Bíblia
é a nossa fonte de revelação e sabedoria e não podemos ir além do que está
escrito, qualquer que seja o assunto a ser discutido (lCo 4.6). Os irmãos de
Jesus são citados nove vezes nos evangelhos (Mt 12.46; 13.55; Mc 3.31; 6.3; Lc
8.19; Jo 2.12; 7.3,5,10) e uma vez nos Atos dos Apóstolos (At 1.14) e duas
vezes são também mencionadas suas irmãs (Mt 13.56; Mc 6.3).
🛑 A
interpretação natural é que sejam filhos de Maria e José. Entretanto, outras
possibilidades têm sido propostas, com vistas a resolver este dilema e
sustentar alguns dogmas.
🔥 Veja também:
➡A
família de Jesus
➡Perito
admitem autenticidade da frase na Urna de Tiago
🔥 São
estas as principais:
1. Primos de
Jesus - Estes seriam primos e não irmãos de Jesus, filhos de Alfeu e de Maria,
a tia de Jesus.
Alguns
defendem esta posição argumentando que a palavra hebraica “Ha” é geralmente
traduzida para “irmão” e que os judeus daquele tempo empregavam essa palavra
num sentido mais amplo para expressar parentesco, pois não existiam termos em
hebraico para expressar os diferentes níveis e graus de parentesco. “Irmão”
pode significar os filhos do mesmo pai e todos os membros masculinos do mesmo
clã ou tribo. Entretanto, no grego do NT, o termo irmão (adelfós) nunca
é usado no sentido de primo.
O
idioma original do NT usa uma palavra diferente para falar de primo ou sobrinho
(anepsiós — Marcos, primo de Barnabé — Cl 4.10) e outra ainda para
parentes (syngenes - Isabel, prima de Maria - Lc 1.36), que aparece 14 vezes no
NT, com variações.
Quase
todos os escritores do NT, como Lucas e Paulo, escreveram para leitores
gentios, que falavam grego. Daí, não faz sentido que eles quisessem preservar o
sentido do hebraico ou aramaico, que não seria compreendido por eles. Somente
autores que escreveram para um público judeu preservaram as palavras em
aramaico, como Marcos. Para justificar esta posição, assume-se que estes homens
eram filhos da tia de Jesus, irmã de Maria (Jo 19.25), também chamada Maria,
casada com Clopas, também chamado Cleofas (Mt 27.56; 20.20; Mc 15.40; Lc
24,10). Este seu marido seria o mesmo Alfeu, pai de Tiago Menor, José e Judas
e, talvez, de Mateus (Mt 10.3; Mc 2.14; Mc 3.18; Lc 6.15; At 1.13).
Embora
muitas personagens bíblicas tenham dois nomes, não há referência que Clopas
seja o mesmo Alfeu. Nomes como Tiago (Jacó), José e Judas (Judá) eram muito
comuns, de forma que não passa de especulação dizer que os irmãos de Jesus eram
filhos de Alfeu.
Esta
teoria é sustentada unicamente para tentar mostrar que Maria não teria tido
outros filhos, além de Jesus, a fim de sustentar o dogma da eterna virgindade
de Maria, mas isto não encontra respaldo algum nas Escrituras.
Aqueles
que afirmam que Maria fez um voto de virgindade baseiam-se num livro apócrifo:
o Protoevangelho de Tiago (2.9), com manuscritos datados do III século d.C.
Este livro também fala do nascimento de Maria, que teria sido criado no templo
(impossível para uma mulher) e outras histórias fantasiosas.
2. Seriam filhos apenas de José, de um primeiro
casamento.
O
Evangelho do Pseudo-Tomé (apócrifo), menciona um filho, Tiago, do primeiro
casamento de José (1.16). Também no apócrifo “História de São José”, os quatro
irmãos de Jesus (Judas, Simão, José e Tiago), mais duas irmãs (Lídia e Lísia)
são mencionados como frutos de um primeiro casamento do pai adotivo de Cristo.
José
teria ficado viúvo, tendo quatro filhos. Então, teria casado com Maria, com o
objetivo de dar-lhe proteção e para que ela não ficasse sem marido.
3. São irmãos
de Jesus, filhos de Maria e José.
Os
irmãos de Jesus não podem ser os filhos de Alfeu, que eram discípulos do
Mestre, pois a Bíblia afirma que Seus irmãos inicialmente não criam nele (Jo
7.3,5), não faziam parte do grupo de Seus discípulos e chegaram mesmo a se
oporem ao Seu ministério (Mc 3.21). Nem eles mesmos se consideravam discípulos.
Em diversas passagens das Escrituras, Jesus está com Seus discípulos e então
chegam seus irmãos. Em Mateus 12.46 e Marcos 6.3, Jesus estava em Sua missão,
junto com Seus discípulos. Então, seus irmãos chegam. Portanto, eles não faziam
parte do grupo. Em Marcos 3.20,21, eles chegam a querer prendê-lo, julgando-O
insano. Se estes irmãos fossem Tiago Menor e outros discípulos, eles estariam
no grupo dos discípulos e jamais se oporiam ao ministério de Cristo.
Em
todas as vezes que estes irmãos sãos mencionados em conjunto, estão em
companhia de Maria. Se esta fosse sua tia e não sua mãe, seria estranho ver
que, embora sua mãe estivesse viva, eles prefeririam andar com sua tia, em
lugar de sua progenitora. Em nenhum texto das Escrituras estes irmãos são
mencionados como primos de Jesus, mas apenas como irmãos.
Em
outros textos, os irmãos de Jesus são distinguidos dos discípulos dele (Jo
2.12; At 1.14; G11.19; 1Co 9.5), deixando claro que eram grupos distintos de
pessoas.
Quando
Jesus foi crucificado, seus irmãos não estavam lá, apenas sua mãe, pois eles
não criam em Cristo. Por isso, Jesus deixou sua mãe aos cuidados do apóstolo
João (Jo 19.26,27). Num momento de dor, quando Maria precisaria de apoio
espiritual, certamente os discípulos estavam mais habilitados a isto do que
seus próprios irmãos, que depois se tornaram seus discípulos, quando viram
Jesus ressuscitado (1Co 15.7).
Em
Gálatas 1.19, Tiago é chamado de apóstolo e de “o irmão do Senhor”. Se o termo
estivesse sendo usado no sentido de discípulo, todos os outros apóstolos
estariam na mesma condição. Ele é distinguido assim de Tiago, filho de Zebedeu
(Mt 14.21; 10.2; Mc 1.19; 3.17) e de Tiago, filho de Alfeu (Mt 10.3; Mc 3.18;
Lc 6.15; At 1.13), que figuravam entre os doze apóstolos. Se Paulo estivesse
usando “irmão” no sentido de “primo”, para um grupo de leitores que não
compreendiam o sentido semita, ele seria um péssimo comunicador.
🛑 Existiam três Tiagos no Novo Testamento:
1.
Tiago, irmão de João (Mt 10.2):
Discípulo
de Jesus, Filho de Zebedeu e de Salomé, este foi assassinado no início do
Cristianismo (At 12.2);
2.
Tiago, filho de Alfeu (Mt 10.3; Mc 15.40, 1Co 15.7): Discípulo
de Jesus, Também chamado de Tiago, o Menor, para diferenciar do outro
discípulo. Este era o filho da Maria que estava presente na crucificação e
tinha também um irmão chamado Judas (Atos 15.40);
3.
Tiago, irmão do Senhor (Mt 13.55; G1 1.19, At 15.13).
Este
era o irmão uterino de Jesus, tinha também um irmão chamado Judas, pois era
comum haver muitas pessoas com nomes iguais, como vimos. Este foi o autor da
Carta.
Ter
filhos era uma bênção, notadamente numa época em que o sustento da família
dependia do trabalho braçal. E Deus abençoou o casal José e Maria com outros
filhos, tornando-os bem-aventurados (SI 127.3,5). Cremos, pois, que José e
Maria eram, de fato, os pais de Tiago, José, Simão e Judas, além de mais duas
mulheres. Maria foi agraciada com o fato de ser a mãe de Jesus e também de ter
outros filhos, para glória de Deus.
Artigo:
Pr. Carlos Kleber Maia | Reverberação: Subsídios Dominical
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