTO ÁUREO
“E, indo no
caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um
resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia:
Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9.3,4)
💡 VERDADE PRÁTICA
A
verdadeira conversão a Cristo leva em conta o arrependimento, a fé em Jesus e
uma completa transformação no pensamento, vontade e ação do homem.
⏰
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Ef 2.8; Tt 2.11
A graça de Deus opera na conversão
Terça - Rm 3.23,24
A graça é um favor outorgado por Deus na conversão
Quarta - Ef 4.22
Conversão é o despojamento do velho homem
Quinta - Ef 4.23,24
Conversão é o revestimento do novo homem
Sexta - Jo 16.7,8
O Espírito Santo atua para o arrependimento na
conversão
Sábado - Sl 51.1; 2 Co 7.10
A conversão manifesta a tristeza pelo pecado
📖 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 9.1-9
1
- E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor,
dirigiu-se ao sumo-sacerdote,
2
- e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se
encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse
presos a Jerusalém.
3
- E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o
cercou um resplendor de luz do céu.
4
- E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me
persegues?
5
- E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu
persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
6
- E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o
Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
7
- E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não
vendo ninguém.
8
- E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E
guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
9
- E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.
Asseverar que a
salvação é por meio da graça, acompanhada de arrependimento e fé do pecador
como resposta à salvação.
📌 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos
subtópicos.
I. Apresentar a conversão de Saulo como ato da graça de
Deus;
II. Relacionar a conversão de Saulo com a doutrina bíblica
da conversão;
III. Elencar três faculdades interiores que são
transformadas na conversão
Ao se encontrar com Jesus Cristo no caminho para Damasco, Saulo
teve a sua vida completamente regenerada. A sua faculdade intelectual foi
regenerada, pois seu encontro com o Senhor trouxe-lhe luz à mente. Sua
faculdade emocional foi afetada, pois ao longo da vida do apóstolo, vemos sua
profunda tristeza em perseguir seus irmãos em Cristo. E, finalmente, a
faculdade de sua vontade foi tocada.
O apóstolo desejava apenas desgastar-se e deixar-se gastar pela
causa do Evangelho. Assim, nada mais teria sentido para Paulo, senão, o de
pregar o Cristo Crucificado.
Que o Espírito Santo possa tocar nas faculdades intelectual,
emocional e da vontade dos nossos alunos. Ore por isso. Clame por essa obra do
céu.
INTRODUÇÃO
A
conversão de Saulo de Tarso, indiscutivelmente, foi um dos mais importantes
acontecimentos da história do Cristianismo. Saulo tornou-se um dos mais
célebres defensores da doutrina de Cristo. Nesta lição, veremos como ele passou
por uma mudança radical na forma de pensar acerca do nosso Senhor. No caminho
para Damasco, de um modo poderoso, Jesus chamou à razão e entendimento de
Saulo, e este mudou de atitude por meio de uma impactante experiência
sobrenatural. Assim, se por um lado Cristo tomou a iniciativa; por outro, Saulo
respondeu com arrependimento e fé.
PONTO CENTRAL
Jesus
nos salva por meio da graça e nós respondemos com arrependimento e fé.
I – A CONVERSÃO DE SAULO: UM ATO DA GRAÇA
DE DEUS
1.
A conversão de Saulo e sua experiência sobrenatural.
Em
Atos 9.3, Lucas narra a impactante experiência sobrenatural de Saulo no caminho
para Damasco. Surpreendido pelo resplendor do céu, mais forte que a luz do sol
do meio-dia, o perseguidor da igreja caiu por terra e ficou cego. Se pelos
argumentos racionais Saulo não ouvia sobre Jesus, o Crucificado, “a luz que
ofuscou seus olhos” trouxe a voz do próprio Senhor que o confrontou de forma
impactante: “Saulo, Saulo, porque me persegues?” (At 9.4).
Com sua ida para
Damasco, o perseguidor tinha a intenção de acabar de vez com os seguidores de
Jesus, mas foi surpreendido por uma experiência sobrenatural pela qual nunca
havia passado. Segundo seu próprio testemunho, o perseguidor viu literalmente a
pessoa de Jesus, o Ressurreto, que o despojou de seu “ego” arrogante. Nessa
visão, Saulo pôde compreender quem era Jesus e sua obra redentora no Calvário.
2.
A iniciativa de Jesus para transformar a mente de Saulo.
O
impacto da visão resplandecente no caminho para Damasco tomou Saulo de
surpresa. Sob o efeito do sucesso em Jerusalém contra os seguidores de Jesus, imbuído
de uma coragem irracional, e bem relacionado com a casta sacerdotal, Saulo
havia pedido “carta branca” das autoridades religiosas de Jerusalém para
perseguir os seguidores de Jesus, com o mesmo rigor, em Damasco. Entretanto,
dada a dureza do coração de Saulo, o Senhor tomou a iniciativa de sacudir a sua
estrutura física, psicológica e espiritual, agindo pessoalmente na sua direção.
3.
A graça salvadora se manifestou a Saulo.
Na
Carta aos Efésios 2.8, ele diz: “Pela graça sois salvos por meio da fé, isto
não vem de vós, é dom de Deus”. Na epístola a Tito, diz também: “Porque a graça
de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).Logo, o ponto de partida da experiência de
salvação de todos os homens é a graça de Deus. Essa graça é o favor imerecido
de Deus em que sua justiça é satisfeita na morte expiatória de Jesus. Aqui, o
mérito todo é de Cristo. Aos Romanos, ele escreve: “Porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua
graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.23,24). Ou seja, a graça é
favor outorgado por Deus aos pecadores que estão debaixo de sua ira.
Evidentemente, a conversão de Saulo foi mais do que um convencimento
intelectual sobre Jesus; ela foi fruto da obra regeneradora do Espírito Santo
em sua vida, levando-o a confessar que Jesus era o Senhor e Salvador de sua
vida.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Jesus
teve a iniciativa de transformar Saulo. Essa conversão se deu pelo impacto de
uma experiência sobrenatural.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para introduzir esta lição, fale um pouco do processo de conversão
como a obra de salvação que Deus efetua no ser humano. Se Ele nos salva por
graça mediante a fé, nós respondemos a essa graça com arrependimento e fé. Nesse
sentido, com o auxílio da lousa, relacione as etapas em que essa obra é
efetuada por Deus e no homem.
II – SAULO E A DOUTRINA BÍBLICA DA
CONVERSÃO
1.
A conversão começa no arrependimento.
A
palavra “arrepender-se” no grego bíblico é “metanoeõ”, que significa “pensar de
maneira diferente; sentir remorso”, uma disposição interior para mudar.
No Novo
Testamento, “arrepender-se” traz a ideia de tristeza pelos próprios pecados,
acompanhada de um desejo de corrigir o rumo. É a mudança na mente que induz à
correção de caráter e de conduta moral (At 3.19); é a contrição do coração, o
desejo de mudar de atitude quanto ao comportamento na vida cotidiana (Lc
15.10). Isso é obra do Espírito Santo (Jo 16.7,8). Portanto, a conversão é uma
parte do processo de salvação do pecador. Ela assinala o início do despojamento
do “velho homem” (Ef 4.22) e aponta para o revestimento do novo homem (Ef
4.24).
2.
A conversão de Saulo promoveu uma transformação pessoal.
Foi
o que aconteceu com Saulo, pois a luz do resplendor do céu cegou-lhe os olhos
carnais e o fez ver o Cristo ressuscitado, abrindo-lhe os olhos espirituais
para conhecê-lo como Senhor e Salvador (9.3). Essa experiência sobrenatural e
impactante o fez indagar ao Cristo ressuscitado sobre o que deveria fazer. De
uma vontade egoísta e individualista, Saulo demonstra agora completa resignação
à vontade soberana de Cristo (9.6).
3.
A conversão faz parte da doutrina bíblica da Salvação.
O
choque da experiência sobrenatural do “resplendor de luz” sobre os seus olhos,
transformou a mente de Saulo, levando-o a reconhecer o Cristo que, outrora
tanto rejeitava, agora o fazia apóstolo (1 Co 15.8-10). Como vimos, a
verdadeira conversão é a que nasce da tristeza para com o pecado e o
reconhecimento de que o homem precisa “dar meia volta” para Deus. É uma mudança
que tem raízes na obra regeneradora do Espírito Santo efetuada na vida do
pecador. Como obra de Deus, a conversão é uma manifestação externa da
regeneração operada pelo Espírito no interior do homem, que implica mudança de
pensamento, vontade e ação; uma mudança que altera todo o curso da vida do
pecador (Ef 4.25-30). É o ato divino pelo qual Deus faz com que o pecador volte
para Ele em arrependimento e fé. Portanto, uma verdadeira conversão revela uma
poderosa transformação na vida do convertido.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A
conversão do homem começa no arrependimento e perpassa a transformação pessoal.
CONHEÇA MAIS
*Sobre a conversão de Saulo
“Os versículos 3-9 [Atos 9] registram a conversão de Paulo fora da
cidade de Damasco (cf. 22.3-16; 26.9-18). Que sua conversão ocorreu nessa
ocasião, e não posteriormente na casa de Judas (v.11), fica claro à luz do
seguinte: (1) Ele obedece às ordens de Cristo [...]; Paulo é chamado ‘Irmão
Saulo’ por Ananias [...].” Para ler mais, consulte a “Bíblia de Estudo
Pentecostal”, editada pela CPAD, pp.1648-49.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados,
volta-se para Deus (Mt 3.2) e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como seu
Senhor e Salvador [...]. A regeneração envolve a mudança da velha vida de
pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo (2 Co 5.17; Cl 3.10).
Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado [...],
e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a
direção do Espírito (Rm 8.13,14). Vive uma vida de retidão (1 Jo 2.29), ama aos
demais crentes (1 Jo 4.7), evita uma vida de pecado (1 Jo 3.9; 5.18) e não ama
o mundo (1 Jo 2.15,16)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD,
1995, p.1576).
III – AS TRÊS FACULDADES INTERIORES
TRANSFORMADAS NA CONVERSÃO
1.
Faculdade intelectual.
Nesse
campo da alma, o homem muda o seu modo de pensar e reconhece sua condição de
pecador. A Bíblia chama isso de “conhecimento do pecado”, conforme Romanos
3.20: “Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele [de Deus] pelas
obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”.
2.
Faculdade das emoções.
Nesse
campo da alma, o pecador experimenta uma mudança de sentimentos na vida
interior, onde se manifesta a tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo.
Em 2 Coríntios 7.10 está escrito: “Porque a tristeza segundo Deus opera
arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do
mundo opera a morte”. No Antigo Testamento, o salmista Davi demonstra tristeza
pelo seu pecado e roga por misericórdia: “Tem misericórdia de mim, ó Deus,
segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão
das tuas misericórdias” (Sl 51.1).
3.
Faculdade da vontade.
Se
o homem está convencido em seu intelecto e sentimento a respeito do seu pecado,
resta-lhe agora exercer a sua vontade. O pecador agora pode pensar, desejar e
fazer o que deve ser feito para a glória de Deus (Fp 4.8,9). Como imagem de
Deus, o homem foi dotado com a faculdade de escolher livremente. Entretanto, e
infelizmente, o pecado fez a separação entre a vontade do homem e a de Deus.
Por isso, o Espírito Santo atua para convencer o homem do pecado, da justiça e
do juízo (Jo 16.8) para, então, tornar unir sua vontade com a de Deus.
Há
uma teoria que afirma que o homem perdeu completamente o livre-arbítrio por
ocasião do pecado. Refutamos essa ideia. Com o auxílio da graça divina, e
ajudado pelo Espírito Santo, o homem pode escolher, decidir e mudar de vida.
SÍNTESE DO TÓPICO III
As
três faculdades interiores transformadas na conversão são a intelectual, a das
emoções e a da vontade.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa (Rm 12.2;
Ef 4.23,24) efetuadas por Deus e o Espírito Santo (3.6 [João]). Por esta
operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao crente (3.16; 2
Pe1.4; 1 Jo 5.11), e este se torna um filho de Deus (1.12; Rm 8.16,17; Gl 3.26)
e uma nova criatura (2 Co 5.17; Cl 3.10). Já não se conforma com este mundo (Rm
12.2), mas é criado segundo Deus ‘em verdadeira justiça e santidade’ (Ef 4.24).
A regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua
natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe (Sl
51.5; 58.3; Rm 8.7,8; 5.12; 1 Co 2.14)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de
Janeiro: CPAD, 1995, p.1576).
CONCLUSÃO
A
conversão de Saulo foi provocada pelo impacto do resplendor de luz que ofuscou
a sua visão e obrigou-o a reconhecer que não podia mais lutar contra Cristo. A
conversão é, portanto, uma obra divina em que o homem responde com
arrependimento e fé. Na conversão, a soberania de Deus “caminha de mãos dadas”
com a responsabilidade humana. Por isso, o arrependimento e a fé conduzem o
pecador a ser redimido pelo sangue de Cristo
PARA REFLETIR
A respeito de “A Conversão de Saulo de Tarso”,
responda:
O
que Lucas narra em Atos 9.3?
Em
Atos 9.3, Lucas narra a impactante experiência sobrenatural de Saulo no caminho
para Damasco.
Qual
é o ponto de partida da salvação de todos os homens?
O
ponto de partida da experiência de salvação de todos os homens é a graça de
Deus.
O
que significa “arrepender-se”?
A
palavra “arrepender-se” no grego bíblico é “metanoeõ”, que significa “pensar de
maneira diferente; sentir remorso”, uma disposição interior para mudar.
O
que é a verdadeira conversão?
A
verdadeira conversão é a que nasce da tristeza para com o pecado e o
reconhecimento de que o homem precisa “dar meia volta” para Deus. É uma mudança
que tem raízes na obra regeneradora do Espírito Santo efetuada na vida do
pecador.
Quais
as três faculdades interiores que são transformadas na conversão?
A
faculdade intelectual, a das emoções e a da vontade.