Lições Bíblicas de Jovens – 3° trimestre de 2021, CPAD
| DATA DA AULA: 19/09/2021
TEXTO DO DIA
"E,
se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos? dirá ele: São as
feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos." (Zc 13.6)
SÍNTESE
Zacarias
apresentou Cristo como o Servo-Sofredor que salvará a humanidade e o Rei-Vitorioso
que mostrará o seu poder sobre tudo e sobre todos.
Veja também:
Lição
1 PROFETAS
MENORES: GRANDES MENSAGENS EM PEQUENOS TEXTOS
Lição
2 OSEIAS:
O CASAMENTO COMO UM REFLEXO DA COMUNHÃO COM DEUS
Lição
3 JOEL:
O PODER DO ESPÍRITO SANTO NOS ÚLTIMOS DIAS
Lição
4 AMÓS:
ADORAÇÃO COM JUSTIÇA
Agenda de
leitura
SEGUNDA - Ed 6.14
Zacarias e Ageu motivaram os judeus na reconstrução do Templo
TERÇA - Zc 6.13
Cristo, o Rei-Sacerdote
QUARTA - Zc 9.9
A humildade do Messias
QUINTA - Zc 11.12,13
Jesus é traído
SEXTA - Zc 12.10
A morte do Messias
SÁBADO - Zc 14.9-11
O futuro glorioso de Jerusalém
OBJETIVOS
EXPLICAR a estrutura do livro de
Zacarias;
COMENTAR como as oito visões do
profeta contribuíram para motivar os judeus na reconstrução do Templo;
APRESENTAR as profecias messiânicas
de Zacarias.
Interação
Professor (a), a mensagem de Zacarias, assim com a de Ageu teve como
objetivo incentivar os judeus que retornaram do exílio a investirem na
reconstrução do Templo. Podemos extrair de seu livro três importantes lições para
a Igreja do Senhor na atualidade: A primeira é que os servos de Deus devem
colocar todas as suas competências, talentos e dons espirituais a serviço do
Senhor. Os dons espirituais, assim como os talentos, jamais devem ser
escondidos ou negligenciados, mas usados para a glória do Todo-Poderoso. A
segunda é que o jejum continua valendo para os dias atuais. Jesus ratificou a
prática do jejum, contudo temos que ter o cuidado para que tal prática não se
torne apenas um ato ritualístico. O jejum precisa ser visto pelo crente como
uma forma voluntária de adoração ao Senhor (Zc 8.19). A terceira lição é que
Jesus Cristo na sua primeira vinda ao mundo, veio em carne, foi concebido pelo
Espírito Santo no ventre da virgem Maria, nasceu como um bebê para morrer na cruz
por nossos pecados. Porém, em sua segunda vinda, Ele voltará em glória e como
um Rei vitorioso para julgar as nações.
Texto bíblico
Zacarias 13.8,9
8 E
acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão
extirpadas e expirarão; mas a terceira parte restará nela.
9
E farei passar essa terceira parte
pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se
prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela
dirá: O SENHOR é meu Deus".
INTRODUÇÃO
Zacarias
desenvolveu o seu ministério para o primeiro grupo que retornou à Jerusalém
após o decreto assinado por Ciro em 538 a.C., que autorizou a repatriação dos
judeus exilados. Cinquenta mil judeus, sem contar as mulheres e crianças
retornaram sob a liderança do príncipe Zorobabel e do sumo sacerdote Josué. O
propósito era reconstruir o Templo. Com a oposição dos samaritanos, muitos
desanimaram e o projeto acabou sendo abandonado.
I - ZACARIAS
1.
Sacerdote e profeta.
Zacarias
desenvolveu a responsabilidade sacerdotal do ensino ao lado da força
encorajadora de um profeta. Ele foi sacerdote e profeta. Oriundo da tribo de
Levi era descendente de uma família de sacerdotes (Zc 1.1,7). Seu nome
significa "o Senhor lembra". Ele nasceu em terra estrangeira, quando
os judeus estavam exilados na Babilônia. Fez parte do primeiro grupo composto
de cinquenta mil judeus que retornou a Jerusalém sob a liderança de Zorobabel
(Ne 12.1,4,7,10,12,16).
2.
Data.
O
livro de Zacarias começou a ser escrito em 520 a.C.; diferente de Ageu que
entregou quatro mensagens em um período curto de tempo, Zacarias, sendo mais
jovem do que Ageu, viveu muito mais tempo e, deste modo, teve um ministério
profético mais longevo. Algumas datas são apresentadas no seu livro: 1 de
novembro de 520 a.C.; (Ag 1.1); 24 de fevereiro de 519 a.C. (Zc 1.7-6.15); 4 de
dezembro de 518 a.C. (Zc 7,8). Acreditamos que a parte final do livro apresenta
profecias entregues próximo ao ano 480 a.C. (Zc 9-14). Esta é uma hipótese.
Sabemos que Zacarias citou os gregos. Tendo em vista que a Grécia começou a se
tornar uma potência mundial ao derrotar Dario I em 490 a.C. e Assuero em 480
a.C., os estudiosos apontam que a parte final do livro provavelmente foi
escrita quando os gregos começavam a despontar no cenário, por volta do ano 480
a.C. Se isto for verdade, Zacarias permaneceu durante décadas profetizando para
o seu povo. Ao lado de Ageu, incentivou o retorno da reconstrução do Templo,
todavia, sua profecia não se limitou unicamente a este propósito, ele também se
interou pela renovação espiritual de Jerusalém e de seu povo, por isto entregou
mensagens messiânicas que traziam esperança para o povo.
3.
Estrutura e mensagem do livro.
O
livro de Zacarias possui algumas singularidades: É o livro mais apocalíptico e
escatológico de todo o Antigo Testamento; também é o livro mais extenso entre
os profetas menores; de igual modo, é considerado o livro mais difícil de ser
interpretado e isto acontece por causa de suas visões, símbolos e parábolas.
Sua profecia é composta de visão (Zc 1-6) e palavra (Zc 7-14). Os capítulos 1-8
encorajaram os judeus na reconstrução do Templo, enquanto os capítulos 9-14
apresentaram profecias sobre Israel e o Messias. Ele profetizou sobre as
funções que Cristo exerceria como o "Servo do Senhor" (Zc 3.8); o
Rei-Sacerdote (Zc 6.13); o verdadeiro Pastor (Zc 11.4-11). Também relatou
episódios da vida de Cristo: sua traição (Zc 11.12,13); sua crucificação (Zc
12.10); seus sofrimentos (Zc 13.7) e sua segunda vinda em glória retratando
Jesus como o Rei-guerreiro que reinará sobre Jerusalém (Zc 14.4). O Novo
Testamento apresenta diversas referências diretas e indiretas das profecias de
Zacarias (Zc 9.9 e Mt 21.5; Zc 11.13 e Zc 12.10 e Ap 1.7).
II - A
ATUAÇÃO DE ZACARIAS
1.
O primeiro sermão.
A
primeira mensagem de Zacarias tinha como propósito exortar o povo ao
arrependimento (Zc 1.1-6). Ela foi entregue entre o segundo e o terceiro sermão
profético de Ageu (Ag 2.1-9; 2.10-19). O profeta exortou os judeus a observarem
os erros dos seus antepassados que recusaram ouvir os profetas que os
antecederam (Is 31.6; Jr 3.12; 18.11; Os 14.1).
2.
As oito visões.
Os
capítulos 1-6 apresentam oito visões que contribuíram para encorajar os judeus
que trabalhavam na reconstrução do Templo. A primeira visão foi dada quando a
obra já estava em andamento há cinco meses (Zc 1.7), as outras sete não
registram suas datas, provavelmente uma seguiu a outra, em rápida sucessão,
sendo imediatamente registradas, por isto não se fez necessário as datações
seguintes. As visões indicavam que os olhos do Senhor estavam voltados para
Jerusalém, pois a Casa do Senhor estava sendo edificada (Zc 1.7-17), e que
qualquer poder que se levantasse contra o povo de Deus, cedo ou tarde, seria
destruído (Zc 1.18-21); pois Jerusalém estava sendo medida e protegida por Deus
(Zc 2); e seu sacerdócio seria restaurado (Zc 3). A reconstrução do Templo não
poderia ser vista apenas como uma obra humana, mas como resultado da influência
operada pelo Espírito do Senhor nos corações (Zc 4). A justiça deveria ser uma
marca nesta reconstrução social (Zc 5.1-4), visto que o cativeiro babilônico
tinha purificado o povo de Deus (Zc 5.5-11). As visões terminam com a descrição
dos juízos divinos que seriam derramados contra as nações inimigas (Zc 6.1-8).
Todas as visões visavam motivar o povo.
3.
Uma adoração sincera.
Durante
o cativeiro, o povo de Judá desenvolveu o hábito de jejuar no quarto, quinto,
sétimo e décimo mês, como sinal de luto pela destruição do Templo (Zc 8.19).
Quando a reconstrução já se encontrava bem avançada, surgiu uma pergunta: no
novo Templo os jejuns deveriam continuar? (Zc 7.3). Uma comitiva veio de Betel
para interrogar os sacerdotes de Jerusalém. A primeira geração de exilados
havia sentido profundamente a queda de Jerusalém e chorava com sinceridade,
porém a segunda geração não conseguia entender a profundidade da atitude e a
cumpria apenas como um ritual. O jejum parecia um incômodo para eles. Este tem
sido o problema da geração que "nasce na Igreja". Há filhos de
crentes que cumprem rituais porque se acostumaram, mas não se conscientizaram
sobre o porquê de tais atitudes.
Zacarias respondeu que depois de restaurar e abençoar Jerusalém, os
jejuns deveriam permanecer, o que mudaria seria a atitude dos homens em relação
ao ritual. A adoração triste, compulsória e nostálgica daria lugar a uma
adoração festiva regada por atos sagrados de honra em louvor a Deus.
III - FALANDO
DO MESSIAS
1.
Livramentos futuros.
Enquanto
os oito primeiros capítulos motivaram os judeus na reconstrução do Templo, nos
últimos seis capítulos, o profeta Zacarias transportou-se do presente para o
futuro. Cremos que os capítulos finais representam uma mensagem entregue por
Deus a Zacarias, próximo a 480 a.C. O jovem profeta já era um ancião. Ele
profetizou o castigo divino para as nações ao derredor de Israel que causaram
sofrimento ao povo de Deus (Zc 9.1-8).
2.
A singularidade do Messias prometido.
Zacarias
estabeleceu uma comparação antagônica entre a grandeza de um conquistador
humano (Alexandre, o Grande) e a simplicidade do Messias prometido (Jesus
Cristo). Depois de retratar o domínio de um rei conquistador, o profeta
apresentou a chegada do Rei-Salvador em Jerusalém. Ele viria montado sobre um
jumento (Zc 9.9; Mt 21.4-5, 7-9). Esta profecia se cumpriu na entrada triunfal
de Cristo em Jerusalém (Lc 19.30-38). Cristo também foi apresentado como a
"pedra angular" ou "pedra de esquina" (Zc 10.4; Mc 12.10).
Ele é o fundamento da Igreja (Ef 2.20). Não existe Igreja sem Cristo! Em sua
vida, Cristo foi um exemplo que nos ensinou como viver; em sua morte, um
sacrifício perfeito; em sua ressurreição, um vencedor extraordinário; em sua
ascensão, um rei; em sua intercessão, um sumo sacerdote que continua agindo em
favor da Igreja e cremos ainda que Cristo voltará para cumprir todas as
promessas bíblicas.
A
reconstrução do Templo não poderia ser vista apenas como uma obra humana, mas
como resultado da influência operada pelo Espírito do Senhor nos corações (Zc
4)
3.
A vitória de Cristo.
A
profecia de Zacarias não ficou circunscrita apenas ao primeiro advento de
Cristo sobre a Terra, mas também discorreu sobre a sua Segunda Vinda. De acordo
com a interpretação pré-milenista, o Anticristo surgirá no cenário
internacional na figura de um pastor insensato (Zc 11.16,17), sendo assim, os
capítulos 12 a 14 descrevem os acontecimentos escatológicos referentes à
purificação dos judeus e a destruição dos seus inimigos. Diversas nações se
reunirão contra Israel no fim do reinado de sete anos do Anticristo (Zc
12.3-9). Os judeus chorarão arrependidos por suas escolhas erradas e clamarão a
Deus, que intervirá destruindo os seus inimigos (Zc 12.10-14). O Messias
salvará Israel. Depois de arrependida, Jerusalém será transformada. O profeta
abriu um parêntesis em sua mensagem para resumir o plano de Deus para os judeus
através do poema do pastor ferido (Zc 13.7-9). O Messias será ferido e as
ovelhas serão dispersas e provadas até sobrar um remanescente fiel (Zc 13.7-9).
Com esse remanescente o pacto de Deus com Israel será renovado até que este Messias
retorne em glória sobre o "Monte das Oliveiras" (Zc 14.4) para
implantar o seu reino milenar (Zc 14.1-21), confirmando sua vitória final.
SUBSÍDIO 1
"Em fins de 520 a.C., o Senhor levou Zacarias a convocar os
judeus ao arrependimento com a garantia de que, se retornassem, Jeová
voltar-se-ia para eles. Não era para imitarem seus pais, que se rebelaram
contra os avisos dos profetas do pré-exílio e, desta forma, causaram o
julgamento do Senhor. Os pais e os profetas já não existem. Mas o poder eficaz
da Palavra de Deus permanece, como bem sabe as pessoas a quem Jeová avisa, pois
ela as alcança.
O oitavo mês no qual a palavra do Senhor veio ao profeta, corresponde
a outubro-novembro. Antes do exílio, o mês se chamava bul (1 Rs 6.38), mas após
o retorno dos judeus passou a ser conhecido por marquesvã. Este nome derivava,
provavelmente, de uma palavra hebraica que significava 'molhado' ou 'chuvoso',
e sugere as constantes chuvas que caracterizavam o mês. Não é dado o dia do
mês.
Zacarias começou sua carreira profética dois meses depois de Ageu
(Ag 1.1). Sua convocação ao arrependimento era apropriada, mesmo depois das
promessas feitas por seu antecessor, visto que tais promessas eram
condicionadas ao arrependimento" (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 5. Rio
de Janeiro: CPAD, 2005, p. 296).
SUBSÍDIO 2
"A palavra de Deus para Zacarias é forte: O Senhor tem
estado em extremo desgostoso com vossos pais, literalmente, 'tem estado
descontente com desgosto'. Dods afirma que a palavra significava originalmente
'irromper em indignação há muito controlada'. Vossos pais é referência à
geração anterior ao cativeiro. Os antepassados dos israelitas caíram no
desagrado máximo de Deus. Agora, pela primeira vez nesta nova era da história
dos israelitas, Deus lhes envia, como fizera com seus pais de outrora, os
servos do Senhor, os profetas, Zacarias e Ageu, com uma convocação ao
arrependimento e uma promessa de reconciliação. Tornai para mim [...] e eu
tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos. Esta frase é traduzida melhor
assim: 'Voltai para mim, [...] e eu voltarei para vós. O verbo voltar indica
mudança de conduta. Deus promete mudar de atitude para com o seu povo se este concertar
seus caminhos. Houvera um avivamento e o povo voltara à terra da escolha de
Deus. Contudo, é óbvio que o povo não tinha voltado ao Senhor Jeová de todo o
coração e de modo espiritual" (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 5. Rio de
Janeiro: CPAD, 2005, p. 279).
CONCLUSÃO
Reconhecemos
que muitas profecias de Zacarias já se cumpriram historicamente, principalmente
aquelas relacionadas ao período interbíblico e ao primeiro advento de Cristo.
Tal constatação deve nos despertar para que possamos permanecer em vigilância,
pois tudo o que foi prometido se cumprirá, em seus mínimos detalhes.
HORA DA
REVISÃO
1.
Quem foi Zacarias?
Um
sacerdote e profeta, que fez parte do primeiro grupo que retornou à Jerusalém
sob a liderança de Zorobabel.
2.
Qual a distância de tempo entre as profecias dos capítulos 1-8 para os
capítulos 9-14?
Quarenta
anos aproximadamente. Enquanto os oito primeiros capítulos apresentam profecias
entregues entre 520-518 a.C., acreditamos que os capítulos 9-14 apresentam
profecias próximas a 480 a.C.
3. Fale sobre a singularidade do livro de
Zacarias.
É
o livro mais escatológico de todo o Antigo Testamento e também é o livro mais
extenso entre os profetas menores.
4.
Quando Zacarias foi questionado se o jejum deveria continuar, qual foi sua
resposta?
Eles
deveriam entender o porquê do jejum, os judeus deveriam continuar com a
prática, mudando a atitude em relação ao ritual. Deveriam fazer de coração e
não por obrigação.
5.
As profecias messiânicas em Zacarias descrevem quais acontecimentos?
Falam
da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém montado em um jumentinho, apresentam
sua traição por trinta moedas de prata, sua morte e seu sofrimento, assim como
também anunciam sua Segunda Vinda em glória como rei vitorioso
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