Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
Lição 8: O Início da Civilização Humana
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Lições Bíblicas do 1° trimestre de 2020 -
CPAD | Classe: Adultos
Texto Áureo
"E
conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma
cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque." (Gn 4.17)
Verdade
Prática
Uma
das missões do ser humano é povoar a Terra, dominar os segredos da criação
divina e fundar uma sociedade que venha a glorificar o nome de Deus.
Leitura
diária
Segunda
-
Gn 4.1,2: O início da civilização
Terça
-
Gn 4.3-8: O primeiro conflito civilizacional
Quarta
-
Gn 4.9-15: Deus intervém na civilização
Quinta
-
Gn 4.16,17: A formação da primeira cidade
Sexta
-
Gn 4.19-24: Iniquidade e civilização
Sábado
-
Dt 28.1-6: A bênção na civilização
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 4.1-16
1-
E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse:
Alcancei do SENHOR um varão.
2-
E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador
da terra.
3-
E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao
SENHOR.
4-
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e
atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5-
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e
descaiu-lhe o seu semblante.
6-
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7-
Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado
jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8-
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se
levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9-
E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou
eu guardador do meu irmão?
10-
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a
terra.
11-
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua
mão o sangue do teu irmão.
12- Quando lavrares a terra, não te dará
mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra.
13
- Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser
perdoada.
14
- Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei
fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
15-
O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será
castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que
o achasse.
16
- E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda
do oriente do Éden.
HINOS
SUGERIDOS: 21, 126, 232
LIÇÃO BÍBLICA EM ÁUDIO
OBJETIVO
GERAL
Esclarecer
que Deus intervém na civilização humana.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I
- Conceituar a origem da civilização humana;
II
- Correlacionar civilização e conflito;
III
- Demonstrar o Deus que intervém na civilização.
•
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Não estamos sozinhos no mundo. O ser humano faz parte de uma família
que teve origem em Deus. O livro do Gênesis diz: "E Deus os abençoou e
Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e
sujeitai-a" (1.28a). De um casal, Deus planejou a raça humana. A ordem
divina para "Frutificar" e "Multiplicar" demandava o ensejo
de constituir uma civilização humana. Deus ordenou ao ser humano que se
espalhasse pelo mundo. Hoje, segundo os dados do Banco Mundial em 2017, somos
aproximadamente 7,53 bilhões de habitantes no mundo. China e índia são os
países mais populosos da Terra, respectivamente: 1,413 e 1,350 bilhões.
PONTO
CENTRAL
Fundar
uma sociedade que glorifique a Deus é o que o Pai espera do homem.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, estudaremos a origem da civilização humana. E, para tanto, focaremos o
capítulo quatro de Gênesis, pois é justamente, aí, que encontramos a primeira
cidade construída pelo homem.
Em
seguida, veremos por que a civilização é marcada por tantos conflitos,
dissoluções e violência. Apesar de tudo, Deus jamais deixou de intervir nos
negócios humanos: além de Criador, Ele é o Senhor de todas as coisas.
Concluindo
a nossa aula, mostraremos que somente o Evangelho de Cristo pode redimir a
civilização atual.
I- A
ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO HUMANA
Neste
tópico, definiremos a civilização humana, realçaremos o casamento como a base
da civilização e mostraremos o trabalho como o meio de sua subsistência. A
civilização é um projeto de Deus.
1.
Definindo a civilização.
Segundo
o Dicionário Houaiss, civilização é o conjunto de aspectos peculiares à vida intelectual,
artística, moral e material de uma época, de uma região, de um país ou de uma
sociedade. Foi o que Adão e seus descendentes demonstraram logo após a Queda
(Gn cap. 4).
Se
Adão não tivesse pecado, haveria civilização? Sim, pois nessa hipótese, o
processo civilizacional seria muito mais brilhante e proveitoso, porque o homem
cumpriria, plenamente, a vontade de Deus quanto ao desenvolvimento de nosso
planeta (Gn 1.26).
2.
O casamento como base da civilização.
A
civilização humana teve início quando Adão recebeu Eva como esposa (Gn
2.18-25). A partir daí, não somente a família, mas a nação, o povo e o Estado
tornaram-se possíveis (Gn caps. 5 e 10).
Portanto,
sem o casamento, cujo real modelo encontramos na Bíblia Sagrada, a civilização
humana seria impossível. Aliás, até a própria Igreja de Cristo, apresentada
como a sociedade perfeita, tem, no casamento bíblico, a sua base espiritual,
moral e emocional (Ef 5.22-30).
3.
A subsistência da civilização.
A
Bíblia Sagrada apresenta o trabalho não como um fim em si mesmo, mas como um
meio à subsistência humana (Sl 128.2; 2 Ts 3.10). Quer o homem tivesse pecado,
quer não, não poderia escapar ao trabalho, pois o próprio Deus é apresentado
por Jesus como um exemplo nessa área (Gn 2.1-3; Jo 5.17). Além disso, Deus
criou Adão para governar o mundo, uma atividade que requer atenção e esforço
concentrado (Gn 1.26-28).
Após
a queda, o trabalho humano tornou-se um enfado, devido à enfermidade do planeta
(Gn 3.19; Jo 5.7; Rm 8.19-22).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
A
civilização humana é o conjunto de realizações espirituais, morais, sociais,
materiais e econômicas da vida humana num lugar.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Quando falamos de civilização humana também referimo-nos ao
empreendimento humano na história da humanidade. Suas realizações espirituais,
culturais, políticas e econômicas. A ordenança de Deus - "Frutificai"
e "Multiplicai" - pode ser traduzida por "criai" famílias,
igrejas, escolas, nações etc. Nesse sentido, ao expor o conteúdo desse tópico,
é importante pontuar as seguintes questões: Trabalhos como administrar
negócios, lecionar em escolas, publicar jornais ou tocar em orquestras podem
ser considerados atividades que glorificam a Deus? Qual a vocação de Deus para
a minha vida?
A partir dessas pontuações, demonstre que tanto o nosso trabalho
profissional quanto o da igreja local são vocações não excludentes, ou seja, que
se originam do propósito inicial do Gênesis: "Frutificai" e
"Multiplicai". Para aprofundar mais esse assunto, sugerimos a obra
"Panorama do Pensamento Cristão", editora CPAD, págs.223-45.
II -
CIVILIZAÇÃO E CONFLITO
Observemos,
agora, como a inveja, o homicídio, a poligamia e a desordem social marcaram a
civilização humana desde o início.
1.
Caim e Abel.
Os
primeiros filhos de Adão dedicaram-se à subsistência básica da civilização
humana: a agricultura e a pecuária. Caim fez-se lavrador enquanto Abel, seu
irmão, dedicou-se ao pastoreio (Gn 4.2). Sem ambas as atividades, a civilização
torna-se inviável (Ec 5.9; 2 Cr 26.10).
Foi
na convergência de ambas as atividades, que Caim, o agricultor, movido por uma
inveja maligna, matou Abel, o pecuarista temente a Deus (Gn 4.8).
2.
A cidade de Lameque.
Enoque
(não confundir com o piedoso ancestral de Noé) foi o nome da primeira cidade
fundada na terra. Estabelecida por Caim, logo após este haver assassinado Abel,
a cidade de Enoque foi marcada pela violência e pela banalidade quanto à vida
humana. Tanto é que Lameque, um dos netos de Caim, matou dois homens por
motivos fúteis e, em seguida, celebrou o seu duplo homicídio com uma poesia (Gn
4.23,24).
Desde
então, a violência vem sendo celebrada em poemas, crônicas, romances e filmes.
Mas virá o tempo em que os homens não mais aprenderão a se matarem (Is 2.4).
3.
A tecnologia.
Paralelamente
à sua iniquidade, a civilização caimita, instalada na cidade de Enoque,
experimentou grande progresso tecnológico, econômico e artístico. Havia, ali,
fabricantes de tendas, criadores de gado, metalúrgicos e músicos (Gn 4.20-22).
Do
texto bíblico, inferimos que havia mais progresso entre os filhos de Caim do
que entre os de Sete. Por esse motivo, estes, seduzidos pela civilização
daqueles, vieram a afastar-se Deus (Gn 6.1-3). A partir daí, a iniquidade
alastrou-se de tal forma na terra, que o Senhor Deus decretou o juízo de toda
aquela civilização.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
Os
diversos conflitos marcaram a história da civilização humana.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
"A importância de Caim foi exaurida, e a linhagem de sua
posteridade rebelde é incompletamente apresentada em forma genealógica
abreviada. A esposa de Caim foi, implicitamente, uma irmã (Gn 5.4) que partiu
com ele para o exílio. Caim começou a construir uma habitação fortalecida, uma
cidade (17), e orgulhosamente a chamou de Enoque, o nome de seu primeiro filho.
A procura de Caim e seus filhos por segurança estava simbolizada pela
construção de muros pesados, a procriação de muitos filhos com esposas
múltiplas e o poder de perícia profissional, do armamento e do ódio. O primeiro
poema da Bíblia (23,24) serve de ilustração da amargura feroz que envenenou o
espirito desses homens. O significado do versículo 23 é: 'Matei um homem
[meramente] por me ferir e um jovem [só] por me golpear e me ferir' (BA).
Alcançaram o pico da habilidade e realização, mas também se chafurdaram nas
profundezas do mal" (Comentário Bíblico Beacon: Gênesis a Deuteronômio.
Rio de Janeiro: CPAD, p.44).
III- O DEUS
QUE INTERVÉM NA CIVILIZAÇÃO
Criador
e Senhor de todas as coisas, Deus tem direito de intervir tanto na biografia de
cada um de nós, quanto na vida das nações e na própria civilização. Veremos,
finalmente, que o Senhor Jesus é a única esperança à civilização humana.
1.
A intervenção na biografia de cada homem.
Deus
interveio diretamente, por exemplo, nas biografias de Adão, Caim e Enoque (Gn
3.9; 4.6; 5.24). Ele assim o faz, não apenas para disciplinar e punir, como
também para recompensar aos seus servos (Hb 11.6).
Indiretamente,
o Todo-Poderoso intervém através das autoridades por Ele constituídas (Gn 9.6;
Rm 13.1-14).
Deus
não se limitou a criar o Universo, nem nos abandonou após nos haver formado.
Ele continua a observar atenta, justa e amorosamente todas as coisas (Gn 11.5;
Sl 50.21; Pv 15.3). E, sempre que necessário, intervém. Se o Senhor não agisse
assim, a civilização humana, como a conhecemos, não mais existiria.
2.
A intervenção na história da civilização.
No
período da História Sagrada, abrangendo o Antigo e o Novo Testamento, Deus
interveio diretamente na civilização por ocasião do Dilúvio e da Torre de Babel
(Gn 6.7; 11.5). E, desde então, vem o Senhor intervindo, na História, por
intermédio de reinos e impérios, a fim de impor a sua vontade soberana aos
rebeldes e apóstatas (Jr 21.7; Is 45.1,13).
Vê-se,
pois, que a intervenção divina na civilização jamais foi interrompida. De Adão
aos nossos dias, o Senhor sempre interveio na história humana. Doutra forma, a
humanidade seria inviabilizada.
3.
Jesus Cristo, a única esperança para a civilização humana.
Às
vezes somos levados a pensar que o Senhor Jesus veio a este mundo apenas para
salvar indivíduos. Todavia, o amor de Deus não se limita às biografias, porque
Ele, amando o mundo de tal maneira, enviou o seu Unigênito para salvar a todos,
inclusive a civilização e a História (Jo 3.16).
Na
Grande Comissão, somos instados a evangelizar até aos confins da Terra, pois o
Evangelho de Cristo redime tanto pessoas como povos e civilizações (Mt
28.18-20). Chegará o dia em que toda a Terra encher-se-á do conhecimento do
Senhor (Is 11.2).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Em
Cristo, Deus continua a intervir na história humana.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Embora esta história seja popularmente conhecida como 'A
História do Dilúvio', há poucos detalhes sobre o dilúvio em si. O foco
principal está nas relações de Deus com o gênero humano, sobretudo com aqueles
com quem Ele escolhe tratar diretamente, e nas respostas que dão às afirmações
que Ele faz acerca deles. Noé é o personagem proeminente da história e sua
obediência é de importância para o ato de salvação de Deus e não apenas para
julgamento. [...] A palavra divina: O fim de toda carne é vindo perante a minha
face (13), ressoou como toque de morte pela consciência de Noé. O fato de a
terra estar cheia de violência não podia continuar sem controle. Deus tomou a
decisão e estava pronto para passar à ação. A falta de lei do povo estava
desenfreada, assim a punição tinha de ser drástica. O gênero humano e sua casa,
a terra, seriam destruídos. A terra foi destruída no sentido de deixar de
sustentar vida no decorrer da duração do dilúvio" (Comentário Bíblico
Beacon: Gênesis a Deuteronômio. Rio de Janeiro: CPAD, p.48).
CONCLUSÃO
A
única esperança para a civilização humana é o Evangelho de Cristo. Por essa
razão, proclamemos a Palavra de Deus a tempo e a fora de tempo, para que não
venhamos a ser destruídos. Além do mais, o Senhor Jesus constrange-nos a salgar
e a iluminar a nossa geração através de um testemunho eficaz: somente a Igreja
de Cristo tem as propriedades do sal e da luz.
Que
o nome de Cristo seja exaltado.
PARA
REFLETIR
A respeito
de "O Início da Civilização Humana", responda:
• O que é a civilização?
Segundo
o Dicionário Houaiss, civilização é o conjunto de aspectos peculiares à vida
intelectual, artística, moral e material de uma época, de uma região, de um
país ou de uma sociedade.
• Qual é a base da civilização?
O
casamento.
•
Quais as características da civilização de Caim?
Paralelamente
à sua iniquidade, a civilização caimita, instalada na cidade de Enoque,
experimentou grande progresso tecnológico, econômico e artístico. Havia, ali,
fabricantes de tendas, criadores de gado, metalúrgicos e músicos (Gn 4.20-22).
• Deus ainda intervém? Discorra sobre isso.
Sim.
Deus não se limitou a criar o Universo, nem nos abandonou após nos haver
formado. Ele continua a observar atenta, justa e amorosamente todas as coisas
(Gn 11.5; Sl 50.21; Pv 153). E, sempre que necessário, intervém. Se o Senhor
assim não agisse, a civilização humana, como a conhecemos, não mais existiria.
• Dé um exemplo de intervenção direta de Deus.
No
período da História Sagrada, abrangendo o Antigo e o Novo Testamento, Deus
interveio diretamente na civilização por ocasião do Dilúvio e da Torre de Babel
(Gn 6.7; 11.5).