Informações:
Revista Lições Bíblicas Adultos, 1°
trimestre de 2021 – CPAD |
Data da Aula: 17 de JANEIRO de 2021| Obs. Os textos
destacados na cor vermelha são
subsídios para os professores da Escola Dominical.
TEXTO ÁUREO
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós
sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (At 1.5)
VERDADE PRÁTICA
Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência
espiritual perfeitamente distinta da nossa conversão, e para nós, essa é uma
verdade apresentada nas Escrituras.
VEJA A LIÇÃO 👇 NO FORMATO DE PODCAST
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc 24.49
O batismo no Espírito Santo é um revestimento dado
aos crentes
Terça - Jo 1.33
É o Senhor Jesus que batiza no Espírito Santo
Quarta - Mt 3.11
Há uma diferença inconfundível entre o batismo em
águas e o batismo no Espírito Santo
Quinta - At 2.38,39
Uma promessa para todos os crentes em todas as
épocas e em todos os lugares
Sexta - At 10.44-46
As línguas são os sinais físicos e iniciais do
batismo no Espírito Santo
Sábado - 1 Co 13.8-10
A manifestação das línguas vai continuar até a
vinda de Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.1-13
1 - Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam
todos reunidos no mesmo lugar;
2 - e, de repente, veio do céu um som, como de um
vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas,
como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo e
começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia
que falassem.
5 - E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões
religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 - E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão
e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns
aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 - Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria
língua em que somos nascidos?
9 - Partos e medos, elamitas e os que habitam na
Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
10 - e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia,
junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11 - e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido
em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12 - E todos se maravilhavam e estavam suspensos,
dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13 - E outros, zombando, diziam: Estão cheios de
mosto.
HINOS SUGERIDOS: 24, 155, 387 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito do Batismo no Espírito
Santo como uma verdade revelada nas Escrituras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Conceituar
o Batismo no Espírito Santo;
II. Mostrar
o propósito do Batismo no Espírito Santo;
III. Destacar
o recebimento e a evidência do Batismo no Espírito Santo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Batismo no Espírito Santo é uma
experiência distinta da salvação. Ele reflete a busca por uma aproximação mais
pessoal do crente com Deus. Por isso, e de modo geral, o movimento pentecostal
tem a vocação de fazer oposição contra uma formalidade intelectual da vida
cristã. A maravilhosa experiência do Espírito capacita o crente a ser eficaz no
testemunho do Evangelho ao mundo, e não por refinamento formal e intelectual,
embora este possa ter um importante papel desde que esteja sob o domínio do
Espírito. Quando a Palavra de Deus é proclamada sob o poder do Espírito, sua
veracidade é confirmada. Assim, é o Espírito que confirma a Palavra, não o
formalismo intelectual e os padrões humanos de convencimento.
Portanto, é preciso desejar essa
experiência, comunicá-la e estimulá-la entre os alunos. Uma vida sob a virtude
do Espírito é a vontade de Deus para a eficácia da evangelização.
INTRODUÇÃO
O pentecostalismo é uma reação contra uma estrutura
formal e exageradamente intelectualizada do comportamento cristão. Estudar as
Escrituras não precisa ser sinônimo de formalismo. O propósito fundamental do
“batizar no Espírito Santo” é a busca de uma aproximação de um Deus pessoal e
real.
PONTO CENTRAL
O Batismo no Espírito é uma verdade revelada nas Escrituras.
I - O QUE SIGNIFICA “BATISMO NO
ESPÍRITO”?
O Novo Testamento nos ensina que a salvação é uma
coisa e o batismo no Espírito é outra. São duas bênçãos espirituais distintas
concedidas por Deus em Cristo.
1. O fenômeno do Pentecostes (vv.
2-4).
João Batista anuncia que Jesus é o que batiza no
Espírito Santo (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Nesse sentido, ser batizado
no Espírito Santo é identificado como receber poder do alto e a “promessa de
meu Pai” (Lc 24.49). Os discípulos deveriam esperar o seu cumprimento em
Jerusalém (At 1.4,5). Não há dúvida de que a descida do Espírito no dia de
Pentecostes é uma referência a esse batismo (vv.2-4).
Chegamos a essa conclusão também pela explicação do
apóstolo Pedro aos demais apóstolos (At 11.15,16). Isso reforça a ideia de que
“cheios do Espírito Santo” no presente contexto se refere a ser “batizado no
Espírito Santo”, mas em outras partes do Novo Testamento indica uma vida na
plenitude e no fervor do Espírito (At 4.8,31; 7.55; 13.52; Ef 5.18).
2. Duas bênçãos distintas.
Quem nasceu de novo tem o Espírito Santo (Jo
3.5-8). Essa verdade é ensinada com clareza no Novo Testamento. O Espírito
habita em todos os crentes em Jesus, sejam eles pentecostais ou não (1 Co 3.16;
6.19). Quem não tem o Espírito não é cristão (Rm 8.9). Sabemos que a
experiência de ser batizado no Espírito Santo é distinta da experiência da
conversão porque os discípulos já tinham a vida eterna e o Espírito mesmo antes
do dia de Pentecostes (Lc 10.20; Jo 20.22). Todos os presentes no cenáculo por
ocasião da descida do Espírito eram crentes, e isso confirma a nossa doutrina
pentecostal de que a bênção de ser batizado no Espírito Santo é distinta da
conversão (At 8.12-17; 9.17; 19.2-6).
3. Conceito teológico.
Ser batizado no Espírito Santo inicia o crente no
serviço, e não na salvação. Isso significa ser revestido do poder do alto e diz
respeito à capacitação dos crentes em Jesus para a expansão do evangelho e a
edificação espiritual (Lc 24.49). Trata-se de uma experiência que ocorre após
ou junto à regeneração (At 9.17; 10.44-48). Todas as promessas sobre o batismo
no Espírito Santo se cumprem integralmente no derramamento de Pentecostes e
continuam até a atualidade. Cremos e ensinamos que tal experiência Deus
disponibilizou para todos os crentes, homens e mulheres, jovens e idosos,
escravos e livres (At 2.18) em todos os lugares e em todas as épocas (At 2.38,
39).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O Batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder que diz
respeito à capacitação do crente para pregar o Evangelho e edificar a igreja.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Muitos têm dúvidas quanto à natureza do Batismo no
Espírito. Há os que a confundem com a da salvação. Você pode aproveitar essa
oportunidade para desfazer essa confusão, perguntado a respeito dessa questão.
Ao expor o primeiro tópico, explique que o Batismo
no Espírito Santo não é salvação, pois ele diz respeito à experiência de poder
para o serviço; enquanto a salvação é uma experiência de regeneração e
justificação do pecador.
Todos que foram regenerados, justificados, ou seja,
salvos pela graça de Deus, podem receber o Batismo no Espírito Santo. Essa
experiência aprofunda mais a nossa comunhão com Deus, potencializa o nosso
serviço no Reino e permite caminhar em fervor na vida cristã. Assim, atue em
favor de que a sua classe não confunda Batismo no Espírito Santo com Salvação,
pois são experiências distintas na vida do crente.
II - O PROPÓSITO DO
BATISMO NO ESPÍRITO
Considerando que ser batizado no Espírito Santo não
é salvação, e ambas as experiências são coisas distintas, como verdade
pentecostal fundamentada de maneira robusta no Novo Testamento, então, é
necessário saber qual o propósito desse batismo.
1. Finalidade.
O propósito central é a capacitação do Espírito
para o serviço divino como:
a) o poder para uma vida santa e serviço eficaz;
b) a pureza ou a santificação simbolizada pelas
línguas de fogo (Mt 3.11; At 15.8,9); c) o revestimento pleno do poder de Deus,
“todos foram cheios do Espírito Santo”;
d) a proclamação ou o testemunho de Cristo (At 1.8)
concedido de várias formas pelo Espírito: “segundo o Espírito Santo lhes
concedia que falassem”.
2. A capacitação do Espírito.
É do conhecimento da maioria que a ideia do termo
“batismo” é imersão; ser batizado significa ser mergulhado. As expressões como
“derramar” o Espírito sobre os irmãos e as irmãs ou “serem cheios” do Espírito
para se referir ao batismo no Espírito Santo podem lançar luz sobre o propósito
dessa promessa, pois, ser imerso significa capacitação. Isto é, revelação dos
mistérios de Deus (Ef 3.5), poder para testemunhar de Jesus (At 1.8),
profetizar (At 11.28), realizar milagres (Rm 15.19).
3. Uma necessidade real e atual.
O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes porque
os discípulos precisavam que a sua mensagem fosse revestida de poder para
salvar os pecadores (Lc 24.47-49; At 1.8). Como receber esse batismo? É o
Senhor Jesus que batiza (Mt 3.16; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Todos os crentes
devem buscar essa promessa para a sua edificação e crescimento espiritual. Não
existem regras rígidas no Novo Testamento para recebê-lo, pois Deus atende a
casos individuais de modos diferentes, mas é necessário arrependimento sincero,
fé nas promessas do batismo no Espírito, oração e paciência (At 2.38,39; Lc
11.9-13).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O propósito central do Batismo no Espírito é a capacitação
espiritual para o serviço divino.
SUBSÍDIO PEDAGÓGICO - TEOLÓGICO
Ao finalizar este tópico, pergunte se ser
“batizado no Espírito Santo” é o mesmo que ser “cheio do Espírito”. Ouça as
respostas. É corriqueiro muitos acharem que é a mesma coisa, mas sem atentarem
para a complexidade dessas expressões de acordo com Lucas, em Atos, e Paulo, em
Efésios.
Responda à pergunta mostrando que a
expressão “cheio do Espírito Santo” tem conotações distintas. Em Lucas (Atos),
ela revela uma capacitação para o serviço; em Paulo (Efésios), a questões de
caráter, vida santa. Para fundamentar melhor essa resposta, leve em conta a
seguinte explicação do professor Gutierres Siqueira: “A terminologia ‘cheio do
Espírito Santo’ tem o significado nos escritos de Lucas e de Paulo? Os teólogos
pentecostais respondem que não, pois ser ‘cheio do Espírito Santo’ em Lucas
está relacionado ao serviço e à mordomia cristã, enquanto que ser ‘cheio do
Espírito Santo’ em Paulo está implicitamente ligado a questões de caráter e
santidade. Longe de ser uma contradição, há um verdadeiro complemento, pois
como servir sem o caráter cristão? Como manifestar os traços de Cristo e ainda
permanecer inerte diante do serviço para o Reino de Deus? O que deve ficar
claro na mente dos leitores da Bíblia é que ‘Batismo no Espírito Santo’ pode
ser associado a ‘ser cheio do Espírito’ em Lucas, mas não nas epístolas
paulinas. Sem dúvida, o contexto ministerial de ambos determinou a ênfase
diferenciada” (SIQUEIRA, Gutierres Fernandes. Revestidos de Poder: Uma
Introdução à Teologia Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.83).
III - O RECEBIMENTO E A EVIDÊNCIA
DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Nem todos os crentes em Jesus são batizados no
Espírito Santo, apesar de a promessa divina ser para todas as pessoas que se
convertem ao Senhor Jesus em todos os lugares e em todas as épocas; mas todas
elas têm o Espírito Santo (Rm.5.5).
1. As “outras línguas”.
As “outras línguas”, a glossolalia, são ininteligíveis,
e evidencia externa, física e inicialmente o batismo no Espírito Santo
(vv.3,4). Mas, não só isso. Note que a nossa Declaração de Fé das Assembleias
de Deus acrescenta: “mas somente a evidência inicial, pois há evidência
contínua da presença especial do Espírito como o ‘fruto do Espírito’ (Gl 5.22)
e a manifestação dos dons (1 Co 14.1)”.
Sua fonte é o próprio Espírito Santo (vv.8, 11). Em
línguas os discípulos falavam “das grandezas de Deus” (v.11) e, na casa de
Cornélio, todos “os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus” (At 10.46).
2. Função das línguas.
Elas sinalizam a presença do Espírito. O dom de
línguas, pelo que se vê nos capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, está associado à
oração pessoal (1 Co 14.13-23). As línguas, em Atos, indicam o recebimento do
poder profético (2.4,17; 19.6). As línguas nas cartas paulinas são também
importantes, pois o apóstolo as descreve como língua do Espírito, por meio dais
quais conversamos com Deus em mistério; por meio delas oramos em espírito e
louvamos a Deus (1 Co 14.14,16,17). Esse dom, sem dúvida, é muito útil para a
oração, as devoções pessoais e o desenvolvimento de nossa sensibilidade ao
Espírito (1 Co 14.2). Foram as línguas que sinalizaram o batismo de Cornélio
(At 10.47). Que sinal tangível levou Simão Samaritano a desejar esse dom? (At
8.18).
3. Atualidade das línguas.
A promessa de ser batizado no Espírito Santo é para
toda a Igreja. Isso engloba todos os cristãos em todos os lugares e em todas as
eras (Jl 2.28-32; At 2.16-21), de modo que as línguas são inseparáveis do
batismo no Espírito. Dos três sinais sobrenaturais manifestos no dia de
Pentecostes com a descida do Espírito Santo, somente o “falar em outras
línguas” (v. 4) veio para ficar, ele se repete (At 10.44-47; 19.6). Mas, os
outros dois: “um som, como de um vento veemente e impetuoso” (v.2) e “línguas
repartidas, como que de fogo” (v.3) ocorreram uma só vez, e eles não se repetem
nunca mais.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O Batismo no Espírito Santo é para todas as pessoas, e sua
evidência são as línguas.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Falar em Línguas É bom para Você
Dos nove dons espirituais mencionados em
1 Coríntios 12.8-10, somente a um atribui-se a força da edificação pessoal. ‘O
que fala língua estranha edifica-se a si mesmo’ (1 Co 14.4). E acrescentou
Paulo: ‘Quero que todos vós faleis línguas estranhas’ (1 Co 14.5), e ‘Dou
graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos’ (1 Co 14.18).
Certamente não há autoridade maior que Paulo neste assunto. Ele não poderia ser
chamado de ‘teórico’. Seus ensinos vieram de experiências pessoais na escola do
Espírito. E o Espírito dirigiu-o em suas instruções aos coríntios.
O termo grego oikodom, empregado por
Paulo e traduzido como ‘edificar’ ou ‘edificação’, significa formar ou ser
formado. A aplicação deste termo ao homem espiritual conduz a ideia de
crescimento e desenvolvimento do espírito. Que belo! O homem que demonstra
evidência de grande crescimento e desenvolvimento espiritual é o mesmo que
testemunha: ‘falo mais línguas do que vós todos’. Neste ponto, há uma lição
para todos nós” (BRANDT, R. L. Falar em Línguas o Maior Dom: Pentecostais,
falta-nos algo? 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.46).
CONCLUSÃO
O que todo o povo pentecostal precisa saber sobre o
tema da lição? Que ser batizado no Espírito Santo é uma experiência distinta da
conversão e que capacita o cristão para testemunhar de Jesus e ter uma vida
cristã abundante e vitoriosa. Que essa manifestação do Espírito é atual e
concedida a quem a buscar com fé, obediência, humildade e persistência; cujo
sinal físico, visível inicial do recebimento é o falar em línguas.
PARA REFLETIR
A respeito de “O Batismo no Espírito Santo”,
responda:
• Como chegamos à conclusão de que
a descida do Espírito no dia de Pentecostes se refere ao Batismo no Espírito
Santo?
Chegamos a essa conclusão também pela explicação do
apóstolo Pedro aos demais apóstolos (At 11.15,16).
• Como sabemos que a experiência do
batismo no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão?
Sabemos que a experiência de ser batizado no
Espírito Santo é distinta da experiência da conversão porque os discípulos já
tinham a vida eterna e o Espírito mesmo antes do dia de Pentecostes (Lc 10.20;
Jo 20.22).
• Qual a finalidade do batismo no
Espírito Santo?
É a capacitação do Espírito para o serviço divino.
• O que são as “outras línguas”?
As “outras línguas”, a glossolalia, são
ininteligíveis, e evidencia externa, física e inicialmente o batismo no
Espírito Santo.
• Para que serve o dom de línguas?
O dom de línguas, pelo que se vê nos capítulos 12 a
14 de 1 Coríntios, está associado à oração pessoal (1 Co 14.13-23). Esse dom,
sem dúvida, é muito útil para a oração, as devoções pessoais e o
desenvolvimento de nossa sensibilidade ao Espírito (1 Co 14.2).
💡 CONSULTE 👇
Revista
Digital Cristão Alerta - Você encontrará SUBSÍDIOS BÍBLICOS para
enriquecer a lição. Clique
Aqui
📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS
***BOA LEITURA***