"Façamos o homem …
nossa imagem, conforme a nossa semelhança." (Vide Gên. 5:1; 9:6; Ecl.
7:29; Atos 17:26,28,29; 1 Cor. 11:7; 2 Cor. 3:18; 4:4; Efés. 4:24; Col. 1:15;
3:10; Tia. 3:9; Isa. 43:7; Efés. 2:10.) O homem foi criado à semelhança de Deus,
foi feito como Deus em caráter e personalidade. E em todas as Escrituras o
ideal e alvo exposto diante do homem é o de ser semelhante a Deus. (Lev. 19:2;
Mat. 5:45-48; Efés. 5:1.) E ser como Deus significa ser como Cristo, que é a
imagem do Deus invisível.
CONSIDEREMOS ALGUNS
DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A IMAGEM DIVINA NO HOMEM:
A relação de Deus com as
primeiras criaturas viventes consistia em essas, de maneira inflexível,
obedecerem aos instintos implantados pelo Criador; mas a vida que inspirou ao
homem foi resultado verdadeiro da personalidade de Deus. O homem, na verdade,
tem um corpo feito do pó da terra, mas Deus soprou nas narinas o sopro da vida
(Gên. 2:7); dessa maneira dotou-o de uma natureza capaz de conhecer, amar e servir
a Deus. Por causa dessa imagem divina todos os homens são, por criação, filhos
de Deus. Mas, desde que essa imagem foi manchada pelo pecado, os homens devem
ser recriados ou nascidos de novo (Efés. 4:24) para que sejam em realidade
filhos de Deus.
Um erudito da língua grega
aponta o fato de uma das palavras gregas traduzidas por "homem" (anthropos) ser uma combinação de
palavras significando literalmente "aquele que olha para cima". O
homem é criatura de oração, e há ocasião na vida dos mais perversos quando eles
invocam a algum Poder Supremo para socorrê-los.
O homem pode não entender a
grandeza da sua dignidade, e assim se tornar semelhante aos irracionais que
perecem (Sal. 49:20), mas ele não é irracional. Mesmo na sua degradação, o
homem é testemunha da sua origem nobre, pois o animal não pode degradar-se. Por
exemplo, ninguém pensaria em ordenar a um tigre dizendo: "Sê tigre!"
Ele sempre foi e sempre ser tigre! Mas a ordem, "Sê homem", leva um
verdadeiro significado àquele que se degradou. Por mais que se tenha o homem
degradado, ainda ele reconhece que deveria estar em plano mais elevado.
2. Caráter moral.
O reconhecimento do bem e do
mal pertence somente ao homem. A um animal pode-se ensinar a não fazer certas
coisas, mas é porque essas coisas são contrárias à vontade do dono e não porque
o animal saiba que estas coisas são sempre corretas e outras sempre erradas. Em
outras palavras, os animais não possuem natureza religiosa ou moral; não são
capazes de ser instruídos nas verdades concernentes a Deus e à moralidade.
Assim escreve um grande naturalista: Concordo plenamente com a opinião dos
escritores que asseguram ser o sentido moral, ou seja, a consciência, a mais
importante de todas as diferenças entre o homem e os animais inferiores. Esse
sentido está resumido naquele curto mas imperioso "deve", tão cheio
de significação. É o mais nobre de todos os atributos do homem.
3. Razão.
O animal é meramente uma
criatura da natureza; o homem é senhor da natureza. Ele é capaz de refletir
sobre si próprio e arrazoar a respeito das causas das coisas. Pensem nas
invenções maravilhosas que surgiram da mente do homem — o relógio, o
microscópio, o vapor, o telégrafo, o rádio, a máquina de somar, e outras
numerosas demais para se mencionar. Olhem a civilização construída pelas
diversas artes. Considerem os livros que foram escritos, a poesia e a música
que foram compostas. E então adorem ao Criador por esse dom maravilhoso da
razão! A tragédia da história é esta: que o homem tem usado esse dom para
propósitos destrutivos, até mesmo para negar o Criador que o fez uma criatura
pensante.
4. Capacidade para a imortalidade.
A existência da árvore da
vida no Jardim do Éden indica que o homem nunca teria morrido se não tivesse
desobedecido a Deus. Cristo veio ao mundo para colocar a Alimento da Vida ao
nosso alcance, para que não pereçamos, mas vivamos para sempre.
5.
Domínio sobre a terra.
O homem foi designado para
ser a imagem de Deus com respeito à soberania; e como ninguém pode ser monarca
sem súditos e sem reino, Deus deu-lhe tanto um "império" como um
"povo". Deus os abençoou, e lhes disse: "Frutificai,
multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar,
sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a
terra" (Gên. 2:28.Vide Sal. 8:5-8.) Em virtude dos poderes implícitos em
ser o homem formado à imagem de Deus, todos os seres viventes sobre a terra
estavam entregues na sua mão. Ele devia ser o representante visível de Deus em
relação às criaturas que o rodeavam.
O homem tem enchido a terra
com as suas produções. É um privilégio especial do homem subjugar o poder da
natureza à sua própria vontade. Ele, o homem, obrigou o relâmpago a ser o seu
mensageiro, tem circundado o globo, subido até às nuvens e penetrado as
profundezas do mar. Ele tem jogado as forças da natureza umas contra as outras,
mandando os ventos ajudá-lo em enfrentar o mar. Se é tão maravilhoso o domínio
do homem sobre a natureza externa e inanimada, mais maravilhoso ainda é o seu
domínio sobre a natureza animada. Vejam o falcão treinado derribar a presa aos
pés do seu dono e voltar quando os grandes espaços o convidam à liberdade;
vejam o cão usar a sua velocidade a serviço do dono, tomar a presa que não será
sua; vejam o camelo transportar o homem através do deserto, sua própria
habitação. Todos eles mostram a capacidade criadora do homem e a sua semelhança
com Deus o Criador.
A queda do homem resultou na
perda e no desfiguramento da imagem divina. Isto não quer dizer que os poderes
mentais e psíquicos (a alma) foram perdidos; mas que a inocência original e a
integridade moral, nas quais foi criado, foram perdidas por sua desobediência.
Portanto, o homem é absolutamente incapaz de salvar-se a si mesmo e está sem
esperança, a não ser por um ato de graça que lhe restaure a imagem divina. Este
assunto será tratado mais detalhadamente no capítulo seguinte
Autor: Myer Pearlman
Fonte: Conhecendo as
Doutrinas da Bíblia
Editora: Vida, 2006
Tradução: Lawrence
Olson
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