🎯 Lições
Bíblicas Adultos 2º trimestre de 2021, CPAD
🎯 Assunto:
Dons Espirituais e Ministeriais — Servindo a Deus e aos homens com poder
extraordinário
🎯 Comentarista:
Elinaldo Renovato de Lima
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TEXTO ÁUREO
E a uns pôs Deus na
igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro,
doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos,
variedades de línguas"(1 Co 12.28).
VERDADE PRÁTICA
O ministério de profeta é
fundamental para a Igreja de Cristo nos dias atuais.
HINOS SUGERIDOS 141, 215, 438
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 3.22
Jesus - o profeta
prometido
Terça - At 11.27
Profetas na igreja
primitiva
Quarta - Lc 11.49
Profetas enviados por Deus
Quinta - 1 Co 14.3
O ministério do profeta
Sexta - 1 Ts 5.20
Não despreze as profecias
Sábado - Ap 3.22
O Espírito fala às igrejas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 12.27-29; Efésios 4.11-13.
INTERAÇÃO
O ministério de
profeta é um dom de Deus para a igreja atual. O profeta é chamado para falar
segundo o coração do Pai. Nem sempre sua mensagem é aceita. No Antigo
Testamento alguns sofreram perseguições terríveis por trazer aos
israelitas a mensagem divina.
Em o Novo
Testamento os profetas não perderam a preeminência. Eles, juntamente com os
apóstolos, eram as colunas da Igreja.
Atualmente, temos a Bíblia, a profecia maior, porém o Senhor continua a
levantar e a usar seus porta-vozes para
revelar a sua mensagem ao seu povo.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno
deverá estar apto a:
I. Descrever a função do profeta no
Antigo Testamento.
II. Compreender o ofício do profeta em o
Novo Testamento.
III. Discernir o verdadeiro do falso
profeta.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado
professor, para introduzir o terceiro tópico da lição reproduza na lousa a seguinte
afirmação: "De todos os dons espirituais, um dos que mais devemos desejar
é seguramente o de discernimento. Nós ouvimos muitas vozes e não podemos seguir
todas elas (Gilbert Kirby) [por outro lado] a palavra de Deus ensina que a
nossa razão é parte da imagem divina na qual Deus nos criou" (Cristianismo
Equilibrado, CPAD, pp.12,22). Após a leitura, discuta com os alunos sobre o
texto ora lido. Em seguida, à luz de Mateus 7.15-20, argumente sobre a
necessidade de identificarmos a figura do falso profeta e não deixarmos enganar
por ele.
INTRODUÇÃO
A lição desta semana versa
sobre o dom ministerial de profeta. Estudaremos alguns aspectos deste dom à luz
da Bíblia, mas também considerando o contexto histórico e cultural do Antigo e
do Novo Testamento. O ministério de profeta é altamente importante para os
nossos dias, pois de acordo com o ensino dos apóstolos, tal ministério tem um
valor excelso para a igreja de qualquer tempo e lugar.
I. O PROFETA DO ANTIGO
TESTAMENTO
1. Conceito.
O profeta do Antigo
Testamento era a pessoa incumbida para falar em nome de Deus. O Altíssimo fazia
dele o seu porta-voz, um embaixador que representava os interesses do reino
divino na Terra. Quando Deus levantava um profeta, designava-o a falar para
toda a nação israelita, e até mesmo a povos ou nações estranhas (Jr 1.5). Ao
longo de toda a história veterotestamentária o Senhor levantou homens e
mulheres para profetizarem em seu nome: Samuel, o último dos juízes e o
primeiro dos profetas para a nação de Israel (1 Sm 3.19,20), Elias e Eliseu (1
Rs 18.18-46; 2 Rs 2.1-25), a profetisa Hulda (2 Rs 22.14-20) e muitos outros,
como os profetas literários Isaías, Jeremias e Daniel.
2. O ofício.
Através da inspiração
divina o profeta recebia uma revelação que desvendava o oculto, anunciava
juízos, emitia conselhos e advertências divinas. Expressões como "veio a
mim a palavra do Senhor" e "assim diz o Senhor" eram fórmulas
usuais para o profeta começar a mensagem divina (Jr 1.4; Is 45.1). Símbolos e
visões também eram formas de Deus falar através dos profetas ao seu povo (Jr
31.28; Dn 7.1). Num primeiro momento, o profeta exercia um importante papel de
conselheiro no palácio real (Natã, cf. 2 Sm 12.1; 1 Rs 1.8,10,11). Contudo,
após a divisão do reino de Israel, o profeta passou a ser perseguido, pois sua
profecia confrontava diretamente a prepotência da nobreza, a dissimulação dos
sacerdotes e a injustiça social (Jr 1.18,19; 5.30,31; Is 58.1-12).
3. O profetismo.
De acordo com o Dicionário
Teológico (CPAD), o profetismo foi um movimento que surgiu no período
aproximado do século VIII a.C. tanto em Israel quanto em Judá. O objetivo desse
movimento era "restaurar o monoteísmo hebreu", "combater a
idolatria", "denunciar as injustiças sociais", "proclamar o
Dia do Senhor" e "reavivar a esperança messiânica". Foi nesse
tempo que os verdadeiros profetas em Israel foram cruelmente surrados, presos e
mortos.
SINOPSE DO TÓPICO (1)
Os profetas do Antigo Testamento falavam
em nome de Deus, em primeiro lugar para a nação de Israel, em segundo, para
povos estranhos.
II. O PROFETA EM O NOVO
TESTAMENTO
1. A importância do termo
"profeta" em o Novo Testamento.
Como já vimos, em Efésios
4.11 são mencionados cinco ministérios que exerciam papéis fundamentais na
liderança da Igreja Antiga: apóstolo, profeta, evangelista, pastor e doutor.
Não por acaso, o termo "profeta" aparece na segunda posição da lista
apresentada em 1 Coríntios 12.28; Efésios 4.11. O profeta é identificado três
vezes na epístola aos Efésios como alguém que acompanhava os apóstolos (2.20;
3.5; 4.11). A Bíblia afirma que os "concidadãos dos Santos e da família de
Deus estão edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas
[...]" (Ef 2.19,20). Aqui, a Bíblia denota a importância do ministério de
profeta na liderança da Igreja do primeiro século.
2. O ofício do profeta
neo-testamentário.
Seu ministério no Novo
Testamento não consistia em predizer o futuro, adivinhar o presente ou ficar
fora de si. Não! De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal Novo
Testamento, o profeta neotestamentário era dotado por Deus para receber e
mediar diretamente a Palavra do Altíssimo. Apesar de ele algumas vezes predizer
o futuro, conforme instrui-nos a Bíblia de Estudo Pentecostal, seu ofício
consiste em proclamar e interpretar a Palavra de Deus, por vocação divina, com
vistas à admoestação, exortação, ânimo, consolação e edificação da igreja (At
3.12-26; 1 Co 14.3). "Era dever do profeta do NT, assim como para o do AT,
desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e
combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc
1.14-17)". Por causa da mensagem de justiça que o profeta apresenta em
tempos de apostasia e confusão espiritual, inclusive na igreja, não há outro
jeito: ele fatalmente será rejeitado e perseguido por muitos.
3. O objetivo do dom
ministerial de profeta.
A função do profeta do
Novo Testamento é apresentada por Paulo no mesmo bloco de versículos em que ele
menciona os cinco ministérios em Efésios (4.11-16). Ou seja, o profeta é
chamado por Deus a levar a igreja de Cristo a uma plena maturidade cristã, pois
como um organismo vivo, a Igreja, o Corpo de Cristo, deve desenvolver-se para a
edificação em amor (v.16). Para que tal seja uma realidade, os profetas do
Senhor devem desempenhar suas funções, capacitados e dirigidos pelo Espírito
Santo.
SINOPSE DO TÓPICO (2)
Os profetas em o Novo Testamento desempenhavam um
importante papel de liderança nas igrejas locais.
III. DISCERNINDO O
VERDADEIRO PROFETA DO FALSO
1. Simplicidade x
arrogância.
Duas características do
verdadeiro profeta são a simplicidade e o amor. Ainda que a Palavra seja de
juízo, o coração do profeta transborda de amor e a sua conduta simples
demonstra a quem ele está servindo: o Deus de amor. Lembremo-nos de Jeremias
(38.14-27), Oseias (8.12) e do próprio Senhor Jesus (Mt 23.37). Já o falso
profeta só pensa em si, em seu status e benefícios. Profetiza objetivando a
autopromoção. Ele mente, ilude e engana. Lembremo-nos de Hananias, o profeta
mentiroso que enfrentou Jeremias (Jr 28.10-12).
2. Pelos frutos os
conhecereis.
Uma advertência séria de
Jesus para os seus discípulos foi acerca da precaução com os falsos profetas.
Como reconhecê-los? Jesus disse que os reconheceríamos "pelos seus
frutos" (Mt 7.15,20), pois o resultado, ou "fruto", do que o profeta
"diz" e "faz", revela o seu caráter. Logo você conhecerá de
onde procede a "árvore" (o profeta). Lembre-se de que não devemos
diferençar o verdadeiro profeta do falso pela "performance" ou pelo
"espetáculo", mas pelos frutos que eles produzem.
3. Ainda sobre o falso
profeta.
Apesar de o falso profeta
ser arrogante e iníquo, ele fala com grande eloquência, e isso basta para que
ele seja tido como verdadeiro. Na obra Assim Diz o Senhor? (CPAD), John Bevere
diz que falsos profetas "são aqueles que ministram em nome de Jesus nas
nossas igrejas e conferências, os que partem o coração dos justos, [e que]
embora o ministério seja apresentado em nome de Jesus, não é desempenhado pelo
seu Espírito". Não tenha medo! Na autoridade do Espírito de Deus,
"acautele-se" dos falsos profetas. Seja prudente! O Espírito Santo
mediante o Evangelho te fará discernir a procedência desses enganadores. Não se
deixe conduzir por eles!
SINOPSE DO TÓPICO (3)
Uma das formas de reconhecer o falso profeta é
identificar a sua arrogância e a podridão dos seus frutos.
CONCLUSÃO
Acabamos de estudar o
exercício do ministério de profeta no Antigo e no Novo Testamento. Vimos que
tal ministério, juntamente com o dos apóstolos, era um dos pilares na liderança
da Igreja do primeiro século (Ef 2.20). Apesar de ao longo da história da
igreja o ministério de profeta ter perdido preeminência, sabemos o quanto ele é
importante para a vida espiritual da Igreja de Cristo. O profeta do Senhor, com
autoridade e sabedoria divina deve desmascarar as injustiças, o falso
profetismo e primar pela edificação da Igreja do Senhor Jesus. Que Deus levante
os legítimos profetas!
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
"Os verdadeiros
Profetas e os Falsos Profetas (7.15-23).
O Evangelho de
Mateus torna o fruto dos profetas a verdadeira prova de tais ministérios. O
caráter é essencial. O evangelista comenta muitas vezes o tema de árvores boas
e ruins e seus frutos; seu interesse em produzir justiça o compele a repetir o
tema. João Batista fala que a impenitência dos fariseus e saduceus é como
árvores ruins (cf. Mt 3.8-12). Em Mateus 12.33,35 Jesus une a acusação dos
fariseus (de que Ele faz o bem pelo poder do mal) com dar maus frutos e a chama
de blasfêmia contra o Espírito Santo. [...] Em algumas comunidades a prova para
as profecias lidava com a negação protognóstica da carne de Jesus Cristo (1 Jo
4.1-3) ou com o espírito de legalismo (Gl 1.8,9). Aqui Mateus identifica que o
fruto do erro é o antinomismo, chamando estas pessoas de : 'Vós que praticais a
iniquidade' (Mt 7.23). Mesmo que eles [os profetas] façam milagres, a doutrina
e o estilo de vida são os critérios para discernimento" (STRONSTAD, Roger;
ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento.
Vol. 1. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp.61-62).
VOCABULÁRIO
Performance: Atuação, desempenho,
representação.
Protognóstica: Relativo à época de
origem do gnosticismo. Possivelmente, entre o século I e II d.C.
Antinomismo: Relativo ao que é contra
a lei; oposição a lei. No sentido de não aceitar que exista de fato uma norma
geral.
SAIBA 👇 MAIS
EXERCÍCIOS
1. De acordo com a lição,
defina o conceito de profeta no Antigo Testamento.
R. O profeta do Antigo
Testamento era a pessoa encarregada de falar em nome de Deus.
2. O que foi o profetismo?
R. O profetismo foi um
movimento que surgiu no período aproximado de VIII a.C. tanto em Israel quanto
em Judá
3. Quais são os cinco
ministérios mencionados em Efésios 4.11?
R. Apóstolos, Profetas,
Evangelistas, Pastores e Doutores.
4. Em que consistia o
ofício de profeta no Novo Testamento?
R. Seu ofício consiste em
proclamar e interpretar a Palavra de Deus, por vocação divina, com vistas à
admoestação, exortação, ânimo, consolação e edificação da igreja.
5. Cite duas
características do verdadeiro profeta.
R. A simplicidade e o
amor.
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