Subsídios Bíblicos: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Nova Edição

Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ   Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja   Subsídios Lição 2: Somos Cristãos     Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno       Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana    Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo?     Subsídios...

SUBSÍDIO LIÇÃO 9: O Ministério de Pastor

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblico Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

Como pastor, você está na linha de frente de uma grande batalha espiritual. Satanás, o inimigo, está constantemente tramando destruí-lo colocando minas terrenas de tentação pelo caminho que você passa. Fique alerta (1Pe 5.8).

Veja a lição deste subsídio, Toque Aqui

I. O CONCEITO DE PASTOR.

Efésios 4.11 é a única passagem do Novo Testamento onde o termo grego poimén é traduzido com o sentido de “pastor de igreja”. Significa alguém que, em geral, cuida dos rebanhos.


O pastor é aquele homem escolhido por Deus para aperfeiçoar os santos, edificar a igreja de Deus, apascentar o rebanho do Senhor e zelar pela causa de Cristo.


1. Definições práticas do verdadeiro pastor.

1.1. Ser pastor é ser dirigente de vidas. Não apenas dirigente de cultos!

1.2. Ser pastor é ter paixão pelas almas.

1.3. Ser pastor é amar profundamente o Senhor Deus.

1.4. Ser pastor é dar a vida e seus esforços pela Igreja do Senhor.

1.5. Ser pastor é cuidar do bem-estar moral e espiritual dos membros da Igreja do Senhor.

1.6. Ser pastor é não descuidar dos interesses dos servos de Deus.

1.7. Ser pastor é viver em íntima comunhão com Deus para dEle receber a orientação.

1.8. Ser pastor é estar à altura de ensinar as verdades divinas ao povo de Deus, como alguém que maneja bem a palavra da verdade.

1.9. Ser pastor ainda é ser bom organizador, administrador exemplar dos bens do Senhor como fiel mordomo.


2. Aspectos do ministério de pastor.

a) Governar.

Aos pastores cabe a função de supervisão (de forma sábia e competente) de reuniões, assembleias e atividades administrativas das igrejas (1 Co 14.40; 1 Tm 5.17).


b) Defender.

Defender o rebanho de falsos mestres e profetas, que, com suas heresias, podem estragar ou desbaratar o rebanho de Deus (Tt 1.9-11; 2 Pe 2.1,3).


c)  Alimentar.

O rebanho de Deus necessita de alimento são e dosado pela Palavra. Aos pastores cabe alimentar de forma adequada a igreja, pelo ensino e doutrinação (1 Tm 4.11).


Além de alimentar o rebanho de Deus, o verdadeiro pastor deve diligentemente resguardá-lo de seus inimigos. Paulo sabe que no futuro Satanás levantará falsos mestres dentro da própria igreja, e, também, falsários vindos de fora, infiltrar-se-ão e atingirão o rebanho com doutrinas antibíblicas, conceitos mundanos e ideias pagãs e humanistas. Os ensinos e a influência destes dois tipos de elementos arruinarão a fé bíblica do povo de Deus.  Paulo os chama de “lobos cruéis”, indicando que são fortes, difíceis de subjugar, insaciáveis e perigosos.


Tais indivíduos desviarão as pessoas dos ensinos de Cristo e os atrairão a si mesmos e ao seu evangelho distorcido.


d) Cuidar.

Sempre existem ovelhas fracas, feridas, e algumas vezes querendo desgarrar-se do rebanho. O pastor, com paciência e amor, seguindo o exemplo do divino Pastor, tem de cuidar de todas (1 Pe 5.1-4; At 20.28).


A tarefa do pastor é cuidar da sã doutrina, refutar a heresia (Tt 1.9-11), ensinar a Palavra de Deus e exercer a direção da igreja local (1 Ts 5.12; 1 Tm 3.1-5), ser um exemplo da pureza e da sã doutrina (Tt 2.7,8), e esforçar-se no sentido de que todos os crentes permaneçam na graça divina (Hb 12.15; 13.17; 1 Pe 5.2).

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui


🔍PÁGINAS👇INDICADAS🔍

  • ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
  • SUBSÍDIOS BÍBLICOS
  • ESTUDOS BÍBLICOS
  • CURIOSIDADES BÍBLICAS
  • AUXÍLIOS PARA PROFESSORES EBD
  • FAZER PESQUISAS
  • Bem Vindo (a) a nossa Loja de E-books e Apostilas

    Informações Aqui
    ***
    ***
    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui