Pastor, o homem escolhido por Deus para aperfeiçoar os santos

PARA LER E REFLETIR:

João 10.11,14; Tito 1.7-11; 1 Pedro 5.2-4

Como pastor, você está na linha de frente de uma grande batalha espiritual. Satanás, o inimigo, está constantemente tramando destruí-lo colocando minas terrenas de tentação pelo caminho que você passa. Fique alerta (1Pe 5.8).

 

I. O CONCEITO DE PASTOR.

 

Efésios 4.11 é a única passagem do Novo Testamento onde o termo grego poimen é traduzido com o sentido de “pastor de igreja”. Significa alguém que, em geral, cuida dos rebanhos.

 

O pastor é aquele homem escolhido por Deus para aperfeiçoar os santos, edificar a igreja de Deus, apascentar o rebanho do Senhor e zelar pela causa de Cristo.

 

1. Definições práticas do verdadeiro pastor.

1.1. Ser pastor é ser dirigente de vidas. Não apenas dirigente de cultos!

1.2. Ser pastor é ter paixão pelas almas.

1.3. Ser pastor é amar profundamente o Senhor Deus.

1.4. Ser pastor é dar a vida e seus esforços pela Igreja do Senhor.

1.5. Ser pastor é cuidar do bem-estar moral e espiritual dos membros da Igreja do Senhor.

1.6. Ser pastor é não descuidar dos interesses dos servos de Deus.

1.7. Ser pastor é viver em íntima comunhão com Deus para dEle receber a orientação.

1.8. Ser pastor é estar à altura de ensinar as verdades divinas ao povo de Deus, como alguém que maneja bem a palavra da verdade.

1.9. Ser pastor ainda é ser bom organizador, administrador exemplar dos bens do Senhor como fiel mordomo.

 

2. Duas das responsabilidades primárias de um pastor.

Duas das responsabilidades primárias de um pastor são, primeira, ser discípulo e, depois, fazer discípulos. A advertência do apóstolo Paulo para a liderança do pastor da igreja em Éfeso foi “o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.12).

 

O nosso Senhor disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas” (Mt 28.19,20, ARA). “Fazei discípulos” é o ponto central do mandamento.

 

O que quer que o pastor faça no exercício dos seus dons — ensinar, batizar, aconselhar, administrar ou qualquer outra atividade no desempenho do ministério — sua meta última deve ser “[aperfeiçoar os] santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

 

3. Aspectos do ministério de pastor.


a) Governar.

Aos pastores cabe a função de supervisão (de forma sábia e competente) de reuniões, assembleias e atividades administrativas das igrejas (1 Co 14.40; 1 Tm 5.17).

 

b) Defender.

Defender o rebanho de falsos mestres e profetas, que, com suas heresias, podem estragar ou desbaratar o rebanho de Deus (Tt 1.9-11; 2 Pe 2.1,3).

 

c)  Alimentar.

O rebanho de Deus necessita de alimento são e dosado pela Palavra. Aos pastores cabe alimentar de forma adequada a igreja, pelo ensino e doutrinação (1 Tm 4.11).

 

 

Além de alimentar o rebanho de Deus, o verdadeiro pastor deve diligentemente resguardá-lo de seus inimigos. Paulo sabe que no futuro Satanás levantará falsos mestres dentro da própria igreja, e, também, falsários vindos de fora, infiltrar-se-ão e atingirão o rebanho com doutrinas antibíblicas, conceitos mundanos e ideias pagãs e humanistas. Os ensinos e a influência destes dois tipos de elementos arruinarão a fé bíblica do povo de Deus.  Paulo os chama de “lobos cruéis”, indicando que são fortes, difíceis de subjugar, insaciáveis e perigosos.

 

Tais indivíduos desviarão as pessoas dos ensinos de Cristo e os atrairão a si mesmos e ao seu evangelho distorcido.

 

d) Cuidar.

Sempre existem ovelhas fracas, feridas, e algumas vezes querendo desgarrar-se do rebanho. O pastor, com paciência e amor, seguindo o exemplo do divino Pastor, tem de cuidar de todas (1 Pe 5.1-4; At 20.28).

A tarefa do pastor é cuidar da sã doutrina, refutar a heresia (Tt 1.9-11), ensinar a Palavra de Deus e exercer a direção da igreja local (1 Ts 5.12; 1 Tm 3.1-5), ser um exemplo da pureza e da sã doutrina (Tt 2.7,8), e esforçar-se no sentido de que todos os crentes permaneçam na graça divina (Hb 12.15; 13.17; 1 Pe 5.2).

 


II. PASTOR, OBREIRO DE GRANDES RESPONSABILIDADES.

 

No conceito popular "obreiro" é o que executa a obra e o "ministério" é a obra a ser executada.

 

Podemos destacar aqui três grandes deveres do obreiro que deseja ser diferenciado em seu ministério.

 

1. Procura presentar-se a Deus aprovado.

A palavra que Paulo emprega para dizer apresentar-se é a palavra grega parastesai, que significa apresentar-se para o serviço. Quer dizer colocar-se à disposição de alguém.

 

A expressão "procura"[Gr. spoudazo] (2 Tm 2.15) significa "sê diligente, esforçar-se, empenhar-se". O obreiro precisa ser diligente em seus trabalhos de modo a não ficar envergonhado quando sua obra for inspecionada.

 


A palavra grega para aprovado é dokimos. Dokimos descreve a tudo o que foi provado e purificado e que está preparado para o serviço.

 

Por exemplo, descreve o ouro ou a prata que foram purificados e limpos de toda liga no fogo. Portanto é usada para referir-se ao dinheiro que é genuíno. É a palavra que se usa para referir-se a uma pedra que foi cortada, provada e está pronta para ser localizada em seu lugar num edifício.

 

Timóteo devia ser purificado e provado para que pudesse ser um instrumento adequado para a tarefa de Cristo, e, portanto, um trabalhador que não tivesse do que envergonhar-se.

 

2. Características de um obreiro aprovado.

(1) Um obreiro aprovado estuda a Palavra com diligência e procura aplicá-la à própria vida.

(2) Um obreiro aprovado não desperdiça o tempo discutindo "palavras que para nada aproveitam" (2 Tm 2.14), pois sabe que esse tipo de discussão serve apenas para destruir a obra de Deus (1 Tm 6.4; Tt 3.9).

(3) Um obreiro aprovado evita "falatórios inúteis" (2 Tm 2.16; 1 Tm 6.20), pois sabe que só promovem mais impiedade.

(4) Um obreiro aprovado sabe que a falsa doutrina é perigosa e se opõe a ela. Paulo compara-a a um câncer (2 Tm 2.1 7).

(5) O obreiro aprovado usa a Palavra corretamente. Ao usar a Palavra corretamente, superamos as tribulações e somos aprovados por Deus. Martinho Lutero disse, certa vez, que um pastor é feito de oração, estudo e sofrimento. Não é possível ser aprovado sem ser testado.

 

3. Não ter do que se envergonhar.

Um obreiro envergonhado desperdiça o tempo com outros "deveres religiosos" e tem pouco ou não tem nada a oferecer para sua classe ou congregação. Como obreiros de Deus, cada um de nós será aprovado ou envergonhado.

a) O que significa "se envergonhar"?

Sem dúvida, quer dizer que o trabalho desse obreiro ficou abaixo dos padrões e não pode ser aceito. Significa que perderá a recompensa. No tempo de Paulo, um construtor que não seguia as especificações era multado.

Quando o Senhor julgar nossas obras, será revelado se, como obreiros, manejamos a Palavra de Deus com honestidade e cuidado. Alguns que hoje são os primeiros, no porvir serão os últimos!

 

4. Manejar bem a palavra da verdade.

A palavra grega que responde a esta “manejar” é a palavra orthotomeo, que literalmente significa:

a) cortar reto;

b) Prosseguir por caminhos planos, manter um curso reto;

c) Ensinar a verdade diretamente e corretamente.

"Manejar bem" também pode ser traduzido por "dividir corretamente" ou "cortar em linha reta". A palavra de Deus é a espada do Espírito (Ef 6.17b). Ela é mais cortante do que toda espada de dois gumes (Hb 4. 12), daí a necessidade de se manejar bem a Palavra de Deus (2Tm 2.15).

A Palavra de Deus é a verdade que santifica, alimenta e guia para os servos de Deus (Jo 17.17; Mt 4.4; Sl 119.105). Quem manejar mal esta Palavra corre o risco de ensinar preceitos de homens e se enveredar por doutrinas de demônios.

 

O homem que divide corretamente, que dirige corretamente, a palavra da verdade traça um caminho reto através da verdade e se nega a ver-se tentado por desvios prazenteiros, mas irrelevantes.

 

O pregador e o mestre que usam a Palavra corretamente edificam a igreja de acordo com a vontade de Deus. Mas o obreiro desleixado maneja a Palavra de Deus de modo enganoso, segundo os próprios interesses (2 Co 4.2). Quando Deus provar os ministérios nas igrejas locais, infelizmente alguns se transformarão em cinzas (1 Co 3.1).

 


a) Caraterísticas do obreiro que maneja bem a Palavra da Verdade.

O homem que maneja (manuseia) corretamente a palavra da verdade, não a muda, não a perverte, não a mutila nem a distorce, nem faz uso dela com um propósito erróneo em mente. Ao contrário ele interpreta as Escrituras em oração e à luz das Escrituras. Aplica seu sentido glorioso, corajosamente e com amor, as situações e circunstâncias concretas, fazendo-o para a glória de Deus, para a conversão dos pecadores e para a edificação dos crentes. Rejeita o que está em conflito com seu conteúdo e significado.

 

PASTOR, CRISTÃO

O termo original significa literalmente “pastor”. Esta palavra foi, várias vezes, usada pelo Senhor Jesus Cristo no NT (Hb 13.20; 1 Pe 2.25) e, apenas uma vez, como pastor dos cristãos (Ef 4.11). Nessa passagem, ela aparece como um dom espiritual a ser praticado, e não como uma função a ser ocupada. Na verdade, qualquer cristão que orienta, protege e geralmente trabalha como protetor em relação aos outros crentes, está desempenhando o dom espiritual de um pastor. Entretanto, essa palavra veio a designar alguém que formalmente alimenta o rebanho, administra as ordenanças, lidera a adoração e guarda a verdade (Hb 13.17; 1 Pe 5.2).

 

As Epístolas Pastorais fornecem as diretrizes dos deveres daqueles que ocupam, oficialmente, as posições de liderança como pastores entre o rebanho de Deus (2 Tm 4,1-5). Ao dirigir-se aos anciãos da Igreja em Éfeso (At 20,17), Paulo os chamou de supervisores ou bispos (v. 28) e ordenou que apascentassem (ou “alimentassem”) o rebanho (v. 28).[1]

 

Referência:

Revista Digital Cristão Alerta, 2° trimestre de 2021



[1] Dicionário Bíblico Wycliffe - CPAD

CONHEÇA AS EDIÇÕES DA REVISTA EVANGÉLICA DIGITAL CRISTÃO ALERTA.

***

Revista Cristão Alerta: 3° trimestre de 2021: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 2° trimestre de 2021: DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 1° trimestre de 2021 – O Verdadeiro Pentecostalismo

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos no Livro de

(4° trimestre de 2020)

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos nos Livros de Neemias e Esdras

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Escatológicos

 Informações Aqui

***