✍Fonte: Lições
Bíblicas Adultos,
4° trimestre de 2021 – CPAD
✍Revista: O Apóstolo Paulo
- Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
✍COMENTARISTA: Pastor Elienai
Cabral
12 de Dezembro de 2021 – O Dia da Bíblia
📚 TEXTO ÁUREO
“Tem cuidado de ti
mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te
salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1 Tm 4.16)
💡 VERDADE PRÁTICA
A
Igreja de Cristo é a única instituição divina na terra que preserva e defende a
sã doutrina diante dos enganos e males das heresias.
⏰
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Hb 6.1,2
Os princípios elementares da sã doutrina
Terça - 1 Co 3.1-3
Os males das facções na igreja
Quarta - 2 Jo 9
A desobediência à sã doutrina
Quinta - 1 Co 5.1-13
A disciplina na igreja
Sexta - 1 Co 10.23-32
Os limites da liberdade cristã
Sábado - Mt 16.13-18
O fundamento da Igreja
📖 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 6.3-6,11; 2 Timóteo 3.14-17
1 Timóteo 6
3
- Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras
de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade,
4
- é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras,
das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
5
- contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando
que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.
6
- Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
11
- Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a
fé, o amor, a paciência, a mansidão.
2 Timóteo 3
14
- Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo
de quem o tens aprendido.
15
- E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te
sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16
- Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para
redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.
17
- para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda
boa obra.
🎵 HINOS SUGERIDOS 🎵
HINOS
SUGERIDOS: 306, 322, 505 da Harpa Cristã
🎯 OBJETIVO GERAL
Asseverar o zelo pela Sã Doutrina.
📌 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos
Conceituar e correlacionar
ortodoxia e heterodoxia;
Advertir a respeito da
ameaça da corrupção doutrinária;
Apresentar a Igreja como a
guardiã da Sã Doutrina.
👍 INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Em relação a Bíblia, a Palavra de Deus, cremos na sua inerrância,
infalibilidade e suficiência para toda a regra de fé e prática. Para nós, zelar
pela sã doutrina que se encontra nas Escrituras Sagradas é inegociável. Em
tempos de ventos de doutrinas, torna-se urgente, a partir da vida e ministério
do apóstolo Paulo, reafirmar o nosso compromisso com a Sã Doutrina exposada na
Bíblia, a Palavra de Deus.
Busquemos honrar a Bíblia e, ao mesmo tempo, ter a coragem de
afirmar e reafirmar as gloriosas e antigas doutrinas das Sagradas Escrituras.
Essas doutrinas edificam e sustentam a Igreja de Cristo ao longo dos tempos.
INTRODUÇÃO
Qual
o fim do mandamento? Por que devemos zelar pela sã doutrina? Qual o ponto de
equilíbrio da sã doutrina? O assunto que estudaremos nesta lição responderá
essas questões que se mostram importantes para a nossa caminhada na vida
cristã. Que o Espírito Santo o enriqueça na graça e no conhecimento.
PONTO
CENTRAL
É
preciso zelar pela Sã Doutrina.
I – ORTODOXIA VERSUS HETERODOXIA
1.
Dois termos técnicos importantes.
Ortodoxia
e heterodoxia são dois termos técnicos necessários à Teologia para compreender
a distinção entre ensino correto e desvios quanto à doutrina bíblica. Esses
termos nos ajudam a compreender a preocupação de Paulo com a invasão de
heresias nas igrejas locais.
2.
Conceito de ortodoxia.
Na
língua grega do Novo Testamento, a palavra tem como prefixo orthos e significa
“o que é direito, reto, certo” (1 Tm 4.1,2). Então, a definição técnica para a
palavra “ortodoxia” diz respeito à “absoluta conformidade com um princípio ou
doutrina”. Na Teologia Cristã, o termo refere-se ao modelo bíblico das “sãs
palavras” (2 Tm 1.13). Logo, a Doutrina Cristã é ortodoxa enquanto for coerente
com o que Cristo e os apóstolos ensinaram.
3.
Conceito de heterodoxia.
O
prefixo da palavra heteros significa “diverso”. Assim, heterodoxia nos remete à
“opinião diferente; oposição aos padrões, normas ou dogmas estabelecidos”. Se a
ortodoxia tem um só parecer, a heterodoxia implica várias opiniões a respeito
de um mesmo objeto.
Para
o apóstolo Paulo, a Igreja deve manter a unidade doutrinária da fé e combater
com veemência as “doutrinas de demônios” (1 Tm 4.1). A Igreja deve ser,
portanto, ortodoxa. Sua advertência é um antídoto para nós nos dias de hoje.
Devemos, pois, fortalecer a unidade doutrinária em nossas igrejas.
SÍNTESE
DO TÓPICO I
Com
ortodoxia nos referimos à Doutrina Cristã enquanto for coerente com o que
Cristo e os apóstolos ensinaram. Com heterodoxia, tudo o que for diferente
disso.
SUBSÍDIO
PEDAGÓGICO
Atente para as seguintes palavras de estudiosos pentecostais:
“Reconhecemos também que somente a Bíblia, por ser a Palavra de Deus, tem a
resposta definitiva. Todas as palavras meramente humanas são, na melhor das
hipóteses, meros ensaios, e só são verdadeiras à medida que se harmonizam com a
revelação da Bíblia” (Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, CPAD,
p.44). Com base neste texto, procure saber como seus alunos consideram a
Bíblia. Para eles, a Bíblia tem a resposta definitiva? Discuta com eles a
respeito das produções literárias humanas e a superioridade da revelação da
Bíblia. É preciso pontuar o papel da Bíblia como o livro de valores e
princípios atemporais e eternos. Por isso ela está acima de toda produção
literária humana.
II – A AMEAÇA DE CORRUPÇÃO DOUTRINÁRIA
1.
A advertência do apóstolo.
Em
1 Timóteo, Paulo adverte acerca de “alguns que não ensinem outra doutrina” (1.3
– grifo nosso). Aqui a palavra para “outra” é heteros, diverso. Por isso, Paulo
se refere a “outra doutrina” como a que nada tinha a ver com a genuína doutrina
de Cristo. Esse zelo para preservar a “sã doutrina” trazia um contexto de
homens sem escrúpulos que não respeitavam os ensinos apostólicos. O apóstolo os
identifica como “lobos cruéis” vestidos de ovelhas que investiam contra o
rebanho de Deus, não o perdoando (At 20.29,30).
A
Igreja de Cristo pertence a um novo tempo e deve obedecer ao ensino do Novo
Testamento.
2.
Quais eram os problemas de ordem doutrinária?
As
igrejas plantadas por Paulo e outros apóstolos, no primeiro século, sofreram
com a infiltração de conceitos filosóficos pagãos e judaizantes na
interpretação da doutrina apostólica. Nas igrejas como a de Corinto ou Éfeso,
havia os que afirmavam crer no Evangelho, mas não renunciavam os costumes pagãos.
Outros traziam uma bagagem religiosa do legalismo judaico, aliada ao
gnosticismo (1 Co 1.12). É lamentável que, hoje, haja os que defendem a
banalização da graça de Deus para, em nome dela, viverem em licenciosidade; e
os judaizantes que confundem a liturgia cristã com a judaica, bem como a moral
cristã com o legalismo judaico. A Igreja de Cristo pertence a um novo tempo e
deve obedecer ao ensino do Novo Testamento.
3.
Fábulas e genealogias intermináveis (1 Tm 1.4).
No
tempo de Paulo, havia os mestres falsos que propagavam fábulas e lendas da vida
judaica como “culto aos anjos” (Cl 2.18). Além de não possuírem conteúdo
concreto, eles torciam o sentido da verdade apostólica. O apóstolo advertiu a
Igreja quanto a essas coisas e as refutou com veemência (1 Tm 1.3,4). Aqui,
aprendemos que não podemos perder tempo com que relas infrutíferas. O
conhecimento das Escrituras não é para ostentar vaidade pessoal ou capacidade
do intelecto, mas para nos fazer caminhar com o coração puro, uma boa
consciência e uma fé não fingida (1 Tm 1.5).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
Paulo
sempre admoestou a Igreja quanto às ameaças de corrupção doutrinária.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“O termo ‘fábulas’ ou ‘mitos’ (mythos) poderia incluir narrações
alegóricas, lendas ou ficção, ou seja, doutrinas espúrias em contraste com a
verdade do Evangelho. Esta palavra era frequentemente usada em um sentido
pejorativo, denotando deste modo histórias falsas e tolas. A composição de
histórias míticas baseadas no Antigo Testamento agradou aos judeus daquele período
[...]. Os mitos eram também uma parte integrante do ensino dos gnósticos, que
tinham, por exemplo, versões alternativas da história da criação” (Comentário
Bíblico Pentecostal Novo Testamento: Romanos – Apocalipse. Vol. 2. Rio de
Janeiro: CPAD, 2012, pp.641-42).
III – A IGREJA COMO GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA
1.
A Igreja é “coluna e firmeza da verdade”.
Em
Timóteo, o apóstolo declarou que a Igreja sustenta a verdade (1 Tm 3.15). Por
conseguinte, diante das falsas crenças, a Igreja é coluna e firmeza da sã
doutrina. Ela é a demonstração viva e santa da verdade revelada nas Escrituras.
Por isso, a Igreja mantém e defende a sã doutrina contra todo o erro, oposição
intelectual, filosófica e religiosa dos falsos mestres. Não podemos descuidar
desse nosso papel.
2.
O objetivo do zelo pela sã doutrina.
Qual
seria o objetivo de zelar pela sã doutrina? Preservar o amor de um coração puro
e de uma fé não fingida (1 Tm 1.5). A finalidade da defesa da doutrina é o amor
como prática sincera da fé em Cristo. O falso ensino e os falsos mestres geram
contenda, dissensões e gangrenas na comunhão. Logo, não há cristianismo
ortodoxo sem a prática do amor de um coração puro e de uma fé não fingida.
3.
A primazia do amor.
O
fim do mandamento é o amor (1 Tm 1.5). Em 1 Timóteo, o amor aparece como um
freio, um instrumento de equilíbrio no combate às falsas doutrinas. Na epístola
paulina, o combate nunca é contra pessoas, mas contra as ideias que elas
representam. O zelo do apóstolo se dá justamente para impedir que o “espírito”
dos falsos mestres se infiltrasse na Igreja. Nesse caso, o amor como fim do
mandamento é o antídoto perfeito. Ora, o “amor de um coração puro” é um amor
que procede de dentro para fora, não se tratando de mero sentimento. Nesse
amor, o coração é santificado pelo Espírito Santo, gerando uma pureza interior;
pois um coração sujo pelo pecado não pode agir amorosamente. Já um coração
limpo diante de Deus recebe e vê as coisas espirituais com transparência. No
amor não há lugar para imparcialidade, pois se cultiva uma “boa consciência”;
nem lugar para a simulação, fingimento e hipocrisia, pois se cultiva uma “fé
não fingida” (1 Tm 1.5).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Como
“coluna e firmeza da verdade”, a Igreja é a guardiã da Sã Doutrina.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“A menção da ‘verdade’ no verso 15 estimula o apóstolo a uma
exclamação: ‘E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade’. ‘A
expressão traduzida como ‘sem dúvida alguma’ (do grego, homologoumenos)
significa ‘por consentimento mútuo’, e expressa a convicção unânime dos
cristãos’ (Kelly, 1963, 88). O que se segue é uma recitação do ‘mistério’ (isto
é, da verdade revelada) da ‘piedade’ (o conteúdo ou base do cristianismo, isto
é, nossa fé). ‘Uma das características mais interessantes das Pastorais é a
citação frequente de resumos da adoração contemporânea. Esta nos dá uma noção
muito mais rica de como era a adoração neste primeiro período que nós, de outra
forma, não teríamos conhecido’ (Hanson, 1982, 45)” (Comentário Bíblico
Pentecostal Novo Testamento: Romanos – Apocalipse. Vol. 2. Rio de Janeiro:
CPAD, 2012, p.662).
CONCLUSÃO
A
Bíblia, a Palavra de Deus, é a fonte genuína para a doutrina cristã. Por isso,
precisamos ser dedicados estudantes das Sagradas Escrituras a fim de que
zelemos pela sã doutrina. Levemos em conta que a finalidade dela é o amor para,
em Cristo, vivermos com um coração puro e uma fé não fingida. A exemplo de
Paulo, somos chamados para zelar pelo ensino de Cristo a fim de edificar a
Igreja do Senhor.
PARA REFLETIR
A respeito de “O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã
Doutrina”, responda:
Qual
é o conceito de ortodoxia?
A
definição técnica para a palavra “ortodoxia” diz respeito à “absoluta conformidade
com um princípio ou doutrina”.
Qual
é o conceito de heterodoxia?
Heterodoxia
nos remete à “opinião diferente; oposição aos padrões, normas ou dogmas
estabelecidos”.
A
que contexto se refere o zelo de Paulo para preservar a “Sã Doutrina”?
Paulo
se refere a “outra doutrina” como a que nada tinha a ver com a genuína doutrina
de Cristo.
O
que Paulo declarou a respeito da Igreja?
Em
Timóteo, o apóstolo declarou que a Igreja sustenta a verdade (1 Tm 3.15).
Qual
é o fim do mandamento?
O
fim do mandamento é o amor (1 Tm 1.5).
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