Classe: Adolescentes | Lições CPAD
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TEXTO
BÍBLICO
Romanos
5.12-21
Destaque
"Mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente
que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem;
mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos,
por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo.” (Rm 5.15)
LEITURA
DEVOCIONAL
SEG. ....................................Tm
1.8,9
TER.......................................Rm
11.6
QUA......................................SI
86.15
QUI.........................................Êx
33.19
SEX........................................Rm
6.23
SÁB........................................Rm
4.4,5
DOM.......................................Ef
2.8-10
Objetivos
1-
Explicar a graça de Deus revelada em Jesus;
2-
Analisar a graça no Antigo e em o Novo Testamento;
3-
Demonstrar o conceito de graça na epístola aos Romanos.
Material
Didático
Professor, para aula de hoje você precisará de uma caixa embrulhada
com papel de presente cheia de bombons dentro.
QUEBRANDO A
ROTINA
Caro professor, para iniciar a aula de hoje pegue uma caixa de
sapato, ou algo parecido, encape-a com papel de presente e encha-a de bombons
sortidos. Distribua os bombons gratuita e aleatoriamente para cada aluno e
diga-lhes que apesar das faltas, das leituras pendentes das revistas, do
atraso, e tantas outras coisas, você resolveu presenteá-los com esses bombons a
fim de demonstrá-los que os ama e se preocupa com eles.
Após, pergunte-os o que esse simples ato praticado por você tem a
ver com a lição do dia. Conclua dizendo que, apesar de nossa triste condição de
pecadores, Deus Pai veio a nosso encontro, na pessoa de Jesus Cristo, para
demonstrar seu amor para conosco com a finalidade de nos salvar e nos perdoar
da condenação do Pecado. Entretanto, a graça, como um presente, deve ser
recebida e cuidada por nós.
ESTUDANDO A
BÍBLIA
Prezado
professor, não existe nada melhor ou maior que a graça de Deus; ela é o
presente mais valioso que o ser humano pode receber na vida. Nenhum bem móvel
ou imóvel, durável ou perecível é capaz de produzir o efeito que a graça produz
àqueles que são encontrados por ela. Considerando que a graça é aquilo que
recebemos sem merecer, devemos entendê-la não como um privilégio ofertado a
alguns, mas como uma responsabilidade. Temos um compromisso de honrar esse Deus
que veio ao nosso encontro para nos salvar e nos libertar do império das
trevas. Valorize-a e conduza seus alunos no mesmo caminho. Deus abençoe você
hoje e sempre!
Não
há nada melhor do que olhar para a história e ver a operação e a generosidade
da graça de Deus; além de você, ela alcançou e resgatou pessoas como Maria
Madalena, Saulo de Tarso, C. S. Lewis, John Stott, Charles Colson, Gunnar e
Frida Vingren, Daniel e Sara Berg.
A
maravilhosa graça não faz distinção de pessoas. Não há branco ou negro, forte
ou fraco, ateu ou crédulo, patrão ou empregado, culto ou ignorante, homem ou
mulher, judeu ou gentio, rico ou pobre. Para a graça de Deus o que existe são
seres humanos pecadores indesculpáveis, necessitados do amor e da misericórdia
de Deus a fim de serem salvos. Então, que tal falar sobre esse valioso presente
de Deus dado a nós, sua graça?
O que é a
Graça?
Certamente
você já cantou, ouviu pregações, recitou poemas, leu textos bíblicos, postou na
rede social, e talvez até falou sobre ela para algum amigo; mas ainda assim
persiste em sua mente uma intrigante e desconcertante pergunta: afinal de
contas, o que significa mesmo a palavra "graça”? Bem, é exatamente sobre
esse assunto que iremos conversar.
Entretanto,
para início de conversa, é preciso destacar que não podemos falar sobre a
"graça” sem tratar do "pecado”, uma vez que "graça” é o que Deus
concede aos pecadores. Assim, somente uma compreensão correta sobre o pecado
nos dará o devido sentido do significado da graça de Deus revelada em Jesus
Cristo.
O
apóstolo Paulo foi enfático ao dizer que "todos pecaram e estão afastados
da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23); e radical ao afirmar que: "o
salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).
Não
se engane, pois o pecado mata, destrói e causa separação entre o ser humano e
Deus. Logo, não precisa ser inteligente para concluir, que ao invés de amigos,
o pecado nos torna inimigos de Deus. Ou seja, todos nós estávamos
espiritualmente mortos por causa de nossa desobediência e alienados em relação
a Deus, ao próximo, à natureza e a nós mesmos; condenados a sofrer o castigo
eterno de Deus. Entretanto, Ele nos mostrou o quanto nos ama enviando o seu
filho Jesus Cristo para morrer pelos nossos pecados na cruz, sendo nós ainda
pecadores (Rm 5.8), Assim, a graça nos foi revelada e trouxe salvação (Tt
2.11-14; Ef 2.8-10). Razão pela qual alguns a definem corretamente não apenas
como "favor imerecido” de Deus para nós, mas também como "favor
concedido” a pecadores que merecem a ira de Deus.
A
graça deve ser entendida como algo que vai além de um simples conceito de valor
meramente intelectual; ela é uma experiência transformadora, uma presença que
comunica vida, é uma pessoa em ação: Jesus Cristo. Como dizia o pastor John
Stott, graça "é Deus amando, Deus se humilhando em favor de nós, Deus
vindo nos resgatar, Deus se entregando generosamente em Jesus Cristo e por
intermédio dele”.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
A natureza da Graça: Favor imerecido
A graça, portanto, é um favor imerecido. Aquilo pelo qual
trabalhamos é considerado nossa conquista; mas aquilo pelo qual não
trabalhamos, não é considerado nossa conquista. Como a salvação vem até nós sem
a necessidade de qualquer tipo de obra da nossa parte, concluímos que não nos
cabe qualquer mérito nela: a salvação é 'dom gratuito de Deus’ (Rm 6.23). A
graça salvífica de Deus é o favor imerecido que Ele faz por nós.
Algumas pessoas têm contrastado a graça e a misericórdia ao observar
que a graça é dar aquilo que não se merece (por exemplo, a salvação), ao passo
que a misericórdia é não dar aquilo que se merece (por exemplo, a condenação).
Embora o uso bíblico destes termos não esteja, necessariamente, de acordo com
esta distinção, esta observação continua sendo bíblica. Os atos da graça e da
misericórdia de Deus representam dois lados do seu amor incondicional por nós
(GEISLER. Norman. Teologia Sistemática: Pecado, salvação, igreja, ultimas
coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.158).
A Graça no
Antigo e em o
Novo Testamento
Apesar
de o Antigo Testamento estar caracterizado pelo tempo da Lei, ou ao que os
estudiosos denominam de "dispensação da Lei", ao folhearmos as
páginas tanto do Antigo quanto do Novo Testamento veremos a graça de Deus se
manifestando na vida de pessoas, de famílias e de nações. Considerando a graça
como uma demonstração da misericórdia e do amor de Deus pelo ser humano pecador
que não merece o seu favor, fica evidente sua efetiva presença no Antigo Testamento.
Afinal
de contas, Israel merecia ser escolhida como a nação da promessa, mesmo
demonstrando ingratidão, infidelidade e desobediência? O que dizer do
mentiroso, enganador e usurpador Jacó? Por acaso ele merecia ser perdoado? E
Elias? O profeta do fogo que após a vitória sobre os profetas de Baal e Aserá,
no Carmelo, foge e se esconde em uma caverna com medo de uma mulher. Você acha
que ele era digno da visitação de Deus para encorajá-lo? Que tal Moisés, o
homem que assassinou um egípcio? E o jovem Davi? E Gomer, a esposa infiel de
Oseias? Merecia mesmo ser resgatada tantas vezes?
Esses
e outros exemplos servem como provo de que o Deus misericordioso atua com graça
na vida e na história de pecadores para salvá-los (Ex 33.19; SI 86.15; 145.8;
Jr 31.2,3). Foi a graça que fez Deus escolher a Israel, a preservar Noé, a
perdoar Jacó, a visitar Elias, a convocar Moisés e a oferecer outra chance a
uma mulher adúltera.
Apesar
de tudo isso, não há como negar que o Novo Testamento, por intermédio da pessoa
de Jesus, apresenta a graça de Deus de uma forma mais clara e contundente. Ele
representa o que os estudiosos denominam de a "Dispensação da Graça”. O
tempo divino onde o Filho de Deus morreu na Cruz do Calvário a fim de pagar e
perdoar os nossos pecados. Razão pela qual o próprio apóstolo Paulo diz que
"pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de
vocês, mas é um presente dado por Deus” (Ef 2.8).
AUXILIO
TEOLOGICO
Misericórdia e Graça
Para Paulo, a misericórdia (oiktirmos) e a graça (charis) refletem
os aspectos gêmeos do caráter de Deus, e isso resolve o dilema da pecaminosidade
da humanidade e a justiça de Deus. Se Deus se caracterizasse apenas pela
justiça, todo o mundo seria condenado com razão (Rm 3.19,20). Paulo considera
que o povo de Israel é uma boa ilustração do dilema da humanidade. 0 povo,
libertado da escravidão no Egito, logo se volta da adoração a Deus para a
idolatria [...].
No entanto, quando Moisés intercede pelo povo, Deus apieda-se e diz
a ele: ‘Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de
quem me compadecer’ (Ex 33.19). Paulo aponta para esse versículo em uma
declaração que resume a solução do dilema da humanidade (Rm 9.15). A
misericórdia de Deus, o favor imerecido do Senhor para conosco, fornece o meio
de libertação 'pela redenção que há em Cristo Jesus’ (Rm 3.24). Em última
análise, para Paulo, a salvação ‘não depende do que quer, nem do que corre, mas
de Deus, que se compadece’ (9.16).
A graça e a misericórdia de Deus tornam-se o fundamento por meio do
qual Paulo exorta o povo a se entregar de todo coração ao Senhor e a realizar a
vontade dEle. Isso é ilustrado por passagens complementares da epístola para os
Romanos. A certa altura, Paulo exorta o povo a entregar os vossos membros a
Deus, como instrumentos de justiça [...] Porque [...] estais [...] debaixo da
graça’ (Rm 6.13,14). Depois, ele escreve: 'Rogo-vos, pois, irmãos, pela
compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo’ (12.1).
Paulo entende a experiência da salvação, do começo ao fim, como uma expressão
da misericórdia e graça de Deus e, como tal, ele incita o povo a responder com
fé e obediência sinceras a Deus e sua vontade” (ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do
Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 275,76).
A Graça de
Deus apresentada em Romanos
A
carta de Paulo à igreja que está situada em Roma é a mais longa e doutrinária
de todas as cartas do Novo Testamento. Não por acaso, o reformador alemão,
Martinho Lutero, a chamava de "a verdadeira obra primado Novo Testamento”.
Nela, o apóstolo trata de questões relacionadas à justiça de Deus, à
justificação pela fé, o pecado, à graça de Deus, à influência de grupos
judaizantes na igreja, à questão entre alguns crentes gentios e judeus em
relação à dieta de alimentos, à posição de Israel diante de Deus considerando
sua rejeição ao Messias.
Ao
iniciar sua carta, nos três primeiros capítulos, o apóstolo argumenta de forma
doutrinária que a humanidade precisa desesperadamente da graça de Deus para
viver, caso contrário, ela será alvo do justo juízo do Deus eterno. Ele anuncia
a má notícia de que o ser humano está separado de Deus por causa do pecado, que
segundo o escritor Max Lucado “não somos suficientemente fortes para removê-lo,
e não somos bons o bastante para apagá-lo". Embora distantes de Deus,
ainda assim os pecadores não pedem sua ajuda nem seu auxílio, demonstrando
então, dureza de coração. Por isso, Paulo diz que eles buscam satisfazer suas
próprias paixões (1.21-25); vivem monitorando o próximo, como se fossem juízes
(2.1-6); e se acham dignos de algo devido aos seus próprios méritos (2.17-24).
Não tem jeito, todos pecaram!
Em
meio ao caos descrito acima, o apóstolo faz ecoar o grito da graça, a boa
notícia de Deus aos pecadores: “agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele
aceita as pessoas [...] [é pela] fé que elas têm em Jesus" (3.21,22). Essa
boa notícia nos diz que podemos ser aceitos pelo Pai e tornados justos pela fé
em Cristo; tendo paz com Deus e uma nova vida de lealdade e serviço ao Senhor,
pois se por um homem (Adão) entrou o pecado e a morte no mundo, por outro homem
(Jesus) entrou a graça e a vida.
AUXILIO
TEOLÓGICO
A Relação entre a Graça e a Ira
Portanto, a rejeição da graça provoca a ira, e sua aceitação gera a
salvação. Como já vimos, a exemplo de uma pessoa que se coloca debaixo de uma
grande queda d’água como as de Foz de Iguaçu, ou do Niágara, com uma xícara
virada de cabeça para baixo, o vazio vem de rejeição da graça que é
copiosamente derramada sobre a pessoa. Por meio de um simples ato de
arrependimento (do ato de virarmos a “xícara" da alma com o lado certo
para cima), poderemos receber as bênçãos que sobre nós são derramadas pelo
copioso fluxo do amor de Deus. (GEISLER, Norman. Teologia Sistemática: Pecado,
salvação, igreja, últimas coisas. Rio de Janeira: CPAD, 2010, p. 159)
Recapitulando
É
maravilhoso estudar e aprender um pouco mais sobre a graça de Deus, pois ela é
a fonte de nossa salvação. Sem a graça nossa vida seria uma eterna desgraça.
Como foi possível observar, a graça tem deixado sua assinatura na história da
humanidade; alcançou e continua a alcançar pecadores que mereciam nada além da
justa punição pelos seus pecados. O tempo não diminuiu sua Força, o pecado não
a invalidou, peto contrário, onde ele aumentou, a graça abundou muito mais. Ela
não é restrita ao presente, nem tão pouco condenada ao passado; ela é sempre
atual, contagiante, viva e operante. Que o Deus da graça faça aumentar sua
graça em nós. Pense nisso!
Refletindo
1.
Qual a relação entre graça e pecado?
Não
se pode falar sobre "graça" sem tratar do "pecado", uma vez
que a graça é o que Deus concede aos pecadores.
2.
Como você definiria a graça de Deus?
Um
presente a quem não merece.
3.
Qual foi a má e a boa notícia dada por Paulo aos Romanos?
A
mó noticia diz que o ser humano está separado de Deus por causa do pecado; a
boa notícia diz que podemos ser aceitos por Deus e tornados justos pela fé em
Cristo.
Fonte:
Lição
Bíblica de Adolescentes
Editora: CPAD