Informações:
Revista Lições Bíblicas Adultos, 1°
trimestre de 2021 – CPAD |
Data da Aula: 21 de Fevereiro de 2021 | Obs. Os textos
destacados na cor vermelha são
subsídios para os professores da Escola Dominical.
Veja a
áudio lição 8👇
TEXTO
ÁUREO
“[...] Bem-aventurados os que ouvem a palavra de
Deus e a guardam.” (Lc 11.28)
VERDADE
PRÁTICA
A autoridade divina da Bíblia deriva de sua origem
em Deus, e isso por si só encerra a suprema autoridade das Escrituras como
plena e total garantia de infalibilidade.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Js 1.8
A Bíblia é o nosso manual de instrução para a vida
Terça - Mc 7.13
O Senhor Jesus chama as Escrituras Sagradas de a
Palavra de Deus
Quarta - Lc 4.4
O poder da Palavra de Deus é capaz de vencer o
Diabo
Quinta - Ef 6.17
A Bíblia é chamada de espada do Espírito
Sexta - 2 Tm 3.14-17
A Palavra de Deus é divinamente inspirada e apta
para nos ensinar
Sábado - Hb 4.12
A Palavra de Deus é viva e poderosa, capaz de
transformar vidas
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 2.14-19; 2 Pedro 1.20,21
2 Timóteo 2.14-19
14 - Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes
diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam
e são para perversão dos ouvintes.
15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como
obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16 - Mas evita os falatórios profanos, porque
produzirão maior impiedade.
17 - E a palavra desses roerá como gangrena; entre
os quais são Himeneu e Fileto;
18 - os quais se desviaram da verdade, dizendo que
a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
19 - Todavia, o fundamento de Deus fica firme,
tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o
nome de Cristo aparte-se da iniquidade.
2 Pedro 1
20 - sabendo primeiramente isto: que nenhuma
profecia da Escritura é de particular interpretação;
21 - porque a profecia nunca foi produzida por
vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo
Espírito Santo.
HINOS
SUGERIDOS: 259, 499, 506 da Harpa Cristã
OBJETIVO
GERAL
Demonstrar o nosso compromisso com a Palavra de
Deus.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Afirmar a autoridade da Bíblia;
Mostrar o zelo pela boa doutrina;
Pontuar os cuidados quanto aos modismos.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O compromisso com a Palavra de Deus é uma
das nossas maiores preocupações como Movimento. Para nós, a Bíblia é inspirada
e inerrante em toda sua dimensão e, por isso, é a única regra de fé e prática
para vida cristã. Cremos que toda experiência espiritual genuína não pode
contrariar a Palavra de Deus. A Bíblia é a referência para avalizar toda
experiência pessoal e coletiva. Ela é a bússola que norteia a nossa jornada
espiritual. Por meio dela somos guiados pelo Espírito Santo até o dia em que
seremos arrebatados para estar para sempre com o Senhor. É preciso estar
comprometidos integralmente com ela.
A razão de a Escola Dominical existir é
ensinar a Palavra de Deus a todas as pessoas. Eis, portanto, a mais importante
causa para que todos os agentes dessa escola estajam comprometidos com a Bíblia
Sagrada.
INTRODUÇÃO
Nós somos apegados à Palavra e buscamos a
orientação do Espírito Santo para nos ajudar na interpretação das Escrituras.
Vamos estudar a relação dos pentecostais clássicos e a leitura da Bíblia, a
maneira como nós observamos as regras gramaticais e o contexto histórico e
literário para compreender melhor o texto sagrado.
PONTO
CENTRAL
Amamos a
Palavra de Deus e somos comprometidos com ela.
I
- A AUTORIDADE DA BÍBLIA
Nós herdamos dos reformadores do século 16 o
conhecido Sola Scriptura, “somente as Escrituras”, um dos cinco pilares da
Reforma Protestante.
1. Sola Scriptura.
Cada um dos cinco solae representa a chave de cada
doutrina central dos reformadores como Lutero, Zuínglio, entre outros. O brado
de Sola Scriptura significa que a Bíblia é a única regra de fé e prática para a
vida cristã, e é por meio dela que podemos conhecer a Deus e entender a sua
vontade (2 Tm 3.14-17). Os católicos romanos têm a Bíblia e a Tradição; as
testemunhas de Jeová tem a Tradução do Novo Mundo, e mais a revista A Sentinela;
os mórmons têm a Bíblia e mais o Livro de Mórmon e outras publicações como
fonte de autoridade espiritual.
2. Nossos fundamentos.
Os pentecostais ainda são vistos por alguns não
pentecostais e cessacionistas como um movimento que baseia suas crenças e práticas
nas emoções e ensina a crença no Cânon aberto. São interpretações equivocadas a
nosso respeito. Nós cremos que a revelação canônica se encerrou com os
apóstolos do Novo Testamento (1 Co 15.8). A nossa fonte de autoridade é
unicamente a Bíblia, conforme a Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “A
Bíblia é a nossa única regra de fé e prática... não necessitamos de uma nova
revelação extraordinária ou pretensamente canônica” (2 Pe 1.19-21).
3. Não somos deístas.
Deísmo é a doutrina que afirma a existência de
Deus, mas que Ele está muito longe de nós e não se envolve com os assuntos
humanos. É como um relojoeiro que dá corda a um relógio e esquece-se dele. Nós
somos teístas, isto é, cremos que Deus “não está longe de cada um de nós” (At
17.27), Ele está interessado no ser humano (Hb 11.6). O fechamento do Cânon
Sagrado não significa que Deus abandonou suas criaturas e o seu povo. Nós
cremos que Deus continua a se comunicar com o seu povo por meio dos dons
espirituais (At 2.14-21). Entretanto, essa revelação não se reveste de
autoridade canônica para a igreja. Deus se comunica conosco pela leitura de sua
Palavra, pelos dons espirituais, sonhos, visões e até pelas coisas simples do
dia a dia (At 2.17,18).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
Somos
um povo que cremos na autoridade da Bíblia para nossa fé e prática.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Este tópico apresenta a autoridade das
Escrituras. O comentarista menciona o termo latino Sola Scriptura, que quer
dizer “Somente as Escrituras”. Ao introduzir o presente tópico, sugerimos que
você faça um relato histórico a respeito da importância do evento histórico que
ajudou a estabelecer o princípio da Sola Scriptura: o movimento da Reforma
Protestante com Martinho Lutero. Cuidado com o tempo. Procure fazer isso no
máximo em 10 minutos. Para isso, sugerimos que pesquise a obra “Deus e o Seu
Povo”, editada pela CPAD. Nela há um capítulo todo especial sobre o esse
acontecimento histórico (p.121ss).
A ideia é que você mostre o quanto
devemos zelar para não perder a simplicidade das Escrituras. O contexto do
Movimento da Reforma mostra que quando se perde as raízes do cristianismo
apostólico, perde-se também a credibilidade, a verdadeira espiritualidade e o
temor a Deus. E essas raízes apostólicas encontram-se nas Escrituras Sagradas.
O Sola Scriptura é uma convocação para voltar a essas raízes.
II
- ZELO PELA DOUTRINA
O zelo pela doutrina tem ligações com a apologética
cristã. Desde muito cedo na história, a igreja percebeu que a Bíblia precisa
ser interpretada para que os crentes conheçam melhor o pensamento bíblico e a
doutrina da igreja. Os credos e as confissões de fé são documentos produzidos
pelas igrejas com esse propósito.
1. Ensino ou instrução.
A palavra “doutrina” vem do latim doctrina, que
literalmente significa “ensino” ou “instrução”. Mas o termo apresenta vários
níveis de significado de acordo com o seu contexto. Quando o texto sagrado
expressa: “e perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42), isso significa
que os discípulos permaneciam seguindo o ensino dos apóstolos. Nesse caso, a
palavra “doutrina” significa ensino, instrução (Dt 32.2). Estamos nos referindo
aos ensinos bíblicos.
2. O conteúdo da fé.
A palavra doutrina se aplica também a um corpo
básico e coerente do ensino cristão, como os credos. Trata-se de um ensino
sistemático sobre os dados da revelação. A fonte do conteúdo doutrinário é a
própria Palavra de Deus auxiliada pela experiência cristã e com ajuda do
intelecto humano (1 Tm 4.16; 2 Tm 3.16). Isso se faz por meio do ensino, da
instrução. Quando o apóstolo Paulo diz: “Traze estas coisas à memória” (v.14),
ele está se referindo à sã doutrina, contrapondo “os falatórios profanos”
(v.16). Os credos e as confissões de fé são dois tipos distintos de documentos
eclesiásticos, mas com o mesmo propósito, interpretar as Escrituras para
sintetizar o ensino da igreja. Os credos são genéricos e as confissões de fé
são mais elaboradas e específicas.
3. A nossa confissão de fé e a
Bíblia.
A nossa confissão de fé não é de autoria
particular, pois expressa o pensamento e a vida da igreja. Esse documento é
submetido às Escrituras e estão em conformidade com elas. A nossa Declaração de
Fé ocupa extraordinária importância na vida da igreja como sumário doutrinário
da Bíblia e ajuda para sua compreensão, além de servir como proteção contra as
falsas doutrinas. Entretanto, a Palavra final é a Bíblia, a Declaração de Fé
expressa a doutrina oficial da Igreja. Há no Novo Testamento embriões de credos
e confissões de fé (Mt 16.16; Fp 2.8-11; 1 Tm 6.13) que foram desenvolvidos ao
longo da história da Igreja.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
A
nossa confissão de fé não é de autoria particular, pois expressa o pensamento e
a vida da igreja. Esse documento é submetido às Escrituras e está em
conformidade com elas.
SUBSÍDIO
DOUTRINÁRIO
“Exortação à humildade e ao
arrependimento (11.13-20). Zofar foi insensível até aqui, a ponto de ser
ríspido em seu tratamento com Jó. Mas ele não entregou os pontos em relação ao
seu antigo amigo como se fosse um caso perdido. Ainda existe a oportunidade de
Jó recuperar-se da sua terrível condição. Visto que ele está certo de que algum
pecado cometido por Jó é a raiz da sua condição e que o sofrimento de Jó
resulta desse pecado, a resposta é simples. Jó deveria estar aberto e
humilhar-se em relação ao seu mau procedimento. Isso exige.
A nossa confissão de fé não é de autoria
particular, pois expressa o pensamento e a vida da igreja.
reparação, inclusive uma preparação
apropriada do seu coração (13) para colocá-lo num relacionamento correto com
Deus. Estende as tuas mãos para ele subentende súplica em oração para remover a
iniquidade da sua vida e do seu lar (13-14). Quando isso for feito, Jó estará
apto a levantar o seu rosto sem mácula (15). Sua vida será mais radiante e
alegre do que antes. Todas as causas do medo serão removidas, e em seu lugar
haverá segurança e esperança em sua vida (17-19). Zofar pede para ele olhar em
volta. Muitos acariciarão o teu rosto (19) significa: ‘Muitos procurarão o seu
favor’ (NVI)” (CHAPMAN, Milo L.; PURKISER, W. T.; WOLF, Earl C. (et al).
Comentário Bíblico Beacon: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD,
2014, p.50).
III
- CUIDADO QUANTO AOS MODISMOS
O nosso cuidado com a doutrina deve ir além do
combate aos modismos e servir para defender a nossa fé das seitas e heresias,
refutar os erros que se opõem aos ensinos bíblicos e persuadir os
contradizentes para que eles se convertam ao Evangelho.
1. Modismo.
Essa palavra traz a ideia do que está na moda. Isso
se aplica também no campo teológico. São os ventos de doutrina que vêm e se vão
(Ef 4.14), que tem caráter efêmero, passageiro, “que para nada aproveitam”. Em
outras palavras, são inúteis e inaproveitáveis. Quem não se lembra do “dente de
ouro”? Do dom da unção “cai-cai”, do sopro santo, do G-12, a febre dos anjos e
de outras aberrações doutrinárias? Onde estão os seus promotores e expoentes?
Não há como combater esses abusos e essas práticas exóticas sem o conhecimento
adequado da Palavra de Deus (Tt 1.9).
2. “Procura apresentar-te a Deus
aprovado”.
Essa qualificação vem do Espírito de Deus.
Apresentar-se a Deus aprovado significa estar disponível, testado e aprovado
por Deus e reconhecido pela igreja (2 Co 10.18). Desde muito cedo na história
do cristianismo que a igreja precisou enfrentar uma avalanche de heresias e
aberrações doutrinárias ensinadas pelos falsos mestres (1 Tm 1.4,6,7; 4.7; Tt
1.9). Os maus obreiros e os obreiros fraudulentos (2 Co 11.13; Fp 3.2) serão
desmascarados e reprovados (Mt 7.21-23).
3. ” ... como obreiro que não tem
de que se envergonhar”.
O termo “obreiro”, tanto em grego quanto em
português, vem de “obra, trabalho” e tem significado amplo no Novo Testamento.
No sentido literal, refere-se ao trabalhador do campo (Mt 20.1); no sentido
metafórico, a todos os que se dedicam à obra de Deus (Mt 9.37,38) e de maneira geral
aos apóstolos e demais oficiais da igreja (Lc 10.7; 1 Tm 5.18). A nossa
Declaração de fé afirma: “O termo ‘obreiro’ é genérico e usamos praticamente
para todos os cargos e funções na Igreja”.
4. “... que maneja bem a palavra da verdade.
O verbo grego para “manejar bem” é orthotoméo,
literalmente, “cortar reto”, cuja ideia é cortar em linha reta. A ideia é
“manter o curso correto”. É uma palavra rara, aparece uma só vez no Novo
Testamento e duas vezes na Septuaginta (Pv 3.6; 11.5).
O emprego paulino dessa palavra é metafórico, e
muitas interpretações já foram apresentadas ao longo dos séculos. A preocupação
de Paulo é com o ensino correto da Palavra de Deus, com base numa exegese
sólida com a aplicação para a edificação espiritual da igreja. Isso significa
também não fazer uso da Palavra no púlpito para atacar algum desafeto entre os
irmãos por meio de indiretas. Púlpito não é lugar de desabafo.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Devemos
combater aos modismos, defendendo a nossa fé das seitas e heresias, refutando
os erros contra os ensinos bíblicos e persuadindo os contradizentes para que se
convertam ao Evangelho.
SUBSÍDIO
DOUTRINÁRIO
A Bíblia não apresenta modismos, mas
verdades atemporais e eternas, conforme nos mostra da Declaração de Fé das
Assembleias de Deus: “São dois os propósitos das Escrituras Sagradas: revelar o
próprio Deus e expressar a sua vontade à humanidade. Pelo primeiro, dentre
outras formas de revelação, Deus graciosamente revelou a si mesmo pela Palavra:
‘Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos
pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho’ (Hb
1.1).
Pelo segundo propósito, Deus expressa
claramente a sua vontade redentora a todos e a cada um dos seres humanos sem
nenhuma acepção de pessoas, por meio da fé em Jesus Cristo: ‘Porque nele se
descobre a justiça de Deus de fé em fé como está escrito: Mas o justo viverá da fé’ (Rm 1.17). Assim
sendo, o Senhor Jesus Cristo é o centro das Escrituras. Ele mesmo disse: ‘São
estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se
cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés nos profetas, e nos
Salmos’ (Lc 24.44).
Tudo o que precisamos saber sobre Deus e
a nossa redenção está suficientemente revelado em sua Palavra. Ela é o manual
de Deus para toda a humanidade, e suas instruções visam, também, à felicidade
humana e o bem-estar espiritual e social de todos os seres humanos” (Declaração
de Fé das Assembleias de Deus. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.27-28).
CONCLUSÃO
Nós temos compromisso com a Palavra de Deus e
cremos que ela é a única revelação de Deus escrita para a humanidade. Diante
disso, fica claro que nenhuma outra literatura exerce autoridade sobre a nossa
vida.
PARA
REFLETIR
A
respeito de “Comprometidos com a Palavra de Deus”, responda:
• Como Deus se comunica conosco
atualmente?
Nós cremos que Deus continua a se comunicar com o
seu povo por meios dos dons espirituais (At 2.14-21).
• O que significa “e perseveravam
na doutrina dos apóstolos” (At 2.42)?
Que os discípulos permaneciam seguindo o ensino dos
apóstolos.
• O que significa “modismo”?
O significado de “modismo” é o que está na moda.
Isso se aplica também no campo teológico. São os ventos de doutrina que vêm e
se vão (Ef 4.14), que tem caráter efêmero, passageiro, “que para nada
aproveitam”. Em outras palavras, são inúteis e inaproveitáveis.
• Qual a preocupação do apóstolo
Paulo com uso da frase “maneja bem a palavra da verdade”?
A preocupação de Paulo é com o ensino correto da
Palavra de Deus, com base numa exegese sólida com a aplicação para a edificação
espiritual da igreja.
Cessacionistas:
Os que afirmam e ensinam que os dons espirituais cessaram nos dias atuais.
💡 CONSULTE 👇
Revista
Digital Cristão Alerta - Você encontrará SUBSÍDIOS BÍBLICOS para
enriquecer a lição. Clique
Aqui