🎯 Lições
Bíblicas Adultos 2º trimestre de 2021, CPAD
🎯 Assunto:
Dons Espirituais e Ministeriais — Servindo a Deus e aos homens com poder
extraordinário
🎯 Comentarista:
Elinaldo Renovato de Lima
20 de Junho de 2021
TEXTO ÁUREO
“Porque os que servirem bem como
diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em
Cristo Jesus.” (1 Tm 3.13)
VERDADE PRÁTICA
Embora o diaconato seja um ministério
específico, a diaconia é uma missão de todo o crente.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Fp
1.1
Auxiliares dos líderes
da igreja local
Terça - At 6.1-5
Homens
exemplares
Quarta - At 6.6
Separados com imposição
de mãos
Quinta - 1
Tm 3.12
Bons líderes no lar
Sexta - 1 Tm
3.13
Chamados para servir
Sábado - Mt
20.26-28
Jesus veio para servir
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 3.8-13
1 Timóteo 3
8 - Da mesma sorte os diáconos sejam
honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe
ganância,
9 - guardando o mistério da fé em uma
pura consciência.
10 - E também estes sejam primeiro
provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
11 - Da mesma sorte as mulheres sejam
honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12 - Os diáconos sejam maridos de uma
mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas.
13 - Porque os que servirem bem como
diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em
Cristo Jesus.
HINOS SUGERIDOS: 115, 175, 394 da Harpa
Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar a importância da
função de diácono.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Analisar o
estilo de vida diaconal de Jesus;
Explicar a
instituição do ministério do diácono;
Discorrer
sobre o perfil e a função do diácono.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Servir: uma ordenança de nosso Senhor
(Mc 12.30,31). O ministério de serviço ao próximo é o símbolo de amor na
instituição dos diáconos relatada no livro dos Atos dos Apóstolos, no sexto
capítulo. Aqui, os apóstolos foram coerentes com o ensinamento de Jesus de
Nazaré. Há muito, o nosso Senhor havia ensinado sobre a urgência de resolver
questões sociais e de caráter humanitário de quem quer que fosse. O problema
registrado em Atos 6 foi de caráter étnico, mas hoje outros grandes problemas
afligem muitos membros da igreja
INTRODUÇÃO
No primeiro século da era cristã, a
Igreja cresceu sob o avivamento do Espírito e expandiu-se pelo mundo. Na mesma
medida em que cresceu, surgiram também problemas na esfera social, demandando
urgentes providências. Por uma sábia e unânime decisão, em assembleia, a igreja
de Jerusalém escolheu sete homens de moral ilibada e cheios do Espírito Santo,
para administrarem esse “importante negócio” (At 6.3). Nesta lição estudaremos
esse importante ministério de serviço que, por causa de uma crise étnica na
igreja, levou os apóstolos a proporem medidas que serviram de base para
instituir a função diaconal. Esta, até hoje, faz parte do ministério ordenado
pelas igrejas cristãs.
PONTO CENTRAL
A função de diácono remonta o serviço
voluntário prestado para alguém.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para
concluir a presente lição, sugerimos uma atividade prática para executá-la
junto à classe. Procure o secretário da igreja e se informe sobre as pessoas
enfermas que não podem ir aos cultos rotineiros. De acordo com a quantidade de
enfermos, e após a Escola Dominical, separe grupos de três ou quatro pessoas
(depende da quantidade de alunos) para fazerem uma visita. Ao chegar no lar da
pessoa visitada, ore, leia a Palavra e cante para ela. Converse um pouco de
modo que ela sinta-se bem acolhida. Ao final da atividade, reúna todos os
grupos e explique-lhes que esta é uma prática diaconal transbordante de amor e
baseada no ensino de Jesus de Nazaré (Mt 25.36,43).
I – A DIACONIA DE JESUS CRISTO
1. Significado do termo.
O termo grego diaconia significa
“ministério” ou “serviço”. A vida inteira de Jesus aqui na Terra demonstrou o
verdadeiro sentido da diaconia em todos os seus aspectos. Na realidade, seu
ministério terreno evidenciou o quanto Ele foi “apóstolo da nossa confissão”
(Hb 3.1), profeta (Lc 24.19), evangelista (Lc 4.18,19), pastor (Jo 10.11), mas
principalmente, diácono por excelência (Mt 20.28).
O apóstolo Paulo disse que
Jesus, “sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas
aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos
homens” (Fp 2.6-7). Segundo a Bíblia de Estudo Palavras-Chave, a expressão
“tomando a forma de servo” denota o sentido de uma condição humilde.
2. Serviço de escravo.
Na véspera da sua crucificação, o Senhor
Jesus reuniu os seus doze discípulos para comer a última ceia. Tomando uma
toalha e uma bacia com água, ele começou a lavar os pés dos discípulos, um a um
(Jo 13.4,5). Não há atitude mais comovente do nosso Senhor como o relato do
lava-pés, demonstrando serviço, exemplo e humildade. A “diaconia da toalha e da
bacia” é a convocação cristocêntrica para uma vida de serviço humilde (Jo
13.12-17).
3. O discípulo é um serviçal.
Certa vez, Tiago e João pediram ao
Senhor lugares de destaques, “à direita” e “à esquerda” de Jesus, quando da
implantação do seu Reino (Mc 10.35-37). Os discípulos ainda não haviam
compreendido a mensagem de Jesus. A proposta do Nazareno nunca foi a de
estabelecer uma hierarquia de poder temporal para a sua igreja, mas a de
serviço conforme demonstra sua resposta a eles: “entre vós não será assim;
antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal
[diakonos]. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de
todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para
servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.43-45).
SÍNTESE DO TÓPICO I
A diaconia de Jesus Cristo está
centralizada na disponibilidade em servir o próximo.
II – A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS
1. O conceito da função.
A palavra diácono (gr. diakonos),
segundo o Dicionário Vine, refere-se àquele que presta trabalhos voluntários
aludindo aos exemplos dos criados domésticos dos tempos do Novo Testamento. O
termo destaca, em especial, a função de um mestre ou de um pastor cristão,
entrelaçando o sentido técnico do diácono ou diaconisa. Outra palavra grega
relacionada a “diácono” é doulos. Esta refere-se a “um servo” ou “um escravo”
(Mt 13.27,28; Jo 4.51). Portanto, a ideia preponderante que a função do diácono
remonta é a do serviço voluntário prestado, pelo “ministro”, o “servo” ou o
“assistente”, para a alguém.
2. Origem do diaconato.
“A bênção”, “problema” e “reivindicação”
são palavras-chave para o advento do ministério formal dos diáconos em o Novo
Testamento. A bênção foi o extraordinário crescimento da igreja local em
Jerusalém. A questão étnica causada pela situação social de muitos que
aceitavam a fé, especialmente envolvendo viúvas judias de fala hebraica e as de
fala grega (At 6.1), era o problema. A reivindicação pode ser vista na
manifestação verbal destas viúvas que, sentindo-se injustiçadas pelo que elas
interpretaram ser uma forma de discriminação dos líderes da igreja de
Jerusalém, cobraram sua assistência (At 6.1).
3. A escolha dos diáconos.
Para resolver o impasse, orando e
impondo-lhes as mãos, os apóstolos separaram sete irmãos de boa reputação,
cheios do Espírito Santo e de sabedoria para administrar uma questão étnica e
social (At 6.2-7). Foi uma decisão de caráter pacificador e de muito bom-senso
para a igreja não se perder em permanentes desentendimentos. O objetivo era
estimulá-la a resolver a questão reconhecendo o caminho equivocado antes
aderido pelos líderes até aquele momento. Assim, eles puderam executar as
mudanças necessárias e resolveram uma questão que poderia trazer sérios
problemas para a igreja de Jerusalém.
CONHEÇA MAIS
“Os diáconos servem nas
diversas atividades da Igreja: eles cooperam como porteiros e recpcionistas, na
ordem do culto e na distribuição dos emblemas da Ceia do Senhor. As suas
atividades, porém, não são restritas a isso; eles também cooperam como
professores e superintendentes ou dirigentes de escola dominical, líderes de
jovens e adolescentes, atuando também em diversos outros trabalhos nas Igrejas,
desde autorizados por seus superiores. São ‘varões de boa reputação, cheios do
Espírito Santo e de sabedoria[...].” Para ler mais, consulte a obra Declaração
de Fé das Assembleias de Deus, editada pela CPAD, p.138,39.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O livro dos Atos dos Apóstolos, no
capítulo 6, descreve a instituição do ministério de diácono.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Comunhão
Quebrada: A Comunidade Escolhe Sete Diáconos
Os crentes se dedicam a formar
uma comunidade de comunhão (At 2.42), que acha expressão em compartilhar as
possessões com os necessitados. Como exemplo positivo de comunhão, Lucas chamou
atenção a Barnabé (At 4.36,37); em contraste, Ananias e sua esposa são exemplos
negativos (At 5.1-11). No capítulo 6, Lucas informa um desarranjo na comunhão causado
pela negligência da comunidade para com suas viúvas gregas. No meio de tremendo
progresso da Igreja, este problema coloca a unidade eclesiástica em sério
perigo.
Nesta época, a comunidade
cristã consiste em dois grupos: os judeus gregos (hellenistai, ‘crentes de fala
grega’) e os judeus hebreus (hebraioi, ‘crentes de fala aramaica’). Os judeus
gregos de Atos 6 são crentes que foram fortemente influenciados pela cultura
grega, provavelmente enquanto viviam fora da Palestina, ao passo que os judeus
hebreus são cristãos que sempre viveram na terra nativa da Palestina”
(STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal
Novo Testamento. Vol. 1: Mateus a Atos. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,
p.657)
III – O PERFIL E FUNÇÃO DO DIÁCONO
1. Qualificações do diácono.
As qualificações dos diáconos descritas
no livro de Atos e na Primeira Carta a Timóteo revelam que em nada elas diferem
da atribuição ética exigida aos bispos (1 Timóteo e Tito).
a) Caráter moral (1 Tm 3.8).
Os diáconos devem ser pessoas honradas,
dignas, corretas e íntegras. Não pode haver “língua dobre” neles, isto é, a sua
palavra deve ser sim, sim e não, não. A ganância por dinheiro tem de passar
longe da sua vida, pois sua função é exatamente a de executar trabalhos administrativos
da igreja local, como auxiliar nas tarefas do culto e acompanhar as viúvas e os
pobres da Igreja do Senhor.
b) Caráter espiritual (1 Tm 3.9,10).
Ter a plena convicção do que é crer no
Evangelho. O diácono guarda a revelação de Deus que está em Cristo Jesus, o
nosso Senhor (cf. Rm 16.25). Por isso, a liderança e a igreja local devem
avaliar o candidato ao diaconato levando em conta o seu caráter moral e
espiritual.
c) Caráter familiar.
O candidato deve ser marido de uma
mulher, fiel à sua esposa e bom pai. A exemplo dos bispos, os diáconos devem
ser zelosos com o seu lar, amar as suas esposas com amor sacrifical. Devem
respeitar os seus filhos, para obterem deles o mesmo respeito. O “serviço” do
diácono à sua família revelará como ele servirá a igreja local.
2. A função dos diáconos em Atos 6.
Quando foram instituídos diáconos, setes
homens de fala grega foram separados para assistir socialmente as viúvas: tanto
as de fala hebraica como as de fala grega. Os diáconos não podiam permitir que
houvesse injustiças de caráter social na igreja do primeiro século. A função do
diaconato era fundamentalmente de caráter social.
3. A função dos diáconos hoje.
Atualmente, a função primordial do
diácono é auxiliar a igreja local através das orientações do seu pastor em
atividades ligadas a visitar os enfermos, os necessitados e os desviados, bem
como cuidar das tarefas espirituais ligadas ao culto, como a distribuir os
elementos da Ceia do Senhor, recolher as contribuições para a manutenção da
igreja local (dízimos e ofertas) e auxiliar na ordem e na segurança da liturgia
do culto, bem como de outras tarefas já mencionadas.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Para o perfil e a função do diácono
deve-se levar em conta o caráter moral, o caráter espiritual e o caráter
familiar do candidato.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“[Sobre a
Escolha dos diáconos]
[…] Lucas não declara como é
feita a escolha dos sete homens, mas a congregação como um todo vê a sensatez
da proposta dos apóstolos (v.5) e participa na escolha destes diáconos. A
qualificação básica é a espiritualidade, mas eles devem ser distintos de duas
maneiras.
Eles têm de ser ‘cheios do
Espírito Santo’. Em vez de ser meros bons administradores ou gerentes de
recursos, esta qualificação lhes exige que sejam capacitados pelo Espírito na
ordem dos discípulos no Dia de Pentecostes. Quer dizer, eles devem ter o poder
de uma fé que faz milagres.
Eles também têm de ser ‘cheios
[...] de sabedoria’. Complementar aos atos de poder está o discurso inspirado
pelo Espírito. Os diáconos têm de ser poderosos em obras e palavras. Como
pessoas competentes e maduras que são inspiradas pelo Espírito, elas têm de ter
bom senso prático e serem capazes de lidar com delicados problemas de
propriedade. Seu ministério inclui negócios empresariais e a distribuição de
ajuda para os necessitados, mas também deve ser espiritual e carismático. Eles
devem exercer quaisquer dons espirituais que Deus lhes concedeu.
Entre os sete homens
escolhidos para servir como diáconos estão Estêvão e Filipe (os únicos dois
sobre quem Lucas apresenta detalhes). Filipe se destaca como pregador
carismático (At 8.4-8,26-40; 21.8); ele é o primeiro a fundar uma igreja entre
os samaritanos. Estêvão é descrito como ‘homem cheio de fé’ (v.5), sem dúvida
significando a fé que faz milagres. Ele faz ‘prodígios e grandes sinais entre o
povo’ (v.8), e seus oponentes não sabem como lidar com a pregação que ele faz
(v.10). O ministério destes dois homens ilustra os ministérios dos diáconos
carismáticos, os quais se estendem muito além das preocupações práticas do dia
a dia da Igreja.
A ordenação dos sete diáconos
fornece bom modelo para ministrar as minorias da Igreja. Como na Igreja
primitiva, devemos nos preocupar com o modo como as minorias — os pobres, as
viúvas, os órfãos e as pessoas de diferentes origens raciais — são tratadas.
Semelhante às viúvas crentes de fala grega, tais pessoas são indefesas, e suas
necessidades podem ser negligenciadas. Cada congregação deve ter um programa
próprio para ministrar aos que estão em desvantagem e às minorias, e entregar
este ministério àqueles que são espiritualmente dotados e compromissados a
cuidar deles” (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico
Pentecostal Novo Testamento. Vol. 1: Mateus a Atos. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2009, pp.657-8).
CONCLUSÃO
O diaconato foi instituído pelos
apóstolos de Cristo quando a comunidade cristã cresceu e precisou ter pessoas
que pudessem resolver questões relacionadas a problemas sociais que demandavam
atenção e cuidado. Hoje, os diáconos servem à igreja e a Deus em trabalhos
diferentes, e a liderança das igrejas locais deve valorizar o seu trabalho e
reconhecê-los como excelentes servidores do Reino de Deus, pois, no sentido
lato, todos somos diáconos da Igreja de Deus.
PARA REFLETIR
A respeito de “O Diaconato”, responda:
Qual o significado do termo grego
“diaconia”?
“Ministério” ou “serviço”.
Qual o significado da “diaconia da
toalha e da bacia”?
Significa a convocação cristocêntrica
para uma vida de serviço humilde (Jo 13.12-17).
Quais as qualificações para o diaconato?
Caráter moral, caráter espiritual e
caráter familiar.
Qual a função dos diáconos em Atos 6?
Assistir socialmente as viúvas: tanto as
de fala hebraica como as de fala grega.
Qual a função dos diáconos hoje?
Auxiliar a igreja local através das
orientações do seu pastor em atividades ligadas a visitar os enfermos, os
necessitados e os desviados, bem como cuidar das tarefas espirituais ligadas ao
culto, como distribuir os elementos da Ceia do Senhor, recolher as
contribuições para a manutenção da igreja local (dízimos e ofertas) e auxiliar
na ordem e na segurança do culto, bem como de outras tarefas para as quais for
designado.
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