Lições Bíblicas de Jovens – 3° trimestre de 2021, CPAD
| DATA DA AULA: 11/07/2021
TEXTO DO DIA
"Contendei
com vossa mãe, contendei, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu
marido [...]." (Os 2.2)
SÍNTESE
Oseias
recebeu a missão de profetizar para Israel, um povo ingrato e obstinado. Na
consecução deste propósito, vivenciou um drama particular ao ser traído por sua
mulher.
Agenda de
leitura
SEGUNDA - Os 1.2-9
A difícil missão de representar
o amor de Deus
TERÇA - 1 Rs 12.26-33
O paganismo religioso e a traição de Israel
QUARTA - Os 9.1
A nação comparada a uma meretriz
QUINTA - Os 11.4,5
O inexplicável amor de Deus por seu povo
SEXTA - Ap 19.7
O casamento ilustra o encontro final de Cristo com a Igreja
SÁBADO - Os 14.1,2
O chamado ao arrependimento
Objetivos
REFLETIR
a
respeito da vida de Oseias e seu drama pessoal;
COMPREENDER a linguagem do casamento
como reflexo da comunhão de Deus com o seu povo;
EXPLICAR como a experiência
pessoal de Oseias contribuiu para fundamentar sua profecia.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo estudaremos o
livro de Oseias. Ele nos revela uma história de amor entre Deus e o seu povo.
Contudo, os israelitas não compreenderam e nem retribuíram a este amor. Eles
escolheram o caminho da maldade, da idolatria, da desobediência e do pecado,
indo para longe do Senhor que tanto os amava. Todavia, Deus levantou vários
profetas, Oseias foi um deles, para transmitir ao povo rebelde e infiel, suas
mensagens de amor, de exortação e de consolo.
Oseias nos ensina a respeito de um Deus que nos ama de maneira
incondicional. Um Pai que deseja ter um relacionamento com os seus filhos,
fundamentado no amor e na fidelidade, à semelhança de um casamento.
Orientação
Pedagógica
Professor(a), sugerimos que para a aula de hoje você reproduza o
esboço do livro de Oseias apresentado abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos
as três partes principais do livro que possui 14 capítulos.
Experiência
e entendimento - 1.1- 3.5
a)
A vida pessoal de Oseias - 1.1-2.1
b)
A Tragédia pessoal e o amor redentor de Oseias - 2.2-23
c)Os
procedimentos de Oseias com Gome - 3.1-5
O
pecado de Israel - 4.1 -13.16
a)
A infidelidade de Israel e suas causas - 4.1-6.3
b)
A infidelidade de Israel e seus castigos - 6.4-10.15
c)O
amor de Jeová - 11.1- 13.16
Arrependimento
e restauração - 14.1-9
a)
A súplica final ao arrependimento -14.1-3
b)
A promessa de bênçãos últimas - 14.4-8
c)Epílogo
- 14.9
Texto bíblico
Oseias 2.1,2;
14-17
1
Dizei a vossos irmãos: Ami; e a vossas
irmãs: Ruama.
2
Contendei com vossa mãe, contendei,
porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido; e desvie ela as suas
prostituições da sua face e os seus adultérios de entre os seus peitos.
14
Portanto, eis que eu a atrairei, e a
levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.
15
E lhe darei as suas vinhas dali e o
vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias da sua
mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito.
16
E acontecerá naquele dia, diz o Senhor,
que me chamarás: Meu marido e não me chamarás mais: Meu Baal.
17
E da sua boca tirarei os nomes de
baalins, e os seus nomes não virão mais em memória.
INTRODUÇÃO
Oseias
inaugura a seção dos "Profetas Menores". Como Isaías, ele teve filhos
que serviram como sinal para sua geração; como Jeremias, foi um homem
quebrantado. É considerado o "Jeremias do Reino do Norte".
Ambos
empregaram a analogia do casamento para falar da relação de Deus com Israel (Jr
2.2; Os 2.16) e utilizaram a linguagem metafórica do divórcio para expressar a
tristeza de Deus em executar o juízo (Jr 3.8; Os 2.2-7). A semelhança de
Ezequiel, Oseias ilustrou sua mensagem com a própria vida. Enquanto Ezequiel
tornou-se viúvo e por meio de sua vida realizou vários atos como um sinal para
sua geração, Oseias perdeu sua mulher para a prostituição e a perdoou,
retratando o amor de Deus por Israel, um povo infiel.
I - A VIDA DE
OSEIAS
1.
O profeta da salvação.
Oseias
significa "salvação". Jerônimo, um dos pais da igreja, interpretava
como "salvador", outros, interpretavam pensando no imperativo
"salva", como se fosse um clamor direcionado a Deus.
Para promovermos o plano da salvação, primeiro
é preciso predisposição para conhecê-lo, em seguida, devemos compartilhá-lo com
persistência, penhor e amor (Rm 10.14; 2 Co 5.18; Hb 2.3). Oseias ficou
conhecido como o primeiro "profeta da graça" ou o "evangelista
de Israel". Seu nome vem da forma hebraica "Hoshea", que no
original procede da mesma raiz da palavra "Jesus" ou
"Josué". Oseias nos ensina que enquanto a apostasia provoca o juízo,
a restauração é resultado direto do imensurável amor de Deus pelo seu povo (1
Pe 1.10; 2 Pe 1.21). Apesar dos nossos
pecados, Deus continua sempre disposto a nos amar, pois a base do amor de Deus
não é nosso mérito, mas seu próprio amor, visto que sua essência é amar (Rm
5.8).
2.
Sua origem e ocupação.
É
provável que Oseias fosse natural de Bete-Semes e pertencesse à tribo de
Issacar. Ao referir-se ao rei de Israel utilizou o pronome da primeira pessoa
do plural: "Nosso rei" (Os 7.5). Ele citou diversas referências
geográficas envolvendo as cidades do norte: Efraim, Mizpa, Tabor, Gilgal,
Betel, Jezreel, Gibeá, Ramá e Gileade, indicando o conhecimento de alguém
natural daquela área. Possivelmente foi um padeiro, visto que descreveu o ato
de sovar a massa apresentando um conhecimento prático na área (Os 7.4).
Acreditamos que ele era um simples mercador, que ao vender seu produto
aproveitava para exortar sua geração nos mercados de cidades próximas, como
Jezreel e Samaria. Oseias nos ensina que é possível fazer a obra de Deus
concomitantemente ao exercício de nossas profissões. Sirva a Deus conforme suas
forças e sua condição (Ec 9.10).
3.
Seu drama pessoal.
O livro de Oseias pode ser dividido em duas partes: Os
capítulos 1 ao 3 descrevem sua vida pessoal ao comparar sua crise conjugal com
a infidelidade de Israel; dos capítulos 4 ao 14 apresentam profecias poéticas
entregues em um longo intervalo de tempo. Oseias foi um homem chamado por Deus
não apenas para falar, mas também para representar o amor de Deus. Seu casamento com Gomer foi mediante a ordem
divina (Os 1.2). Ao perceber suas traições, separou-se dela, porém, ele amava a
sua esposa, e mediante a ordem divina a resgatou da escravidão (mercado da
prostituição), dando-lhe uma nova chance (Os 3.1-3). Tudo o que o profeta
vivenciou representou a relação de Deus com seu povo. O casamento de Oseias foi
providencial, pois lhe forneceu a analogia necessária para que ele dirigisse
sua mensagem a Israel (Os 3.4,5). A mensagem profética de Oseias começou a
partir de sua vida pessoal. Duas lições são extraídas desta experiência: 1) Às
vezes, o sofrimento torna-se um caminho para o crescimento (2 Co 4.8-10; Cl
1.24); 2) Os servos do Senhor podem enfrentar tragédias pessoais, no entanto,
jamais devem abandonar a fé em Deus (Rm 8.35-37).
II - CONTEXTO
HISTÓRICO
1.
Quando profetizou?
Oseias
profetizou nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias
de Jeroboão, rei de Israel (Os 1.1). Foi um período de instabilidade política e
declínio moral que culminou com a destruição do Reino do Norte pela Assíria.
Seu ministério foi longevo. Jeroboão II reinou no Norte de 793-753 a.C.;
Ezequias reinou no Sul de 715-686 a.C. No mínimo podemos afirmar que ele
profetizou entre 753 a.C. a 715 a.C. Os judeus calculavam que ele tinha
profetizado por aproximadamente 90 anos, tendo como base o meado dos reinados
de Jeroboão e Ezequias. Embora o tempo seja exagerado aos nossos olhos, sabemos
com certeza que foram muitas décadas dedicadas ao profetismo. Ele foi
contemporâneo de Amós, Isaías e Miqueias e viveu no tempo áureo da profecia,
tanto em Israel como em Judá. Oseias foi testemunha da destruição do Reino do
Norte em 722 a.C., e com muita tristeza, presenciou o cumprimento de suas
profecias.
2.
Prosperidade e paganismo.
Naquela
época, Israel desfrutava de um surto de prosperidade, como resultado de uma
grande expansão de terras (2 Rs 14.25-28).
A Síria estava debilitada. As rotas das caravanas que antes eram
dominadas por Damasco estavam sob o controle de Israel. O comércio crescia e os
cidadãos de Israel viviam no luxo e na prosperidade. C. S. Lewis já dizia que a
prosperidade é o clima propício para as campanhas do Diabo. A prosperidade
deixou as pessoas gananciosas e insensíveis às realidades espirituais. A
adoração idólatra dos cananeus tinha se espalhado por todas as terras de Israel
(1 Rs 12.26-33). Os cultos e os sacrifícios continuavam, mas não eram
oferecidos ao Senhor. Se havia uma colheita boa, os israelitas chegavam ao
cúmulo de atribuir essa dádiva a Baal (Os 2.8-13; 7.14-16). Os israelitas foram
seduzidos pela idolatria e abandonaram o Deus de Israel (Os 4.6,16; 9.9,17).
Vários bezerros de ouro foram levantados e cidades do Norte como Dã e Betel,
tornaram-se grandes centros idólatras (Os 4.12,13). Para os homens, a
prosperidade normalmente é vista com bons olhos, no entanto, devemos estar
sempre atentos, pois enquanto a provação nos conduz a oração como um vento
impulsiona um veleiro, o conforto pode nos seduzir para uma vida de acomodação
espiritual.
3.
Líderes religiosos corrompidos.
Na
época de Oseias, os sacerdotes tinham perdido a paixão pela piedade (Os 4.6-8).
Eles abandonaram seus postos sagrados e se uniram aos salteadores nas estradas
(Os 6.9). Os homens que deveriam ser exemplos espirituais tornaram-se
decadentes e corruptos. Enquanto os sacerdotes prevaricavam, Deus levantou um
simples padeiro para ser um profeta. Oseias chegou a descrever que a vida
espiritual da nação tinha decaído de uma forma assustadora (Os 4.2,10). O pior
era que eles não percebiam, assim como alguém que não percebe que seus cabelos
tornaram-se grisalhos (Os 7.9). O povo havia abandonado a Deus prostituindo-se
espiritualmente diante dos deuses pagãos e na hora da dificuldade, buscava o
socorro em amigos errados e alianças pagãs (Os 5.13; 7.11; 12.1). Oseias
colocou-se na posição de Deus e por isso foi usado pelo Senhor em um momento
nevrálgico da história de Israel. Estamos nós preparados para seguir os passos
de Oseias agindo como jovens íntegros em nossa geração? Se nossas referências
estão se apostatando, sejamos nós as referências.
III- O
CASAMENTO COMO REFLEXO DA COMUNHÃO COM DEUS
1.
A metáfora do casamento.
Oseias
por meio de sua própria experiência exortou Israel sobre o perigo da
infidelidade (traição) a Deus (Jr 3.1,2; Tg 4.4). A metáfora do casamento foi
utilizada para demonstrar o fascinante amor de Deus, mesmo em um contexto de
decadência moral (Os 2.14-16; 6.1-4; 11.1-4).
Oseias também usou a figura do
divórcio para mostrar a tristeza do Senhor em executar o juízo (Os 2.2-7). O
pecado estava generalizado em Israel (Os 4.1,2). As jovens se prostituíam e as
mulheres casadas adulteravam (Os 4.13). Os homens não poderiam reivindicar
juízo sobre elas porque também se desviavam com as meretrizes (Os 4.14). O
culto ao Senhor tinha sido descaracterizado. "Betel" (Casa de Deus)
foi ironicamente apelidada por Oseias de "Bete-Áven" (casa dos
ídolos), pois o lugar que antes era conhecido como um centro de adoração
tornou-se um local marcado pela idolatria (Os 4.15). O Senhor estava cansado de
uma adoração superficial e falsa (Os 6.6). O juízo se aproximava (Os 8.1). A nação
que antes era esposa foi comparada a figura de uma meretriz (Os 9.1). O juízo
de Deus seria iminente (Os 10.10,13-15).
2.
Uma mensagem ilustrada.
Da
relação de Oseias com Gomer nasceram três filhos: dois meninos e uma menina.
Não foi somente o matrimônio de Oseias que ilustrou sua mensagem, mas também
seus filhos, pois todos receberam nomes proféticos. Seu primeiro filho chamou
Jezreel, que significa: "Deus semeia ou espalha", anunciando que em
breve Deus provocaria uma grande dispersão em Israel (Os 1.4,5). Seu segundo
filho, uma menina, recebeu o nome de Lo-Ruama, que significa
"desfavorecida". Deus não teria mais compaixão do seu povo (Os 1.6),
pois Deus não tolera para sempre um povo que odeia ser corrigido. Seu terceiro
filho recebeu o nome de Lo-Ami, que significa "não meu povo" (Os
1.9). "Lo-Ami" fazia referência ao afastamento temporário de Deus
sobre Israel, que de acordo com a linguagem do casamento foi tipificado pelo
divórcio. Deus nunca deixa alguém que antes não o tenha deixado primeiro (Os
9.15). Essa rejeição não seria permanente, mas resultaria no exílio e na
destruição do Reino do Norte como entidade política, entretanto, esse período
terminaria diante da conversão de Israel e de sua reunião com Judá (Os 3.4,5).
3.
A promessa de restauração.
Assim
como Oseias resgatou Gomer do mercado da escravidão/prostituição (Os 3.1-3)
Deus resgataria o seu povo (Os 3.4,5). O amor de Deus é a tese central do livro
de Oseias. Deus decidiu amar Israel, e para restaurá-los, imporia sobre eles
algumas restrições (Os 3.4,5). A disciplina é resultado de um julgamento
fundamentado no amor. No deserto, Deus falou ao coração do seu povo. A
expressão "e lhe falarei ao coração" (Os 2.14) reflete um diálogo
íntimo e romântico, tal como um esposo se dirige a sua mulher. Há poucas passagens nas Escrituras que se
aproximam das expressões emocionais do amor de Deus por Israel tal como vemos
em Oseias (Os 11.1-11). O Senhor tentou atraí-los com "cordas de
amor" (Os 11.4). Apesar da ira justificada, Deus sentia compaixão de Israel
(Os 11.8-11). O profeta anunciou que o Senhor dos Exércitos livrá-los-ia da
perversidade e de modo voluntário os amaria (Os 14.4). Deus faria mais do que
perdoar o seu povo, iria transformá-lo (Os 14.8). O amor seria o instrumento
empregado nesta restauração. Não podemos esquecer que também somos atraídos à
salvação pelo "escandaloso' amor de Deus (Rm 5.6-8). Como Israel, às vezes
Deus permite que experimentemos "alguns desertos" para que possamos
nos despertar espiritualmente.
SUBSÍDIO
"Tema de
Oseias
Deus instruiu Oseias a se casar com uma prostituta, como um
lembrete vivo de que o povo de Israel tinha se prostituído espiritualmente, ao
adorar os deuses locais. Quando a esposa de Oseias tem três filhos, dos quais
apenas o primeiro é claramente identificado como sendo de seu marido, Deus
instrui Oseias a dar-lhes nomes que simbolizam o destino potencial de Israel:
Jezrel, que significa 'Deus dispersa', Lo-Ruama, que significa 'Não haverá
misericórdia', e Lo-Ami, que significa 'Não meu povo'.
A esposa de Oseias, por fim, o deixa e aparentemente vai viver
com outro homem, que a trata como sua propriedade legal. Agindo sob ordens de
Deus, Oseias a compra de volta. 'Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu
amigo e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para
outros deuses e amem bolos de uvas' (3.1).
Oseias, então, profetiza que o povo será punido, se seus
costumes não forem alterados rapidamente. Mas apesar da sua infidelidade, Deus
pede que eles retornem, prometendo: 'Eu sararei a sua perversão, eu
voluntariamente os amarei" (Manual Bíblico: Entendendo a Bíblia. Rio de
Janeiro: CPAD, 2011, pp. 268,269).
CONCLUSÃO
Oseias
tem muito a nos ensinar, sobretudo, com a sua vida. Sua pregação apresenta um
Deus que ama incondicionalmente. Deus abençoou Israel com liberdade e terra,
transformando escravos em uma grande nação. Porém, Israel mostrou-se infiel.
Oseias denunciou com veemência a infidelidade de Israel um pouco antes de sua
destruição pela Assíria em 722 a.C. Ele nos ensinou que a relação de Deus com
seu povo é fundamentada no amor e na fidelidade, ou à semelhança de um
casamento.
HORA DA
REVISÃO
1.
Qual o significado do nome de Oseias?
Seu
nome significa salvação.
2.
Por que concluímos que Oseias era um profeta nortista?
Ele
se refere ao rei de Israel como o seu rei (Os 7.5). Ele citou diversas
referências geográficas envolvendo as cidades do norte: Efraim, Mizpa, Tabor,
Gilgal, Betel, Jezreel, Gibeá, Ramá e Gileade, indicando que era natural
daquela área.
3.
Quais foram os nomes dos filhos de Oseias e qual a importância desses nomes em
seu livro?
Oseias
teve três filhos, dois meninos e uma menina. O primeiro filho chamado de
Jezreel era um menino, seguido por uma menina que recebeu o nome de Lo-Ruama.
Seu último filho foi chamado de Lo-Ami. Todos os seus filhos receberam nomes
proféticos que ilustravam seus oráculos.
4.
Como a experiência pessoal de Oseias contribuiu com a sua pregação?
Oseias
casou-se com Gomer e foi traído por ela. A dor da traição fez com que o profeta
compreendesse o sentimento divino em relação ao seu povo. A partir de sua
experiência, o profeta empregou a metáfora do casamento para denunciar a
infidelidade de Israel.
5.
Oseias denunciou os pecados de sua nação e anunciou o juízo iminente. Sua
profecia se cumpriu?
Sim.
Oseias foi testemunha da destruição do Reino do Norte em 722 a.C., e com muita
tristeza, presenciou o cumprimento de suas profecias.
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