Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2020 -
CPAD | Classe: Adultos | Comentarista: Pr. Douglas Baptista | Data da Aula: 24 de
Maio de 2020
TEXTO ÁUREO
VERDADE PRÁTICA
Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja, que está
edificada por meio dos ensinamentos dos apóstolos e do testemunho dos profetas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Ef 2.13,19
Cristo formou um novo povo, a
Igreja, por meio do sacrifício vicário
Terça - 1 Rs 8.27
O poder de Deus não está restrito a
qualquer construção humana
Quarta - At 7.48; At
17.24
Deus não habita em templo feito por
mãos humanas
Quinta - At 1.21,22
Os apóstolos são testemunhas
oculares do ministério, morte e ressurreição de Cristo
Sexta - Is 53.1-12
Deus revelou aos profetas as
promessas messiânicas
Sábado - Jo 14.23; 1 Co
3.16
Cristo, a pedra angular da Igreja,
vive no interior de cada crente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 2.20-22; Mateus 7.24-27
Efésios 2
20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e
dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
21 - no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce
para templo santo no Senhor,
22 - no qual também vós juntamente sois edificados
para morada de Deus no Espírito.
Mateus 7
24 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas
palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua
casa sobre a rocha.
25 - E desceu a chuva, e correram rios, e
assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava
edificada sobre a rocha.
26 - E aquele que ouve estas minhas palavras e as
não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a
areia.
27 - E desceu a chuva, e correram rios, e
assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda
HINOS SUGERIDOS: 88, 277, 562 da
Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Ensinar que Cristo é a base da
Igreja e estamos alicerçados na doutrina dos apóstolos e no testemunho dos
profetas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I - Explicitar que no Antigo
Testamento Deus habitou no Tabernáculo e no Templo, mas que no Novo habita em
nós por meio de seu Espírito Santo;
II - Apresentar o fundamento da
Igreja como a doutrina dos apóstolos e testemunho dos profetas;
III - Refletir que somos
Templo do Espírito Santo e devemos viver em santidade
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Nosso Senhor Jesus Cristo é o edificador
da Igreja. Os santos profetas e apóstolos testemunharam e ensinaram sobre este
edificador. Nesse sentido, podemos dizer que a fé cristã é um edifício em que
Cristo é a pedra angular, isto é, a pedra principal; e os ensinos dos apóstolos
e os testemunhos dos profetas são o fundamento erguido sobre esta pedra
angular. Portanto, tudo o que os apóstolos e os profetas ensinaram e
testemunharam é fiel ao que Cristo ensinou e praticou.
INTRODUÇÃO
Por meio da reconciliação efetivada na cruz, Cristo formou a Igreja (2.13,19). O apóstolo Paulo a compara como um edifício em construção
(2.21). A pedra angular dessa edificação é Cristo e o fundamento é a doutrina
dos apóstolos e o testemunho dos profetas (2.20). Assim, há o propósito divino
de que sejamos o templo santo do Senhor, a morada do Altíssimo (2.22). Nesta
lição, estudaremos cada um desses aspectos.
PONTO CENTRAL
Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja.
I – UM EDIFÍCIO ESPIRITUAL
1. O santuário judeu.
O templo em Jerusalém era o símbolo do exclusivismo
de Israel como povo de Deus (1 Rs 8.16-20). A proibição dos estrangeiros
acessarem o Templo era um motivo de inimizade entre judeus e gentios (2.14). Ao
reconciliar ambos os povos, Cristo aboliu as leis cerimoniais, desfez a
inimizade entre eles e formou uma nova humanidade – a Igreja (2.18,19). Assim,
o templo judaico perde sua relevância e um novo conceito de santuário é
apresentado.
2. O santuário cristão.
Os que pertencem a Cristo são comparados a um
edifício onde Deus habita em Espírito (2.22). O ensino apostólico lembra
Salomão, quando este reconheceu que o templo em Jerusalém não poderia conter a
Deus (1 Rs 8.27); e reafirma a instrução de Estevão em que “o Altíssimo não
habita em templos feitos por mãos de homens” (At 7.48; cf. 17.24). Desse modo,
os crentes – judeus ou gentios – tornaram-se o templo onde o Espírito de Deus
habita (1 Co 3.16), em que eles são “pedras vivas” em um “edifício espiritual”
(1 Pe 2.5).
3. A pedra angular.
Na arquitetura antiga, a construção de um edifício
requeria uma pedra angular. Ela é traduzida como a “pedra mais importante” ou
“pedra principal”. Ela era posta no canto do prédio para sustentar o alicerce,
firmar e unir toda a estrutura e manter as paredes em linha certa. Para que se
tenha uma ideia dessa dimensão, em uma das escavações no local do templo em
Jerusalém, foi encontrado um monólito com cerca de 12 metros de comprimento.
Portanto, a pedra angular deste novo santuário é o
próprio Cristo. No Sermão do Monte aprendemos que o homem prudente edifica a
sua casa sobre a rocha [...].
4. Cristo, a pedra principal.
A identificação de Cristo como a pedra angular
remonta a profecia messiânica em que a pedra rejeitada “tornou-se cabeça de
esquina” (Sl 118.22). Ele mesmo afirmou ser “a cabeça da esquina” (Mc 12.10),
assim como também os apóstolos testificaram ser Cristo “a pedra principal” (At
4.11; 1 Pe 2.7). Portanto, a pedra angular deste novo santuário é o próprio
Cristo. No Sermão do Monte aprendemos que o homem prudente edifica a sua casa
sobre a rocha, que é Cristo Jesus (Mt 7.24).
SÍNTESE DO TÓPICO I
Em Cristo um novo conceito de santuário é construído.
Os crentes são comparados a um edifício espiritual onde Cristo é a pedra
principal.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para introduzir o tema desta lição, você
pode fazer um paralelo entre a ideia de templo do Antigo Testamento com a
expressão “templo do Espírito” nas cartas de Paulo. Peça aos alunos que façam
considerações sobre esse paralelo. Após ouvi-los, mostre como a carga semântica
da expressão “templo do Espírito”, à luz do ensino do apóstolo Paulo, traz uma
conotação de vida interior dominada pelo Espírito Santo em que, nEle, somos um
templo vivo no mundo. Nesse sentido, o Espírito Santo faz morada em nós. Antes
de preparar essa reflexão, aprofunde-se num bom comentário Bíblico. Sugerimos o
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, editado pelo CPAD.
II – O FUNDAMENTO: APÓSTOLOS E PROFETAS
1. O conceito de Apóstolos.
O termo grego apóstolos é usado para “enviado” ou
“mensageiro”. O apostolado é centrado na natureza da missão de Cristo, que foi
enviado para ser o salvador do mundo (Hb 3.1; 1 Jo 4.14). Nos Evangelhos,
Mateus, Marcos e Lucas usam o termo quando se referem aos doze escolhidos por
Jesus (Mt 10.2-5; Mc 6.30; Lc 6.13). Eles foram testemunhas oculares do
ministério, morte e ressurreição de nosso Senhor (At 1.21,22). Assim, Paulo
também foi chamado pelo próprio Senhor para ser Apóstolo (1 Co 15.8,9; Rm 1.1).
Aos apóstolos foi confiado o ministério da Palavra com o compromisso de
instruírem a Igreja (At 6.2-4). Nesse aspecto, os apóstolos são aqueles que
foram comissionados por Cristo para a Igreja primitiva, e a mensagem de Cristo,
o fundamento.
2. A doutrina dos apóstolos.
Embora não se possa desassociar das pessoas o
ofício que ocupavam, o que constitui o fundamento da igreja não são os
apóstolos em si, mas a doutrina que eles ensinavam, ou seja, as Escrituras (At
2.42; 2 Tm 3.16). Os apóstolos receberam a doutrina diretamente de Cristo (Rm
6.17; 1 Tm 1.3; 2 Pe 3.16). Assim como não se pode mexer na pedra angular
depois de colocado o alicerce, igualmente o fundamento da Igreja não pode ser
violado. Acerca disso, o Senhor Jesus asseverou: “as minhas palavras não hão de
passar” (Lc 21.33). A Bíblia de Estudo Pentecostal ratifica que a revelação dos
Apóstolos conforme temos no Novo Testamento nunca poderá ser substituída ou
anulada por revelação, testemunho ou profecia posterior.
3. O testemunho dos profetas.
A palavra grega prophetes significa proclamador e
intérprete da revelação divina. A ordem da frase em Efésios 2.20, “apóstolos e
profetas”, indica tratar-se dos profetas da Igreja, e não os do Antigo Testamento. Mais adiante Paulo assegura que a compreensão do mistério que no
passado estivera oculto, de que os gentios tinham igual posição no Corpo de
Cristo e eram participantes da promessa, foi revelado pelo Espírito aos
profetas do Novo Testamento (3.4-6). Assim, os profetas neotestamentários que
“falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21) perfazem o alicerce da
Igreja de Cristo.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A igreja está edificada sobre a
pedra angular que é o próprio Cristo. O seu fundamento é a doutrina dos
apóstolos e o testemunho dos profetas bíblicos.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Essencialmente, a igreja representa uma
comunidade de pessoas. No entanto, em muitos aspectos pode ser comparada a um
edifício e, especialmente, a um templo’ (Stott, 106). A frase ‘edificados sobre
o fundamento’ é a transição para essa analogia da Igreja como um edifício em
processo de construção. Em 2.20-22, Paulo novamente assegura aos gentios que
formarão parte integral da igreja que Deus está construído. [...] A Igreja é
‘edificada’ sobre a revelação original e infalível de
[...] Deus foi revelando aos profetas do
Antigo Testamento os detalhes dessa promessa messiânica.
Cristo aos primeiros apóstolos e
profetas. No entanto, deve-se acrescentar que líderes visionários e santos,
pessoas cheias da Palavra e do ‘espírito de sabedoria e de revelação’ (1.17),
continuam a ser necessárias para liderar a Igreja ‘até que todos cheguemos à
unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da
estatura completa de Cristo” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.).
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD,
2017, pp.419,20).
III – EDIFICADOS PARA MORADA DE DEUS
1. Edifício bem ajustado.
A expressão “todo o edifício, bem ajustado cresce”
indica um processo contínuo de desenvolvimento dos crentes (2.21). Assim como
todas as partes do edifício precisam estar harmônicas (Cl 2.2; 1 Co 1.10), o
crescimento da igreja também depende de tudo ser bem ajustado a Cristo (Rm
14.15,16; 2 Co 13.11). Nessa caminhada o salvo comporta-se como filho obediente
e passa a evidenciar o fruto do Espírito (1 Pe 1.14; Gl 5.22). O
desenvolvimento prossegue até alcançar à medida completa de Cristo (Ef. 4.13),
pois todo crente bem ajustado torna-se “templo santo no Senhor” (2.21).
Como já vimos, o crente tornou-se “templo santo no
Senhor” (2.21). Isso indica que Deus habita em nós por meio de seu Espírito
(2.22).
2. Templo santo no Senhor.
A palavra aqui usada para templo é o vocábulo
naon, que designa o recinto interior (o Lugar Santíssimo), ou seja, o lugar
do encontro do sumo sacerdote com Deus (Hb 9.7). Todavia, a analogia paulina
não se refere a uma estrutura material, mas sim ao crente que se tornou templo
santo (1 Co 3.16). Separado do pecado, quem pertence a Cristo passa a viver em
santidade (1 Pe 1.15; 1 Jo 1.7). Como resultado, ao desfrutar da comunhão
divina, o crente recebe o livre acesso à presença do Pai, tornando-se assim,
“morada de Deus no Espírito” (2.22; Hb 4. 14-16).
3. Morada do Altíssimo.
No Antigo Testamento, a expressão “morada de Deus”
fazia alusão ao tabernáculo e, depois, ao templo Israelita. Indicava lugar de
habitação permanente e de comunhão íntima. Como já vimos, o crente tornou-se
“templo santo no Senhor” (2.21). Isso indica que Deus habita em nós por meio de
seu Espírito (2.22) e que tal afirmação ratifica o ensino apostólico de que
“Deus não habita em templos feitos por mãos de homens” (At 17.24). Ele reside
individualmente dentro de cada cristão, bem como no corpo inteiro de crentes, a
Igreja formada por judeus e gentios (Jo 14.23; 1 Co 3.16).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Deus habita na vida daquele que, edificado em Cristo,
torna-se templo santo do Senhor.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Templo do Espírito. Outra figura muito
significativa da igreja, no Novo Testamento, é ‘o templo do Espírito Santo’. Os
escritores bíblicos empregam vários símbolos para representar os componentes da
construção desse templo, que têm seu paralelo nos materiais necessários à
construção de uma estrutura terrestre. Por exemplo: toda edificação precisa de
um alicerce sólido. Paulo indica com clareza que o alicerce primário da Igreja
é a pessoa e obra históricas de Cristo: ‘Porque ninguém pode pôr outro
fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo’ (1 Co 3.11). Em
outra Epístola, no entanto, Paulo afirma que, em outro sentido, a Igreja é
edificada ‘sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas’ (Ef 2.20). Talvez
isto signifique que esses primeiros líderes tivessem sido usados de modo muito
especial pelo Senhor, a fim de estabelecer e fortalecer o templo do Espírito
com os ensinos e práticas que haviam aprendido de Cristo e que continuam a ser
comunicados aos crentes hodiernos através da Escrituras” (HORTON, Stanley
(Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD,
2018, p.546).
CONCLUSÃO
A comparação da Igreja como edifício em construção
indica que estamos em processo de aperfeiçoamento até que todos cheguemos à
unidade da fé (4.12,13). A pedra angular, que é o próprio Cristo, não pode ser
substituída. A doutrina dos apóstolos e o testemunho dos profetas não podem ser
revogados.
PARA REFLETIR
A respeito de “Edificados sobre o Fundamento dos
Apóstolos e dos Profetas”, responda:
• Ao reconciliar ambos os povos, o que Cristo fez?
Ao reconciliar ambos os povos, Cristo aboliu as
leis cerimoniais, desfez a inimizade entre eles e formou uma nova humanidade –
a Igreja (2.18,19).
• O que a identificação de Cristo como a pedra
angular remonta?
A identificação de Cristo como a pedra angular
remonta a profecia messiânica em que a pedra rejeitada “tornou-se cabeça de
esquina” (Sl 118.22).
• Qual é o significado de apóstolo?
O termo grego apóstolos é usado para “enviado” ou
“mensageiro”.
• Qual é o significado de profeta?
A palavra profeta significa proclamador e
intérprete da revelação divina.
• Segundo a lição, todo crente bem ajustado
torna-se o quê?
Todo crente bem ajustado torna-se “templo santo no
Senhor” (2.21).
SUGESTÃO DE LEITURA:
Estudo
Publicado em Subsídios EBD –
Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.